Aprenda a organizar as vendas do seu negócio em 5 dicas

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Publicado: 10 de abril de 2018 | Atualizado: 9 de agosto de 2022.

Para organizar as vendas da sua empresa é importante conhecer cada etapa dentro do seu sistema de fechamento de novos negócios dentro e fora da web. Mas como organizar as vendas tanto no ambiente off-line quanto no on-line? Conte com as dicas deste artigo para garantir mais eficiência no seu dia a dia.

De acordo com o Sebrae, entre 2013 e 2017, o número de novos microempreendedores cresceu em mais de 35% no setor de produtos e serviços.

Mas apesar desse índice de crescimento, a maioria dos novos empresários não está preparada para administrar um negócio.

Um dos motivos disso é a falta de organização dos processos internos de uma empresa, principalmente o setor de novos negócios.

Afinal, as vendas de uma empresa são o motor que mantém o crescimento do negócio no caminho certo, porém podem trazer o cenário oposto se forem mal organizadas.

Para evitar esse problema, o controle de vendas e organização financeira de uma empresa precisa ser frequente para que não sejam vistos erros por simples despreparo.

Mas e quando uma empresa tem maior número de vendas pela web?

Bom, funciona igual tanto para vendas presenciais quanto para as on-line. Em ambas a importância de documentar todas as vendas é indiscutível.

Isso porque nenhum empresário poderá investir em mais ações de vendas se não há um controle exato no número de negócios fechados seja na web ou presencial.

Para isso, preparamos um artigo especialmente voltado para quem busca manter a organização do setor de vendas de um negócio no caminho certo.

Confira:

Organize para crescer

Você já percebeu o quanto a sua equipe de vendas influencia no trabalho da empresa?

Se eles caminham o mês inteiro em busca de alcançar as metas estipuladas, você pode separar um tempinho do seu dia para organizar as conversões do negócio.

O sonho de todo empresário é conquistar o crescimento financeiro de uma empresa com os esforços e o trabalho em conjunto de suas equipes.

Mas será que ter muitos pedidos de orçamentos podem ser o indicativo de que sua equipe está totalmente alinhada com as metas da empresa?

Pode ser que sim e isso é ótimo!

Mas existem casos que mostram que apenas vender não garante um pleno funcionamento da roda financeira da empresa.

Não adianta, por exemplo, vender um serviço ou produto para milhares de clientes se você não possui material ou pessoas para realizarem todos os processos.

E como conquistar um equilíbrio interno para que casos assim não aconteçam?

Montando um controle de organização de vendas interno para o seu negócio.

Mas primeiro vamos pensar no impacto que as vendas têm sobre o seu negócio e como definir um caminho para que as ações sejam feitas sempre pensando em um conjunto de processos internos.

No próximo tópico nós vamos te ajudar a pensar um pouco melhor nisso.

Organizar as vendas para crescer

Como as vendas podem afetar a empresa?

Toda empresa, independente do segmento, precisa vender o que produz para garantir que ela se mantenha viva no mundo comercial.

Afinal, vender significa mais crescimento e confiança dos clientes no mercado, mas não adianta pensar somente no lucro!

É claro que nós sabemos o quanto vale uma venda para qualquer negócio. No entanto, não basta vender por vender!

Mas quais os benefícios de controlar as vendas de um negócio se o foco não é somente o lucro?

Para uma empresa crescer de forma saudável é preciso que haja um controle interno de uma série de setores, mas isso vamos explicar lá na frente.

Esse controle traz mais fluidez para o processo de vendas em um negócio.

É por isso que organizar as vendas dá ao empresário uma noção de como definir ações futuras para conquistar ainda mais espaço no mercado presencial e on-line apenas com uma gestão empresarial eficiente.

Trabalhe a eficiência do setor de vendas

Para que você consiga atender as expectativas dos clientes com um produto ou serviço é preciso encontrar uma forma de facilitar o trabalho do setor de vendas.

Se você não souber cuidar de forma eficiente dessa área, tenha certeza que são grandes as chances do seu negócio quebrar em pouco tempo.

Para isso não acontecer, é importante traçar um “esquema” no qual todas as informações relacionadas à área de conversão facilitem o desempenho do vendedor e do negócio.

Assim, você poderá manter todas as informações sobre vendas em um mesmo lugar a fim de trazer mais eficiência para o setor.

Mas como fazer uma área tão importante para a empresa ser mais eficiente sem deixar de cuidar das necessidades dos clientes?

Com organização!

Afinal de contas, o crescimento das empresas nos últimos anos gerou uma grande necessidade de trabalhar a organização das vendas.

