Entenda o que é Google Analytics e alavanque seu negócio
Publicado: 1 de fevereiro de 2018 | Atualizado: 27 de agosto de 2019.
Entender o que é Google Analytics é fundamental para mensurar os resultados de ações em ambiente digital. Você não sabe mexer na ferramenta? Chegou a hora de aprender a mensurar seus resultados e escolher caminhos mais fáceis de gerar bons resultados.
O Google Analytics disponibiliza detalhes de tráfego da sua página, ou seja, ele tem como objetivo metrificar as ações digitais, destacando números de tráfego, tempo de navegação, locais mais acessados pelos usuários e assim por diante.
É importante frisar: o acesso à ferramenta é totalmente gratuito e pode ser crucial na assertividade das estratégias elaboradas pela sua empresa, seja ela de pequeno ou grande porte.
Neste artigo vamos detalhar o que é Google Analytics, como usá-lo e mostrar o quão importante ele será para os resultados de seu empreendimento ser satisfatório.
Veja os temas abordados a seguir:
Aprenda de vez o que é Google Analytics!
Hoje, o Google Analytics é a ferramenta de monitoramento e análise de sites e aplicativos mais usada no mundo. Trata-se de uma análise que pode aproximar a empresa de seu público-alvo, pois, a partir dos números apontados, as ações são direcionadas, atingindo seus potenciais clientes.
O Analytics mostra o volume de visitas do seu site, informa o tempo de permanência em sua página e também destaca a quantidade de conversões do site.
Todos os dados são obtidos por meio de códigos instalados em todas as páginas do seu site.
Esses códigos oferecem informações de extrema importância para o desenvolvimento de projetos futuros, como cidades mais interessadas em seu conteúdo, horários com maior acesso, taxas de abandono, entre outros.
Por isso entender o que é google analytics vai muito além de saber para sobre suas funcionalidades.
Benefícios que o Analytics traz ao seu negócio
Há alguns anos, quando tínhamos contato apenas com aquele marketing mais tradicional, como anúncios em jornais, em rádios, entre outros, era muito difícil saber qual o real resultados destas ações.
Hoje, com o avanço do marketing digital, conseguimos identificar quais estratégias foram bem ou mal sucedidas. Tudo por meio do Analytics.
Abaixo vamos listar alguns pontos a ser melhorados em seu empreendimento e métricas que são fundamentais para medir o sucesso do seu negócio.
Taxa de rejeição
Este indicador é fundamental para avaliar o conteúdo disponibilizado aos usuários. Trata-se de uma porcentagem de pessoas que acessam seu conteúdo, mas não interagem.
Quando falamos de usuários que não interagem, são aqueles que por algum motivo voltam para página anterior, fecham a página ou aba e abandonam seu conteúdo.
É bom destacar que a taxa de rejeição de uma página disponibilizada pelo Google Analytics depende de alguns fatores, como o mercado de atuação, objetivo do seu site, entre outros.
Abaixo, vamos listar números médios aceitáveis da taxa de rejeição para alguns tipos de sites. As informações são do site QuickSprout.
- Portais – 10 a 30%
- Blogs – 70 a 98%
- Sites de serviço/FAC – 10 a 30%
- Venda de serviços – 30 a 50%
- Sites de conteúdo – 40 a 60%
- Landing pages simples – 70 a 90%
- Varejo – 20 a 40%
Saiba quando publicar o conteúdo
Com os dados fornecidos pelo Google Analytics, você terá acesso aos dias da semana, ou até horários que os usuários mais frequentam sua página. Ao analisar estas informações, você pode programar publicações nos dias e horários de maior audiência.
De onde seu público acessa seus conteúdos?
Para elaborar uma estratégia bem recebida pelo seu público, é preciso saber de qual dispositivo ele acessa seu conteúdo. Isso, compreendendo o que é Google Analytics e suas inúmeras funcionalidades, também é possível.
Para o crescimento de suas ações, é preciso investir em otimização para mobile, ou seja, em SEO.
Mas o que é SEO? Basicamente trata-se de um conjunto de ações a fim de otimizar um site para ele ganhar relevância e ser melhor posicionado nos buscadores, como o Google, por exemplo. Estas ações de otimização também estão presentes no próprio conteúdo fornecido pelo site, além de também poder ser feita para dispositivos mobile, assim seus resultados podem aparecer nas primeiras posições do Google com mais facilidade.
Pois é, mas quando o assunto é SEO, podemos dizer que existe um grande terreno para ser conhecido! Algumas empresas deixam de faturar por não conhecer essa área fundamental no marketing digital, ou até por acreditar em falsas crenças.
