Algoritmo do Instagram: o que é e como usar a rede social a favor do seu negócio
Publicado: 31 de julho de 2019 | Atualizado: 31 de julho de 2019.
O algoritmo do Instagram pede para ser desmistificado pelas empresas todos os dias, e só aquelas que têm um conteúdo de relevância para oferecer conseguem agradar a sua audiência. Faça parte desse tipo entenda agora como funciona o algoritmo do instagram!
O Instagram já conta com cerca de 800 milhões de usuários ativos e, por isso, a sua empresa deve começar a pensar em marcar presença nesta rede social.
Para isso, você precisa ter um pouco de conhecimento a respeito do algoritmo do Instagram, pois assim é possível saber como ganhar relevância na rede e aparecer para quem importa.
Quer saber mais sobre o que é algoritmo de Instagram e como usá-lo em favor do seu negócio? Então confira agora mesmo este conteúdo!
O que é algoritmo do Instagram?
O algoritmo do Instagram, assim como os algoritmos das redes sociais no geral, é um conjunto de fórmulas que prioriza os conteúdos mais relevantes para o usuário.
Quando a plataforma para compartilhamento de fotos foi lançada, todas as publicações eram elencadas na timeline em ordem cronológica.
Porém, isso mudou a partir de 2016, quando a companhia decidiu modificar o seu algoritmo para dar valor à experiência dos usuários.
Ou seja, o resultado dessa mudança no algoritmo do Instagram fez com que posts que eram considerados relevantes para cada tipo perfil aparecesse como prioridade no feed.
Afinal de contas, o objetivo o algoritmo do Instagram – como o dos algoritmos das redes sociais em geral – é entregar o que o usuário acha importante para ele.
Esse novo algoritmo do Instagram se baseia em três princípios:
- Temporalidade: mesmo que o Instagram tenha mudado a cronologia das publicações dos usuários que você segue, a rede social ainda dá prioridade para mostrar fotos e vídeos recentes;
- Engajamento: o Instagram é a rede social que mais engaja os seus potenciais clientes – que são chamados de leads – a interagirem com a sua empresa. Sendo assim, é bem provável que, quanto mais curtidas e comentários os seus posts receberem, mais visibilidade eles terão diante do seu público-alvo;
- Relacionamento: com certeza, os primeiros posts e stories que aparecem no seu feed são de amigos e de marcas que você gosta. Isso porque o algoritmo do Instagram relaciona os perfis dos usuários que você segue para melhorar a experiência. E essa análise é realizada a partir do momento em que você comenta na publicação de algum usuário, faz buscas no aplicativo e dos stories que você compartilha com outras pessoas.
Agora que você já conhece a lógica e sabe o que é algoritmo do Instagram, é hora de aprender a usar esse recurso a seu favor.
Então, se liga no tópico abaixo.
Como usar o algoritmo do Instagram a seu favor?
No tópico acima, você viu o que é e como funciona o algoritmo do Instagram.
Agora, vamos te mostrar algumas boas práticas para você aproveitar ao máximo a plataforma, assim como dominar os algoritmos das redes sociais de maneira geral.
Vamos lá:
Conheça os melhores horários para fazer as suas postagens
Caso você não saiba, há horários específicos para você melhor interagir com os seus seguidores no Instagram.
Sendo assim, é de extrema importância que você conheça os hábitos da sua audiência para fazer as suas postagens na rede social.
Desse modo, você garante engajamento dos usuários, que é considerado um dos pilares do algoritmo do Instagram, como revelamos acima.
Além de descobrir quem, de fato, é o seu público-alvo, você precisa analisar o comportamento de todas essas pessoas.
Para tanto, é imprescindível criar a sua persona, isso é, o perfil semi-fictício do seu cliente ideal, desenvolvido a partir de pesquisas entre seus atuais consumidores.
Com isso, você consegue ter em mãos informações importantes para os próximos passos.
Construa um relacionamento sólido com os seus seguidores
Assim como o engajamento, o algoritmo do Instagram analisa o relacionamento que você tem com os seus seguidores.
Nesse sentido, é extremamente válido que você comece a construir um relacionamento sólido com esses usuários.
Afinal, não basta saber como funciona o algoritmo do Instagram, é preciso focar também no relacionamento com todos os seus seguidores.
E para construir um relacionamento saudável com a sua audiência, entenda quais são as suas preferências, oferecendo conteúdo de qualidade para todos.
Lembre-se: faça publicações frequentes para não ser esquecido pelos seus seguidores e responda suas dúvidas e sugestões para ser bem visto pelo ela.
Crie conteúdos de qualidade
Quando falamos em criar conteúdos de qualidade, não estamos querendo te dizer que você deve apenas escrever um texto para ser publicado.
Na verdade, o que queremos é um texto bem escrito e do qual os seus seguidores sintam orgulho de falar e compartilhar com outras pessoas.
Para você saber que aquele conteúdo que você postou é de relevância, repare nas marcações que os seus seguidores fazem nos comentários, além de compartilhamento privado.
Além disso, saiba quais são os interesses e gostos da sua persona para criar publicações interessantes e atraentes para se destacar na timeline dela.
Crie uma identidade visual
Criar uma identidade visual também é um fator fundamental para que a sua empresa tenha sucesso no Instagram, entre outros algoritmos das redes sociais.
Quando você cria uma identidade visual adequada para a sua empresa, os seus posts passam a ser reconhecidos mais facilmente.
Tal ação gera maior interesse da sua audiência, garantindo a uniformização da comunicação dentro da rede social e o aumenta as chances de sucesso da sua estratégia.
Crie sorteios ou concursos
A elaboração de um sorteio que peça para que os usuários curtam e comentem a sua publicação é uma maneira de ganhar seguidores.
Outro meio de fazer com que usuários sigam a sua conta é criando um concurso, no qual as pessoas publicam fotos utilizando uma hashtag específica para o seu negócio, além de seguirem o seu perfil.
Assim, tanto com um sorteio ou um concurso, o usuário se sentirá contemplado com um prêmio e irá se engajar cada vez mais com o seu negócio.
Mas lembre-se: antes de fazer um sorteio ou concurso, consulte a regulamentação da Caixa Econômica Federal, responsável por esse tipo de ação, e siga as orientações do Instagram.
Essas são apenas algumas dicas essenciais para você bombar o algoritmo do Instagram.
Já sabe o que é algoritmo do Instagram? Então comece agora mesmo a turbinar a sua rede social!
Bom, neste conteúdo você viu como o novo algoritmo do Instagram pode influenciar a maneira como os seus seguidores interagem com as suas publicações.
Como o intuito é fazer com que ele fique mais inteligente para dar o valor e a experiência que os usuários tanto querem, é fundamental que você se atualize constantemente.
Em paralelo a isso, é importante que você tenha em mente que somente o Instagram não é uma forma de propagar os seus conteúdos, pois há muitas redes sociais espalhadas pela internet.
Portanto, procure saber tudo sobre os algoritmos das redes sociais e aproveite para ler o nosso conteúdo sobre as melhores 5 técnicas de Marketing Digital para incluir na sua empresa.
Bons negócios!