O que são e como usar os indicadores de desempenho empresariais?
Publicado: 20 de março de 2018 | Atualizado: 28 de março de 2022.
Saber como usar indicadores de desempenho pode garantir a qualidade no fluxo de trabalho e crescimento dentro da sua empresa, afinal eles ajudam a entender os dados do negócio. Que tal aprender como usar esses dados?
Indicadores de desempenho organizacional geram possibilidades reais de melhorias nos processos da empresa, tendo em vista as necessidades de cada cliente, funcionário, comunidade ou até mesmo o meio ambiente.
Para isso, é necessário montar um plano de negócios completo a fim de implantar indicadores inteligentes.
Aqui você vai aprender a utilizar cada um dos indicadores de performance dentro da sua empresa para obter o melhor resultado em um dado período.
Confira nossos tópicos principais:
O que são indicadores de desempenho?
Indicadores de desempenho de processos são instrumentos de gestão necessários para medir o resultado de um negócio.
Com eles é possível acompanhar as metas do seu fluxo de caixa a fim de saber se foram alcançadas e o quanto estão melhorando ou piorando.
De um modo geral, os parâmetros de desempenho empresarial são responsáveis por medir qualquer atividade que gere valores ou dados a um negócio.
Por exemplo, é possível saber:
- A quantidade de acessos que o seu site recebe;
- A quantidade de produtos no seu estoque disponíveis para a venda;
- A quantidade de receita resultante da venda de um produto;
Ou até mesmo a quantidade de funcionários que foram demitidos da empresa.
A questão é descobrir quais os dados de desempenho organizacional são mais importantes para determinada finalidade.
Isso é necessário quando você precisa evitar perda de energia e acompanhar dados que são pouco relevantes para a sua empresa.
Nesse momento entram os indicadores de desempenho KPI.
Em inglês a sigla significa “Key Performance Indicator“, mas é conhecida no Brasil como indicador-chave de desempenho.
O KPI é a melhor maneira de mensurar o resultado de um negócio, já que faz isso por meio de indicadores necessários para cada situação, ignorando dados pouco importantes para uma organização.
Para conhecer melhor sobre o assunto de um modo mais conceitual, dê uma olhada em nosso artigo sobre o que é KPI.
Por que utilizar indicadores de performance?
Dados de indicadores de desempenho, como o KPI precisam ser analisados em todos os ambientes, seja com as vendas feitas corpo a corpo pelo seu vendedor ou com as vendas feitas a partir de investimentos em marketing digital.
Agora é preciso entender o motivo pelo qual você deve usar os dados dentro da sua empresa ou até é mesmo no site do seu negócio.
Fique sempre atento aos números que as suas estratégias de marketing digital apresentam. E use os parâmetros de desempenho empresarial corretos para cada um dos seus objetivos.
A aplicação dos dados está diretamente ligada a quais objetivos você tem a partir do que foi apresentados no relatório.
É importante você saber que não basta apenas fazer um apanhado de diferentes tipos de indicadores de desempenho KPI, já que você precisa provar o real sucesso ou fracasso de uma estratégia.
Pontos importantes
Separamos uma lista com alguns pontos importantes que podem explicar o motivo pelo qual você deve utilizar os parâmetros de desempenho, dê uma olhada:
- Oferecem a informação que o gestor ou diretor precisa sobre cada etapa do projeto;
- Oferecem mais assertividade na tomada de decisões do gestor ou diretor;
- Trazem mais eficiência nos processos da empresa;
- Garantem rapidez e mais compreensão no momento de divulgar um resultado;
- Os indicadores serão a métrica de excelência da sua empresa;
- Permitem a elaboração de um relatório que apresente todas as informações da empresa (financeiro, RH, crescimento etc) de forma ampla.
Ou seja, preciso ter paciência e analisar os dados mais relevantes para um caso específico dentro da sua empresa, pois os indicadores de desempenho KPI estão diretamente ligados a isso.
A importância dos dados em um negócio, independente do segmento, está relacionada a tomada de decisões importantes a partir da análises desse tipo de dado.
Só com uma boa análise dos indicadores de desempenho você poderá mensurar um caminho mais eficiente diante das dificuldades.
Conte com os indicadores para ter mais chances de melhorar o que precisa e crescer ainda mais!
Tipos e exemplos de indicadores de desempenho
Antes de falarmos em detalhes sobre os exemplos de dados de desempenho é preciso que você saiba que existem tipos de indicadores de processos e indicadores estratégicos.
Indicadores de desempenho de processos são os KPIs e são focados em realizar possíveis melhorias na empresa a partir das métricas feitas sobre o desempenho de um determinado objetivo.
