Vídeo marketing: 5 dicas para você criar sua própria Hollywood e fazer a sua empresa se destacar

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 11 de abril de 2018 | Atualizado: 13 de agosto de 2019.

O Vídeo Marketing é a estratégia ideal para quem quer atingir o seu público de maneira criativa e eficiente. Se você quer disparar na frente da concorrência, o que acha de aprender tudo sobre um dos principais canais de divulgação on-line?

Se a música de sucesso no início da década passada dizia que beijo na boca era coisa do passado, a versão 2018 da canção diria que um anúncio simples é que está ultrapassado.

Isso porque são mais de 160 milhões de consumidores brasileiros gastando horas e horas assistindo vídeos no Youtube ou no Facebook.

Então, imagine só o tamanho do alcance da sua marca se você decidir aproveitar todas as vantagens de adotar o vídeo marketing como estratégia de divulgação!

Espera… ainda não sabe o que é vídeo marketing? Vai deixar a sua empresa perder essa oportunidade de mercado?

Não se desespere! Confira o conteúdo especial sobre o assunto:

O que é vídeo marketing?

Descubra tudo sobre o que é vídeo marketing

Você costuma realizar compras por impulso ou prefere antes fazer uma pesquisa para conferir o desempenho e até outras opiniões sobre o produto?

Se você faz parte desse último grupo, saiba que não está sozinho. Os hábitos de consumo mudaram e as pessoas agora exigem ter acesso a mais informações antes de tomar qualquer decisão de compra.

E é para satisfazer essa demanda que as empresas passaram a utilizar como estratégia on-line a divulgação de vídeo marketing.

Mas afinal, o que é vídeo marketing? Ele é todo tipo de material audiovisual usado para promover uma marca.

E pode servir para fazer uma simples apresentação ou uma demonstração por meio de um tutorial de um produto ou serviço até só exibir um conteúdo com a finalidade de atrair tráfego para o seu site.

Se você acha a produção de um vídeo marketing trabalhoso demais para merecer investimento, te desafio a ler o próximo tópico e continuar com a mesma opinião.

Descubra por que usar o vídeo marketing

Saiba porque você deve começar a usar o vídeo marketing

Você sabia que mais de 93% dos especialistas de marketing dos EUA usam o video marketing como estratégia?

Pois é. O número impressiona, mas eles estão certos!

Isso porque segundo a Teoria da Dupla Codificação do psicólogo americano Allan Paivio, toda a associação de som e imagem nos ajuda a atingir um nível superior de atenção.

Além disso, o uso de o vídeo de marketing vai ao encontro com os atuais hábitos dos internautas.

Afinal, um terço do tempo gasto pelas pessoas na internet é justamente assistindo a vídeos.

Não é à toa que os anúncios em formato de vídeo tem 43% mais compartilhamentos no Facebook.

Por isso, se você decidir investir em vídeo marketing terá 41% a mais cliques do que se tivesse optado por um anúncio em formato de texto, por exemplo.

E esse é só uma das vantagens de adotar a estratégia. Descubra agora quais são outros.

Conheça os benefícios de usar o vídeo marketing

Conheça todas as vantagens de usar o vídeo marketing em sua estratégia

Quer aumentar as vendas?

Aposte no vídeo marketing! Nove em cada dez pessoas acreditam que vídeos ajudam a decidir uma compra.

E pode acreditar, viu! Esse dado é tão confiável quanto às indicações dos dentistas nos comerciais de TV.

Então, se você divulgar um material bem produzido, vai ser difícil o cliente resistir a tentação.

Além disso, os vídeos tem um peso importante para um bom posicionamento da sua empresa nos resultados de busca, pois ele é uma das formas mais ricas de apresentar um conteúdo.

Como isso proporciona uma experiência melhor ao usuário, esse é um dos principais critérios para o rankeamento do Google. Quer saber mais sobre o assunto? Não deixe de conferir nossa publicação.

Voltando ao assunto, adotando essa estratégia você não só consegue posicionar para o topo do Google como também irá atrair até três vezes mais visitantes.

E, se não bastasse, o vídeo marketing é capaz despertar empatia e lembrança como nenhuma outra estratégia. Um roteiro bem escrito aliado a imagens fortes pode ser exatamente aquilo que faltava para fidelizar o seu cliente.

