Facebook Live: confira as melhores dicas para bombar na rede com suas transmissões ao vivo
Publicado: 1 de fevereiro de 2018 | Atualizado: 2 de setembro de 2019.
O Facebook Live tem ganhado cada vez mais espaço no mundo corporativo, isso porque seu resultado é muito mais vantajoso do que uma simples publicação de foto ou vídeo. Ao fazer uma transmissão ao vivo no Facebook, você irá impactar mais pessoas do que qualquer outro formato de publicação.
O Facebook permite aos perfis e páginas realizar posts com fotos, vídeos ou simplesmente apenas escrevendo um texto, seja expressando sentimentos ou atividades e também fazendo Check-in de onde você está ou esteve.
Como você talvez saiba, essas publicações não alcançam todos os seus seguidores, elas atingem um determinado público, isso é estipulado por uma conta feita pelo Edgerank.
O Edgerank é a fórmula desenvolvida para calcular o que é relevante dentro do Facebook. Ele usa 3 pilares bases para realizar essa conta, mas vamos explicar melhor isso durante o texto.
Então, já que existe este filtro, como eu consigo criar um melhor engajamento com o público? O Facebook Live pode ajudar a solucionar esse problema, porque uma transmissão ao vivo tem relevância muito maior do que uma simples publicação.
Logo, você será melhor ranqueado, e sua live atingirá mais pessoas.
Para saber mais sobre o Facebook live, acompanhe esse conteúdo que te ajudará a ter sucesso com essa ferramenta engajadora.
Facebook Live, posso fazer uma?
Live é o nome dado à transmissão ao vivo do Facebook.
Agora, respondendo a pergunta acima, sim, você pode fazer uma. Todos podem fazer uma transmissão ao vivo no Facebook.
Essa ferramenta surgiu em agosto de 2015, mas só celebridades e páginas oficiais podiam fazer live. Oito meses depois, isso foi liberado ao público geral, tanto para perfis, como para as páginas.
O Facebook Live descobriu uma nova maneira de fazer as pessoas se conectarem. Afinal esse é o maior objetivo do site, conectar o mundo.
Mark Zuckerberg deixa isso claro. Quando a rede social atingiu o número de 2 bilhões de pessoas, Mark realizou um publicação que exaltou isso.
“Essa manhã, a comunidade Facebook atingiu oficialmente 2 bilhões de pessoas!
Estamos fazendo progresso conectando o mundo, e agora vamos trazer o mundo para mais perto juntos.
É uma honra ser parte dessa jornada junto com você.”
Fica evidenciado que o desejo de Mark ao criar o Facebook era conectar o mundo.
O Facebook live permite a otimização dessa conexão. Afinal, é muito mais legal acompanhar uma transmissão ao vivo do que está acontecendo, do que ler uma matéria sobre o ocorrido depois.
Por exemplo: A empresa de paraquedismo alemã PULAPULA vai realizar um evento onde acontecerá o maior salto já foi registrado. O atleta vai estar a 50km de distância da Terra, e saltará ás 15h00. Entretanto, nenhum veículo de comunicação mostrará ao vivo o salto.
A empresa, sabendo que este é um acontecimento global, aproveita a oportunidade e faz uma transmissão ao vivo no Facebook mostrando o salto, os bastidores pré salto e toda a equipe envolvida com o projeto.
Pronto, sucesso na certa!
Com certeza essa transmissão terá muitos espectadores e além de gerar interações, resultará em um engajamento maior com o seu público-alvo.
Além de ser uma boa experiência para quem assiste, a empresa ganha muito com a movimentação de sua página.
Sabendo disso, é cada vez mais comum ver empresas usando o Facebook live para diversas ocasiões, seja em um evento que está acontecendo, seja um momento de interação com o público, ou um simples bate-papo sobre o segmento de atuação da empresa.
Ai algumas pessoas que não sabem perguntam: como eu uso o Facebook Live?
Como fazer a sua transmissão ao vivo no Facebook?
É bem simples na verdade, tanto para perfis como para páginas. Você só precisa de uma câmera, podendo ser a do celular ou a webcam do computador ou notebook e pronto.
Esse é um dos pontos fortes da live, não exigir equipamentos profissionais. Se fosse preciso, provavelmente o uso dessa ferramenta não seria tão comum.
Mas também, se você quiser usar câmera externa, é possível. Basta conectar ao computador e sua live pode ser feita por outra câmera.
Facebook Live para perfis
Se você tem um perfil, você só precisa abrir o Facebook, ir até a página inicial. Você vai se deparar com algo parecido com isso:
Então, basta clicar em Vídeo ao vivo, e abrirá a página da transmissão.
