Saiba o que são backlinks e como eles podem ajudar no posicionamento da sua página no Google
Publicado: 24 de maio de 2019 | Atualizado: 5 de março de 2020.
Você sabe o que são backlinks? Não?! Bom, podemos adiantar que quando o assunto é gerar relevância na web, eles são essenciais, afinal, esses links podem ajudar o seu site a se posicionar na primeira página do Google. Quer saber o porquê? Então fica aqui que a gente te explica tudinho!
De acordo com a Associação Brasileira O2O (online to offline), as empresas que atuam na internet cresceram mais de 30% em 2017.
Isso indica que a grande maioria dos negócios hoje em dia têm investido pesado em divulgação online, seja por meio de redes sociais, anúncios pagos ou até mesmo com a criação de um site ou blog para a empresa.
É aqui que os backlinks surgem como um dos seus melhores amigos!
Isso porque para um site conseguir se destacar na web é necessário ter uma boa relevância aos olhos do Google, e você pode conseguir isso com os links de apontamento.
Chamamos de link building a estratégia de marketing digital cujo objetivo é construir links que direcionam os usuários a outras páginas e sites, fazendo com que eles tenham contato com conteúdos relevantes para ele.
Ou seja, é completamente focada em backlinks. Aliás, você sabia que há 10 anos, o principal fator de rankeamento do Google era a análise de backlinks?
Entretanto, como as coisas mudam muito rápido na internet, hoje em dia essa técnica é uma das várias analisadas pelos buscadores para posicionar sites.
Mas como essa técnica ainda é relevante para a construção da autoridade da sua empresa, preparamos um conteúdo bem detalhado sobre o que são backlinks e como eles podem ajudar seu site a posicionar na primeira página do Google.
Confira:
Você sabe o que são links?
Você sabe o que é um link?!
Pode parecer até mentira, mas a grande maioria das pessoas não conhece a real definição de ‘link’, e para quem quer descobrir o que são backlinks isso é de extrema importância!
Então, vamos lá!
Assim, os links são endereços de um documento ou um recurso na web cuja finalidade é ajudar alguém a encontrar determinada página ou informação.
Dessa forma, eles mostram caminhos internos e externos para diferentes tipos de sites.
Dentro da estratégia de backlinks, eles são muito utilizados para trazer maior relevância a um endereço da web.
Por exemplo, quando canais de referência fazem apontamentos de link para o seu site, essa ação é considerada um backlink e, com isso, a sua página ganha autoridade por ter sido recomendada por canais de credibilidade.
Mas o backlink não é só quando as páginas apontam para o seu site, mas quando o seu site aponta para os outros também.
Ou até mesmo quando uma página do seu site aponta para outras páginas dentro dele mesmo.
Bom, talvez esteja um pouco confuso. Então, para garantir a sua completa assimilação do tema, vamos explicar a seguir o que são e como conseguir backlinks.
O que são backlinks então?
Chamamos de backlinks as linkagens feitas do seu site para outros, de outros para o seu e até do seu para o seu mesmo.
Imagine os backlinks como um bibliotecário e o Google como uma biblioteca cheia de livros sobre diversos assuntos.
Você está lendo um livro específico e um conteúdo diferente dentro da narrativa chamou sua atenção.
Isso o deixa curioso e desperta seu interesse em conhecer mais a fundo tal conteúdo, então você pede auxílio ao bibliotecário e ele o leva aos livros sobre o tema desejado.
Desse modo, os backlinks são como o bibliotecário, porque apontam para os conteúdos mais relevantes a fim de ajudar o usuário a se aprofundar em determinados assuntos e ter uma experiência completa.
Ok, o conceito eu já entendi. Mas como fazer backlinks para um site?
Bem, suponha que você criou o site da sua empresa e com o tempo ele começou a ser usado como referência por outras páginas.
Essas páginas indicam um link do seu site dentro de seus conteúdos e, ao clicar, o leitor automaticamente é direcionado para a sua página. Pronto, essa é a mágica.
Por isso, quando se pensa em como criar backlinks, você precisa focar em ter conteúdos de tamanha qualidade para que outras páginas o vejam como um canal de confiança e referência.
Além do mais, isso ajuda os buscadores a reconhecerem a relevância do seu site.
Afinal, se um conteúdo seu está sendo citado em diferentes locais na internet e está sendo visitado com frequência, isso pode significar que você tem competência sobre o assunto e, com isso, seu canal passa a ser bem visto aos olhos do Google.