Nós da Ideal Marketing preparamos com muito carinho um e-book completo com alguns mitos que atrapalham a evolução de alguns negócios! Clique na imagem abaixo e faça o download gratuito deste material:
Fontes de tráfego
Estes dados obtidos por meio do Google Analytics são de extrema importância para identificar quais veículos geram visitas ao seu conteúdo. Além disso, também disponibiliza resultados de campanhas realizadas nas redes.
Conheça as fontes de tráfego mais comuns listadas no Analytics:
Organic search
Ocorre quando usuários procuram por um determinado produto ou serviço e encontra sua empresa nos resultados orgânicos do Google, também conhecida como busca orgânica.
Social
Nesta fonte de tráfego, o Google Analytics centraliza todos os conteúdos que apontam para seu site nas redes sociais, sejam eles pagos ou orgânicos.
Direct
Já na fonte direct, o Analytics mostra resultados de pessoas que procuraram pela sua empresa diretamente no navegador, ou seja, são usuários que já conhecem os serviços de seu empreendimento.
Referral
São sites que em algum momento do conteúdo apontam seu material como referência. O Google Analytics detalha os números de cada um deles.
Duração média de sessão
Sabe quando você entra em um site, olha rapidamente, não se interessa por nada e fecha a página? Este pequeno período pode ser calculado pelo Google Analytics. Trata-se do período de interação do usuário com o site.
Toda janela de navegação aberta gera uma sessão automaticamente no Google Analytics e contabiliza o tempo de permanência do usuário no site. Caso esta página não receba nenhuma ação durante 30 minutos, a sessão é encerrada.
A duração média de sessão depende muito de conteúdo. Quando o texto é longo, mas tem uma taxa de sessão muito pequena, é possível identificar algo não muito atrativo para os usuários em seu material.
Já quando o Analytics aponta um tempo de sessão curto, mas com textos pequenos ou materiais que não exigem tanta atenção do usuário, encare com naturalidade.
Taxa de usuários e sessões
O Google Analytics aponta a quantidade de usuários e novos usuários que navegaram em seu site em um período determinado por você.
Estes números são essenciais para você ter noção dos resultados de suas estratégias. Se o Analytics aponta 100 acessos em quinze dias, mas apenas 5 tornaram-se clientes, tem alguma coisa errada no processo, não acha?
Para ser mais preciso, a porcentagem de conversão mínima aceitável é entre 10 e 30%. Caso o número seja menor, é preciso alterar textos e títulos da página, inserir call to action (CTA) atrativo, etc. Essas são mudanças com o objetivo de melhorar a experiência do usuário.
Já a sessão reflete as ações dos usuários em seu site. Por exemplo: um possível cliente entrou em seu conteúdo, mas não efetuou nenhuma interação durante 30 minutos, a sessão será encerrada e, quando ele retornar, uma nova será gerada pelo Analytics.
Qual o objetivo de ter conhecimento dos dados? Você terá mais facilidade de localizar um eventual problema em seus conteúdos. Se uma pessoa abre seu site e fica 30 minutos sem interagir, o conteúdo talvez não esteja adequado para seu público.
Entendeu a importância de aprender o que é Google Analytics?
Comparação de tráfego
Outro ponto positivo para o uso do Analytics é a possibilidade de analisar números de ações elaboradas há algum tempo e compará-las com as atuais.
Comparações de trabalhos por meio do Analytics são essenciais, assim os erros não serão repetidos e não haverá retrabalhos. Além disso, ter ações assertivas como base na construção de uma nova estratégia também é fundamental para obter sucesso.
Entenda como configurar as funções básicas da ferramenta
Antes de tudo, é preciso ter uma conta no Google. Após criar a conta, vá até a página inicial do Analytics, inscreva-se e siga as instruções do próprio sistema e preencha todos os campos solicitados.
Após finalizar o cadastro no Analytics, você receberá um código e deverá inserir em todas as páginas do seu website.
É importante ressaltar: em páginas html, o ideal é adicionar o código antes da tag de fechamento. Agora, se seu site for feito em WordPress, a inserção do código pode variar um pouco.
Após seguir essas instruções, espere 24h e seus dados serão processados na ferramenta.
Caso seu planejamento tenha mais de uma pessoa responsável por gerar os relatórios no Analytics, não tem problema, pois a ferramenta dá a opção de adicionar outras contas para trabalhar em equipe.
Para isso, basta clicar no menu de administrador e indicar as contas desejadas para trabalhar com os relatórios. Depois de indicá-las, assinale a opção “gerenciamento de usuários”.
Depois, em “adicionar permissões para”, insira os mesmos e-mails e assim os usuários que já sabem para que serve o Google Analytics poderão acessar o mesmo trabalho.
