SEO local: O que é e como otimizá-lo para atrair mais clientes

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Publicado: 21 de fevereiro de 2022 | Atualizado: 22 de fevereiro de 2022.

O SEO local refere-se ao conjunto de estratégias que visam a otimização do posicionamento orgânico nos motores de pesquisa ao nível das pesquisas locais, ou seja geograficamente.

O objetivo dos motores de pesquisa, nomeadamente do Google, é oferecer a melhor experiência aos utilizadores procurando mostrar nos resultados de pesquisa aquilo que eles estão exatamente à procura. Por esse motivo, quando alguém pesquisa por exemplo pelo termo “Churrasqueira”, através dos algoritmos de geolocalização, o Google irá mostrar resultados de churrasqueiras existentes perto da localização onde quem efetuou a pesquisa se encontra.

Este fator tornou-se ainda mais significativo com o aumento das pesquisas mobile.

Porque deve trabalhar o SEO local?

Como vimos anteriormente, o Google está cada vez mais focado em oferecer uma boa experiência aos seus utilizadores, e com o aumento exponencial das pesquisas mobile o número de pesquisas com componentes locais/geográficas tem vindo também a aumentar.

Por esse motivo, evidenciar ao Google onde é que o seu negócio se encontra torna-se essencial para aumentar a visibilidade e atrair mais clientes ao seu estabelecimento físico.

Como otimizar o SEO local?

1 – Google Meu Negócio (Ou Google My Business)

Um passo básico quando falamos em posicionamento orgânico local passa pela criação de um perfil no Google Meu Negócio.

Esta é uma ferramenta gratuita, que permite fornecer informação como a localização, horário de funcionamento, contacto, fotografias do estabelecimento e dos produtos, descrição dos produtos ou serviços e até mesmo avaliações de outros clientes.

2 – Otimize o seu website

Caso possua um website, certifique-se de que este também se encontra otimizado.

Um dos fatores essenciais é garantir que o seu website é responsivo, garantindo assim uma boa experiência aos utilizadores que encontraram o seu website através de dispositivos móveis.

Para além disso, adicione uma página de contactos que inclua não só a sua localização no mapa, como também o contacto telefónico, tornando assim mais fácil para o utilizador deslocar-se ao seu estabelecimento ou contactá-lo telefonicamente.

3 – Obtenha avaliações

Como referido anteriormente, o Google Meu Negócio exibe avaliações e comentários de clientes ou visitantes do seu negócio.

Estas avaliações são particularmente importantes e podem ser até mesmo decisivas na tomada de decisão de um novo cliente. Como? Se o negócio possuir uma boa avaliação e vários comentários positivos, a sua credibilidade irá aumentar, aumentando assim também a probabilidade de quem está a pesquisar por serviços semelhantes optar pelo seu, e não por o de um concorrente.

4 – Esteja presente nas plataformas e redes sociais

A importância na presença de qualquer negócio nas redes sociais não é novidade, e para o SEO local a “regra” também se aplica.

Utilize redes como o Facebook e o Instagram não só para colocar informação sobre a localização e contacto, como também para publicar novos conteúdos que possam atrair mais clientes. Se é dono de um restaurante, pode utilizar estas redes para divulgar o Menu do dia, incentivando as pessoas a almoçarem lá.

O TripAdvisor também é um bom exemplo onde deve marcar presença. Embora não seja uma rede social, esta plataforma também permite divulgar informação sobre contacto e localização, bem como publicar fotografias relacionadas com o seu negócio e receber avaliações e comentários de clientes.

Conclusão

A estratégia de otimização de SEO local é uma excelente oportunidade para qualquer negócio (mesmo os de menor dimensão) de marcarem a sua presença online. Uma vez que estamos a falar de posicionamento orgânico através do SEO local poderá aumentar a notoriedade do seu negócio e alcançar mais clientes sem qualquer tipo de custos financeiros. 

Artigo escrito por DIWA – Agência especializada no desenvolvimento de soluções de e-commerce