5 dicas para aumentar suas vendas com organização e controle usando a gestão empresarial

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Publicado: 23 de abril de 2018 | Atualizado: 12 de julho de 2019.

A gestão empresarial é a administração, controle e organização de todos os processos em uma empresa. Mas por que controlar e organizar uma empresa antes de pensar em vender? Porque a parte comercial só terá sucesso se a casa estiver bem arrumada! Quer saber por quê? Vem com a gente!

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De acordo com pesquisas, o Brasil é a nação que mais produz empreendedores todos os anos. Hoje, cerca de 21% de toda a população tenta encontrar seu espaço dentro do mercado.

Os especialistas em economia esclarecem que este crescimento é reflexo da crise econômica do país que se arrasta desde 2010.

Isso porque, segundo esses especialistas, o trabalho formal foi prejudicado com a recessão e, por esse motivo, a maioria dos profissionais começaram a apostar em criar um negócio próprio.

As razões para esses números podem ser das mais variadas, desde de continuar colocando comida na mesa a encontrar seu lugar ao sol seguindo um sonho grande.

O problema é que grande parte desses novos empreendedores não possui conhecimentos básicos sobre como manter uma empresa de forma saudável.

Por isso, preparamos um conteúdo especialmente feito para ajudar empresários que querem aprender como administrar e controlar os setores de uma empresa com gestão empresarial eficiente.

Confira o que nós preparamos:

Conheça a gestão empresarial na prática

gestão empresarial na prática

De um modo geral, podemos dizer que a gestão empresarial é um modelo de trabalho que busca organizar e coordenar a administração de uma empresa.

Por isso, para saber como administrar uma empresa é necessário ter conhecimentos em gestão empresarial, afinal, será preciso se preocupar com toda a política de valores além de verificar os recursos voltados para investimentos.

Além disso, a gestão de negócios é algo cuja importância de conhecer está acima de qualquer ganho com vendas que a sua empresa possa ter agora!

Isso porque ter uma administração bem coordenada e organizada é a base de tudo, só depois que a casa estiver bem arrumada você poderá pensar nos próximos passos.

Afinal, é muito mais valioso à saúde e manutenção do seu negócio montar uma gestão empresarial de qualidade do que já sair vendendo seus produtos ou serviços sem um plano estratégico.

Mas qual seria a real importância de investir em gestão de negócios para uma empresa?

A importância da gestão de negócios

Bom, ao falarmos em gestão empresarial, é importante separar alguns fatores:

  • Informações;
  • Conhecimento;
  • Inovação;
  • Persistência;
  • Relacionamento;
  • Liderança.

Cada um desses fatores é extremamente necessário para quem busca investir em gestão de negócios.

Para começar, as informações são essenciais para evitar problemas desagradáveis no futuro, afinal, ser bem informado é metade do trabalho de um empresário hoje em dia.

Pois esse é um dos segredos de ter um negócio bem sucedido, isso porque só quando se tem conhecimento específico e habilidades administrativas é possível fazer uma boa gestão.

O conhecimento é necessário para que nem você nem seus sócios, diretores, gestores ou líderes deixem de se manter a par das novidades relacionadas ao mercado que você atua.

Conhecimento é tudo, por isso é sempre bom estar em busca do novo

Além disso, a parte de inovação envolve uma visão do futuro da empresa para o diretor ou gestor do negócio. Essa função é muito necessária quando a empresa se encontra em um cenário de crise econômica, afinal, ter ideias criativas o diferencia da concorrência.

Isso porque, quando você tem ideias criativas consegue mais facilmente se sobressair em relação ao que é oferecido pelo resto do mercado, criando produtos ou processos diferenciados.

Para ter esse diferencial também é importante que seus líderes estejam alinhados com a administração,objetivos e planejamentos.

Para isso é necessário manter o foco de todos em um mesmo objetivo, porque lá na frente, são esses objetivos que vão ditar o quanto sua empresa crescerá no futuro.

Além do mais, é importante persistir! Pois nem sempre as coisas darão sempre certo.

Por isso, invista no relacionamento e alinhamento de expectativas com com toda a equipe!

Afinal nenhuma empresa poderá crescer ou restabelecer o crescimento se a sua equipe não estiver engajada e alinhada com os objetivos almejados pelo gestor.

Isso porque, se a equipe não tiver claro na mente o foco daquele projeto poderá desempenhar as suas atividades de forma ineficiente ou pouco adequada.

