Aprenda a elaborar o planejamento estratégico de uma empresa e melhorar seus resultados

//Aprenda a elaborar o planejamento estratégico de uma empresa e melhorar seus resultados

Por: | Publicado: 2 de março de 2018 | Atualizado: 6 de maio de 2019.

Montar o planejamento estratégico de uma empresa depende exclusivamente de boas informações, e aprender a montar um plano de negócios de qualidade pode ser a diferença entre o crescimento e o sucesso total da sua empresa! Quer saber como e por quê?

É impossível pensar no sucesso e crescimento de um negócio sem levar em consideração toda a parte de estudo feito antes mesmo dessa empresa abrir as portas, por isso um plano de marketing existe.

De acordo com o Sebrae, cerca de 11,1 milhões de empresas foram criadas por necessidade no Brasil, ou seja, empresas que nasceram a partir da necessidade de ter dinheiro ou simplesmente ter um trabalho que não é oferecido na crise financeira do país.

Mais da metade desses novos empresários não conseguem ir adiante com o negócio por falta de planejamento estratégico de uma empresa, muito por conta da necessidade desesperada de trabalhar e ganhar dinheiro.

Neste artigo você vai aprender a como fazer o planejamento estratégico de uma empresa e alavancar seus resultados! Confira:

O que é planejamento estratégico?

Criar um CNPJ e regularizar a parte burocrática de uma empresa é a primeira etapa para montar o seu negócio, mas e depois? Planejamento é a palavra-chave!

Saiba que o planejamento estratégico de uma empresa é a etapa na qual você poderá mensurar o quanto seu negócio pode crescer?

O plano de marketing define as ações que sua empresa executará no ambiente físico, on-line ou financeiro.

É a construção da estratégia que tem o objetivo de auxiliar o negócio a crescer mais e melhor.

[E-Book Grátis] Os maiores segredos da gestão empresarial eficiente em pequenas empresas

Um plano de marketing empresarial precisa ser muito bem estruturado e contar com um trabalho de pesquisa muito detalhado sobre diversos aspectos.

Afinal, planejar de forma estratégica os desafios da sua empresa a curto, médio e longo prazo pode ser a diferença entre um sucesso crescente e um fracasso iminente.

De um modo geral, planejamento estratégico, plano de negócios ou plano de marketing, como também é chamado, é a junção de todo o esforço da empresa voltado para os recursos com o objetivo de alcançar objetivos.

Este tipo de planejamento normalmente é feito no final do ano e normalmente envolve as metas para o ano seguinte e formas possíveis de alcançá-las.

Essas metas estipuladas e objetivos a serem cumpridos mudam de empresa para empresa, embora a maioria envolva:

  • Vender mais;
  • Fidelizar clientes;
  • Lançar novos produtos no mercado;
  • Aumentar o alcance da imagem da empresa;
  • Evitar a falência fruto da má administração.

O plano de marketing de um negócio deve ser executado com base nos princípios da empresa.

Para o planejamento estratégico de uma empresa ter sucesso, gestores e diretores devem se reunir com o setor de marketing e vendas para alinhar as expectativas e metas.

Como fazer um plano de negócios?

Como fazer plano de negócios

Com um plano de negócios você poderá enxergar de longe um caminho assertivo a seguir com sua empresa, o que te ajudará a conquistar mais espaço no mercado.

Por esse motivo, esse tipo de estratégia é essencial para os interessados em atingir o sucesso e crescimento de uma empresa.

Afinal, fazer o planejamento estratégico de uma empresa permite a você um maior controle do seu negócio, diferente de empresas que vivem apostando em diferentes possibilidades, sem basear suas expectativas e metas em um estudo adequado e visando apenas lucro.

Quando você pensa apenas no ganho financeiro, antes de estabelecer os processos adequados para conquistá-lo, a chance de acontecerem problemas é muito grande.

Como você acha que as grandes empresas se desenvolvem?

Pense um pouco: como colher bons frutos de uma árvore, sem ter planejado um local bem adubado e com espaço adequado para ela crescer e germinar?

Difícil, não é?

Pois bem! Para o ambiente empresarial, a realidade é a mesma.

Por isso, dentro de uma empresa o planejamento estratégico precisa ser feito muito antes de qualquer outra coisa.

Desse modo, ter um um especialista em marketing é crucial, pois ele sabe como fazer um planejamento estratégico de uma empresa que traga o sucesso.

Ele definirá todas as características da sua empresa desse momento em diante e, para cada novo ano, novos planejamentos deverão ser feitos.

Mas, para um plano de negócios caminhar de forma eficiente é necessário se atentar a estes pontos:

1. Identifique seu público-alvo

Este tipo de planejamento estratégico garante que você tenha mais controle sobre a sua organização.