Como mais de uma pessoa estará ativa na mesma tarefa, talvez ocorra algumas divergências. Por isso é fundamental que todos saibam o que é Google Analytics e alinhem o trabalho para colher resultados positivos.
Quanto mais se sabe o que é o Google Analytics, mais a equipe irá extrair da ferramenta. Há incontáveis possibilidades de coletar dados, para isso é preciso ter uma configuração bem estruturada.
Em seu canal no YouTube, o Google oferece dicas para trabalhar com o Analytics.
Abuse dos testes A/B com o Google Analytics
Como se sabe, alguns detalhes podem fazer muita diferença para conversão de um possível cliente.
Cor ou texto de uma call to action, título ou forma de exposição do texto pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de sua campanha. Por isso é preciso realizar alguns experimentos por meio do teste A/B.
Mas o que é uma CTA? Antes de seguir o conteúdo sobre o que é Google Analytics, vamos falar sobre a call to action, ou chamada para ação, em português.
CTA trata-se de um link com o objetivo de induzir o usuário a clicar em sua chamada e migrar para uma landing page, ou seja, a uma página não navegável com um único intuito: a conversão.
Veja um exemplo de CTA abaixo:
Mas CTA ou chamada para ação é muito mais que isso, e para criar um existem diversas técnicas. Quer saber na prática o que é call to action? Então confira o nosso conteúdo!
Pronto, agora que você já sabe o básico sobre o que é CTA, podemos seguir.
Você imaginou que ao procurar saber para que serve o Google Analytics, você iria se deparar com uma ferramenta de testes?
O teste possibilita colocar duas ações semelhantes no ar, sendo uma original e a outra a variação.
Suponha que a original tenha a CTA destacada com a cor verde, mas a variação tem exatamente a mesma CTA, mas com o tom vermelho.
O teste A/B, por meio do Analytics, apontará qual ação obteve mais sucesso na conversão de cliente e, assim, você pode optar pela estratégia mais adequada.
É importante frisar: não faça mais de uma mudança nos testes, assim você saberá qual detalhe pode realmente estar interferindo na conversão dos usuários com mais facilidade. Fazer diversas mudanças não trará resultados.
Personalize o Analytics de acordo com seu negócio
Sabendo o que é Google Analytics e como utilizá-lo, você terá uma visão geral do seu negócio, pois é possível gerar relatórios a fim de extrair resultados bem específicos.
Com esta opção oferecida pela ferramenta, você consegue verificar a efetividade das suas ações em regiões específicas, por exemplo. Basta filtrar as cidades desejadas e fazer o mesmo procedimento, assim você terá os dados de lugares pré-definidos.
Fique expert com nossas dicas
Toda atividade que exercemos necessita de prática para aperfeiçoamento. Entender o que é Google Analytics não é diferente.
Crie sua conta e explore o máximo possível da ferramenta e, se possível, veja os vídeos didáticos disponibilizados pelo Google em seu canal no YouTube, como falamos há pouco.
Outra dica importante é a utilização da ferramenta para parametrizar URLs disponibilizada gratuitamente pelo Google.
Essa ferramenta traz resultados ainda mais detalhados do comportamento de seu público-alvo ao interagir com seu conteúdo.
Exemplo: você dez anúncios no Facebook no último ano, mas não sabe qual sabe qual foi mais efetiva. A ferramenta irá indicar qual delas gerou mais conversões ou visitas ao site.
Aplique o Analytics e seja assertivo em sua estratégia!
Agora você entendeu o que é Google Analytics e porque ele é fundamental para saber se as ações elaboradas pela sua empresa estão no caminho carreto.
Há alguns anos os empresários investiam em trabalhos que nem sempre davam resultados para seu empreendimento. Mas aí está o ponto fraco: como eles tinham dimensão do efeito dos projetos realizados? Pois é, não havia um método a não ser o número de vendas.
Depois de pesquisar “Google Analytics como funciona”, percebe-se que, diferente de estratégias de marketing adotadas há alguns anos, você terá o número exato dos seus resultados, ou seja, os relatórios já indicarão o caminho a ser seguido para obter sucesso em suas campanhas.
Caso seu negócio seja voltado a uma região específica, como a venda de acarajé, por exemplo, o Analytics também facilitada sua vida do mesmo jeito.
Você irá gerar um relatório apenas da Bahia, por exemplo, e coletar os resultados da sua ação de marketing voltada a este produto.
Agora, com todo o aprendizado adquirido neste material, você sabe o que é Google Analytics e pode colher resultados positivos com mais facilidade em seu empreendimento.
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