Aprenda o que significa hashtag e descubra o poder que elas têm
Publicado: 31 de janeiro de 2018 | Atualizado: 11 de outubro de 2019.
O que significa hashtag? Elas permitem atingir um maior número de pessoas com a sua publicação, criando a possibilidade de aumentar seus seguidores. Assim, de uma forma leve, o conteúdo é exposto ao seu público-alvo e o resultado é potencializado, #sucesso não?
Hoje é quase uma obrigação para todas as empresas estarem conectadas a web por meio de redes sociais. Isso dá ao consumidor a opção de interagir com a empresa.
As redes sociais permitem um compartilhamento de informações mais dinâmico, diferente de um site.
Portanto, empresas de diversas áreas de atuação aproveitaram essa oportunidade, e começaram a usá-las como estratégias de comunicação.
A partir disso foram aprimoradas as técnicas de uso das redes sociais, até que descobriram o uso das hashtags, a qual permite agregar valor ao seu conteúdo.
Porém, algumas pessoas ainda não sabem o que significa hashtag. E para isso criamos esse conteúdo para ser o guia completo sobre hashtags.
As hashtags ficaram mais famosas no Twitter e de lá se espalharam para outras redes sociais que difundiram seu uso, iremos explicar tudo sobre o que significa hashtag e sua origem.
Elas nasceram com o objetivo de facilitar aos usuários encontrar um conteúdo de uma maneira simples e rápida. Afinal, quando uma hashtag é usada, diversas pessoas podem ter acesso à sua publicação.
Para as empresas essa é uma ferramenta de divulgação muito útil.
Neste artigo, veremos porque criar uma hashtag, quando usar hashtag, quais as redes sociais que permitem o seu uso e o poder delas.
#PARTIU ?
O que é hashtag?
O que significa hashtag? Esse é um símbolo (#) que foi adaptado pelo Twitter para permitir aos usuários falar de determinado assunto, usando palavras-chave específicas que facilitassem a busca dessas publicações.
Atualmente a internet é lotada de hashtags, em todo lugar se encontra uma. Algumas delas são muito usadas por diversos públicos, como é o caso de #TamoJunto, #EhNois, #Partiu, ou até mesmo aquelas mais específicas, como #BomDia.
Quando as empresas perceberam que as hashtags começaram a se manter na mente dos usuários, elas também começaram a criar suas próprias hashtags, a Adidas por exemplo, criou o #HereToCreate.
Todas as publicações da marca nas redes sociais têm essa hashtag e o público-alvo já reconhece isso.
Portanto o meio on-line é um dos melhores para se investir, só no Brasil dos mais de 139 milhões de internautas, 90% deles conectam-se diariamente a rede, gerando um total de mais de 125 milhões de pessoas.
Ao investir no ambiente digital sua comunicação precisa ser alinhada com a linguagem do seu público-alvo. Essa harmonia entre publicações e hashtags ajudam muito no sucesso da sua campanha.
Portanto, agora você sabe o que significa hashtag, é hora de conhecer de onde surgiram as hashtags.
Como surgiram as hashtags
Chris Messina foi o responsável por trazer as hashtags para o Twitter. Até o ano de 2009, poucas pessoas sabiam o que é hashtag. A ideia porém, já existia.
O símbolo era usado para separar as salas de bate-papo no IRC, um meio de comunicação por mensagens instantâneas em 1988.
Nesta imagem, podemos ver na parte de cima da tela, o termo #Beginner. Ou seja, as hashtags já eram utilizadas antes do Twitter, porém poucas pessoas sabiam o que significa hashtag naquela época.
Quando Messina propôs ao Twitter o uso de hashtags, ele disse “Cada vez que alguém usa um marcador (hashtag) em um status, não apenas sabemos algo específico sobre aquele post, como outros também podem ver o contexto e se juntar ao canal para contribuir”.