Para isso, é importante selecionar os grupos de pessoas que afetam ou são diretamente afetados pelas atividades da sua empresa.

Mas como fazer isso?

Se pretende construir um bom planejamento estratégico de uma empresa, seu trabalho precisa identificar estes stakeholders e verificar as necessidades e expectativas de cada um deles até o sucesso.

Stakeholders? Oi?

São as pessoas ou um grupo específico que tem interesse em uma empresa, um negócio ou uma indústria. Em português a palavra significa:

  • Stake: interesse, participação, risco;
  • Holder: aquele que possui algo
  • Dê uma identidade para o seu negócio

Para definir qual imagem você quer passar da sua empresa para as pessoas, é preciso determinar os 3 princípios fundamentais de um empreendimento: Missão, Visão e Valores.

Mas calma! Vamos entender a importância de um nome primeiro!

Sua empresa precisa ser conhecida pelo público e nada melhor do que criar um nome que possa simplificar toda a ideia de eficiência do seu negócio.

Para isso, é preciso saber o que é Branding e o processo de naming dentro da estratégia.

O naming é o método dentro do Branding no qual as pessoas se reúnem para dar sugestões que possam definir o nome da empresa.

Depois de definidos estes parâmetros é importante saber quais as diretrizes principais de uma empresa: missão, visão e valores.

  • Missão: define qual a responsabilidade da empresa com seus clientes. Aquilo que você deve entregar à eles;
  • Visão: definição do que a empresa pretende ser a longo prazo a partir do produto ou serviço que possui;
  • Valores: define os princípios nos quais a empresa se baseia, como credibilidade, eficiência, qualidade. Podem ser vistos como as regras básicas que orientam os colaboradores.

Os princípios servem como guias para a empresa e todos os funcionários. Caso já possua uma identidade na sua empresa, verifique se já não está na hora de repensar a estratégia, dependendo do tempo em que foi criada, e nisso o plano de negócios pode auxiliar muito.

2. Faça uma análise SWOT

Para saber como fazer um planejamento estratégico é necessário investir na estratégia de análise SWOT, a qual analisa cada caso de forma específica.

A análise se baseia em estudar as forças (strengths), fraquezas (weakness), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats) de uma empresa em relação ao mercado que atua.

É preciso entender que Força e Fraqueza fazem parte da análise interna do negócio e Oportunidades e Ameaças fazem parte do ambiente externo (o mercado).

Defina muito bem quais são essas características dentro da sua empresa e, a partir disso, dê continuidade no seu planejamento, pois quanto mais estruturada estiver a sua análise SWOT, mais ideias você terá para estruturar sua empresa dentro do plano de negócios.

3. Crie um mapa estratégico

Para criar um mapa estratégico é necessário entender e aplicar a metodologia Balanced Scorecard.

Para ser eficiente, essa metodologia se baseia em 4 estruturas:

  • Perspectiva financeira;
  • Perspectiva de mercado;
  • Processos internos;
  • Recursos.

A partir dessa metodologia é possível traçar objetivos específicos para sua empresa:

  • Objetivos Financeiros;
  • Objetivos do Cliente;
  • Objetivos internos;
  • Objetivos de Aprendizado.

4. Monte um plano de ação.

Com os objetivos e metas definidas chegou a hora de tirar tudo do papel.

Por isso é importante ter um plano de ação, ou seja, determinar o que e quando será feita alguma coisa.

A imagem a seguir exemplifica de forma clara todas as etapas de um planejamento estratégico para quem procura montar um planejamento estratégico de uma empresa de sucesso:

Plano de ação

Como fazer um plano de marketing?

Saber como fazer um plano de marketing é tão necessário como um dia que acaba de começar e você precisa definir o que fará nas próximas 24 horas para torná-lo produtivo.

Pense no seguinte: se o planejamento estratégico de uma empresa ou um negócio é vital para a sobrevivência saudável dele, o plano de marketing deve pensar em formas de melhorar ainda mais a empresa no decorrer dos meses.

O foco aqui é garantir divulgação, eficiência no atendimento, conversão e fidelização de todos os clientes.

Então confira o passo a passo de como fazer um plano de marketing de qualidade:

1. Pesquise sempre

Se tudo começa por uma pesquisa, porque em um plano de marketing seria diferente?!

Um plano de marketing envolve muita pesquisa e dedicação com o novo.

Uma boa pesquisa apontará a direção correta para a área de comunicação do negócio seguir.

Saber como fazer um planejamento estratégico de uma empresa é uma tarefa delicada e envolve bastante cuidado no momento de fazer a curadoria dos dados.

