Utilize KPls para avaliar o desempenho do seu e-commerce e organizar suas vendas
Publicado: 27 de junho de 2018 | Atualizado: 29 de julho de 2019.
As KPIs do seu e-commerce são métricas que te permitem fazer uma análise completa do desempenho do seu negócio. Aprender como usar esses indicadores como termômetros ajuda a organizar suas vendas e a garantir resultados mais favoráveis a sua empresa!
Avaliar o desempenho de uma empresa é tão importante quanto realizar aqueles exames de rotina a fim de saber se sua saúde está estável.
Dentro desse contexto, para realizar uma análise efetiva em seu negócio e, ao mesmo tempo organizar suas vendas, é necessário usar os melhores indicadores de desempenho.
Isso porque, assim como é necessário um bom médico para diagnosticar a real situação da sua saúde, neste caso, somente um excelente indicador poderá lhe dizer com precisão como vai o andamento do seu negócio.
Isso é muito importante!!!
Por isso, saiba: esses medidores também são conhecidos como KPIs, responsáveis por mensurar os dados mais relevantes sobre a sua empresa.
Porém, antes de usá-los, é importante saber mais sobre eles e definir quais são os mais fundamentais para o seu negócio.
Mas fique tranquilo, pois é exatamente sobre KPIs que iremos falar neste conteúdo!
Curioso? Então confira os assuntos que serão abordados:
O que são KPIs?
Como já adiantamos na introdução do texto, KPIs são as métricas usadas por você para analisar o desempenho da sua empresa.
A sigla KPI vem do termo em inglês Key Performance Indicator, que traduzido para o português quer dizer indicador-chave de performance.
Diversos tipos de dados podem ser vistos como indicadores KPI, como o número de leads e o volume de tráfego de um site, por exemplo.
Além disso, as KPIs podem ser mensuradas por meio de números ou de percentuais.
Aliás, as informações obtidas por meio das KPIs devem ser um dos elementos responsáveis por guiar o planejamento estratégico das ações da sua empresa para vendas na loja virtual.
Quer saber ainda mais sobre esses indicadores de desempenho? Então leia nosso conteúdo sobre o que é KPI.
Agora, vamos conhecer algumas das KPIs mais importantes para medir a performance do seu negócio! Confira:
Principais KPIs para um e-commerce
Como você já entendeu o que são KPIs, chegou a hora de conhecer as mais importantes para o seu e-commerce.
Por isso, pensando em facilitar sua vida e leitura, separamos uma lista com as cinco KPIs que devem ser analisadas com mais carinho na gestão de sua loja virtual.
Veja:
Volume de tráfego
Já citamos esse indicador em nosso conteúdo, mas agora vamos focar mais nele e explicar sua importância no mercado de e-commerces.
Essas KPIs vão te ajudar a perceber se suas estratégias de marketing digital estão atraindo potenciais compradores ou não.
Assim, se o resultado não for tão positivo, você conseguirá usar esses números para planejar novas ações e recuperar o tempo perdido.
Origem do tráfego
Além de saber quantos usuários estão acessando sua loja virtual, também é importante entender de onde esses visitantes estão vindo.
Assim você saberá quais canais estão trazendo um bom retorno podendo investir mais fortemente neles.
Esse tipo de KPI pode ser obtido pelo Google Adwords. A ferramenta é capaz de mostrar de qual canal online veio cada um de seus visitantes.
Com isso, você consegue saber se deve investir mais em um determinado canal ou forma de divulgação.
Níveis de conversão
Além de entender o que são KPIs, você já sabe como usá-las para analisar seu volume de tráfego e a origem dele, certo?
Por isso, agora é hora de usar outra das KPIs mais importantes e decisivas: a taxa de conversão.
Ou seja, essa KPI mostra quantos usuários do site da sua empresa se tornaram clientes efetivos.
Dessa forma, é possível identificar se existe alguma falha em seu e-commerce, pois não adianta nada atrair usuários e não convertê-los em clientes, certo?
Abandono de carrinho
Outra das KPIs mais importantes para um dono de e-commerce é o número de clientes que abandonam o carrinho na hora de concluir a compra.
Afinal, depois de atrair e converter um usuário em potencial cliente, é preciso garantir que ele realmente efetue a compra, certo?