E então, o Twitter aceitou a sugestão e difundiu o uso das #. Em 2009 a rede social do passarinho azul começou a hiperlinkar as tags, direcionando para outra página com os tweets que também continham as hashtags.
E dessa maneira, milhares de pessoas conheceram as hashtags e elas se espalharam mundo a fora, conquistando cada vez mais os internautas.
Como usar uma hashtag?
Ensinamos o que significa hashtag e qual a origem desse símbolo que mudou a internet de 2009 para cá, portanto, ensinar como usá-la é um passo importante, não é mesmo?
Criar uma hashtag é um passo muito simples! Você precisa apenas inserir a cerquilha, ou seja o jogo da velha (#) e colocar a sua tag, ou seja, o termo, sem dar espaço entre as palavras. Por exemplo: #LeonardoDiCaprio.
A não ser que você queira colocar mais de uma hashtag para um mesmo assunto. Por exemplo: Você está falando no Twitter sobre a premiação de Leonardo di Caprio no Oscar, e quer colocar hashtags em seu tweet, nesse caso você pode usar tags como #LeonardoDiCaprio #Oscar2017.
Realmente muito simples, não é?
Hashtag: O que é x O que significa
Você pode estar pensando que “o que é hashtag” e “o que significa hashtag” são coisas iguais, mas vamos mostrar a diferença quando se trata de um conceito ou uma estratégia de marketing.
Ao pesquisar sobre hashtag no dicionário de Cambridge, obtivemos essa resposta:
Mas vamos deixar um pouco mais clara a diferença entre o conceito e a estratégia.
O que é hashtag?
O conceito de hashtag é simples, é um dos símbolos que podem ser encontrados em um telefone, por exemplo. Nesse caso, sua função é acionar recursos adicionais de companhias telefônicas, seja em telefones fixos ou móveis.
Porém, a hashtag também é usada no EUA de uma maneira diferente da que conhecemos aqui.
No Brasil, para falar de uma função ordinal, ou seja, “primeiro, segundo, terceiro” e assim por diante, usamos grau: 1º, 2°, 3°.
Já para os americanos é diferente, adivinhem o que é usado por eles?
Sim, a cerquilha! Para falar sobre o primeiro colocado de uma disputa, por exemplo, nos Estados Unidos ficaria assim: #1.
A “#” virou até uma brincadeira, o famoso jogo da velha. Quem nunca brincou quando era criança?
Ok, agora que sabe o que é hashtag no ponto de vista conceitual, vamos entender seu significado quando o assunto é marketing digital.
O que significa hashtag?
O significado de hashtag é muito mais amplo se comparado ao caracter individualmente.
Então, o que significa hashtag em campanhas de marketing digital?
Significa que quando fazemos o seu uso devidamente para compartilhar um conteúdo na web, existe uma possibilidade maior de atingir mais pessoas.
Como mostramos, em 2009 o Twitter começou a linkar as tags que sucediam a cerquilha, isso significa conquistar maior amplitude de campanha e aumentar as chances de atrair novos visitantes.
Até porque, os usuários que pesquisam por uma hashtag específica no Twitter, por exemplo #MarketingDigital, estão interessados nos resultados obtidos.
Se o seu conteúdo tiver relação com a hashtag buscada, é sinônimo de sucesso.
Caso tenha ficado interessado em saber mais sobre o marketing digital e suas vantagens, confira o link e tire todas as suas dúvidas!
O poder da hashtag
Agora que você aprendeu a diferença entre o que é hashtag e o que significa hashtag, você conhecerá o poder que elas têm sobre uma publicação nas redes sociais.
Elas são poderosas, pois se usadas corretamente, seu conteúdo ficará exposto às pessoas que realmente vão se interessar pelo assunto, afinal esse é o intuito de uma campanha de sucesso.
Isso só acontece com as hashtags, porque nenhum outro meio consegue segmentar tão bem os usuários.
Quem procura pela sua hashtag pode realmente estar interessado nos resultados encontrados, e se sua publicação for interessante, com certeza chamará a atenção do público-alvo.