Mas para tanto, é preciso ficar atento aos backlinks voltados ao seu site, pois receber muitos backlinks para o seu canal não é uma garantia de alcançar o topo dos resultados de busca.
Entenda por que nem todo backlink é bom para você
Existem backlinks ruins? Sim, existem! Mas calma, vamos explicar o porquê.
Se muitos sites apontam para você, o Google vai achar que sua página é uma referência naquele assunto e, consequentemente, vai ajudar a fortalecer o seu endereço.
Para isso, ele usa seus amigos robôs, os quais identificam a origem dos backlinks por meio de seus algoritmos.
No entanto, como antes o backlink era um dos únicos critérios de posicionamento, devido ao uso excessivo desses links, muitos sites mal intencionados começaram a utilizar a estratégia para prejudicar outras páginas.
Por isso os robôs do Google começaram a não dar relevância e até mesmo ignorar alguns sites e seus backlinks ruins.
Mas como saber quando os backlinks são ruins?
Para saber o que são backlinks ruins, é preciso entender uma questão muito simples:
Não dá para linkar um texto de materiais cirúrgicos dentro de um site sobre sapatos femininos!
Isso porque uma coisa não tem nada a ver com a outra, certo?
Ou seja, isso pode prejudicar muito sua relevância na web, pois o Google vai olhar aquele apontamento e entender que um assunto não se conecta ao outro, prejudicando a experiência do usuário.
Por isso, você deve sempre prezar por aquelas conexões que agreguem valor e informação ao seu conteúdo.
Mas como evitar backlinks mal intencionados? Confira o tópico a seguir e saiba como!
Aprenda a evitar backlinks ruins
Para evitar citações ruins em seu site é preciso entender uma das visões do Google para avaliar URLs.
O PageRank é a opinião do Google sobre a importância de uma página com base nos links que apontam e saem dela. Isso significa que cada novo link apontando para o seu site é como um voto direcionado a qualidade dele.
Por isso, o próprio Google oferece maneiras de impedir sites terceiros de prejudicarem sua relevância, pois até mesmo você pode ter criado, sem querer, um link inválido do seu site por meio de links pagos ou demais meios que violam alguma diretriz do mecanismo de busca.
Nesses casos é importante tentar reduzir ao máximo o número de spam ou links de baixa qualidade, tomando cuidado com os sites nos quais você disponibiliza sua url, como comentários em redes sociais, por exemplo.
Mas, se mesmo assim você não conseguir evitar essas menções ruins, é possível rejeitar os links que ainda o fazem, desde que identifique as URLs penalizadas pelo Google.
Mas como encontrar essas URLs?
Bom, por meio da própria internet você poderá encontrar arquivos (.txt) com listas de sites banidos no Google por cometerem alguma irregularidade.
Essas listas podem ser usadas em uma ferramenta do próprio navegador, o Search Console, na qual você poderá fazer o upload delas e, assim, impedir os sites mal intencionados de fazer apontamentos ruins para suas páginas.
É possível conseguir esses backlinks “mais rápido”?
Existem empresários que, por falta de conhecimento sobre as regras do Google, compram as polêmicas link farms e essa é uma atitude muito mal vista pelo algoritmo do Google.
Link farms?
As “fazendas de links”, ou link farms, são sites que geram páginas genéricas, as quais direcionam os backlinks ao seu domínio.
Mas, se essas páginas não forem de qualidade, é bem possível o seu site ter um sério prejuízo no posicionamento.
Isso porque o Google analisa detalhadamente a origem dos backlinks antes de dar ou não relevância a um apontamento e para isso ele avalia:
- Se o site possui muito spam;
- Se o site é mal intencionado ou se tem vírus;
- Se o domínio é um dos que já foram punidos por Black Hat.
Black Hat?
Para entender o conceito de black hat é preciso saber que no mundo das técnicas de SEO existem boas e más práticas para a otimização de páginas, e essa faz parte das ruins.
Isso porque o black hat está ligado a alguma coisa ilícita com o objetivo de tirar vantagem de alguém por meio de invasão de sites institucionais, roubo de dados, ganhos financeiros de forma ilegal, invasão de um sistema confidencial etc.
Ações como essas são mal vistas pelo Google que identifica que esse domínio não possui cuidado com o conteúdo publicado e muito menos com os backlinks direcionados, punindo-o com perda de posicionamento.
