Confira dicas incríveis de como fazer vídeo no YouTube e ofusque a concorrência

//Confira dicas incríveis de como fazer vídeo no YouTube e ofusque a concorrência

Por: | Publicado: 30 de julho de 2018 | Atualizado: 28 de novembro de 2018.

Já sabe como fazer vídeo no Youtube? Não?! Então siga este mapa do tesouro preparado para te levar em uma viagem rumo ao sucesso e ao aumento dos lucros da sua empresa.

como-fazer-vídeo-no-youtube-1

Você sabia que são assistidas mais de um bilhão de horas de vídeos no YouTube por pessoas no mundo inteiro TODOS os dias?

Pois é. A plataforma cresceu de forma impressionante desde sua compra pelo Google em 2006 e de lá para cá, acabou roubando o lugar de importância da TV na vida da população.

Isso porque as pessoas passaram a dar preferência a quem oferece um conteúdo relevante em canais que possam ser acessados de qualquer lugar e a qualquer momento.

E as empresas, ligadas nessa migração, também começaram a investir na produção de vídeo marketing por meio dessas plataformas no intuito de aumentar a visibilidade do seu negócio.

Aliás, ouvindo isso, pode parecer difícil a missão de criar um bom vídeo no YouTube com o objetivo de alimentar um excelente canal e engajar o seu público nesse meio tão concorrido.

Mas na verdade, essa missão vai se tornar mais fácil do que manter vivo um Tamagotchi, aquele bichinho virtual febre na década de 90, lembra dele?

E aí, quer saber como isso é possível? Então basta conferir esse guia completo sobre como fazer vídeo no YouTube!

Saiba por que é importante aprender como fazer vídeo no YouTube

como-fazer-vídeo-no-youtube-2

Com que frequência você assiste a programas na TV?

É na mesma intensidade de 10 anos atrás? Aposto que não.

Pois o ritmo corrido da vida nas cidades mudou tanto os hábitos das pessoas que hoje é difícil conseguirmos acompanhar as programações dos canais televisivos.

Isso porque o homem moderno tem a necessidade de consumir informação de forma simples e rápida em qualquer lugar, não só mais em casa.

Aliás, foi nesse cenário que plataformas como o YouTube e os serviços de streaming, como a Netflix, foram ganhando terreno.

O mais atrativo desses modelos é: desde que a pessoa tenha um dispositivo móvel com acesso a internet, ela consegue assistir o que quiser e onde quiser.

E essa clara preferência pode ainda ser comprovada com dados: mais da metade das visitas à rede vêm desses aparelhos.

Com isso, se os consumidores trocaram suas preferências, você também precisa mudar o seu planejamento estratégico para conseguir ser notado por eles, certo?

E agora vem a melhor parte dessa história: se você ler esse guia sobre como fazer vídeo no YouTube, vai aproveitar todos os benefícios de aparecer em um dos principais canais de divulgação online sem pagar um centavo a mais por isso.

E aí, te pareceu interessante? Então vamos começar!

Conheça os benefícios de saber como fazer vídeo no YouTube

como-fazer-vídeo-no-youtube-3

Ter a sua marca exposta em uma vitrine para milhões de pessoas verem todos os dias vai aumentar a visibilidade da sua empresa e, consequentemente, fazer com que ela chame a atenção de possíveis clientes.

Aliás, já imaginou o quanto suas vendas podem crescer ao conseguir novos consumidores e ainda manter os mais antigos?

E para esse sonho se tornar realidade, invista na produção de bons materiais sabendo como fazer vídeo no YouTube.

Dessa forma é possível se tornar referência no mercado e assim, fortalecer o valor da sua marca.

E aí, ansioso para descobrir como fazer sucesso no YouTube e aproveitar todas essas vantagens?

Então não percamos mais tempo! Conheça agora mesmo todos os segredos sobre como fazer vídeo no YouTube e ganhar dinheiro online!

Descubra como fazer vídeo no YouTube com 8 dicas incríveis

como-fazer-vídeo-no-youtube-5

Depois de ter ouvido falar sobre todos os benefícios de fazer vídeo no YouTube, você deve estar louco para descobrir quais são as técnicas a serem utilizadas, não é mesmo?

Então, lápis e papel na mão. Descubra agora como fazer vídeo no YouTube com dicas incríveis, pois, finalmente chegou o momento de aumentar a visibilidade da sua marca!