Quando você atrai a atenção do público-alvo e eles interagem com sua publicação, a hashtag começa a ficar mais popular, e quanto mais popular sua publicação ficar, mais visualizada ela poderá ser.
Além de tudo isso citado acima, as hashtags em certas ocasiões podem ser metrificadas, e isso é ótimo para as empresas. Saber quantas vezes ela foi usada, saber se seu consumidor gostou, são pontos fortes do uso de hashtags.
Quando usar uma hashtag?
A hashtag pode direcionar o público à sua página e com isso você ganhará mais visualizações, mas não abuse do uso delas. Afinal é muito chato ver uma publicação #com #um #monte #de #hashtags #né? Então use de maneira inteligente.
Por exemplo, o Itaú mostrou de maneira simples e eficaz o que significa hashtag ao criar o #Digitau. A ideia da hashtag era mostrar ao público que, ao pensar em banco digital, se pensa em Itaú.
A campanha foi um sucesso e essa hashtag ficou na mente do consumidor por um bom tempo.
Dessa maneira simples, você facilita o engajamento do seu consumidor.
O momento mais propício de usar uma hashtag é quando se lança uma campanha, para acostumar seu público-alvo com ela. Assim, se você criar algo realmente viral, seus consumidores logo vão associar a hashtag com sua empresa.
Quais redes sociais usam hashtags?
Hoje a hashtag é usada em quase todas as redes sociais. Pode ser usada no Tumblr, Google+, Pinterest e até no YouTube, que permite metrificar o uso delas, as pesquisas e os resultados das interações.
As mais famosas são Twitter, Facebook e Instagram, o qual divulgou recentemente a possibilidade de seguir uma hashtag também.
Pode-se dizer que tudo começou no Twitter. Como dissemos, essa foi a primeira rede social a usar hashtags para direcionar os usuários a uma página com todos os materiais específicos da busca.
O Twitter tem também um tópico único, o Trending Topics. Ele se baseia nos 10 temas mais comentados no momento. Quando uma hashtag está “bombando” ela aparece nos trend topics.
Mas o que significa hashtag estar bombando?
Bom, significa que a hashtag está sendo muito comentada pelos usuários e aparecendo nos tópicos principais do Twitter.
Nos trending topics existem as segmentações por cidades, por países e os trend topics globais, ou seja, os 10 assuntos mais comentados ao redor do mundo.
Na busca existe a possibilidade de filtrar a sua pesquisa pelos filtros: top, latest, people, photos, videos, news e broadcasts.
Top
São os tweets mais interagidos. Os destaques em curtidas e retweets.
Latest
Apresenta os tweets em ordem cronológicas, mostrando do mais recente até o primeiro.
People
Esse são os perfis relacionados a um determinado tema buscado.
Photos
Tweets com fotos relacionados ao tema.
Video
Tweets com vídeos relacionados ao tópico citado.
News
Notícias que envolvem o tópico.
Broadcasts
As antigas TwitCam, são as transmissões ao vivo do Twitter.
O Facebook também permite inserir hashtags, mas é um pouco diferente do Twitter.
Nele, as hashtags também direcionam para uma página determinada sobre o assunto.
Quando se busca por uma hashtag no Facebook, existem dez filtros específicos e um geral, reunindo todos eles. Existem os filtros: publicações; pessoas; fotos; vídeos; lojas; páginas; locais; grupos; aplicativos; e eventos.
Tudo
Filtra tudo e deixa os mais relevantes no topo dos resultados.
Publicações
São publicações que contém a hashtag. A publicação pode ser só texto ou com imagens incluídas.
Pessoas
Mostra páginas relacionadas a palavra-chave usada na hashtag.
Fotos
São fotos que tem a hashtag na legenda.
Vídeos
São os vídeos que contém a palavra-chave da hashtag no título.
Lojas
Aqui ficam as lojas que tem a palavra-chave no nome do seu negócio.