Mas o black hat não é o único tipo de técnica usada para otimizar páginas, pois existem ainda dois modelos muito famosos entre os especialistas que são:
- Gray hat;
- White hat.
Gray hat?
Em uma escala de “bom e ruim”, o gray hat está no meio.
Nesse caso, os responsáveis pelo site usam técnicas boas e ruins com o objetivo de melhorar a experiência do usuário e conseguir uma boa posição na página de resultados.
Tudo vai depender da capacidade dos robôs analistas do Google de identificar a parte “obscura” daquela página para que ela seja ou não punida pelo mecanismo de busca.
White hat?
O white hat é a parte boa e a que deve ser usada sempre nas estratégias de SEO e para fazer backlinks, pois elas seguem as regras para conseguir posicionar uma página de forma orgânica, sem invadir sistemas ou burlar alguma lei.
Dessa forma, sites que utilizam essa estratégia e outras boas práticas costumam ser bem vistas pelo Google, o que aumentam suas chances de conseguir uma boa posição na página de resultados!
E não se esqueça: a análise da sua página deve ser constante para que ela não seja prejudicada por backlinks ruins.
Para tanto, entender os tipos de backlinks é essencial para garantir que o seu site seja bem visto pelos mecanismos de busca.
Conheça os tipos de backlinks
Quando o assunto for backlinks, o Google leva em consideração 3 condições importantes para posicionar o seu site no topo: a quantidade de backlinks da página, a relevância deles e a autoridade de seu domínio.
Isso significa que mais que a quantidade de backlinks, o mecanismo de busca analisa a popularidade do link que seja posicionar.
Mas para você criar mais popularidade nos links, primeiro é preciso entender uma prática muito importante a quem utiliza os backlinks no site, a qual falaremos mais a seguir.
Nofollow links
Usar os nofollow links impede backlinks ruins de serem postados em seu site sem sua autorização.
Para tanto, utilize a tag “nofollow” nos códigos do seu site para barrar comentários no blog divulgando conteúdos não relacionados ou pouco confiáveis, por exemplo.
Dofollow links
Ao contrário do anterior, aqui todos os links recebidos em um site serão aceitos e funcionaram como backlinks dentro de sua página.
Por isso, é importante estar atento para as permissões concedidas no código fonte do site para esses backlinks.
Afinal, o site poderá ser punido pelos algoritmos de busca caso perceba-os como alguma forma de spam, ou de baixa confiança.
Dessa forma, para se certificar se os backlinks apontados ao seu site são de qualidade, é importante verificar o Domain Authority (autoridade do domínio) de quem cita um link seu.
Por isso, é importante ficar atento aos links de Low quality, High quality e Medium quality, que são as categorias de qualidade dos links.
Quer entender melhor? Então, vamos lá!
Low Quality Links
Os links de baixa qualidade representam os backlinks que seu site ou blog precisa evitar ao máximo.
Isso porque aqui os direcionamentos são feitos aos sites de qualidade duvidosa e pouco confiáveis.
Normalmente esses links são gerados em massa para quem compra backlinks ao próprio site, e isso não é uma boa coisa a se fazer!
Medium quality
Os backlinks de qualidade mediana são aqueles que podem apresentar linkagens sobre sua página em um único momento do site.
Como assim?
Imagine que o site A fale de decoração de festas e precisa citar em um parágrafo os tipos de decoração para festas infantis.
Considerando que a sua empresa é o maior fornecedor de artigos para festas infantis, então aquela página vai linkar uma única vez para a sua.
No entanto, como essa única linkagem não te trará relevância, mas também não prejudicará o seu posicionamento, esse domínio é classificado como de qualidade média.
High quality
Os backlinks de excelente qualidade são feitos a partir de sites que possuem uma autoridade muito boa para o Google.
Isso acontece quando os direcionamentos feitos para sua página tem a ver com o assunto abordado no seu conteúdo.
Esses links são feitos por um especialista em SEO, social media ou link builders os quais conseguem mensurar depois os resultados daquela menção.
Fala sério, é muito mais fácil entender os backlinks agora com todas essas informações, não é mesmo?!
Mas não adianta saber para que servem os backlinks se você não começar a pôr em prática, por isso vamos falar como os backlinks influenciam o SEO de um site a seguir.
Como os backlinks influenciam sua estratégia SEO?
Depois de aprender sobre os backlinks e quais são seus tipos, chegou a hora de saber como conquistar o topo dos resultados no Google.