A palavra “organizar” se tornou um sinônimo de crescer no mundo empresarial!

Nenhum negócio se mantém firme sem o devido controle e organização, principalmente do setor de vendas, por isso separamos essas 5 dicas para você aprenda como organizar as conversões da sua empresa.

E como a organização deve sempre estar aliada à uma prática eficiente, separamos além dessas dicas, outras infalíveis para triplicar suas vendas. Quer saber mais? Faça agora o download gratuito e aproveite!!!

5 dicas de como organizar as vendas da empresa?

Como organizar as vendas

Entender que um novo negócio precisa de organização para ser criado é o básico de um planejamento estratégico para empresas.

Mas como manter essa ordem no dia a dia do setor de vendas?

Bom, para começar, você precisa mostrar a todos os funcionários a importância deles na conquista do sucesso.

Dessa forma, você ajuda seus funcionários a enxergarem as possibilidades de crescimento profissional com os novos negócios e manterem a gestão das vendas sempre em dia.

Para isso é preciso entender que a organização dos processos só traz um único benefício: o crescimento.

Mas vamos as dicas para que você entenda melhor:

1. Cuide da equipe

Para começar, a sua equipe PRECISA ser engajada com aquilo que a empresa oferece! Sem o engajamento da equipe todo o resto vai por água abaixo, afinal, não há venda!

Isso significa que diariamente você precisa fazer reuniões para estipular as metas do dia e conversar de forma mais aberta com seus funcionários.

Além disso, é preciso planejar ações que ajudem a reduzir possíveis erros na conversão dos clientes, como seguir o script de vendas – um roteiro padrão focado em guiar o fechamento de negócios.

Essas duas formas de organização ajudam (e muito) um negócio a conquistar mais competitividade no mercado sem deixar de lado a qualidade do serviço.

Faça um apanhado do dia anterior e mostre a eles o que ficou a desejar. Isso pode ser o que faltava para fazê-los vender mais!

Parabenize as conquistas e incentive todos a dedicar o máximo de sí no desenvolvimento do trabalho para que haja competição saudável entre eles.

Defina com cada vendedor seus objetivos dentro da empresa para que assim você possa traçar com mais facilidade o desenvolvimento profissional de cada pessoa.

Alinhando a casa, nesse caso a sua equipe, é possível pensar em estratégias que vão cuidar especificamente de organizar as vendas de uma empresa.

2. Pedidos de Vendas

A venda é a etapa final de todas as estratégias de conversão de uma negociação, afinal, foi preciso todo um processo de estudo para conquistar a conversão desse cliente.

Organizar as vendas passa diretamente pelo controle de pedidos e informações sobre cada vendedor como dados pessoais dos clientes além de informações sobre qual produto foi comprado e em quantas quantidades.

Mas como fazer isso?

Crie uma planilha simples com os dados de cada cliente e a mantenha atualizada.

3. Estoque

Fazer uma gestão em vendas eficiente depende também de quanto produto existe nos estoques, assim você pode saber o que há nos galpões para conseguir alinhar esses processos.

Uma boa forma de realizar essa organização é adotando a gestão empresarial integrada por meio do sistema ERP.

Afinal, não basta vender incansavelmente se você não ter o produto para entregar ao cliente.

Essa é uma questão muito importante ao organizar as vendas de uma empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte.

Desse modo, para organizar as vendas é preciso ter uma relação próxima com o controle documental sobre a saída de produtos, mantendo as informações do estoque atualizadas.

Já que o controle das vendas precisa ficar de acordo com os dados de estoque, afinal de contas, divergências podem acontecer e você pode ter problemas se o número de novos negócios superar o estoque.

Manter a organização do estoque garante o bom andamento das vendas em uma empresa.

4. Controle de orçamento

Falando bem diretamente, essa é a parte mais complicada de todo o processo de organização das vendas.

Com uma boa análise de como anda o fluxo de caixa, é possível observar o desenvolvimento das vendas de um negócio, por isso o controle do setor de vendas possui grandes efeitos no orçamento da empresa.

A partir daí são pensados os novos investimentos, cortes e todas as decisões relacionadas aos lucros da empresa.

Para que isso aconteça é preciso traçar um objetivo com o processo de organizar as vendas.

5. Controle a agenda

A agenda de quanto foi vendido em determinado dia, semana, mês ou período do ano é importante para organizar um negócio.

Se você trabalha com metas semanais junto a sua equipe é importante saber a quantidade a ser vendido por dia e o número de estoque você vai usar, justamente para saber se a meta da semana é ou não possível.

Organizar as vendas em uma agenda é indicado para quem possui pequenas ou microempresas que possuem pouca movimentação de dinheiro.

