Aprenda como prospectar clientes e aumentar suas vendas em 5 passos
Publicado: 13 de março de 2018 | Atualizado: 30 de março de 2022.
Como prospectar clientes de maneira inovadora se tornou um grande desafio. A competitividade para alcançar o público certo é ainda maior. Contudo, se você seguir alguns métodos para abordagem, sua estratégia será semelhante a uma máquina de ursinhos, sabe?
Você sabe qual o significado de prospecção ? O dicionário aurélio define a palavra como:
Trazendo esse conceito para o universo empresarial, trata-se da atividade de definir e prospectar o perfil dos seus clientes ideais.
Saber como prospectar novos clientes é fundamental para o aumento das suas vendas.
E, por isso, é importante considerar a maneira como você aborda seus clientes e os trata.
Focando no aumento dos bons resultados do seu negócio, confira o artigo e encontre métodos que te ensinarão como prospectar clientes de maneira bem sucedida e eficiente!
O que é prospecção de clientes?
Podemos definir a prospecção de clientes como encantamento.
Este é o momento focado em despertar o sentimento de admiração e deslumbramento nos consumidores.
Quando você entende como prospectar clientes corretamente se baseando no seu público-alvo, sua maneira de conquistar novos compradores é atualizada.
Isso pode gerar retornos incríveis para o seu negócio, afinal clientes desejam ser bem tratados e ter suas necessidades atendidas.
Mas por onde começar a prospectar novos clientes?
O primeiro passo é definir exatamente quem é o seu público-alvo, ou seja, as empresas ou pessoas que são possíveis compradores do seu negócio.
É importante que o cliente em potencial encontre na sua empresa a melhor solução para o problema dele.
Afinal, quando você prospecta novos clientes para o seu negócio, diversos caminhos de sucesso começam a ser traçados.
“Mas como assim?”
Vamos voltar à máquina de ursinhos para exemplificar.
Hoje já se sabe que aquelas máquinas são um truque com a intenção de atrair consumidores, mas sabia que ganhar o prêmio é possível?
Trazendo para o ambiente de negócios, imagine que a sua garra representa a estratégia de prospecção da sua empresa e os bichinhos representam seus clientes.
Quando você direciona a garra e consegue captar um bichinho, é como se você tivesse acertado na estratégia utilizada e captado o cliente.
“Mas e seu eu não conseguir captar o tal bichinho, o que significa?”
Nesse caso, existem três possibilidade: ou você não mirou no público-alvo correto, ou suas estratégias não estavam alinhadas ao público-alvo, ou aquele cliente não estava ainda preparado para o momento de compra.
Seguindo os métodos descritos a seguir no conteúdo, será possível conseguir posicionar sua “garra” e prospectar clientes que estejam de acordo com seus ideais.
Dica: se atente na forma de abordagem!
A forma como você aborda o futuro cliente influencia diretamente na conversão deles. Por isso é imprescindível saber o que é prospecção de cliente e como colocar a estratégia em prática.
Entenda as necessidades da sua persona
Esse termo é novo e você não sabe qual o significado? Então vamos explicá-lo.
Persona é uma representação fictícia do seu cliente ideal baseada em dados reais.
Assim que a sua persona estiver definida, é preciso entender quais são as necessidades dela e, assim, sua empresa ser capaz de trabalhar a melhor solução para atender seus desejos.
Por isso, é importante sair da zona de conforto e saber como prospectar pode ser a estratégia necessária para explorar o desconhecido em busca de novos consumidores.
Uma boa dica de como prospectar clientes, uma vez que você já sabe quem é a sua persona, é produzir listas de contatos e segmentá-los de acordo com suas características em comum.
Depois de agrupar seus contatos, você conseguirá definir um padrão de clientes ideais para o seu negócio.
Dessa maneira, é possível sair em busca de outros clientes em potencial com a intenção de prospectar.
Conta Azul, Betalabs, Nibo e ZeroPaper são alguns dos softwares de gestão empresarial que contribuem com a captação e o armazenamento de informações importantes a fim de serem utilizadas no contato com o cliente.