Já os indicadores de desempenho estratégico possuem a função de verificar se a empresa está alcançando os objetivos estipulados pela direção.
Sabendo da diferença entre estes dois modelos de indicadores, vamos seguir com a explicação de cada tipo de indicador:
Indicadores de Capacidade
Nele se calcula a relação entre a quantidade que se pode produzir e o tempo levado para que isso ocorra.
Um bom exemplo é uma montadora que consegue produzir uma determinada quantidade de veículos em um mês.
Indicadores de Produtividade
Relação entre a produtividade de um trabalhador em um determinado espaço de tempo.
Um bom exemplo é um operário que consegue instalar 20m² de piso em uma hora. O que mostra um desempenho de produção muito eficiente.
Já o outro, consegue instalar 17m² de piso em uma hora. Neste caso o profissional é menos produtivo que o primeiro.
Indicadores de Qualidade
Nele é calculada a relação entre tudo o que foi produzido e o que está adequado ao uso, ou seja, sem defeitos ou qualquer dano físico.
Um exemplo disso é ter 1.000 peças produzidas e fazer uso de 980 delas, o que significa que 98% dos seus produtos estão qualificados para venda.
Já os outros 2% apresentaram algum tipo de defeito ou problema.
Indicadores de Lucratividade
Neste indicador você observa a relação entre o percentual do lucro e as vendas totais.
Por exemplo: em uma empresa foram investidos R$ 50 mil para a produção de produtos para cabelo.
Foi vendido o total de R$ 100 mil desses produtos. Isso significa um lucro de 50 mil, ou de 100% em relação ao investimento.
Indicadores de Rentabilidade
Nestes indicadores são medidas as porcentagens entre lucro e investimento feitos na empresa.
Ou seja, em uma empresa que investiu R$ 500 mil com um lucro de R$ 20 mil, a rentabilidade foi de 4%.
Nesses casos também é possível separar ainda mais os parâmetros de desempenho, dando a eles outros dados que podem agregar ao relatório final, como por exemplo:
- Finanças;
- Vendas;
- Recursos humanos.
Finanças
Na área financeira é muito comum usar indicadores como estes para ter um parâmetro de todos os gastos ou lucros com a empresa.
Aqui você poderá trabalhar com dados como:
- Lucratividade;
- Despesas;
- Receitas;
- Prejuízo.
Dependendo da empresa, outros indicadores de finanças podem alimentar ainda mais o relatório.
Tudo vai depender da realidade dela e do objetivo por trás dessa análise, por exemplo:
- Capital de giro;
- Endividamento;
- Investimento líquido.
- Vendas
Os relatórios feitos com base nos dados ficam muito mais detalhados e específicos quando se usa indicadores secundários como:
- Sucesso em vendas;
- Funil de vendas;
- Vendas por vendedor;
- Vendas por região;
- Média de valor das vendas.
Recursos Humanos
Como nós já dissemos, é possível usar os indicadores de desempenho para tudo dentro de uma empresa.
No setor de RH o relatório apresentado com base nesses recursos são:
- Quantidade de demissões;
- Quantidade de contratações;
- Treinamentos realizados;
- Pesquisa de clima interno.
Como você já sabe o que são indicadores, quais os tipos mais usados desses indicadores e qual a sua relação com o KPI, chegamos a parte na qual você aprende a pôr tudo em prática.
Como usá-los no seu negócio?
Este conteúdo foi criado justamente para que você entenda a importância de utilizar os indicadores de desempenho empresarial e quais deles podem ser empregados para metrificar seus resultados.
Por isso, o sistema de medição define o desempenho de determinada empresa baseado em uma série de indicadores escolhidos pelos gestores de crescimento para manter o controle do negócio e das metas.
A questão por trás de todo esse processo é quais indicadores de performance usar e por que aplicá-los.
Todo indicador de desempenho tem o objetivo de direcionar uma ação de melhoria dentro de uma empresa, é por esse motivo que os indicadores certos devem ser analisados.
Para isso é necessário dividir os indicadores em primários, secundários e práticos.
Os primários são indicados para quem procura trabalhar diretamente com as apresentações dos resultados com os especialistas da empresa, como presidente, diretor, gestor, coordenador.
Os secundários são os modelos de indicadores os quais agregam os primários para obter melhores resultados no relatório de apresentação.
Os práticos são indicadores destinados especialmente às pessoas que trabalham com marketing digital. Nestes casos são relacionados ao desempenho de cada site, blog e plataforma on-line.
É preciso usar no seu relatório os indicadores que possam representar suas intenções a partir da obtenção desses dados.
