Como um e-commerce B2B pode ajudar nas vendas para atacado?

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Publicado: 31 de janeiro de 2023 | Atualizado: 31 de janeiro de 2023.

Não é novidade para ninguém que as vendas no e-commerce cresceram, especialmente influenciadas pelo cenário pandêmico. Agora, no contexto pós-pandemia, as vendas online seguem em expansão, incluindo boas notícias para o segmento e-commerce B2B.

De acordo com um estudo recente da Grand View Researc, empresa especializada em consultoria de mercado, as vendas online no atacado vão crescer 19,7% por ano até 2030. Apenas em 2021, esse mercado movimentou USD 6,883.47 bilhões em todo o mundo.

Por esse motivo, um e-commerce B2B pode ajudar nas vendas por atacado, expandindo seu público por criar melhores condições de compra, sem limites geográficos e sem horários de funcionamento.

O melhor? Com muita economia! Quer saber mais detalhes sobre o mercado de e-commerce B2B? Continue conosco até o fim do artigo!

Por que implantar um e-commerce B2B?

A internet transformou a rotina das pessoas. A forma como nos comunicamos, nos informamos e também compramos mudou drasticamente com ela. E as mudanças não param! A cada momento novas tendências surgem e com as vendas não seria diferente.

Empresas que vendem no atacado sabem que as vendas presenciais são repletas de limitações, já que espaços físicos podem não acompanhar o crescimento da empresa com o passar dos anos e modificações podem não ser sustentáveis para o negócio.

Assim, a expansão para o universo digital permite uma série de otimizações, como economia e melhora na experiência do cliente.

A seguir, listamos 5 bons motivos para investir no e-commerce para B2B.

1. Sem limites geográficos

Sua empresa pode atender outras empresas de diferentes cidades e estados, sem se limitar apenas à sua região.

Atender apenas o público local faz com que, inevitavelmente, seu negócio atinja um ponto de estagnação após  certo período. Afinal, atender apenas presencialmente traz esse limite.

Por outro lado, a atuação no digital permite que outras empresas conheçam seus serviços e passem a comprar com você. Esse movimento é o que permite a expansão dos negócios, sem precisar contar apenas com a sua região para isso.

Mesmo para clientes da sua cidade, receber as compras na empresa é uma vantagem, já que evita gastos financeiros e de tempo desprendidos com o deslocamento.

Já pensou que vender online também é vantajoso pensando em quem já compra com você no presencial? Assim, há mais oportunidades de fidelização!

2. Sua empresa aberta 24h por dia nos 7 dias da semana

Já pensou em funcionar sem restrições de horário? Com o digital isso é possível. Mais ainda, sem precisar gastar nada com isso.

Enquanto uma unidade física necessita de uma série de recursos como energia, água, internet e funcionários, além do aluguel e outros gastos, no digital há uma grande economia.

Afinal, é preciso ter apenas um bom site e arcar com gastos como hospedagem e domínio, além de uma equipe reduzida, quando em comparação às grandes equipes necessárias para o presencial.

Com isso, seus clientes podem aproveitar para fazer as compras no horário que preferirem, sem dar de cara com a porta. Essa flexibilidade de horário é uma das grandes vantagens para o cliente, que pode escolher comprar quando quiser e sem se deslocar.

3. Promoções e mix de produtos exclusivos

A presença no digital traz uma série de mudanças e possibilidades de estratégias para as empresas. Um bom exemplo é a criação de promoções e mix de produtos exclusivos no e-commerce.

Isso é possível graças aos dados gerados no site, que podem apontar, por exemplo, produtos parados no estoque e que precisam de uma grande vazão.

O mesmo vale para promoções estratégicas, que podem ser feitas em determinado período ou por algum outro motivo pertinente para a empresa.

Além disso, também é possível criar combos com mix de produtos específicos, aumentando a lucratividade da sua empresa, mesmo em atacado.

4. Experiência do cliente otimizada

Comprar online garante uma série de vantagens para o cliente. Pelo site, o comprador pode acessar seu histórico de compras e conferir com toda facilidade o que comprou em sua última visita.

Assim, é mais fácil comprar os mesmos itens novamente, no caso de compras recorrentes.

Outra vantagem para os clientes é poder comprar sem sair da empresa e sem esperar pelo vendedor.

Esses detalhes do digital fazem com que o cliente economize tempo, já que ele mesmo é responsável pelas compras.

5. Integração de dados

Por fim, vender no digital garante que lojistas integrem sistemas e plataformas ao seu e-commerce, para que tenham acesso a dados relevantes sobre os clientes.

Com isso, é possível traçar estratégias para aumentar o ticket médio, lucrar mais e oferecer uma experiência ainda mais positiva aos clientes.

Como implantar o e-commerce B2B ideal?

Mais do que importante, é necessário atuar no digital para se posicionar no mercado de forma competitiva. Dito isso, como implantar o e-commerce B2B ideal? Veja como nos tópicos a seguir:

Conheça o perfil dos seus clientes

O primeiro passo é conhecer o perfil dos seus clientes. Descubra detalhes como faturamento mensal, nicho de atuação, quanto costumam investir com produtos do seu nicho e outros detalhes pertinentes.

Também é interessante conhecer dados sobre a presença online desses clientes.

Por exemplo, descubra se essas empresas já têm o costume de comprar online e como costumam comprar. Se ainda não compram online, sua empresa pode ajudar com estratégias voltadas para a divulgação do e-commerce. Assim, os clientes conhecem uma nova maneira de comprar!

Integre com os demais canais de vendas

Vender no e-commerce, diferente do que muitos podem pensar, não significa abandonar os demais canais de vendas.

Inclusive, vender presencialmente continua sendo importante, já que há clientes locais que continuam preferindo essa modalidade. Lembre-se: as vendas presenciais também são relevantes em casos de produtos específicos.

Assim, as vendas online existem para expandir a sua atuação, eliminando os limites geográficos e de tempo, bem como reduzindo uma série de custos. Contudo, é importante integrar todos os canais de vendas, por meio de ferramentas específicas, para otimizar os resultados.

Defina metas e objetivos ao implementar e-commerce B2B

Parte do planejamento inclui a definição de metas e objetivos. Por que sua empresa deseja investir no digital? Qual o crescimento pretendido em quanto tempo? Ou então, quais são os impactos desejados para o financeiro, comercial e logístico? Liste tudo isso.

Somente assim será possível determinar estratégias efetivas e desenvolver um e-commerce qualificado para as suas metas de negócio e as necessidades do seu público.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe GEOVendas, uma suíte de vendas que ajuda a gerenciar, organizar e ampliar os seus canais de vendas, proporcionando experiências personalizadas para os seus clientes.