Gestão de e-commerce: o que é, importância e como fazer

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Publicado: 31 de janeiro de 2023 | Atualizado: 31 de janeiro de 2023.

A gestão de e-commerce é um ponto crucial para que um negócio de vendas pela internet dê certo e prospere.

Assim, investir em uma loja virtual pode ser uma ótima ideia para otimizar os resultados.

Contudo, embora promissor, esse meio é altamente concorrido, e uma boa gestão é essencial para que sua empresa consiga se sobressair.

Por isso, vamos explicar aqui o que é gestão de e-commerce, falar sobre sua importância e dar quatro dicas valiosas para seu empreendimento ter grandes resultados.

O que é gestão de e-commerce?

A gestão de e-commerce é um conceito que inclui todos os processos necessários para o planejamento e administração de uma empresa de vendas pela internet.

Por ter muitas particularidades, o e-commerce exige atenção a diversas áreas.

Além das finanças e do marketing, o empreendedor do varejo digital deve administrar o estoque do seu negócio e a logística de envio dos pacotes.

A infraestrutura do seu site de vendas também deve ser considerado no processo, com a obtenção de domínio e hospedagem de um site próprio ou mesmo o anúncio em marketplaces.

Ou seja, é preciso atuar em várias frentes para gerir uma loja virtual de qualidade.

Qual a importância da gestão de e-commerce?

O negócio de vendas pela internet tem se expandido em ritmo acelerado no mundo inteiro, e o Brasil não fica de fora dessa tendência.

Segundo pesquisa do PayPal e da BigDataCorp, o país teve em 2021 cerca de 1,59 milhão de lojas online em funcionamento.

Este volume é 22,05% superior a 2020, quando a pandemia já tinha impulsionado uma alta de 40%.

Os dados mostram que este é um meio concorrido, que exige atenção a todos os detalhes para superar a concorrência.

Sem uma gestão adequada do negócio, fica mais difícil oferecer um preço competitivo e um atendimento capaz de fidelizar clientes.

Portanto, a gestão de e-commerce é o único caminho para o sucesso nas vendas online.

Como fazer a gestão de e-commerce?

Para realizar uma gestão de e-commerce, é preciso fazer um plano detalhado antes de dar início às operações.

O primeiro passo é elaborar um planejamento estratégico de vendas, estipulando metas e reunindo informações sobre o nicho do negócio.

Este documento vai servir como base para a organização do estoque e a logística de entregas.

Uma boa gestão também inclui projeções dos custos de operação, considerando ações de marketing e medidas para economizar nas despesas, além de medidas de prevenção a fraudes.

Seguindo esses passos, é possível fazer uma precificação que garanta lucro com preços competitivos.

4 dicas para evoluir a sua gestão de e-commerce

Confira agora quatro dicas que podem ajudar seu e-commerce a se destacar.

1. Planeje suas finanças

Uma boa gestão de e-commerce passa pelo planejamento financeiro, começando pela análise dos orçamentos de todos os setores.

Não basta, por exemplo, levar em conta as despesas com compra de produtos para revender sem planejar o frete ou as ações de publicidade e marketing para captar clientes.

2. Acompanhe métricas

Conhecer as principais métricas é um fator essencial para o empreendedor perceber a necessidade de alguma mudança no negócio, além de manter o que dá certo.

Algumas métricas importantes são:

  • Retorno sobre Investimento (ROI);
  • Ticket médio;
  • Taxa de abandono de carrinho;
  • Taxas de aprovação e de reprovação;
  • Taxa de conversão (CVR);
  • Custo de Aquisição de Cliente (CAC).

3. Organize o estoque

A menos que você trabalhe com dropshipping, será preciso determinar um local para armazenar seus produtos.

A cada mês, é preciso fazer um inventário para organizar esse material.

Para negócios com bastante demanda, é aconselhável o uso de um sistema automatizado para gerir o estoque.

4. Planeje os envios

Para fazer os envios, é preciso antecipar a demanda para não correr o risco de um cliente ficar esperando mais que o previsto.

Além de certificar que poderá cobrir os custos, calcule valores e tente dar opções aos clientes.

Uma ferramenta chamada gateway de frete pode ajudar a conectar seu negócio a diversos serviços de entrega, identificando as melhores opções e otimizando o processo de entrega para os clientes.

Qual é a importância dos meios de pagamento na gestão de e-commerce?

O processo de pagamento é o momento mais sensível no contato entre um consumidor e um negócio de e-commerce.

O abandono do carrinho é um dos grandes vilões nesse setor. De modo geral, o abandono pode acontecer por causas como:

  • Falta de checkout transparente: alguns sistemas redirecionam o usuário para outra página na hora do pagamento, causando insegurança em parte dos clientes
  • Poucas formas de pagamento: há vários métodos disponíveis atualmente, e muitos dos seus clientes podem desistir de uma compra se não puderem pagar confirme suas preferências
  • Poucas bandeiras de cartão: o cartão de crédito é o meio mais usado em vendas pela internet, e aceitar todas as bandeiras é essencial para efetivar vendas.

Portanto, apenas com uma boa plataforma de pagamentos você conseguirá baixar a taxa de abandono de carrinho e melhorar seus resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog da Vindi.