Descubra como fazer e-book e como ele pode atrair novos leads

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Publicado: 7 de novembro de 2018 | Atualizado: 29 de julho de 2019.

Pode ser que você já saiba que fazer e-book é importante para o marketing digital, mas você sabe como fazer e-book? Descubra agora e veja como funciona a relação dele com a transformação de visitantes da sua página em leads.

É quase impossível que você tenha feito uma pesquisa sobre Marketing Digital e não tenha lido nada sobre e-book e como ele pode ser essencial para nutrir seus possíveis clientes.

Só para relembrar o que um é um e-book, eles são electronics books, ou seja, livros eletrônicos de acesso e rápido por meio da internet.

Mas sabia que ele pode fazer mais do que simplesmente nutrir clientes e ainda atrair novos leads?

Exatamente, uma boa estratégia de Marketing Digital aliada com boas técnicas de Marketing de Conteúdo podem ser a chave para atrair novos leads de qualidade.

Afinal, de nada adiantam leads que não se conectam com os produtos e serviços que sua empresa oferece.

Então para descobrir como fazer e-book e como ele pode ajudar a gerar novos leads para sua empresa, veja o conteúdo que foi separado nos seguintes tópicos:

E-book Ideal Marketing para atrair clientes e aumentar o faturamento da empresa

Como fazer e-book

O modo específico de como fazer e-book pode variar muito de empresa para empresa, ou de acordo com o assunto.

Mas de qualquer maneira existe um checklist básico para conseguir criar um e-book de qualidade para sua empresa e ainda poder criar novos leads com o conteúdo de qualidade.

Então para conhecer o modo de como fazer e-book veja os tópicos a seguir.

Saiba os objetivos da empresa

O primeiro passo é definir as metas. Se o objetivo final de sua empresa for vender passagens de avião, por exemplo, o e-book deve ser direcionado para a educação do cliente.

Ou seja, precisa que em algum momento dessa educação o conteúdo se relacione com o objetivo final.

Então se o objetivo da empresa é vender passagens, não faça conteúdo sobre pet shops, mas materiais como “viagem em família”.

São conceitos básicos de como fazer inbound marketing e que podem auxiliar na criação dos conteúdos de sua empresa.

Conheça seu público

Então se você sabe qual seu objetivo, sabe quem pode ser atingido por ele. Então como uma das técnicas de marketing digital e de segmentação no geral, crie uma persona.

Crie elementos que permitam a equipe das técnicas de Inbound Marketing entender com estão lidando e assim criarem os conteúdos de acordo com a etapa de compra do visitante e lidar com ele da melhor maneira possível.

Além disso, a linguagem deve ser definida de acordo com esse público também, afinal, executivos não querem consumir conteúdos cheio de gírias, por exemplo.

Então adequar a linguagem do conteúdo com o do site e do visitante que vai ter acesso ao material rico do e-book.

Defina e estude o conteúdo

Uma vez que você já sabe com quem falar, pode pensar o que interessa a esse visitante, o que ele precisa saber para ter mais interesse nos serviços de sua empresa.

Sendo assim, é preciso não só criar um conteúdo de material rico e divulgá-lo no site, mas ele deve ser pensado de acordo com as técnicas de Inbound Marketing.

Ou seja, educando o visitante e possibilitando que cada vez mais ele veja sua empresa como a solução para o problema que ele tem.

Além disso, é essencial que conteúdo de fato tenha qualidade. O que significa que a equipe que for responsável pela criação do conteúdo deve ter um estudo de fato para poder escrever sobre o tema com propriedade.

Crie uma estrutura

Um bom modo de facilita o processo de como criar e-book é desenvolvendo uma pré-estrutura.

Definir tópicos guias para separar os assuntos e discuti-los com a equipe responsável pelas técnicas de Marketing Digital e a equipe das técnicas de Inbound Marketing.

Assim todas as áreas podem garantir que o conteúdo de fato apresenta a qualidade necessária sobre o tema, mas ainda seja educativo dentro do conceito de como fazer Inbound Marketing.