1. Conheça seu público

O primeiro passo sobre como fazer sucesso no YouTube com certeza é: conheça a sua audiência.

Isso porque só consegue um bom número de visualizações quem sabe com quem está falando e quais são as melhores formas de gerar interesse.

Por isso, invista no desenvolvimento de uma persona.

Espera. Você não sabe o que é persona?

Calma! Nós vamos te ajudar!

A persona é a representação do seu cliente ideal.

Por meio de uma boa pesquisa de mercado entre seus clientes, você conseguirá dados demográficos muito importantes para montar o perfil do consumidor a ser conquistado.

Isso porque você terá descoberto os hábitos de consumo, os interesses e preferências que deverá levar em consideração para a construção dos seus conteúdos de marketing digital.

Quer mais detalhes sobre como fazer isso? Confira o nosso guia completo e crie a sua persona!

2. Defina a forma como vai querer se apresentar no YouTube

O que as empresas e influenciadores de sucesso no YouTube têm em comum?

TODAS possuem um diferencial e uma forma única de se apresentar.

Portanto, quando estiver estruturando a sua estratégia, defina qual será o seu personal branding, ou seja, como as pessoas irão enxergar a sua empresa.

Para isso, dê preferência a um estilo menos corporativo e adote um mais próximo da realidade do seu público, pois o seu principal objetivo é despertar empatia e conquistar a audiência.

Depois disso definido, é hora de começar a pensar no conteúdo do vídeo. Vamos lá?

3. Escolha o conteúdo

Como não poderia deixar de ser, a fase de criação de conteúdo do vídeo é onde o bicho pega.

Isso porque é ele que vai atrair, reter e engajar o seu possível cliente.

Quer saber como escolher o conteúdo certo? Preste atenção nas próximas dicas.

Tema

Para definir o tema do seu vídeo, primeiro você deve checar se alguma dúvida apareceu durante as pesquisas feitas para descobrir a sua persona.

Assim é possível esclarecer qualquer questão relacionada a sua empresa e melhorar a imagem dela.

Outra opção é pesquisar as tendências do momento. Veja quais são compatíveis com os valores do seu negócio e entre nessa onda.

Aliás, o Google Trends é uma ótima ferramenta para isso. Quer utilizá-la sem mistério algum? Então confira nosso conteúdo sobre o que é Google Trends.

Bom, depois de definir o tema do seu vídeo, é hora de pensar na palavra-chave!

Faça pesquisa de palavra-chave

Você sabe o que é palavra-chave? Não?

Então, como já explicamos aqui, a palavra-chave é tudo aquilo que digitamos em um site de busca quando realizamos uma pesquisa, ou seja, ela é a tradução do desejo de um usuário.

E descobrir o termo mais adequado ao seu conteúdo, é bem simples. A melhor ferramenta para isso é o Google Adwords.

Não sabe o que é Google Adwords? Fique tranquilo! Temos um guia completo sobre ele.

Bem, é muito importante fazer o estudo de termos nessa fase porque é mais fácil encontrar uma palavra-chave e suas variações enquanto está mergulhado no conteúdo do que quando estiver mais relaxado e for subir o vídeo para a plataforma.

Além disso, a cabeça fresca vai te ajudar a já estruturar outros critérios essenciais para o seu vídeo ter uma boa posição no ranqueamento nos resultados de pesquisa do YouTube!

Ranqueamento

Depois de ter feito a pesquisa de palavra-chave, é hora de aprender a usá-la da melhor forma a fim de que o mecanismo de busca escolha o seu vídeo para ficar entre os primeiros resultados.

E como o YouTube é do Google, ele utiliza os mesmos critérios de SEO de posicionamento para o vídeo.

Aliás, você sabe o que é SEO? Ele é o conjunto de estratégias para aparecer entre os primeiros resultados de uma busca.

E uma dessas estratégias é usar a palavra-chave logo no começo da sua title tag, ou seja, no título do seu vídeo no YouTube.

E mais: esse cuidado também deve se estender a criação da descrição do seu material.

E aí, quer descobrir todos os segredos e colocar o seu vídeo no topo dos resultados de pesquisa do YouTube? Então confira o nosso conteúdo sobre Youtube SEO.

Pense em um roteiro criativo

Bem, esse é o passo mais prático do processo.

Isso porque aqui você finalmente vai pensar no vídeo em si.

Então, finja que você é um grande roteirista de cinema e comece a pensar no roteiro, no formato e na duração do seu vídeo.