Isso nos leva ao último fator principal para investir em uma gestão empresarial de qualidade, a liderança!
Isso porque quanto mais capacitado for o líder, melhores serão os resultados da equipe dele e maiores serão os desafios que ele deverá enfrentar.

Pois o líder é o responsável por medir e alinhar cada uma das expectativas: tanto da empresa quanto do funcionário.

Por isso, um bom líder precisa ser democrático, colaborativo, altruísta e conciliador para estar presente e ser referência de sua equipe, auxiliar nos resultados e buscar a satisfação de clientes e colaboradores.

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Benefícios de uma gestão de negócios bem feita

Um bom sistema de gestão empresarial tem o objetivo de acompanhar os processos de uma empresa e garantir maior alcance dos objetivos, corrigindo falhas e reorganizando a empresa de acordo com as intenções dos gestores.

Também vale a pena apostar em sistemas específicos para seu ramo de negócio,ou que integrem também operação e marketing além da gestão.

Por outro lado, saber como administrar uma empresa está ligado a se preparar para riscos, oportunidades e resultados possíveis no futuro.

Desse modo, conhecer a estrutura de uma negócio ao montar o modelo de gestão empresarial é extremamente importante para que você possa aproveitar de cada um dos benefícios.

Mas quais benefícios são esses?

  1. Controle e segurança do setor financeiro;
  2. Inovar na gestão do negócio por meio de uma visão estratégica do mercado;
  3. Torna as operações da empresa mais adaptáveis a diferentes modelos de tecnologia;
  4. Trabalha com atenção total no colaborador que é quem faz a roda girar.

Assim, todos esses benefícios podem ser notados em organizações de qualquer tamanho, desde microempresas até as multinacionais.

Porém, é claro que os impactos e os resultados serão muito diferentes de empresa para empresa. Afinal, é necessário levar em consideração a realidade econômica de cada organização.

Mas é possível perceber que a maior dificuldade de um empresário, em especial aquele que está começando, está em como organizar a gestão empresarial do negócio para vender mais e crescer de forma saudável.

Mas como empresas de pequeno porte podem usar a gestão de negócios de forma eficiente?

Como usar a gestão empresarial em pequenos negócios?

gestão empresarial pequenos negócios

Dentro de qualquer negócio, desde uma microempresa até mesmo uma multinacional, a organização de um setor administrativo é essencial para o crescimento no futuro.

No caso de empresas de grande porte, existe a abertura do capital para acionistas e investidores e isso requer controle organizacional no setor de gestão de negócios.

Isso porque não se pode sair investindo de forma aleatória ou sem conhecimento. É preciso seguir todo um planejamento e objetivos de negócios.

No caso de empresas pequenas, como não há recurso para abrir o capital a novos sócios e investidores, a gestão empresarial está diretamente ligada às atividades administrativas e financeiras de um negócio.

Assim, nas micro e pequenas empresas é possível destacar como principais objetivos de uma gestão empresarial para pequenos negócios os seguintes pontos:

  • Estruturar o funcionamento dos processos da empresa;
  • Melhorar a gestão de funcionários e fiscalizar a produtividade de cada um deles;
  • Criar estratégias para o setor financeiro de uma empresa;
  • Manter a empresa em crescimento.

É claro que estes são só alguns objetivos para o pequeno empresário que busca investir em gestão de negócios, mas se você quiser saber como fazer uma gestão de sucesso, continua aqui que a gente te explica!

5 dicas para fazer uma gestão empresarial de sucesso

gestão empresarial 5 dicas

Se você procura fazer uma gestão empresarial eficiente, separamos uma lista com 5 dicas que farão toda a diferença no seu processo de organização interna e externa.

Reunimos os mais importantes e relevantes aspectos, afinal, não vale a pena listar diversas dicas diferentes se com apenas cinco você consegue obter resultados tão relevantes.

Conheça seu nicho de mercado e seus clientes

Já ouviu aquela frase “Informação vale ouro”?

Foque nisso durante toda a trajetória da sua empresa! Afinal, quando se conhece o nicho de mercado no qual está inserido e o perfil do cliente que a sua empresa mais investe é possível traçar metas e processos mais eficientes.

Por isso, você deve ser o especialista nos seus clientes e o especialistas no tipo de mercado que atua.

Com isso, você poderá verificar com mais facilidade as chances de crescimento oferecido pelo mercado, sem deixar de investir tempo e conhecimento na gestão empresarial da sua empresa.

Utilize softwares de integração de setores

Fazer uso de um software de gestão é essencial para o bom gerenciamento de um negócio.