Se você quer saber como aumentar o valor da sua marca, complementar e impulsionar suas outras ações de marketing com os vídeos, continue ligado.

Explore todos os tipos de vídeo marketing

E-book gratuito com os melhores gatilhos mentais para aumentar suas vendas

Existe um tipo de vídeo marketing de conteúdo para cada necessidade. Veja as opções e saiba qual se encaixa mais as suas necessidades:

Demonstração

Como o próprio nome diz, esse tipo de vídeo serve para apresentar o produto.

Apesar da simplicidade da ação, não se esqueça de pensar em formas atrativas de apresentação.

Você deve sempre ter o objetivo de seduzir o futuro cliente. Então ponha na mesa, ou melhor, no vídeo, todas as suas cartas na manga e atinja a meta.

Institucionais

Se o primeiro tipo é uma apresentação do produto, aqui é uma da sua empresa.

O vídeo de marketing é uma ótima opção para apresentar sua visão, missão e valores aos seus clientes.

Mas lembre-se: para reforçar a identidade da marca no mercado, aposte em maneiras mais humanas de fazer essa divulgação.

E você pode fazer isso associando seus valores com alguma causa e inserindo a sua marca na realidade da vida das pessoas.

Perguntas e Respostas

Como o próprio título diz, esse tipo de vídeo funciona com perguntas e respostas, como um jogo de pingue-pongue.

As dúvidas mais frequentes são geralmente respondidas por um especialista, reforçando a confiabilidade na empresa.

Tutoriais

Um dos tipos de vídeos mais em alta no youtube marketing, o tutorial é aquele vídeo no qual se ensina como utilizar um produto em determinado contexto.

O tutorial é ideal para fortalecer a marca em um segmento e criar um público fiel porque ele mexe com os sentimentos do público, afinal ele resolve um problema que até então parecia impossível.

Depoimentos

Provavelmente você já se deparou com algum vídeo de um famoso falando de algum produto ou serviço.

E diria que você pode até já ter comprado um produto com baseado na experiência de alguém.

Se esse foi o caso, então a estratégia cumpriu o seu papel.

Porque mesmo tendo o mesmo nome daquela parte do finado Orkut, o vídeo de depoimento vai além de um simples “o que dizer desse produto que mal conheço mas já considero pacas?”

A pessoa deve relatar a experiência e todos os benefícios do produto de forma que o deixe irresistível aos seus olhos.

Live/Webinar

Extremamente populares atualmente, um vídeo marketing ao vivo é ótimo para aproximar o cliente da sua empresa.

Aproveite para mostrar o dia a dia da empresa, bater um papo amigável com a audiência ou até fazer um vídeo de perguntas e respostas em tempo real.

Se você quiser mais detalhes sobre o que é Webinar ou uma Facebook Live arrasadora, confira nosso conteúdo sobre o assunto.

Mensagem personalizada

Por que não investir em um vídeo com uma mensagem personalizada na hora de fazer uma proposta ao invés de só mandar um documento em PDF?

Além de ser uma forma criativa de abordagem, esse tipo de mensagem aproxima o cliente de você e o faz se sentir especial.

Aprenda 5 dicas para usar o vídeo marketing

Aprenda a usar o vídeo marketing!

Em 2020, mais de 80% do conteúdo da internet vai ser composto por vídeos, e não é nem previsão da mãe Dinah. Mas como tudo na vida, será necessário separar o joio do trigo.

Se você quiser ficar no lado de qualidade da história, é preciso seguir alguns passos.

1. Conheça a sua audiência

Antes de mais nada, o seu primeiro passo deve ser sempre conhecer a pessoa a quem a mensagem será destinada. Não seria uma gafe produzir um vídeo com uma linguagem totalmente incompatível com o seu público?

Para isso não acontecer, invista em pesquisas de mercado e ouça seus clientes.

Com essas informações em mãos, é interessante que você desenvolva uma persona, ou seja, criar um perfil de um consumidor ideal.

Fica bem mais fácil pensar na melhor forma de produzir um conteúdo se você já tiver um alvo bem definido e saber tudo sobre o seu comportamento e o que ele procura.