Por isso, tendo esses números em mãos você pode descobrir, por exemplo, se as informações do seu produto não estão bem detalhadas, fazendo o cliente desistir da compra no último minuto.
Além disso, você pode utilizar ações de remarketing, com o objetivo de trazer de volta um consumidor que desistiu do seu produto.
Aliás, esse tema já foi abordado com mais destaque em nosso blog no conteúdo sobre o que é remarketing. Aproveite e confira!
ROI
Bom, já falamos bastante sobre as informações referentes aos acessos da sua loja virtual, por isso chegou a hora de abordar uma das KPIs que medem o fator final, ou seja, aquilo que movimenta a sua empresa: o dinheiro!
Um desses indicadores é o ROI, que na verdade significa retorno sobre o investimento.
Esse cálculo consiste em analisar dois fatores: o valor investido em uma determinada ação de marketing e o lucro gerado por ela.
Com isso, você consegue enxergar as ações efetivas e as que não geraram muitos resultados.
Aliás, para aprender a estipular esse valor, leia nosso texto sobre como calcular o ROI.
Bom, nós mostramos alguns dos principais indicadores KPIs para o seu e-commerce, porém existem muitos outros que também podem ser usados em sua empresa. Confira alguns:
- CAC (Custo de aquisição do cliente);
- Taxa de rejeição;
- Ticket médio;
- LTV – lucro total que um cliente gera para você durante a vida útil do seu e-commerce.
Bem, agora vamos para a cereja do bolo! Chegou a hora de saber como os indicadores KPIs podem te ajudar a organizar as vendas. Vamos lá?
Como os indicadores KPIs podem organizar as vendas do meu e-commerce?
Além de dar informações valiosas para planejar suas ações de marketing, as KPIs também te ajudam a organizar as vendas.
Pensando nisso, resolvemos listar algumas das vantagens que os indicadores KPIs trazem para a organização do seu negócio.
Confira:
Definir dados principais
Existem inúmeros dados importantes sobre o funcionamento de uma organização, porém é necessário definir os cruciais.
Assim você mantém suas forças concentradas nos fatores mais estratégicos em termos de resultados.
Então, saiba: por meio do uso das KPIs é possível identificar quais informações são mais relevantes para cada área do seu negócio.
Para o setor de vendas, por exemplo, é possível saber onde estão seus principais clientes e definir como chegar até eles.
Destinar investimentos
Nem sempre é fácil saber quais investimentos vão gerar mais retorno para a sua empresa e, por isso, muitas vezes é possível que você desperdice alguns recursos.
Dentro desse contexto, as KPIs te ajudam a perceber quais desses investimentos geram mais retorno e quais podem ser considerados um verdadeiro “tiro n’água”.
Isso contribui para a organização das suas vendas, pois faz com que você aposte nos canais de divulgação mais assertivos.
Embasar explicações
Utilizando as KPIs você consegue ter informações mais precisas para apresentar aos seus colaboradores, diretores ou sócios em reuniões.
Dessa forma, é possível justificar suas decisões com maior embasamento e definir mais rapidamente o seu planejamento de vendas.
E aí, entendeu como as KPIs podem ser úteis ao seu e-commerce?
Então agora é só aplicar o que aprendeu aqui e organizar suas vendas agora mesmo.
Analise, organize e venda mais com a ajuda das KPIs!
O sucesso de toda empresa está diretamente ligado a um planejamento bem feito!
Porém, antes disso, é necessário analisar e estudar todas as principais informações referentes ao seu negócio.
Isso porque elas darão o norte necessário no momento de colher dados capazes de definir suas próximas ações e estratégias.
Por isso, te apresentamos ao longo deste conteúdo as KPIs – indicadores importantes para medir a efetividade das suas ações como empreendedor.
Além disso, destacamos as principais delas a fim de que você observe com maior precisão os dados cruciais sobre o seu negócio.
Então agora você já entende sobre as KPIs, conhece as mais relevantes e sabe como usá-las para embasar a análise da performance do seu e-commerce, certo?
Por isso, não perca tempo! Comece agora mesmo a usar as KPIs e faça com que o sucesso seja uma realidade para as suas vendas!