Pois ele é capaz de te ajudar com organização administrativa e processual dentro do ambiente corporativo.

Por isso, os cuidados na escolha de softwares para auxiliar a gestão de negócios devem ser levados em consideração.

Sabendo disso, nós listamos alguns dos melhores programas que auxiliam a integração de diferentes setores:

Estes softwares são chamados de sistema ERP e funcionam muito bem quando a intenção é melhorar o dia a dia de diferentes setores em uma empresa apenas com organização e compartilhamento de documentos e informações.

Afinal, o objetivo desses sistemas é reduzir os custos da empresa, automatizar processos e evitar o uso de softwares diferentes para fazer a mesma coisa, gerando um custo muito mais alto.

Crie um planejamento estratégico do negócio

Não basta saber quem é o cliente e organizar as informações de diferentes setores se você não construir um planejamento estratégico da sua empresa para o futuro.

Pois, nesse tipo de planejamento ficarão expostas todas as ações a serem tomadas na empresa, como um cronograma.

Isso é relevante para fins de organização, sistematização de processos, objetivos e resultados esperados.

Para isso, é importante destacar quem são os responsáveis por cada área, justamente para saber de quem cobrar resultados depois.

Por isso, é importante manter as metas ligadas ao plano estratégico de negócios que você estruturou logo de início.

Não deixe de pedir ajuda!

Não importa o tamanho da sua empresa, se você estiver em busca de crescimento empresarial e aumento no número de vendas com qualidade, busque ajuda de especialistas.

Um deles pode ser o SEBRAE – um excelente parceiro de micro, pequenas, médias e até mesmo grandes companhias – que procuram organizar a gestão empresarial a fim de evitar dores de cabeça no futuro.

Por isso, nunca deixe de pedir ajuda. Como dissemos no início, ninguém é obrigado a conhecer tudo sobre gestão empresarial ao tocar um negócio.

A ajuda de um especialista é sempre bem-vinda!

Mantenha a equipe sempre motivada

Por fim, para toda a estratégia de gestão empresarial do seu negócio andar conforme o planejado, é importante manter sua equipe sempre alinhada com a liderança.

Assim, todo o time estará engajado e trabalhando em prol de um mesmo sonho.

Pois, ao conquistar uma equipe sincronizada você terá colaboradores mais engajados com os objetivos da empresa, e como já foi citado mais acima, é importante também alinhar esses objetivos com os planos de cada funcionário.

Como fazer isso?

Bem, olhe os objetivos da sua empresa e esteja sempre presente na rotina dos colaboradores, entendendo os seus objetivos profissionais e planos futuros.

Assim você poderá pensar com sabedoria e ótica estratégica alguma forma de fazer conexão com o que a empresa precisa e aquilo almejado pelo colaborador.

Com isso, certamente conquistará uma equipe motivada!

E se com uma equipe motivada é possível conquistar o mundo, quem dirá obter uma boa gestão empresarial.

Controlar para organizar e vender

gestão empresarial controlar para vender

Bem, você entendeu o que é a gestão empresarial e como administrar uma empresa utilizando técnicas assertivas que alinham seus resultados para conseguir mais vendas, certo?

No entanto, é preciso compreender também que ao planejar uma gestão empresarial para pequenos negócios de sucesso, é necessário definir quais são os objetivos da empresa com relação ao patamar que se almeja alcançar.

Se você sonha grande, invista em uma gestão empresarial que traga mais qualidade de vida para seus colaboradores, facilidade de fluxos no escritório e alinhamento com a liderança.

Também é importante continuar observando e planejando continuamente o fluxo de vendas e andamento dos faturamento. Não queremos resultados incompatíveis com as suas metas, certo?

E para essa tarefa é possível contar com parceiros especializados como a Exact Sales, uma empresa especialista em aceleração de vendas complexas que por meio de sua metodologia própria oferece recursos para auxiliar otimizar o processo de vendas, desde a pesquisa de mercado, passando pela redução do CAC até o aumento da efiência de sua equipe.

Desse modo é possível ter um sucesso tão notável em pequenos negócios lucrativos quanto os saltos financeiros que as multinacionais costumam dar.

Por isso, prepare seus diretores e gestores e monte com o auxílio deles uma gestão empresarial simples, organizada e fácil.

Gostou das dicas que encontrou por aqui? Então comente como você utiliza a gestão empresarial e como ela tem impactado a sua empresa. Confira outros posts em nosso blog e saiba mais sobre como gerir uma empresa com sabedoria e assertividade!

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