Aliás, aqui vai uma dica: caso esteja em dúvida sobre qual vídeo fazer, escolha um didático, pois a busca por vídeo tutorial têm crescido cerca de 70% ao ano.

E mais: se você quiser mais dicas de como produzir um vídeo marketing incrível, não deixe de ver o nosso guia completo.

4. Separe o equipamento

como-fazer-vídeo-no-youtube-4

Não se preocupe em produzir um conteúdo hollywoodiano logo nesse primeiro momento de aprendizagem sobre como fazer vídeo no YouTube.

Aliás, você pode até gravar com o seu celular, desde que seja com ele deitado, como o William Bonner ensinou.

Mas embora a plataforma não exija uma superprodução, têm alguns pontos que você deve ter cuidado:

Cuide com carinho do áudio, da imagem e da iluminação do seu material. Esses são os três pilares de um bom vídeo no YouTube, assim a mensagem do seu conteúdo será transmitida da melhor forma possível.

5. Grave o seu vídeo

Quando a luzinha vermelha acende, sabemos como é difícil manter a tranquilidade e ignorar o frio na barriga, principalmente se você não tiver muita intimidade frente às câmeras.

Mas fique tranquilo, se você errar não tem problema, é só gravar mais tomadas.

Outra dica valiosa pensando em tornar o processo menos tenso, é procurar ser você mesmo durante o vídeo.

Pode parecer clichê, mas algumas pessoas acabam adotando uma postura totalmente diferente da natural pensando em impressionar o usuário.

Entretanto, elas esquecem de um detalhe importante: o que realmente vai impressionar o usuário é assistir um vídeo com informação clara, concisa e verdadeira.

6. Edição de vídeo

Talvez essa seja a parte do processo de como fazer vídeo no YouTube com mais dúvidas.

Isso porque normalmente não temos o costume de editar vídeos, então a edição de vídeo pode parecer coisa de outro mundo.

Mas não se assuste! Existem soluções eficientes para todos os bolsos.

Isso porque se você não sabe editar, na própria plataforma é possível encontrar uma infinidade de tutoriais sobre como editar vídeo.

Além disso, com uma rápida pesquisa no Google também dá para encontrar cursos bons e gratuitos de edição de vídeo.

Aliás, economizando nessa fase de aprendizagem, dá para aumentar o orçamento destinado a compra de um programa de edição de vídeo.

Isso porque embora existam opções gratuitas como o Windows Movie Maker e o Imovie da Apple, pode ser interessante investir na aquisição de software de edição mais avançados, como o Adobe Premiere, o Sony Vegas ou ainda o Final Cut.

Mas se você preferir algo ainda mais prático, dá até para editar vídeo em aplicativos. Ficou interessado nessa opção? Então veja nosso guia sobre app de fazer vídeo e tire proveito dessa praticidade!

7. Suba o seu vídeo para a plataforma

como-fazer-vídeo-no-youtube-6

Essa é a parte mais fácil de como fazer vídeo no YouTube.

Isso porque nesse passo basta fazer login na sua conta do Gmail ou criar uma caso não tenha ainda, aliás aprenda aqui como criar um canal no YouTube.

Bem, depois de estar logado, clique em “criar um vídeo ou uma postagem” no menu da rede.

E agora, depois de subir o seu vídeo, não esqueça de inserir a title tag, a categoria, a descrição e as tags com a palavra-chave, conforme foi orientado nos tópicos anteriores.

8. Crie um cronograma

Montar e divulgar um vídeo relevante é importante, mas não adianta nada publicar uma vez ou outra.

Assim, criar um cronograma de postagem é fundamental pois dessa forma você fortalece seu relacionamento com o cliente.

Dessa forma, ele não precisa ir procurar conteúdo em outro lugar, que pode muito bem ser o do seu concorrente.

Então por mais que a rotina corrida do dia a dia possa te desanimar, coragem! Faça de tudo para seguir a risca o cronograma, pois só assim os resultados virão.

Como divulgar meu trabalho no YouTube?

Tão importante quanto produzir um conteúdo de boa qualidade é saber divulgá-lo, afinal quanto maior número de pessoas virem o material, melhor será para a visibilidade do seu negócio.

E na era das redes sociais, esse trabalho não poderia ser mais tranquilo.

Mas atenção! Ao realizar a pesquisa de mercado, procure saber onde a sua audiência mais passa tempo na internet, pois é lá que você deve estar.