Antes de mais nada, você precisa entender que as técnicas de SEO envolvem um conjunto de práticas que servem para o otimizar uma página a fim de proporcionar uma boa experiência ao usuário.
Isso é importante porque a prioridade do Google é que os visitantes consigam esclarecer suas dúvidas, então, ele irá posicionar bem aqueles que lhe parecem que se preocupam com isso.
Existem uma série de fatores que o mecanismo de busca analisa para avaliar a qualidade de um site, sendo que os backlinks funcionam como votos de confiança a respeito de determinado domínio.
Ou seja, quanto mais backlinks bons apontando para suas páginas, melhor será a opinião do Google sobre seu site.
Mas como já vimos aqui, os backlinks podem tanto trazer uma página ao topo, como bani-la para as últimas posições dos ranqueamentos.
Por isso, antes de posicionar um site no topo, os algoritmos do Google irão validar os backlinks gerados e entender se eles são realmente relevantes ao usuário naquele momento.
É claro que subir ou ser banido no Google não depende exclusivamente de você, afinal podem existir links ruins direcionados a você que são feitos por pura falta de ética.
Mas então, como evitar esse tipo de apontamento com o objetivo de não prejudicar o SEO do seu site?
Não é uma tarefa tão fácil conseguir backlinks de qualidade
Quem pretende se tornar autoridade em determinado assunto e ter um domínio forte, deve compreender que outros sites do mesmo segmento precisam indicar sua página aos usuários.
Dessa forma, é preciso investir na criação de conteúdo rico, com textos educativos, vídeos explicativos e na disponibilização de downloads gratuitos de PDFs de qualidade.
Produza textos, tutoriais, ebooks, dicas, listas e cursos originais com o intuito de gerar um impacto real e positivo no seu público.
Afinal de contas, a principal tarefa de um conteúdo como esse é focar no público-alvo.
Por isso, é fundamental criar conteúdo relevante em prol de seus leitores pois, assim, você garante mais chances de receber backlinks positivos. Isso porque com o conteúdo de qualidade você:
- Atrai maior tráfego de importância em direção ao seu site;
- Torna a criação de novos backlinks para seu domínio espontânea;
- Faz com que o link building do seu domínio seja mais fácil.
Além dessa, uma outra forma de conseguir gerar backlinks de qualidade é fazendo parcerias com outros sites que costumam falar de assuntos relacionados aos da sua empresa.
Com isso, você pode garantir uma maior relevância dentro do Google e mais credibilidade para sua página, desde que o acordo seja feito com sites com boa autoridade de domínio.
Para tanto, a comunicação é a alma do negócio, então procure sites nos quais os assuntos sejam relacionados aos seus e ofereça seu conteúdo em troca de backlinks de qualidade.
Mas com essas parcerias é importante se lembrar da máxima de “dar e receber”, por isso ofereça espaço no seu site com o objetivo de criar backlinks apontando a outros sites.
Assim, você põe realiza uma prática saudável em relação ao ranqueamento nos motores de busca e consegue melhorar o posicionamento e fluxo de visitas de todos os envolvidos.
Backlinks: ganhe relevância para conquistar o TOPO!
Como nós chegamos até aqui, é importante repassarmos o que foi aprendido, assim você não se esquecerá 🙂
Por isso, anote os pontos importantes dessa revisão porque eles vão auxiliá-lo nos cuidados com os backlinks!
- Backlinks são bons para gerar relevância a uma URL;
- Os backlinks favorecem o fluxo de pessoas dentro da sua página;
- Nem todo backlink é bom para o site;
- É preciso monitorar os links punidos pelo Google;
- Você pode pedir ao Google para “ignorar” menções de sites ruins;
- Fique atento com o seu posicionamento!
São seis dicas bem complexas, mas se você fizer uma boa estratégia de backlinks e cuidar para não ter menções ruins, o seu posicionamento só tende a subir!
Por isso, tenha paciência e trabalhe com uma equipe de especialistas no assunto a fim de conquistar a vitória no posicionamento por meio de backlinks de qualidade.
Isso pode ajudá-lo a alcançar altas posições no ranqueamento do Google, além de tornar seu domínio uma referência em meio a outros sites na Web.
E já que o Google avalia cada um dos backlinks como votos para sua relevância, que comece a campanha eleitoral!
Se você quiser saber mais sobre as principais técnicas de SEO para otimizar a sua página na web, confira nosso conteúdo sobre o tema!