Dentre algumas informações armazenadas pelos softwares, estão: saber o melhor dia para fazer contato, quais são os dados necessários para abordar o cliente, qual o histórico de compra dele e outras.
Ao traçar um planejamento de como prospectar clientes a partir do conhecimento da persona do seu negócio, você dá um passo para conseguir se aprimorar focando na atenção do consumidor.
Mas como prospectar clientes?
Agora você já está ficando acostumado com o termo, está um pouco mais claro quais caminhos seguir para prospectar novos clientes, certo?
Esteja atento e não coloque os pés pelas mãos ao prospectar com futuros consumidores.
O que isso significa?
Se você marcou um encontro com seu cliente para um primeiro contato, com a intenção de conhecê-lo melhor, não tente transformar o encontro em venda se perceber que ainda não é o momento certo de abordar seu cliente.
Quando você tem definido como prospectar clientes de maneira saudável, você entende que manter o bom relacionamento e escutar o que ele tem a dizer é fundamental se você deseja um resultado positivo.
Mas como conseguir realizar as vendas do seu produto e serviço de maneira saudável?
Senta aqui do ladinho e confira alguns conselhos de ouro de como prospectar clientes!
Seja um bom ouvinte
Uma das maneiras mais comuns de saber como prospectar clientes é entrar em contato por telefone.
Mas, claro! Isso vai depender da sua persona. É necessário entender se essa é a melhor forma de abordá-la.
Vamos supor que sim. Contudo, não pegue e o telefone e apenas ligue.
Bole uma estratégia e primeiro escute, depois prenda a atenção do seu cliente.
Como?
- Escute com atenção, responda todas as suas dúvidas e questionamentos dos possíveis consumidores;
- Se mostre a disposição para ajudá-los;
- Evite frases decoradas e a linguagem formal;
- Não force a barra, mas também não perca tempo! Seu cliente pode ainda estar se preparando para chegar ao momento certo de compra.
Resumidamente, é necessário manter um diálogo leve e natural ao prospectar.
Desse modo, o consumidor se sentirá à vontade para conversar, além de estar aberto para receber as informações que você tem a dizer.
Não deixe de lado o principal: escutar o que o seu cliente em potencial têm a dizer!
Lembre-se de anotar todas as informações ditas, pois poderá ser útil no futuro, principalmente para o time de Costumer Success.
Não sabe o que é isso? Clique aqui e confira o conteúdo para entender tudo sobre o tema.
Enfim, essa é uma ótima maneira de investir em como fazer prospecção de clientes, pois ao fazer as perguntas certas, você obtém respostas relevantes para o crescimento do seu empreendimento.
Entenda o conteúdo da sua empresa
Antes de saber como prospectar clientes, é preciso entender o que você tem a oferecer, seja um produto ou um serviço.
Conheça profundamente o conceito e cultura da sua empresa, assim como o que está sendo ofertado.
Saber os pontos fracos e fortes da sua empresa possibilitam a melhora e o aperfeiçoamento do negócio.
Como consequência, a prospecção de clientes será bem sucedida também, afinal, quando a empresa está bem estruturada e com uma equipe bem treinada, a possibilidade de aumentar a carteira de clientes cresce, pois os objetivos estão todos alinhados e pode ser bem aplicados.
Uma boa tática é montar apresentações com informações atualizadas da sua empresa.
Isso facilita a conversa com o seu cliente e evita o uso de diálogos prontos, tirando a ideia de mecanização do processo e deixando-o mais pessoal.
Ao dominar a especialidade do seu produto/serviço, visite feiras e eventos da área para prospectar.
Uma pesquisa feita pela União Brasileira de Promotores de Feiras mostra que foram realizadas mais de duas mil feiras de negócios no Brasil no ano de 2015, na qual 56% das empresas visavam a captação de clientes.
Consegue imaginar o quão positivo é o retorno de uma ação como essa?
Ou seja, não tenha medo!
Exponha seu trabalho e mostre que você domina o assunto. Essa é uma ótima maneira de atrair e prospectar um novo público.