Depois basta clicar em Iniciar transmissão ao vivo. Você pode descrever a sua live e ajustar as configurações antes de começar. As configurações são: escolher a câmera que será usada e tipo de microfone.
Facebook Live para Fanpages
A sequência é praticamente igual ao de iniciar uma Facebook Live como se fosse um perfil. Você deve abrir sua Fanpage no Facebook, para fazer a live você precisa ir até a página principal, depois acessar a área de compartilhamento de status e clicar em Iniciar um vídeo ao vivo.
Depois disso, o procedimento é igual. A tela que surgirá é idêntica, e basta alterar as configurações se necessário, e começar sua live.
É importante ressaltar que, para compartilhar a sua tela, você precisa fazer a transmissão com um software de codificação.
O OBS (Open Broadcast Software) é o mais recomendado, pois ele possibilita fazer live com duas câmeras ao mesmo tempo, permite incluir trilhas sonoras, compartilhar a tela e muitos outros. Saiba mais sobre o OBS.
Facebook Live com Softwares de codificação
Os softwares de codificação são ideais se você quer fazer uma transmissão ao vivo no Facebook à nível profissional.
Usar estes softwares é muito importante porque com eles, você pode agendar uma live no Facebook. Quando você programa sua transmissão ao vivo, a sua página irá enviar aos seus seguidores, uma notificação, avisando que você irá fazer uma transmissão ao vivo em tal horário.
Isso é interessante porque, antes de começar sua live seu público estará informado, facilitando o aumento da audiência, e resultando num maior sucesso de sua live.
Para fazer uma live com um software, você precisa ir em ferramentas de publicação, na parte superior da tela.
E então você será redirecionado as ferramentas. Ao lado esquerdo, abrirá essa página, e então, você deve clicar em Biblioteca de vídeos.
Em seguida, você só precisa clicar em Ao vivo, e pronto, você pode começar sua live e ajustar as ferramentas para otimização da transmissão ao vivo.
A transmissão ao vivo me trará resultados melhores?
É simples, pense comigo. Começamos dizendo que o seu objetivo era criar engajamento do público-alvo certo? Então, o que despertaria mais a curiosidade da sua persona, do seu público?
Um vídeo autoexplicativo gravado, ou a live, que permite sanar dúvidas dos seus seguidores, podendo acontecer uma verdadeira interação entre empresa-cliente?
A resposta é clara, a live é melhor!
É muito bacana porque o público pode reagir pelo Facebook, e isso faz você perceber se está sendo útil, se não está tão bom, se o público está se impressionando…
Além do mais, sua publicação nem sempre atinge 100% do seu público. O Facebook tem um algoritmo que calcula a relevância da sua página em relação aos seus seguidores, esse algoritmo se chama EdgeRank, falaremos do EdgeRank no tópico abaixo.
Mas traduzindo, se você publicar um milhão de vídeos, e a interação do público for baixa, a chance de eles não aparecerem pra ninguém é enorme.
Com a live, quando se entra ao vivo, seu seguidor é informado no exato momento. Uma notificação é enviada para o usuário.
Empresa Fulano está fazendo uma transmissão agora!
Isso chama muito mais a atenção do público, sem dúvidas.
Como funciona o EdgeRank?
Como dissemos, o EdgeRank é o cálculo realizado pelo Facebook para medir qual publicação irá aparecer no feed de notícias das pessoas. Para isso são usadas três bases:
- Tempo de publicação;
- Peso da interação (curtidas, comentários, compartilhamentos);
- Afinidade entre o publicador e o consumidor.
Esses três pilares são levados em consideração e uma média é feita. Essa conta é realizada entre as relações de cada usuário. O seu número é diferente para cada um.
Afinidade
É a relação que sua página tem com cada usuário, e esse cálculo é feito conforme a interação existente entre as páginas, curtidas, compartilhamentos, comentários, reações e até troca de mensagens.
Quanto maior for a interação, maior a afinidade e chance de sua publicação aparecer para esse usuário.
Peso
É o peso da sua publicação, se foi muito comentada, se houveram muitas curtidas, se existem pessoas marcadas, se foi compartilhada ou outros.
Tempo de publicação
Quanto mais recente é a publicação, maior a chance dela aparecer para o público. O Facebook busca ter um feed sempre atualizado, e com isso, quanto mais antiga sua publicação, mais ela perde seu valor.
Facebook Live: uma ferramenta de muito poder
Vimos que, usar o Facebook live é extremamente vantajoso para as empresas engajarem seus usuários.
Graças a essa ferramenta, seu público pode interagir mais com a sua empresa e gerar relações harmoniosas, podendo engajar e gerar relações que podem trazer futuros negócios.
Então pare de perder tempo, procure uma boa pauta e faça uma live com temas de qualidade, para gerar mais engajamento do seu público!