Marketing médico muito além do Instagram

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Publicado: 25 de novembro de 2022 | Atualizado: 25 de novembro de 2022.

Quando se fala em marketing médico, muita gente acredita que ele se resume a redes sociais. Confira por que esse tipo de estratégia é importante e veja outras medidas para realizá-lo com eficiência!

O marketing digital é uma área que se consolida cada vez mais dentro e fora das empresas. Hoje, é impensável criar uma empresa ou abrir um negócio sem definir as estratégias de marketing digital.

Nesse contexto, as redes digitais assumem uma importância cada vez maior. Afinal, elas reúnem bilhões de pessoas de diferentes regiões do mundo. Essa preocupação é válida para as mais diversas áreas, incluindo a medicina. Sendo assim, o marketing para médicos se destaca cada vez mais.

Confira todos os detalhes de como fazer um bom trabalho com esses profissionais de saúde utilizando diversas plataformas e estratégias.

Importância do marketing médico

Esse tipo de marketing prioriza divulgar informações médicas confiáveis para a população leiga nessa área, ao mesmo tempo em que mostra o valor do serviço de um determinado profissional e como ele pode oferecer a melhor experiência possível aos pacientes.

Outro benefício do marketing médico é melhorar a experiência do paciente, já que ele se preocupa com toda a jornada dele, desde o agendamento da consulta até o pós-consulta.

Por fim, esse tipo de marketing oferece um ótimo custo-benefício, já que apresenta boa segmentação de público e mensuração de resultados, atraindo mais pacientes de forma mais econômica do que recorrendo a mídias tradicionais. Confira a seguir algumas maneiras de construir um bom marketing médico.

Como construir um bom site 

O marketing médico não se resume a utilizar redes sociais, mas também conta com outras estratégias. Como a construção de um bom site, que seja concebido como referência em um determinado assunto.

Na área médica, é fundamental demonstrar bastante autoridade e estar atualizado sobre a literatura de um determinado assunto. Além disso, é importante desenvolver um bom blog dentro do site, para dialogar com o público-alvo. Esse processo envolve desde os temas escolhidos para os artigos até a linguagem e as informações trazidas. 

É importante trazer estatísticas e informações atualizadas sobre causas, sintomas e tratamentos para diferentes quadros clínicos, tendo sido retiradas de artigos e revistas científicas confiáveis e reconhecidas.

É preciso definir bem os temas que o blog vai priorizar e buscar trazer em cada um deles algo original e único, buscando se diferenciar de outros profissionais. A produção de conteúdo também é definida por objetivos: o que você busca com o desenvolvimento do blog? 

Além da captação de clientes, que tal disseminar informações precisas em linguagem acessível para  público leigo na medicina? Isso é determinante para causar uma boa primeira impressão nos leitores, inspirando confiança e levando-os  a agendar consultas. 

Também é recomendado investigar quais são as lacunas existentes no segmento médico de sua atuação e definir estratégias para atender as necessidades do público que não é atendido. Existe algum tema que não é muito comentado em sites de outros médicos da mesma área? Busque essas informações para produzir um conteúdo diferenciado e mais completo. 

Embora a literatura médica contenha uma linguagem técnica e, por vezes, inacessível para a população leiga, é preciso saber como tratar de diferentes assuntos mantendo a precisão técnica, mas garantindo o entendimento dos leitores. Por isso, equilibre o tom da escrita, misturando o rigor científico com uma linguagem mais acessível.

Identidade visual

No marketing, a identidade visual é fundamental para estabelecer a confiança dos clientes e criar uma conexão com eles. Esse é o primeiro passo que fundamenta outras etapas do marketing médico.

É preciso criar um logotipo, que funciona como uma representação do conceito que aquele profissional ou clínica deseja trazer para o segmento. Alguns item são importante para identidade visual, são eles:

  • Cores escolhidas;
  • Tipografias;
  • Nome;
  • Frase de efeito

Esses são alguns elementos que devem ser escolhidas com cautela, para transmitir confiabilidade para os futuros pacientes, mas devem ser fáceis de decorar ao mesmo tempo.

Agora que você está ciente de como funciona o marketing médico, verifique a melhor forma de implementa-lo.

Conteúdo originalmente escrito pela equipe Clinica nas Nuvens.