>>A transformação digital está batendo em sua porta? Deixe ela entrar e saiba como utilizá-la na gestão da sua empresa

A transformação digital está batendo em sua porta? Deixe ela entrar e saiba como utilizá-la na gestão da sua empresa

Publicado: 14 de setembro de 2018 | Por: | Atualizado: 29 de julho de 2019.

A transformação digital é um fenômeno que está acontecendo neste exato momento! E ela inclui você, meu caro empresário. Quer fazer parte dela e melhorar a gestão da sua empresa? Então continue com a gente, pois te contaremos tudo sobre o tema.

Está sem tempo de ler agora? Baixe este conteúdo e acesse offline

O mundo é composto por mudanças constantes: algumas são perceptíveis no primeiro momento, enquanto outras ocorrem aos poucos, influenciando direta ou indiretamente esferas importantes da sociedade.

A transformação digital se encaixa na segunda modalidade, pois é um fenômeno que vem acontecendo há algum tempo conforme a tecnologia foi evoluindo.

Aliás, esse conceito tem ajudado muitas empresas a realizarem mudanças efetivas, automatizando processos e criando soluções úteis para a sociedade.

Por outro lado, alguns empreendedores se assustam com esse novo momento, tendo dificuldade para usar a transformação digital a favor de seus negócios.

Mas afinal, o que é transformação digital? Como ela está presente na sociedade? Posso usá-la a fim de gerenciar melhor a minha empresa?

Calma! As respostas para essas e muitas outras perguntas estão presentes em nosso conteúdo.

Mas antes, queremos te perguntar: está disposto a usar esse fenômeno a seu favor?

Então confira os assuntos que iremos abordar por aqui:

Entenda o que é Transformação Digital

Transformação Digital - Conceito

A transformação digital é um processo que envolve a reestruturação de diversos fatores da sociedade por meio do avanço da tecnologia.

Aliás, essas mudanças acontecem no mundo inteiro, trazendo soluções para diversos problemas e automatizando processos.

Imagine, por exemplo, se há dez anos você pudesse realizar transações bancárias sem precisar ir a uma agência e usando apenas um aparelho móvel?

Hoje essa possibilidade não só existe, como faz parte da rotina de muitas pessoas, não é mesmo?

Então, fatos como esse impactam diariamente o mundo em que vivemos, pois mudam a maneira como as pessoas vivem e lidam com seus problemas.

Por outro lado, a transformação digital também traz novos obstáculos, exigindo que as pessoas se adequem a um mundo mais agitado e fortemente conectado à web.

Isso porque com as soluções como a que usamos de exemplo acima surgem, mais rápidas ficam as ações que realizamos.

Com isso, o volume de informações a serem processadas também cresce consideravelmente, criando outros problemas que necessitam de novas soluções, sim, exatamente como se fosse um efeito dominó.

Assim, essas mudanças constantes possibilitadas pela transformação digital exigem das empresas um novo posicionamento.

E isso não diz respeito apenas às que trabalham com tecnologia, pois praticamente todas as áreas dependem da transformação digital para ter sucesso no mercado atual.

Imagine se há 10 anos você falasse para um marceneiro que ele precisava digitalizar sua empresa.

Ele provavelmente riria de você na época, porém hoje é bem provável que profissionais desse tipo precisem da internet para organizar as vendas e processos, prospectar clientes, além de fortalecer seu relacionamento com o cliente.

E aí, quer saber como essas mudanças irão impactar a gestão da sua empresa?

Então confira o próximo tópico!

Saiba como a transformação digital pode impactar a gestão da sua empresa

Até aqui te explicamos o conceito de transformação digital e te mostramos as soluções e as novas demandas trazidas por ela.

Mas como esse conceito influencia na gestão de empresas?

É simples: como a maioria das empresas investem em tecnologia para otimizar seus processos, as que ainda acham isso um assunto restrito a quem trabalha com TI perdem oportunidades de negócios.

Para exemplificar, digamos que o marceneiro citado acima ainda não investe em ações de marketing digital e em nenhuma das redes sociais mais usadas no Brasil para divulgar seu trabalho.

Ele acredita que, por oferecer um serviço de qualidade, não precisa da ajuda da internet em seu negócio, pois se trata de um ofício completamente manual.

Por outro lado, seu principal concorrente utiliza uma técnica chamada Inbound Marketing, usada para educar o consumidor por meio de conteúdos exclusivos e que oferecem uma solução para um determinado problema.

Além disso, o marceneiro desse segundo exemplo também divulga imagens de trabalhos realizados em suas principais redes sociais e investe em plataformas de anúncios pagos, como Google Adwords e Facebook Ads.

Por meio dessas ações, ele conquistou inúmeros consumidores, além de construir uma imagem para a sua empresa.

Enquanto isso, o empreendedor que preferiu não utilizar a transformação digital em seu negócio ficou estagnado, correndo o risco de perder seus clientes fiéis para a concorrência.

Mas então a transformação digital nas empresas diz respeito apenas a aquisição de novos clientes por meio da internet?