Pois montar uma estratégia correta de divulgação online é fundamental para colher todos os louros do sucesso!

Mas atenção! Ao realizar a pesquisa de mercado, procure saber onde a sua audiência mais passa tempo na internet, pois é lá que você deve estar.

Pois montar uma estratégia correta de divulgação online é fundamental para colher todos os louros do sucesso!

Como ganhar dinheiro com um canal no YouTube?

como-fazer-vídeo-no-youtube-7

Por ser uma plataforma gratuita, a curiosidade em conhecer a forma de como ganhar dinheiro com canal no YouTube é muito grande.

Afinal quando a esmola é demais, o santo desconfia.

Prevendo esse enorme interesse, o YouTube estabeleceu alguns critérios para monetizar o material publicado nele.

Assim, para os seus vídeos renderem alguma graninha, é preciso ter pelo menos mil inscritos e quatro mil horas de conteúdo assistido por ano.

Além disso, é necessário seguir todas as diretrizes do YouTube e ter um bom desempenho em relação ao engajamento.

O problema nesse sistema é que uma vez que o seu canal foi aprovado para receber uma bonificação, ele precisará exibir anúncios antes, durante e depois da exibição do seu vídeo.

E como o YouTube não permite escolher o tipo de propaganda a ser exibida, não tem como evitar que você passe um vídeo de um concorrente seu, por exemplo, o que não seria nada interessante.

Entretanto, não precisa descartar essa estratégia por conta disso.

Ainda existem alternativas para aproveitar o melhor da plataforma. Saiba quais são elas a seguir!

Adote estratégias de Marketing Digital

Por mais que a forma mais comum de como ganhar dinheiro online no YouTube seja fazendo propaganda de terceiros, existe ainda um jeitinho de conseguir valorizar a própria marca.

Para isso basta usar um Call-To-Action, aliás já explicamos aqui o que é CTA..

Por meio de ícones você pode inserir links que levem a audiência a visitar o seu site, conhecer o seu produto ou o que quer que a sua ação tenha como objetivo.

É interessante usar esse recurso pois ele aproveita o ambiente engajador que você criou e incentiva a pessoa a tomar uma atitude.

YouTube Red

Além de usar o bom e velho canal gratuito, você pode usar o YouTube Red.

Assim como aqueles artistas de rua colocam um chapéu ou um pote para gorjeta, você também vai oferecer conteúdo exclusivo em troca de uma contribuição financeira.

A ideia aqui seria similar a de um clube de assinatura: o consumidor paga uma mensalidade e você oferece um material que ele poderá baixar para assistir mesmo quando não tiver conexão com a internet, além disso, ele não vai perder tempo pulando anúncios.

Bônus: Siga a trilha do sucesso no YouTube

youtube home

Por que reinventar a roda se ela já está aí, não é mesmo?

Uma prática interessante de se fazer antes de começar a pensar no seu próprio vídeo no YouTube é ver os conteúdos publicados pela concorrência.

Aliás, um ótimo exemplo é a Netflix, o serviço de streaming de séries e filmes.

A empresa tem o costume de publicar vídeo no YouTube com frequência, seja para divulgar novidades na plataforma ou ainda vídeo marketing aproveitando algum assunto do momento.

E repare que nenhum possui uma mega produção, o vídeo chama a atenção porque o material tem um conteúdo relevante e interessante, servindo como exemplo de tudo que falamos neste guia para fazer vídeo no YouTube.

Sorria! Você está sendo gravado!

Nesta publicação você aprendeu a como fazer vídeo no YouTube e ganhar dinheiro online.

E viu como as aparências podem enganar: quem vê um vídeo pronto no YouTube, mal pode imaginar o tamanho do trabalho por trás da sua construção, mesmo que se trate de um com apenas dois minutos de duração.

Além disso, agora você sabe até que o primeiro passo não é nem escrever o roteiro, mas sim realizar uma pesquisa de mercado para conhecer a sua audiência.

Então, aproveite os passos expostos aqui e invista nessa estratégia. Assim, pode até ter uma infinidade de vídeos no YouTube, mas nenhum deles será tão completo quanto aquele que seguir essas dicas.

E se quiser aprender mais estratégias de marketing, veja os outros conteúdos no blog da Ideal Marketing.

2018-11-28T11:31:29+00:00

Deixar Um Comentário