Páginas
Em páginas, aparece todos os resultados da palavra-chave utilizada.
Locais
Locais que utilizam a palavra-chave procurada.
Aplicativos
Aqui as pesquisas ficam bem mais restritas. Os aplicativos que tem alguma ligação com a palavra-chave usada na sua hashtag aparecerá nessa busca, caso contrário, você não terá resposta.
Eventos
Se houver algum evento com uso da hashtag utilizada ele aparecerá nesse filtro, se não, nenhuma outra resposta será fornecida.Clique no botão Editar para alterar esse texto.
O Instagram é uma rede social bastante lembrada quando se fala em hashtags. Mas existe uma quantidade limite de 30 hashtags por publicação.
Muitas pessoas fazem o uso de hashtags apenas para ganhar curtidas e seguidores, mas quando o uso é estratégico, o resultado pode ser incrível.
Principalmente com a nova atualização. O Instagram anunciou, em dezembro de 2017, que será possível, além de seguir perfis, seguir os resultados de uma hashtag.
E ela funcionará de uma forma simples! Você precisa apenas pesquisar a tag, ao encontrar os resultados, aparecerá a opção de seguir. As fotos aparecerão como se fossem postadas por um perfil.
O Instagram também tem um filtro de busca por hashtag, como Facebook e Twitter. Porém eles disponibilizam isso de outra forma. Para fazer uma busca, você precisa clicar na lupa, o segundo atalho na parte de baixo da página, e clicar em pesquisar.
Após feito isso, aparecerão quatro filtros. Um engloba tudo relacionado a pesquisa, outro focado nos perfis, outro em locais e um outro separado só para a procura de hashtags.
Basta clicar na cerquilha (ou hashtag) e iniciar sua busca.
#Love é a mais usada, o que significa hashtag mais usada no Instagram. Em 2017 foram mais de 1 milhão de publicações com essas hashtags
#Bônus
Nem tão cedo meu caro Watson, trouxemos um bônus de quais foram as hashtags mais usadas em 3 segmentos no Twitter:
- #Euro2016 – Essa foi a hashtag mais usada quando falamos em competições esportivas;
- #TheWalkingDead – A série de sobrevivência no apocalipse zumbi foi a tag mais usada em relação a séries;
- #StarWars – O filme que conta a história do vilão mais famoso da galáxia, Darth Vader, proporcionou que essa hashtag fosse a mais utilizada no universo cinematográfico.
Além disso, muitas pessoas costumam usar a #tbt, mas poucas sabem o que significa #tbt. Por conta disso, existem mais de 40 mil pesquisas mensais para descobrir o significado desta sigla.
TBT é uma abreviação de Throw Back Thursday e significa de “volta à quinta-feira”.
Essa expressão ficou mais famosa no Instagram. É comum ver um usuário publicando uma foto de algo ocorrido no passado e para expressar de outra forma a saudade daquele momento, usam o #tbt.
Agora sim, tenho certeza que você sabe o que significa hashtag, como usar uma, e quais os benefícios elas trazem ao seu negócio, podemos nos despedir.
Mas vamos fixar, porque usar hashtags?
O uso de hashtags em redes sociais é bastante útil, principalmente em estratégias de Marketing Digital que visam segmentar o público atingido e metrificar as ações dos usuários.
As hashtags são ferramentas virais com o poder de deixar seu conteúdo acessível a diversas pessoas.
Então pare de perder tempo, utilize mais hashtags em suas redes sociais e melhore seus resultados agora mesmo!
Até a próxima!
#Fui
[…] já vimos até aqui o que significa hashtag e sabemos que elas organizam conteúdos em torno de um mesmo tema, […]
[…] recursos adicionais que agradem o seu público e tornem o texto mais descontraído. Você pode usar hashtags mais famosas e lista de emojis, por […]
[…] Se quiser saber mais sobre elas, leia nosso conteúdo sobre o que significa hashtag. […]