A quantidade de KPIs utilizada na sua análise não é definida como um padrão, afinal tudo vai depender das suas intenções depois de ter acesso a esses números.
Coloque tudo em prática
Escolha KPIs básicos para definir o seu objetivo. Por exemplo:
Se você procura saber quantos leads (potenciais clientes) o seu site está gerando comece escolhendo o indicador principal: Leads. Este é seu indicador primário.
Depois é necessário escolher indicadores os quais possam agregar ainda mais informação ao primeiro.
Neste caso, para ter leads no site você precisa de tráfego, certo? Já temos então um indicador secundário.
Se você trabalha bem seus conteúdos, seguindo as estratégias de posicionamento orgânico, com certeza utilizou palavras-chave de boa densidade, por isso usar o indicador tráfego orgânico é uma excelente opção para indicador prático.
Com os três parâmetros você poderá desenvolver um excelente relatório a respeito da quantidade de leads mensal do seu site.
Funciona igual aos demais segmentos de uma empresa, seja área de departamento pessoal, desenvolvimento de estratégias de marketing, e-commerce e uma longa lista de setores nos quais os indicadores de desempenho podem ser utilizados.
Não pense que quanto mais indicadores usar melhor será o seu relatório! Quantidade não é sinônimo de qualidade em lugar nenhum!
Ao adotar uma grande quantidade de indicadores de desempenho é possível que você tenha acesso a informação desnecessária e acabe por não tomar nenhuma decisão de melhoria.
Saiba qual o seu objetivo com os resultados do seu KPI e a partir daí selecione os modelos de indicadores que poderão ilustrar aquilo o qual você procura saber.
Qualquer indicador serve para minha empresa?
Como já foi dito acima, você não vai usar todo tipo de indicador de desempenho empresarial no seu relatório, até porque não tem necessidade nenhuma disso se você já definiu qual o seu objetivo em seu relatório de KPI.
Existem KPIs que funcionam muito bem para análises em blogs, mas que não oferecem todas as informações necessárias para um site e-commerce, por exemplo.
Isso porque nem todos os KPI servem para definir estratégias específicas de uma empresa.
Indicadores de performance para mídias digitais
As pessoas que trabalham diariamente com dados em marketing digital sabem que avaliar processos de desempenho nestes casos é muito mais fácil.
Nas estratégias on-line é possível ter um controle amplo dos indicadores de desempenho KPI para a criação de planos de melhoria dentro da empresa.
Para avaliar o desempenho de tais estratégias é necessário usar as ferramentas certas para coletar dados a serem analisados no seu KPI.
Existem ferramentas de análises gratuitas e outras que estão inclusas em plataformas como Analytics, WordPress, LinkedIn, Facebook e alguns outros, porém é necessário investir algum dinheiro em algumas delas dependendo do quanto você deseja analisar.
No entanto, a ferramenta mais utilizada para a análise de dados como tráfego é o Google Analytics.
Nos sites, o Google Analytics acompanha o fluxo de interação dos usuários com a sua página.
Com os relatórios apresentados pela plataforma é possível identificar quais são as páginas mais acessadas, qual a taxa de conversão, frequência de acessos e a origem do tráfego, por exemplo.
No caso dos KPIs para mídias digitais também é necessário ter objetivos bem traçados para conseguir tomar uma decisão de melhoria para a empresa, para o site ou para uma determinada estratégia.
Como você entendeu o que são indicadores de desempenho é importante manter um controle melhor de cada uma das suas ações dentro da empresa.
E se você quer conhecer mais sobre as funcionalidades oferecidas por essa ferramenta de análise do Google, dê uma olhada em nosso conteúdo sobre o que é Google Analytics.
Eficiência e controle para a gestão do seu negócio
Depois de entender o que são indicadores de desempenho e qual o motiva de tanta importância deles no seu negócio, reúna-se com a sua equipe de gestores e diretores e defina quais métricas devem ser analisadas.
Afinal, cada setor da empresa possui um modelo de indicador voltado para oferecer informações sobre as mudanças as quais você pretende fazer.
Por isso, tenha em mente que nenhuma empresa se mantém de pé sem uma completa análise de dados importantes.
Posteriormente, lembre-se de comunicar quais os indicadores principais e as métricas definidas para que a equipe de alta performance possa atuar com qualidade.
Somente assim os resultados realmente serão sentidos.
Aproveite as dicas e amplie o seu campo de visão para alcançar o crescimento da empresa com os indicadores de desempenho ideais para o seu negócio!
[…] Isso porque o processo de business intelligence tem como objetivo facilitar a tarefa de coleta e análise, e apresentar uma visão detalhada sobre os indicadores de desempenho. […]