Saiba como criar uma persona para o seu negócio com 3 dicas simples

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Publicado: 18 de julho de 2018 | Atualizado: 29 de julho de 2019.

Saber como criar uma persona para o seu negócio é um dos segredos de quem vende mais. Afinal, só as empresas as quais conhecem as necessidades de seus clientes conseguem desenvolver ações assertivas a fim de conquistá-los. Mas a boa notícia é que conferindo essas 3 dicas sobre o tema você tem tudo para fazer parte desse time das grandes vendas.

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O primeiro passo na criação de qualquer estratégia de venda ou de marketing dentro de uma empresa sempre deve ser conhecer bem a quem ela se destina.

Isso porque assim é possível conhecer as necessidades desse público ao qual a sua divulgação será entregue, com o objetivo de sanar o problema e conquistar esses clientes.

E por ser uma parte tão importante do processo, todo cuidado é pouco na hora de desvendar os mistérios da mente de seus futuros consumidores.

Por isso, mais do que conhecer o seu público-alvo é preciso também investir na criação de persona.

Persona… Espera…. Eu já ouvi isso antes!

Sim e foi aqui no blog, pois já te ensinamos aqui que persona é a representação fictícia do perfil do seu cliente ideal.

Por meio de pesquisas entre seus possíveis e atuais consumidores você consegue traçar um padrão de comportamento responsável pela base da criação da persona.

Assim você consegue identificar os fatores os quais levaram essas pessoas a compra e replicá-los em suas estratégias a fim de conseguir mais e mais clientes!.

Ok, já relembrei o conceito! Mas o que tenho que fazer para essa mágica acontecer?

Bom, antes de mais nada deve conferir nosso conteúdo, pois temos 3 dicas simples para te ajudar na missão de como criar uma persona.

Por que é importante criar uma persona para o seu negócio?

vantagens de como criar uma persona

Como falamos na introdução, a criação de persona é o primeiro passo de quem quer conquistar clientes e vender cada vez mais.

Isso porque com ela é possível falar com as pessoas certas, ou seja, aquelas as quais têm mais chances de realizar uma compra na sua empresa.

Sabe as gafes que às vezes acontecem, como uma marca que vende cortes de carne divulgando uma ação para um vegetariano?

Pois é, com a criação de persona isso não aconteceria, afinal com ela você consegue saber onde estão os clientes com os quais quer se comunicar e ainda a melhor forma de dialogar com eles.

Mas não é só o setor de marketing que consegue colher frutos a partir do momento em que você sabe como criar uma persona.

Isso porque ao desenvolver o perfil do seu cliente ideal, você consegue obter informações sobre a situação financeira, se prefere comprar online e o que ele sente falta no atendimento, por exemplo.

Dessa forma dá para montar todo um processo de venda personalizado o qual fará essa pessoa se sentir confortável e garantir uma experiência única.

Assim você ainda consegue engajá-lo a fazer uma promoção espontânea da marca, pois já que foi tão bem tratado, é possível que ela comece a indicar a sua empresa para pessoas próximas a ela.

Viu só como é importante saber como criar uma persona? Então, chega de perder tempo! Vamos logo aprender a criar uma.

Confira 3 dicas para criar uma persona para a sua empresa

3 dicas de como criar uma persona

Antes de mais nada, você precisa ter mente dois aspectos importantes desse processo:

  • procure entender como o seu produto ou serviço pode ser útil as pessoas;
  • trabalhe SEMPRE a partir de dados reais.

Tendo entendido isso, é hora de partir para prática da criação de persona.

1. Questione o seu público-alvo

Como já falamos aqui no blog, o público-alvo mostra uma parcela bem mais ampla e geral de todas as pessoas as quais podem ter interesse no seu produto ou serviço.

Então, por que não tentar identificar aquelas que podem ter mais potencial de compra, não é mesmo?

Para isso, crie um questionário o qual, além de solicitar informações básicas como idade, origem, estado-civil e ocupação, investigue seus objetivos, valores e motivações.

Assim você estará analisando não só o poder de compra, mas também os fatores que os levam a tirar a carteira do bolso e pagar por algum produto ou serviço.

Para te ajudar, veja alguns exemplos de perguntas as quais pode incluir nesse formulário para criação de persona:

  • Quais são os seus valores?
  • O que você faz no dia a dia?
  • Quais são as suas metas de vida?
  • O que consome do dia a dia?
  • Quais marcas costuma usar?
  • Qual o seu maior sonho?
  • Qual o seu problema?

Depois disso, é hora de seguir para o próximo passo de como criar uma persona.

2. Compare os dados com os de seus clientes atuais

Bom, depois de conhecer um pouco mais daqueles que podem vir a ser seus clientes, é hora de entender o comportamento de quem já compra na sua empresa.

Isso porque assim você consegue comparar dados e finalmente formar um perfil do comprador padrão.

Mas antes é preciso compartilhar um questionário com seus atuais clientes, do mesmo jeitinho que você fez com os possíveis consumidores dentro do público-alvo.

Dessa forma é possível reunir os dados necessários para o próximo passo da criação de persona.

3. Comece a dar vida a criação de persona

Depois de tanta pesquisa, agora é o momento de finalmente ver a sua persona nascer.

Pegue todos os resultados e as análises sobre os padrões encontrados e comece a criar o perfil dessa pessoa.

Além das informações básicas, como dados sociais, dê um nome a sua persona e faça um breve descrição dela, isso vai ajudar sua equipe de marketing na criação de campanhas.

Não deixe de incluir também os meios de comunicação que ela mais usa, bem como de forma o seu produto iria ajudá-la.

Ah, caso deseje incluir uma foto ilustrativa, fique à vontade, pois o objetivo é mesmo fazer com que a persona pareça ser uma pessoa real.

E pronto! Você pode finalmente terminou o processo de criação de persona e finalmente encontrou a da sua empresa.

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Nesta publicação você finalmente conheceu o processo de criação de persona.

E viu que envolve MUITA pesquisa entre seus possíveis e atuais clientes, afinal é preciso descobrir todos os fatores que levam essas pessoas às compras.

Dessa forma você consegue desenvolver a sua persona para enfim começar a planejar estratégias mais assertivas.

Sim, isso mesmo! Como mostramos aqui, depois da criação da persona, fica fácil saber em qual momento da jornada do consumidor seus clientes estão.

Dessa forma dá para criar ações direcionadas e mais assertivas, afinal você exatamente do que eles precisam.

Mas espera… podemos ver você questionar agora se não há uma forma de otimizar todo esse processo de criação de persona.

E a boa notícia é que existe sim! Para saber mais, confira nosso conteúdo sobre Ferramenta de marketing: como criar uma persona.

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