Considere o cenário no qual a sua empresa atua, reunindo informações dentro do ambiente on-line.

Neste primeiro momento você pode traçar objetivos relacionados com as oportunidades do mercado.

A partir da pesquisa, identifique seu público-alvo, pois assim a mensagem que sua empresa precisa passar chegará às pessoas certas de maneira assertiva.

2. Monte um bom plano de ação

Aqui você pode definir quais serão os canais utilizados para trabalhar a sua campanha (pensando sempre nos objetivos previamente definidos com a pesquisa).

Além dos canais, no plano de ação você estipula também o tempo que ele deve acontecer, o que será feito neste plano e o quanto você vai investir para determinado retorno.

Nesta etapa também é necessário criar o conteúdo do seu planejamento estratégico para o sucesso da campanha.

A otimização de um conteúdo é a peça-chave para o sucesso de um planejamento estratégico de uma empresa para o marketing, no caso, digital.

Empresas que utilizam textos otimizados nos sites, blogs e portais costumam crescer até 13 vezes o número de visitantes e 5 vezes mais o número de clientes.

3. Preste atenção nas redes sociais

Cada canal tem sua linguagem específica, e o nicho do seu negócio está diretamente ligado ao nicho de mercado.

Foi o que dissemos acima, no plano de ação você escolhe os canais de divulgação.

Uma rede social onde 100% do conteúdo se resume a imagens, é uma excelente forma de divulgar novas tendências e conseguir clientes. Uma loja de roupas é o tipo de negócio perfeito para uma campanha no Instagram, por exemplo.

preste atenção nas redes sociais

Já uma empresa especializada em cursinho pré-vestibular poderia utilizar redes sociais como o YouTube.

Por ser um tipo de cursinho on-line e o fato das aulas serem ministradas através de canais da rede social, este modelo de empresa se dá super bem com o formato de vídeos.

Aulas

Agora, se uma empresa é especializada em gestão de pessoas, sua rede social ideal é o LinkedIn. Por ser um segmento voltado para a busca de profissionais capacitados, o LinkedIn é o local certo para encontrá-los.

Gestão de pessoas

Compreender as características de cada rede social é fundamental para uma campanha eficiente e esse aspecto não pode fugir do planejamento estratégico de uma empresa para o marketing.

4. Siga o cronograma

Com um cronograma é possível fazer o controle das atualizações e a divulgação de conteúdos tanto no ambiente on-line, quanto no off-line.

Tudo isso com base em uma análise de necessidade para determinado público-alvo.

Um cronograma pode ser feito com o auxílio de planilhas e programas do Google Drive e ajudam na economia de tempo e dinheiro.

5. Monitore tudo a todo momento

Analise seu trafego

Fique de olho nos resultados, ou seja:

  • Número de visitas no site;
  • Páginas com maior número de acessos;
  • De onde vem cada visita;
  • Taxa de cadastros feitos na página.

Se alguma coisa não estiver dentro do esperado, reveja os modelos de estratégia, atualize e recomece visando trazer o melhor resultado possível para sua empresa.

No ambiente on-line uma das ferramentas mais conhecidas e utilizadas no mundo do planejamento de marketing é o Google Analytics para qualquer segmento.

Configurações Google Analytics

Como pôr em prática o planejamento estratégico?

Agora que você definiu a estratégia a ser utilizada é importante especificar de qual forma esse plano de marketing será utilizado.

Quanto mais pessoas na sua empresa conhecerem o objetivo do seu planejamento, mais fácil se torna a implementação dos projetos.

Isso porque assim todos podem “remar” na mesma direção para alinhar as iniciativas voltadas para o seu plano com as expectativas individuais de cada um de seus funcionários.

Para saber se os objetivos estão de acordo com as possibilidades da sua empresa são alcançáveis, responda algumas perguntas:

  1. As estratégias estão claras para todos?
  2. São financeiramente possíveis?
  3. Os objetivos potencializam o que a empresa tem de ponto forte?
  4. Minimizam as ameaças da concorrência?
  5. As estratégias são criativas e inovadoras?
  6. Os objetivos reforçam os princípios da empresa?
  7. Promovem o compromisso dos colaboradores?

Se as respostas para cada uma dessas perguntas for “sim“, as suas estratégias e objetivos têm grandes chances de levar o seu negócio ao sucesso.

Agora, se não foi possível responder “sim” a todas, faça uma revisão do seu planejamento para não correr o risco de ter prejuízos de alguma forma.

Erros que devem ser evitados

Como você já sabe utilizar o planejamento estratégico de uma empresa e fazer um plano de marketing para qualquer segmento dentro de uma organização empresarial, é preciso entender que os erros infelizmente, ou felizmente, acontecem.