Por isso, nas empresas desse tipo a ação de anotar toda e qualquer venda feita por seus funcionário é necessária!

BÔNUS! 4 dicas para organizar as vendas no marketing digital

Como você entendeu como organizar as vendas em uma empresa, é preciso saber como utilizar essas técnicas no mundo digital.

Não é tão difícil quanto parece nem muito diferente do método de organização das vendas.

Afinal, é na internet que grande parte das empresas hoje em dia conquistam novos clientes e alcançam outros patamares nas vendas.

Mas, existem alguns pontinhos que você pode seguir para garantir que a organização das suas vendas no marketing digital possa trazer um sucesso crescente.

E como nós buscamos sempre ajudar você a crescer ainda mais a sua empresa, fizemos uma lista com os 4 pontos essenciais para organizar as vendas com marketing digital.

Dá uma olhada aqui:

1. Escolha as mídias que deseja trabalhar

Nunca se esqueça que, da mesma forma que você precisa ter uma loja física onde os clientes mais costumam ir, na internet é preciso estar presente nas mídias que seus clientes mais acessam.

Mas para isso é preciso aprender como divulgar minha empresa nas mídias on-line, além de conhecer o seu público alvo e para isso é preciso realizar uma ampla pesquisa de marketing.

Além disso, preparamos um texto sobre como usar as redes sociais mais usadas no Brasil para sua empresa.

2. Quais serão as estratégias utilizadas para trabalhar na web?

Você precisa definir qual tipo de estratégia de divulgação vai focar seu negócio na web.

Você pode optar por anúncios ou por conteúdo informativo e educativo.

O primeiro precisa do auxílio de ferramentas como o Facebook Ads, por exemplo.

Nelas é possível criar anúncios de divulgação dos seus sites, além de verificar os resultados de cada um deles.

O segundo é optar por criar conteúdos informativos e educativos sobre sua empresa e seus serviços.

Uma boa opção para isso é usar um blog para ajudar seus clientes a conhecerem melhor sobre sua empresa.

Use as estratégias de outbound e inbound marketing

Essas duas estratégias são eficazes na divulgação de uma empresa na web.

No caso do outbound marketing essa divulgação é feita por meio de uma prospecção dos clientes ativa e de grande alcance, que atraia com uma abordagem diferente das usadas hoje em dia para prospectar clientes.

No caso do inbound marketing é possível atrair os potenciais clientes de forma mais assertiva por meio da curiosidade deles e assim aprender um pouco mais sobre como vender pela internet.

Como?

Criando conteúdos que educam e ajudam um cliente a descobrir as necessidades que ele possui, mas que muitas vezes não conhecem.

Por isso o inbound é chamado de marketing da atração, já que primeiro você chama atenção para um problema e depois oferece algo que pode ajudar a resolver.

3. Crie um cronograma

Nele você define quando e por quanto tempo irá realizar ações. Esse prazo é importante pois ajuda você a fazer a organizações de vendas e quais os prazos de cada ação.

Por exemplo:

É preciso definir por quanto tempo uma campanha de marketing ficará no ar no Instagram e a partir disso saber quantas vendas foram feitas nesse período.

Assim você poderá saber se aumenta o tempo dessas ações no ar ou se interrompe de uma vez.

4. Avaliar resultados

Como tudo o que é feito no mundo empresarial, é preciso avaliar os resultados das suas ações.

Essas avaliações podem ser feitas com o auxílio de indicadores de desempenho ou por meio de ferramentas como o Google Analytics para auxiliar no controle de dados de um anúncio.

Para conhecer melhor sobre essa ferramenta leia nosso artigo sobre o que é Google Analytics e entenda como usá-la.

Um outro modo muito eficiente usado para medir ações de marketing digital é usando um pixel do Facebook.

Oi? Pixel?

Exatamente!

Um Pixel Facebook é um código inserido na fonte do seu site que serve para “rastrear” a quantidade de acessos, conversões e até mesmo engajamento do público com a sua empresa e com seus produtos na web

Na hora de organizar as vendas, um pixel do facebook poderá analisar a quantidade de conversões dentro do site da empresa.

Agora, você já sabe como organizar as vendas no ambiente presencial e on-line, por isso vamos te ensinar como otimizar esse trabalho usando simples aplicativos.

Apps que auxiliam o controle de vendas

Agora, vamos pensar um pouco sobre como facilitar o dia a dia da parte administrativa da sua empresa.

Você já parou para procurar aplicativos ou planilhas que possam facilitar o passo a passo de organizar vendas em um negócio?

Não?!