Ou seja, conteúdo completo e educativo, de qualidade e com o direcionamento correto para as empresa.

Desenvolva o e-book

Uma vez que os responsáveis pelo material rico sabem o que é e-book e já definiram os tópicos anteriores de como criar e-book é hora de colocar a mão na massa e produzir.

Planejar metas e prazos para a criação do e-book pode ser um bom meio de garantir que eles sejam feitos de acordo com as necessidades do cronograma da empresa.

Então é nesse momento que toda a fase da planejamento de objetivo e função do e-book toma forma.

Lembrando também, que depois de finalizado, é muito (MUITO) importante que uma pessoa da área das técnicas de Marketing Digital, ou da área das técnicas de Inbound Marketing possa revisar o conteúdo.

A primeira delas pode revisar o conteúdo e os conceitos apresentados, já a segunda, vai analisar se o e-book se enquadrou no modo de como fazer inbound marketing da maneira certa.

Pense no design

Como último tópico antes do lançamento, é claro que você não deve simplesmente inserir o conteúdo em um documento em PDF e deixá-lo disponível em seu site.

Então o layout que vai definir o modo como o conteúdo vai ser apresentado é muito importante para separar as informações.

Um bom trabalho do designer pode até facilitar o processo de leitura do material rico. Além é claro das imagens que podem ilustrar e exemplificar itens ao longo do conteúdo.Para facilitar o processo e conferir uma aparência profissional, existem no mercado diversas ferramentas digitais para criação de e-books.

Veiculação

Agora que o conteúdo de material rico está pronto, é a hora de colocar ele para circular e começar a atrair seus novos leads.

Então o site da empresa pode ter CTA’s que direcione até o conteúdo, pode ter conteúdo da própria página que leve ao e-book, mas o mais importante é que ele se encaixe no “quadro”.

Não apareça como uma peça solta em todo e qualquer conteúdo, mas somente onde ele faz diferença para o conteúdo do visitante.

Por exemplo, se sua empresa venda passagens de avião, e existe um blog com um conteúdo como “férias em família” você pode inserir o e-book de “como economizar em uma viagem”.

Assim os conteúdos se completam e as chances dele ser atraído a ler o e-book são ainda maiores já que ele está relacionado a pesquisa do visitante.

A relação do e-book com a criação de leads

Uma vez que sua empresa sabe o que é e-book e como criar e-book falta somente entender como ele pode interferir na criação de leads.

Isso porque toda vez que o processo de conteúdo de qualidade, do modo de fazer Inbound Marketing e a etapa de veiculação são feitas com sucesso, é muito mais fácil que o conteúdo do e-book seja atraente para o visitante.

E é aí que entra a grande oportunidade, pois a função do material rico não é somente propagar o conteúdo da empresa, mas educar e direcionar o visitante para na jornada de compra.

Ou seja, quando você cria o conteúdo, já pode fazer isso pensando em quais são os assuntos que levam até esse e-book para então realizar a divulgação dele nas páginas dos conteúdos certos.

E disponibilizando o acesso ao e-book grátis, você pode pedir alguns dados do visitante, por exemplo.

Desde o nome até a idade e o email são meios de transformar aquele simples visitante em mais um lead na base de dados da empresa.

Assim mesmo que ele ainda não esteja pronto para concluir o fechamento da compra. ao menos a empresa possui o contato dele e já pode começar a desenvolver e enviar conteúdos relevantes para os objetivos do lead.

Não perca tempo e comece a divulgar seus e-books agora mesmo!

Então agora que você relembrou o que é e-book e aprendeu como fazer e-book já pode começar a pensar e conversar com as áreas da empresa para desenvolvimento das pautas e tópicos para serem tratados no conteúdo.

Além disso, não de esqueça de sempre deixar a equipe de marketing digital alinhada com a equipe de inbound marketing para garantir a eficácia do material rico da empresa.

E se além de como fazer e-book você tiver interesse em conhecer outras dicas de como melhorar os resultados em sua empresa, continue acompanhando o blog Ideal Marketing.

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