Escrita criativa: conheça os desafios da produção de conteúdo!
Publicado: 17 de junho de 2019 | Atualizado: 24 de julho de 2019.
Apostar na escrita criativa é essencial para quem quer melhorar resultados e se destacar no mercado. Por isso, conhecer os desafios e segredos da produção de conteúdo é um passo importante da estratégia de marketing de qualquer empresa.
Basicamente, a escrita criativa consiste em incentivar o interesse do leitor a ler o seu conteúdo do começo ao fim.
No entanto, na hora de desenvolver a produção de conteúdo, muitas pessoas acabam esbarrando em dificuldades e desafios e desistindo do processo.
Mas um dos segredos de como escrever bem é exatamente não desanimar quando o texto não estiver saindo como você queria.
Quer saber como lidar com outros principais desafios da escrita criativa? Então confira o conteúdo a seguir!
Produção de conteúdo: quais os desafios do redator?
Pode não parecer, mas o redator enfrenta muitos desafios ao longo de um dia de trabalho para oferecer os melhores conteúdos para você.
E, se você trabalha como redator, por exemplo, sabe muito bem que não há um método perfeito para que os seus posts sejam um verdadeiro sucesso na internet.
Mas embora essa seja uma verdade inquestionável, existem formas de se preparar para tirar de letra os desafios presentes nessa atividade.
Para tanto, conhecê-los é fundamental! Por isso, veja agora os principais desafios enfrentados por quem trabalha com a produção de conteúdo!
Desafio 1: A atração de leitores
Você bem sabe que a internet é um campo vasto e repleto de conteúdos excelentes de empresas do mesmo segmento que o seu.
Por isso, é muito difícil ser encontrado por quem você realmente deseja, ainda mais se o seu intuito é trabalhar com busca orgânica, ou seja, sem investir em anúncios no Google.
E isso não é apenas um realidade enfrentada por empresas que querem se posicionar na primeira página do Google.
Nas redes sociais, principalmente no Facebook, por exemplo, você tem adversários à altura de serem encontrados pelos leitores que você deseja atingir.
E por falar em leitores, você sabe quais são os seus?
Antes de você focar em saber como escrever bem e ter uma escrita criativa, é preciso focar na identificação da sua persona, isso é, o perfil semi-fictício do seu cliente ideal, desenvolvido a partir de pesquisas entre seus atuais consumidores para conhecer seus hábitos e preferências.
Assim, você saberá o que e quando escrever, qual linguagem adotar e onde divulgar os seus textos.
Quer saber como fazer isso? Então saiba agora como criar persona para o seu negócios com 3 dicas simples!
Desafio 2: O seu texto não é lido
Quando você consegue atrair visitantes para o seu blog ou site, novos desafios surgem para que eles fiquem na sua página.
Isso porque, muitas vezes, esses usuários simplesmente batem o olho no texto, ficam com preguiça de lê-lo e saem do site logo em seguida.
Por isso, você deve chamar a atenção do leitor por meio de um texto escaneável. E isso quer dizer que o seu texto precisa seguir alguns padrões para vencer o desafio de não ser lido pelos leitores.
Para tanto, você deve:
- Dividir o conteúdo em partes, usando subtítulos;
- Usar listas para quando há muitos itens;
- Realçar partes do texto com negrito;
- Manter os parágrafos curtos (de duas a três linhas cada);
- Inserir imagens relevantes no texto;
- Estruturar o conteúdo de modo que seja coerente, separando-o em: Introdução – Argumentação e Conclusão.
Se você quiser desvendar mais segredos para arrasar na produção de conteúdo, confira 5 dicas de como escrever texto e conquiste o Oscar de conversão.
Desafio 3: Fazer com que seu texto seja compartilhado
Talvez esse seja o maior desafio de quem vive da produção de conteúdo.
Mesmo que você tenha um texto bem estruturado e saiba como escrever bem, é necessário que o seu conteúdo seja compartilhado o máximo possível para atingir o maior número de pessoas.
Para isso, esses leitores devem sentir vontade de tomar essa atitude, a ponto de fazer com que o seu conteúdo viralize pela internet a fora.
E a melhor maneira para que o seu conteúdo seja viralizado é divulgando-o nas redes sociais. Para tanto, você deve tomar alguns cuidados, como no:
- Facebook: a imagem deve ser cuidadosamente escolhida, assim como a descrição da publicação. Dê preferência para a criação de imagens autoexplicativas e frases curtas.
- Twitter: os 280 caracteres devem ser bem usados por você. A ideia é não criar hashtags muito longas. Outra dica é você fazer perguntas para os seus seguidores sobre um tema específico.
No fim das contas, o que realmente conta para a produção de conteúdo de qualidade é saber como escrever bem e investir no marketing de conteúdo.
Bônus: que tal aliar a sua produção de conteúdo com o Marketing de Conteúdo?
Por ser voltado totalmente para a produção de conteúdo útil e relevante, o Marketing de Conteúdo pode ser bastante eficaz se você quer saber como escrever melhor.
Isso porque com ele é possível gerar valor para as pessoas a fim de criar uma admiração pela sua marca, fazendo com que as suas vendas aumentem.
Afinal, os hábitos dos consumidores mudaram e a maioria das compras começa pela pesquisa na internet sobre determinados produtos ou serviços.
O que queremos dizer é que com o Marketing de Conteúdo você consegue ser a resposta que o seu lead (que é o potencial cliente), precisa.
Além disso, quando a sua marca faz uma produção de conteúdo de qualidade, você mostra um potencial competitivo diferente de outras empresas.
Fora isso, o Marketing de Conteúdo custa bem menos do que o Marketing Tradicional, gerando 3x mais resultados que este último.
Sendo assim, que tal saber tudo sobre o Marketing de Conteúdo? Entenda de uma vez por todas essa estratégia de sucesso!
Quer vender muito mais? Então invista na escrita criativa!
A produção de conteúdo vai muito além do que sentar na cadeira e começar a escrever tudo o que vier na telha.
É preciso preparação para enfrentar os desafios que um redator tem ao longo da sua jornada de escrita criativa.
Por isso, neste conteúdo você viu que para atrair leitores é preciso ter uma interação com os seus atuais clientes em redes sociais, além de criar personas para direcionar melhor o que você vai escrever.
Além disso, para que o seu texto seja lido, é necessário torná-lo escaneável, ou seja, você deve seguir à risca algumas dicas para a sua elaboração.
Fora isso, o seu conteúdo precisa ser compartilhado de modo que ele seja viralizado na internet, e uma boa forma de fazer isso é investir em postagens no Facebook e no Twitter, por exemplo.
Por fim, você também viu que o Marketing de Conteúdo pode ser a estratégia perfeita para você conseguir ter uma escrita criativa e fazer uma produção de conteúdo mais eficaz.
Desse modo, que tal enriquecer ainda mais a sua produção de conteúdo? Então, fique ligado no blog da Ideal Marketing.