Existem alguns aplicativos, até mesmo no celular, que podem ajudar você gestor a organizar as vendas da sua empresa.

Nesses aplicativos você consegue organizar as vendas, o estoque e demais compromissos da sua equipe para que o setor que mais traz resultados a uma empresa seja sempre um sucesso.

Para ajudar fizemos um apanhado com os 5 melhores aplicativos para gerenciamento de vendas e tarefas. Confira!

1. Controle de vendas

Como o próprio nome já diz, esse aplicativo oferece o controle de vendas. Com ele é possível realizar o cadastro de cada cliente, venda, cobrança e emitir relatórios diversos.

Tudo isso na palma da sua mão e com possibilidade de realizar o backup por segurança. Ah, o melhor de tudo é que este app para controle de vendas é gratuito!

Como organizar as vendas com Controle de Vendas

2. Meus pedidos

Possibilita a você e sua equipe emitirem pedidos por meio de smartphones, tablets e no próprio computador. Essas informações podem ser organizadas um único lugar.

Além disso, a ferramenta oferece um histórico de pedidos de cada cliente, sem falar do controle no recebimento das comissões. Nesse app de controle de vendas a versão paga varia entre R$39,90 a R$149,90.

Como organizar as vendas com Meus Pedidos

3. Evernote

É conhecido no meio empresarial como um gerenciador de atividades muito eficiente.

No Evernote não é possível realizar o controle de vendas, mas você pode fazer uma série de categorias de anotações como, cobranças, metas, clientes, vendas de janeiro, férias.

Esse app também oferece uma versão para smartphones. O Evernote oferece a versão paga Premium e Business no valor de R$ 10 e R$ 20 respectivamente.

Como organizar as vendas com Evernote

4. Agendor

O Agendor é um dos aplicativos mais usados por quem procura organizar as vendas. Funciona como um Customer Succsess (voltado ao atendimento antecipado de cada necessidade dos clientes).

Muito usado por empresas que buscam controlar processos comerciais e fornecedores de serviços e produtos de ciclos longos.

Possui assim como a maioria, versões pagas que vão de R$ 80 até R$ 240.

Como organizar as vendas com Agendor

5. Pocket

Um app de controle das vendas ideal a quem vive o dia todo com muitas informações.

É um excelente lugar para guardar informações de forma segura.

Você se mantém atualizado e não perde o foco do trabalho enquanto anota informações sobre vendas, cobranças e demais assuntos.

Possui uma versão paga que pode ser de R$11 ao mês ou R$ 99 ao ano.

Como organizar as vendas com Pocket

Organize sua empresa e venda como nunca

Se você chegou até aqui significa que já entende os processos de como organizar as vendas de um negócio, mas nós preparamos uma revisão completa de todo o conteúdo.

Aproveite e anote os pontos mais importantes, tá bom?

Para começar, é preciso organizar sua empresa internamente e isso começa com o alinhamento de gestores e funcionários a fim de atingirem o mesmo objetivo.

Depois é preciso desenvolver a eficiência dos processos de venda da empresa e para isso é necessário manter a organização das técnicas.

Em seguida é necessário organizar as vendas com o objetivo de conseguir manter um controle de pessoas, pedidos, estoque, agenda e orçamento dentro das necessidades da empresa.

Por isso fizemos uma coleção com as ações que auxiliam uma empresa a organizar as vendas:

  • Cuide da sua equipe;
  • Controle os pedidos de vendas;
  • Verifique com frequência o estoque;
  • Faça um controle do orçamento da empresa;
  • E mantenha uma agenda sempre organizada.

As mesmas organizações precisam ser aplicadas no mundo digital especialmente quando o assunto for manter todos na mesma “página” a fim de apresentar resultados de vendas crescentes.

Mas, no caso do marketing digital, é necessário cuidar de questões mais específicas da área, como:

  • Em quais mídias investir;
  • Quais tipos de estratégias serão utilizadas;
  • Um cronograma de duração das campanhas;
  • A análise de todos os resultados.

Para conseguir manter a organização, tanto nas empresas físicas quanto no mundo on-line, é necessário utilizar aplicativos que facilitem o trabalho da sua equipe no momento de realizar novas vendas.

Afinal, esses aplicativos servem para auxiliar empresários, analistas de negócios e até mesmo vendedores a manterem a organização do setor de vendas.

Entendeu tudo?

Ótimo!

Agora é só investir um pouquinho do seu tempo em cuidar da parte organizacional da sua empresa.

Depois, comenta aqui qual foi o resultado e aproveite e nos siga nas redes sociais, lá você também encontra conteúdos muito interessantes!

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