Mostre entusiasmo
Um diferencial de como prospectar clientes é ter interesse no que a pessoa tem a dizer.
Ao demonstrar esse interesse, o cliente percebe que você não está preocupado apenas com a venda, mas sim com o bem-estar dele também.
Lembre-se: para o cliente, você deve ser a solução!
Para isso, seja positivo e mantenha o bom humor.
Seu tom de voz pode ser o diferencial ao conversar com uma pessoa.
Demonstre atenção e se ponha a disposição para responder quaisquer dúvidas e resolver possíveis problemas, pois sua prospecção de leads e clientes depende disso.
Pense no cenário invertido.
Como você gostaria de ser tratado? Ponha-se sempre no lugar do consumidor e seu retorno certamente será promissor.
Esteja on-line
A internet está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas e não há dúvidas quanto a isso.
Por isso, atualmente, fazer negócios exige que você esteja presente no mundo digital. Então use e abuse de sua influência para prospectar novos consumidores.
Mas vale lembrar: atente-se aos fakes! Ou seja, os perfis falsos.
Dessa forma, você não cairá em armadilhas ao prospectar pessoas que não atendem a sua persona.
“Mas qual o melhor canal para prospectar clientes?”
Bom, você precisa, como dissemos, entender qual é a persona do seu negócio e onde encontrá-la.
A persona pode gostar de redes sociais, ou de um blog… É muito variável! Mas se a sua persona gosta de um blog, e você já está atento à isso, parabéns pois o caminho é esse mesmo.
Mas o que acha de aprender as melhores técnicas para aumentar o tráfego do seu site agora mesmo? Confere esse material criado por nossos especialistas para dar resultado em apenas 4 semanas:
Este material é diferente de todos já vistos no mercado e além disso, é gratuito! Posso apostar que o seu bolso gostou de saber dessa informação, não é mesmo?
Porém, existe uma rede social ideal para o meio corporativo: o LinkedIn.
A plataforma permite que você tenha acesso a informações importantes sobre os possíveis clientes, tal como suas conexões.
Essa é uma ótima maneira de prospectar clientes que estejam com os objetivos de acordo com os da sua empresa.
Mas para que serve o LinkedIn para empresas? Confira no link como essa rede social pode alavancar os resultados do seu negócio e, claro, te ajudar a prospectar novos clientes.
Prospecte clientes via e-mail
Agora você já sabe como prospectar clientes, então é o momento de utilizar o e-mail da melhor maneira.
Contudo, é importante tomar alguns cuidados para não cair no comum.
A força da internet alcança toda população e o e-mail é uma das ferramentas mais utilizadas para prospectar no meio comercial.
Além disso, é uma boa opção quando você pretende que seu primeiro contato ao prospectar seja feita de uma forma diferente da tradicional: o telefone.
Aqui, use e abuse dos recursos visuais.
Seu e-mail marketing deve ser agradável e personalizado.
Além disso, ele deve conter um conteúdo preciso e rico em informações relevantes e interessantes para o seu possível cliente.
Não coloque informações demais, elas podem cansar o leitor.
Assim que o possível consumidor entrar em contato, não hesite e nem perca tempo.
Mantenha um relacionamento dinâmico com ele e, ao prospectar novos clientes, você aumentará cada vez mais a experiência de como lidar com eles.
Isso te permite fazer melhorias ao longo do processo.
Agora que você sabe maneiras de como prospectar clientes, procure sempre aperfeiçoar suas técnicas e dessa forma você terá sucesso em seus empreendimentos.
Agora é o seu momento de brilhar!
Você já sabe como prospectar clientes, então se coloque sempre no lugar dele, pois dessa maneira você pode conseguir dimensionar sua necessidade e oferecer um produto que o deixe satisfeito.
Utilize diferentes meios para entrar em contato com o ele, mas lembre-se: tudo deve ser baseado na sua persona e não deixe de usar a criatividade e inovar!
Dessa forma você poderá impressionar e prospectar um novo cliente.
Agora não perca tempo! Coloque em prática todas as dicas e garanta uma prospecção qualificada e de sucesso para a sua empresa!
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