Na verdade não, pois para estar inserido nesse processo tecnológico não basta apenas usar estratégias de marketing ou ter páginas sobre sua empresa na internet.

Isso porque é necessário usar a tecnologia como parte central de um negócio, e não apenas como uma ferramenta de trabalho.

Ou seja, é preciso se adequar a esse fenômeno, com o objetivo de usá-lo para agilizar seus processos e gerenciar sua empresa.

Quer saber como fazer isso?

Então leia nosso próximo tópico e descubra como usar os benefícios da tecnologia para alavancar sua empresa!

Use o fenômeno da transformação a seu favor

Use a transformação digital a seu favor

Bem, você já entendeu que a transformação digital é inevitável e que, para continuar crescendo no mercado, é necessário se adequar a ela, não é mesmo?

Mas qual será a melhor forma de fazer isso?

Para responder a essa pergunta, fizemos uma lista com as 3 melhores formas de aprimorar a gestão da sua empresa com ajuda da tecnologia. Confira:

Otimização de processos

Já citamos esse fator em nosso conteúdo, mas é importante falarmos um pouco mais sobre ele.

Isso porque reduzir o tempo dos processos e deixá-los cada vez mais efetivos é um dos principais desafios da gestão de empresas.

E para fazer isso, nada melhor do que inserir a tecnologia na raiz da sua cultura organizacional.

Com isso, um bom exemplo é usar softwares de gestão empresarial para simplificar processos de diversos setores, como financeiro, comercial, recursos humanos etc.

Dependendo da qualidade do ERP, é possível garantir padronização e coerência em todo o processo, exatamente o que você precisa para ter mais inteligência operacional na sua empresa.

Dessa forma, você estará usando a tecnologia para deixar suas tarefas mais simples, além de economizar tempo!

Marketing digital

Também já falamos sobre esse assunto, mas devido a sua importância, vamos explorá-lo ainda mais.

Isso porque o marketing digital é a uma das melhores maneiras de explorar a tecnologia, ou melhor, a internet, para popularizar sua marca e trazer mais clientes.

Pois, por meio dele, você pode convencer o mercado de que o seu produto é o mais qualificado, fortalecendo sua marca e aumentando sua visibilidade.

Aliás, essa prática é um grande exemplo de mudança trazida pela transformação digital, pois surgiu justamente com a necessidade das empresas de mudarem a forma de relacionamento com o público.

Assim, em vez de apenas divulgarem seus produtos ou serviços, elas começaram a se preocupar com o sucesso e fortalecimento da sua marca diante de todos.

Com isso, as empresas começaram a usar blogs, redes sociais e outras plataformas online a fim de mudarem sua cultura empresarial e se destacarem no mercado.

Investir em e-commerce

Mesmo que você foque o comércio dos seus produtos ou serviços em uma loja ou estabelecimento físico, é importante criar alternativas para oferecê-los também por meio da internet.

Isso porque uma das consequências da transformação digital foi fazer com que muitas pessoas utilizassem a internet com o propósito de realizar suas compras.

Por isso, tornou-se necessário investir em um ambiente virtual para expor seus produtos, afinal, um bom vendedor deve ir onde seu público está, não é mesmo?

Dessa forma, você conseguirá atingir um público cada vez maior, consolidando sua empresa no mercado e expandindo sua marca.

Viu como é possível gerenciar sua empresa usando a transformação digital?

Então entenda agora, na prática, como ela pode aumentar suas vendas!

Venda mais com a transformação digital

Vendas

A evolução digital fez com que as empresas precisassem se reformular na busca por ficar mais próximas de seus clientes.

E ao investir nessa proximidade muitas delas aumentaram suas vendas, justamente por alcançarem um número maior de pessoas.

Por isso, é importante se aproveitar desse processo tecnológico e encará-lo como um fator positivo.

Para isso, não basta apenas usar a internet a fim de comercializar seus produtos ou então utilizar softwares de gestão de empresas.

É necessário definir um planejamento estratégico capaz de inserir a transformação digital em sua cultura empresarial.

Assim, com essa mudança de postura, você conseguirá focar mais na qualidade de seus produtos ou serviços, pois terá agilizado seus processos e economizado tempo.

Ou seja, podemos dizer que a transformação digital pode aumentar suas vendas mesmo que indiretamente, pois coloca sua empresa nos eixos e te dá maior estabilidade.

E-book - Como crescer sua empresa com marketing digital

Se adiante ao futuro e alcance resultados inimagináveis

Bem, ao longo deste conteúdo te explicamos o conceito da transformação digital e a importância dela na gestão de empresas.

Além disso, vimos alguns exemplos de como esse fenômeno pode afetar, de forma negativa ou positiva, um determinado negócio.

Por isso, use nossas dicas e se adeque a essa evolução digital podendo até vender mais por meio dela.

E lembre-se sempre da frase do filósofo Sócrates: o segredo da mudança é concentrar toda a sua energia, não na luta contra o velho, mas na construção do novo!

2019-07-29T16:32:12-03:00

Deixar Um Comentário

Diagnóstico Gratuito do seu Marketing Conheça a Plataforma Ideal Marketing