Sim, erros são comuns em qualquer etapa de um planejamento de negócios, porém, dentro do marketing e da estrutura de uma empresa, alguns erros são imperdoáveis.

Por isso, fique atento a estes erros e evite que algo assim aconteça dentro do seu negócio, independente do setor:

1. Nunca ignore o seu público-alvo

Não importa para qual tipo de segmento o seu planejamento estratégico de uma empresa foi feito, é necessário pensar nos interesses do público-alvo.

Se isso não acontecer é possível que a sua mensagem até chegue para o público certo, mas não necessariamente a pessoa irá se interessar.

2. Nunca aposte em um único caminho

Diversifique a sua estratégia!

Não trabalhe somente com uma, pois tudo pode mudar.

Você precisa estar sempre atualizando e buscando inovar frente à sua concorrência, para que não surja a possibilidade dela te deixar para trás.

Explore todos os tipos de caminhos que você tem para levar o seu negócio ao sucesso.

3. No ambiente on-line, jamais ignore os critérios de frequência

Neste ambiente tenha um rigoroso controle de postagens em suas redes sociais ou blogs.

Nunca desanime porque um post não teve o retorno que você gostaria. Analise o real motivo do porque essa publicação não teve o sucesso e reavalie a linguagem utilizada.

Atenção: não encha sua timeline de postagens, mas também não faça posts a cada dois meses, né?!

Estude qual a frequência ideal para seu público-alvo e não saia do cronograma.

4. Nunca se baseie no achismo

O achismo nunca é uma métrica, muito menos traz resultado!

Sem uma noção de métricas, não é possível avaliar o sucesso ou fracasso de uma estratégia.

Inclusive, a mensuração de resultados é um diferencial trazido pelo marketing digital.

5. Não deixe de estabelecer metas para a realidade do mercado

Um plano de marketing deve sempre levar em consideração o sucesso das estratégias, bem como a análise correta das metas e o esforço de toda equipe para alcançá-la.

Ou seja, não caia no erro de deixar de lado o planejamento estratégico de uma empresa sem as metas, seja de uma área, uma equipe ou de cada colaborador.

4. Nunca se baseie no achismo

O achismo nunca é uma métrica, muito menos traz resultado!

Sem uma noção de métricas, não é possível avaliar o sucesso ou fracasso de uma estratégia.

Inclusive, a mensuração de resultados é um diferencial trazido pelo marketing digital.

5. Não deixe de estabelecer metas para a realidade do mercado

Um plano de marketing deve sempre levar em consideração o sucesso das estratégias, bem como a análise correta das metas e o esforço de toda equipe para alcançá-la.

Ou seja, não caia no erro de deixar de lado em seu planejamento estratégico as metas, seja da empresa, de uma área, uma equipe e de cada colaborador.

[E-Book Grátis] Guia definitivo para aumentar as vendas

O sucesso depende do quanto você se prepara

Como você já entendeu o que é, onde usar e quais as características de um modelo de planejamento estratégico de uma empresa, não perca tempo e comece agora mesmo a estruturar seu negócio com base em muita pesquisa e análise de mercado.

Para essa missão, você pode recorrer a parceiros como O Mundo do Marketing, uma ferramenta de inteligência estratégica que auxilia por meio pesquisas, estudos, análises e conteúdos, pequenas, médias e grandes empresas, a tomarem decisões que gerem os melhores resultados.

Além disso, não deixe de pesquisar a respeito de novas estratégias de marketing para planejar de forma correta a estrutura de uma companhia, pois este é um dos setores que mais se atualiza no mercado por conta da competitividade dele.

Invista em conhecimento e ajude sua equipe e sua empresa a crescer de uma forma saudável, sem deixar de lado os princípios que estruturam todo o seu trabalho.

Invista em um planejamento assertivo e se prepare para colher resultados incríveis.

E lembre-se: planejamento e conhecimento são elementos excepcionais se estiverem aliados a uma aplicação efetiva desses saberes.

2019-05-06T16:31:34-03:00

3 Comments

  1. […] as informações obtidas por meio das KPIs devem ser um dos elementos responsáveis por guiar o planejamento estratégico das ações da sua empresa para vendas na loja […]

  2. […] isso, se os consumidores trocaram suas preferências, você também precisa mudar o seu planejamento estratégico para conseguir ser notado por eles, […]

  3. […] quem é o cliente e organizar as informações de diferentes setores se você não construir um planejamento estratégico da sua empresa para o […]

Deixar Um Comentário

Diagnóstico gratuito do seu marketing

Descubra agora como está o Marketing Digital do seu negócio e como aumentar seu potencial de vendas

Quero um diagnóstico