Só depois de ter estudado profundamente o seu segmento e desenvolvido as personas (se quiser saber o que é persona, confira nosso conteúdo), é que você pode começar a pensar no conteúdo do vídeo marketing.

2. Tenha foco

Pode parecer estranho, mas perder o foco é um maiores perigos na hora da produção de um vídeo marketing. Tome cuidado para não mudar o assunto de pato para ganso e perder a sua audiência.

Na hora de produzir o roteiro do vídeo, dê o mesmo nível de importância da criatividade a coerência da mensagem a ser passada.

Assim, a chance do cliente assistir o vídeo até o fim e ser convencido a consumir o seu produto será maior.

3. Não esqueça de adicionar um Call to Action ao vídeo

O nome pode soar estranho, mas a estratégia já é bem conhecida. Todas aquelas indicações nos sites sinalizando “saiba mais”, “compre” ou qualquer outra te convidando a uma ação, é um Call To Action, ou CTA.

É simples, não é? Mas caso tenha restado alguma dúvida, temos um conteúdo sobre o que é call to action aqui.

E para ser ainda mais eficiente, o vídeo marketing de conteúdo precisa estar atrelado a um CTA, assim o cliente não sai dessa bolha de engajamento criada por você.

4. Crie uma rotina

Reforçar a imagem da sua empresa e aumentar as vendas com a ajuda do vídeo marketing pode levar um certo tempo para acontecer.

Por isso é tão importante ser constante na criação de conteúdo em vídeo. Coloque a produção desse tipo de material como parte da sua rotina como qualquer outra estratégia.

Assim como um castelo de cartas, se uma das peças não está bem posicionada, toda a estrutura, no caso, a sua estratégia on-line com o vídeo marketing, vai por água abaixo.

5. O vídeo marketing e as redes sociais

Saiba como tirar o melhor do vídeo marketing com as redes sociais

Hoje em dia é impossível pensar em qualquer estratégia on-line sem incluir as redes sociais.

Mas como você já tem uma persona definida, fica fácil montar seu plano de ação e não ficar restrito a como postar um vídeo no Youtube, como inclusive já ensinamos aqui.

Por isso, invista na rede mais utilizada pelo seu alvo e aproveite os benefícios de cada plataforma.

Assim, se, por exemplo, a sua persona passa a maior parte do seu tempo on-line no Facebook, você terá muito mais retorno se publicar um vídeo diretamente na plataforma do que compartilhando um link do Youtube.

E se esse for o caso, aproveite nossa publicação sobre como postar vídeo no Facebook para obter resultados melhores.

Bônus: Para se inspirar

Como muitas vezes é difícil saber por onde começar, trouxemos aqui uma referência de vídeo marketing para servir de inspiração.

Você deve se lembrar da campanha da Dove chamada “Escolha Bonita”, cujo objetivo é reforçar a beleza única de cada mulher.

No vídeo mais visto pelos brasileiros em abril de 2015, mulheres do mundo inteiro foram convidadas a escolher entre duas portas para entrar: uma dizia bonita e a outra comum. O curta mostra ainda as reações e os depoimentos das participantes.

Veja como um vídeo institucional não precisa e nem deve ser engessado.

Ao associar a empresa a uma causa maior, o empoderamento feminino, a Dove não só reforçou seus valores como também mostrou como está de acordo com as mudanças do mundo moderno.

Além de humanizar a marca, um vídeo assim conecta as pessoas ao seu negócio por meio de identificação e laços emocionais.

Dê asas a sua imaginação

Nesta publicação você pode finalmente conhecer todos os segredos para a produção de um bom vídeo marketing.

Imaginava que conhecer bem a sua audiência é tão importante quanto a produção de conteúdo?

Afinal, tudo o que você produzir deverá ser pensando no que o seu possível cliente iria querer.

E não se esqueça: para conquistá-lo, pense em formas criativas de sedução.

Tendo tudo ficado em pratos limpos, só te resta ver qual tipo de vídeo atende melhor às necessidades do seu público e apertar o play.

Para mais dicas como essa, não deixe de conferir o conteúdo do blog da Ideal.

Compartilhe nas Redes Sociais!