Algoritmo do Instagram: o que é e como usar a rede social a favor do seu negócio

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Publicado: 31 de julho de 2019 | Atualizado: 31 de julho de 2019.

O algoritmo do Instagram pede para ser desmistificado pelas empresas todos os dias, e só aquelas que têm um conteúdo de relevância para oferecer conseguem agradar a sua audiência. Faça parte desse tipo entenda agora como funciona o algoritmo do instagram!

O Instagram já conta com cerca de 800 milhões de usuários ativos e, por isso, a sua empresa deve começar a pensar em marcar presença nesta rede social.

Para isso, você precisa ter um pouco de conhecimento a respeito do algoritmo do Instagram, pois assim é possível saber como ganhar relevância na rede e aparecer para quem importa.

Quer saber mais sobre o que é algoritmo de Instagram e como usá-lo em favor do seu negócio? Então confira agora mesmo este conteúdo!

O que é algoritmo do Instagram?

algoritmo do instagram

O algoritmo do Instagram, assim como os algoritmos das redes sociais no geral, é um conjunto de fórmulas que prioriza os conteúdos mais relevantes para o usuário.

Quando a plataforma para compartilhamento de fotos foi lançada, todas as publicações eram elencadas na timeline em ordem cronológica.

Porém, isso mudou a partir de 2016, quando a companhia decidiu modificar o seu algoritmo para dar valor à experiência dos usuários.

Ou seja, o resultado dessa mudança no algoritmo do Instagram fez com que posts que eram considerados relevantes para cada tipo perfil aparecesse como prioridade no feed.

Afinal de contas, o objetivo o algoritmo do Instagram – como o dos algoritmos das redes sociais em geral – é entregar o que o usuário acha importante para ele.

Esse novo algoritmo do Instagram se baseia em três princípios:

  1. Temporalidade: mesmo que o Instagram tenha mudado a cronologia das publicações dos usuários que você segue, a rede social ainda dá prioridade para mostrar fotos e vídeos recentes;
  2. Engajamento: o Instagram é a rede social que mais engaja os seus potenciais clientes – que são chamados de leads – a interagirem com a sua empresa. Sendo assim, é bem provável que, quanto mais curtidas e comentários os seus posts receberem, mais visibilidade eles terão diante do seu público-alvo;
  3. Relacionamento: com certeza, os primeiros posts e stories que aparecem no seu feed são de amigos e de marcas que você gosta. Isso porque o algoritmo do Instagram relaciona os perfis dos usuários que você segue para melhorar a experiência. E essa análise é realizada a partir do momento em que você comenta na publicação de algum usuário, faz buscas no aplicativo e dos stories que você compartilha com outras pessoas.

Agora que você já conhece a lógica e sabe o que é algoritmo do Instagram, é hora de aprender a usar esse recurso a seu favor.

Então, se liga no tópico abaixo.

Como usar o algoritmo do Instagram a seu favor?

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No tópico acima, você viu o que é e como funciona o algoritmo do Instagram.

Agora, vamos te mostrar algumas boas práticas para você aproveitar ao máximo a plataforma, assim como dominar os algoritmos das redes sociais de maneira geral.

Vamos lá:

Conheça os melhores horários para fazer as suas postagens

Caso você não saiba, há horários específicos para você melhor interagir com os seus seguidores no Instagram.

Sendo assim, é de extrema importância que você conheça os hábitos da sua audiência para fazer as suas postagens na rede social.

Desse modo, você garante engajamento dos usuários, que é considerado um dos pilares do algoritmo do Instagram, como revelamos acima.

Além de descobrir quem, de fato, é o seu público-alvo, você precisa analisar o comportamento de todas essas pessoas.

Para tanto, é imprescindível criar a sua persona, isso é, o perfil semi-fictício do seu cliente ideal, desenvolvido a partir de pesquisas entre seus atuais consumidores.

Com isso, você consegue ter em mãos informações importantes para os próximos passos.

Construa um relacionamento sólido com os seus seguidores

Assim como o engajamento, o algoritmo do Instagram analisa o relacionamento que você tem com os seus seguidores.

Nesse sentido, é extremamente válido que você comece a construir um relacionamento sólido com esses usuários.

Afinal, não basta saber como funciona o algoritmo do Instagram, é preciso focar também no relacionamento com todos os seus seguidores.

E para construir um relacionamento saudável com a sua audiência, entenda quais são as suas preferências, oferecendo conteúdo de qualidade para todos.

Lembre-se: faça publicações frequentes para não ser esquecido pelos seus seguidores e responda suas dúvidas e sugestões para ser bem visto pelo ela.

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Crie conteúdos de qualidade

Quando falamos em criar conteúdos de qualidade, não estamos querendo te dizer que você deve apenas escrever um texto para ser publicado.

Na verdade, o que queremos é um texto bem escrito e do qual os seus seguidores sintam orgulho de falar e compartilhar com outras pessoas.

Para você saber que aquele conteúdo que você postou é de relevância, repare nas marcações que os seus seguidores fazem nos comentários, além de compartilhamento privado.

Além disso, saiba quais são os interesses e gostos da sua persona para criar publicações interessantes e atraentes para se destacar na timeline dela.

Crie uma identidade visual

Criar uma identidade visual também é um fator fundamental para que a sua empresa tenha sucesso no Instagram, entre outros algoritmos das redes sociais.

Quando você cria uma identidade visual adequada para a sua empresa, os seus posts passam a ser reconhecidos mais facilmente.

Tal ação gera maior interesse da sua audiência, garantindo a uniformização da comunicação dentro da rede social e o aumenta as chances de sucesso da sua estratégia.

Crie sorteios ou concursos

A elaboração de um sorteio que peça para que os usuários curtam e comentem a sua publicação é uma maneira de ganhar seguidores.

Outro meio de fazer com que usuários sigam a sua conta é criando um concurso, no qual as pessoas publicam fotos utilizando uma hashtag específica para o seu negócio, além de seguirem o seu perfil.

Assim, tanto com um sorteio ou um concurso, o usuário se sentirá contemplado com um prêmio e irá se engajar cada vez mais com o seu negócio.

Mas lembre-se: antes de fazer um sorteio ou concurso, consulte a regulamentação da Caixa Econômica Federal, responsável por esse tipo de ação, e siga as orientações do Instagram.

Essas são apenas algumas dicas essenciais para você bombar o algoritmo do Instagram.

Já sabe o que é algoritmo do Instagram? Então comece agora mesmo a turbinar a sua rede social!

algoritmo do instagram

Bom, neste conteúdo você viu como o novo algoritmo do Instagram pode influenciar a maneira como os seus seguidores interagem com as suas publicações.

Como o intuito é fazer com que ele fique mais inteligente para dar o valor e a experiência que os usuários tanto querem, é fundamental que você se atualize constantemente.

Em paralelo a isso, é importante que você tenha em mente que somente o Instagram não é uma forma de propagar os seus conteúdos, pois há muitas redes sociais espalhadas pela internet.

Portanto, procure saber tudo sobre os algoritmos das redes sociais e aproveite para ler o nosso conteúdo sobre as melhores 5 técnicas de Marketing Digital para incluir na sua empresa.

Bons negócios!

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