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SEO e SEM: entenda suas diferenças e qual deles utilizar em sua estratégia

Publicado: 1 de agosto de 2019 | Por: | Atualizado: 1 de agosto de 2019.

SEO e SEM são dois conceitos fundamentais de serem entendidos por quem deseja construir uma estratégia de marketing digital de sucesso. Afinal, só aqueles que sabem como fortalecer sua presença online com essas técnicas consegue melhorar seus resultados.

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Dentro do Marketing Digital, um dos objetivos mais importantes é conseguir um bom posicionamento na página de resultados de um mecanismo de busca.

Isso porque ser ranqueado como um dos principais sites referente a assuntos da sua área de atuação é essencial para ser encontrado por pessoas com mais afinidade com o seu negócio, bem como ser reconhecido como referência na área.

Mas para isso acontecer com o seu negócio, é preciso conhecer dois conceitos relevantes para uma estratégia de marketing digital: SEO e SEM.

Não sabe o que esses termos querem dizer? Então confira o conteúdo a seguir!

O que é SEM?

SEM, ou Search Engine Marketing, é mais conhecido como Marketing de Busca e é uma importante estratégia de marketing digital.

Isso porque seu objetivo é ajudar as empresas a conseguirem conquistar o topo da página de resultados do Google e, assim, aumentar o seu poder de alcance.

Para tanto, duas técnicas são utilizadas dentro dessa estratégia: os links patrocinados e a busca orgânica.

O primeiro se refere aos anúncios que aparecem nas primeiras posições da página de resultados de uma busca, como já explicamos aqui no blog.

Ou seja, os links patrocinados são uma maneira rápida e eficiente de atrair mais tráfego para o site da sua empresa e para atingir seus objetivos.

Mas se você não tiver recursos financeiros suficientes ainda para investir em tal recurso, ainda há a busca orgânica, isso é, conquistar um bom posicionamento na página de resultados de maneira natural.

Só que para conseguir fazer com o que o Google entenda que o seu site é relevante para uma pesquisa é preciso aplicar em sua página algumas técnicas, e é aqui que entra o conceito de SEO.

Vamos então terminar de entender o que é SEO e SEM?

O que é SEO?

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Chamamos de SEO, ou Search Engine Optimization, o conjunto de práticas cujo objetivo é otimizar um site para que ele proporcione ao usuário uma boa experiência.

Isso é importante para a sua estratégia de SEM, pois um dos critérios de avaliação para ranqueamento de resultados é a qualidade da página.

Vale ressaltar que os mecanismos de busca levam um certo tempo para reconhecer a autoridade do seu site, fazendo com que o SEO gere resultados a médio e longo prazo.

Se a princípio essa parece ser uma desvantagem, saiba que seus resultados são duradouros, permitindo que você fique nas primeiras posições por mais tempo.

Para tanto, podemos dividir as técnicas de SEO em duas categorias:

  • On Page: ajustes que podem ser feitos dentro do seu próprio site, como a produção de conteúdo relevante e alterações na página para garantir uma boa navegabilidade ao usuário, por exemplo;
  • Off Page: ações realizadas fora da sua página da web, como criação de posts para outros blog e link building, que nada mais é do que prática de inserir links em outros sites para o seu ou até mesmo dentro dele mesmo.

Viu só como só como SEO e SEM são conceitos simples e que estão interligados?

Mas caso ainda não tenha ficado claro as suas diferenças, confira o próximo tópico a comparação entre SEO x SEM.

SEO x SEM: qual a diferença?

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Muito se engana quem pensa que a diferença entre SEO e SEM está apenas em uma letra.

Entretanto, ela é muito maior que isso, pois o SEM representa uma estratégia mais ampla, que envolve todas as técnicas que visam o posicionamento, sejam elas pagas ou não.

Já o SEO é exatamente uma parte do SEM, uma vez que ele é um conjunto de práticas utilizadas para melhorar a experiência do usuário e, consequentemente, ter um bom ranqueamento na página de resultados.

Sendo assim, de maneira simples podemos dizer que toda vez que você falar de SEO, também estará se referindo a uma estratégia de SEM.

Mas é importante ressaltar que o contrário não é verdadeiro, pois quando falamos de ações de SEM, pode se tratar dos links patrocinados.

Agora que explicamos tim tim por tim tim o que é SEO e SEM e suas diferenças, você deve estar se perguntando: “afinal, qual é melhor para a minha empresa então?”.

Para saber a resposta para essa pergunta, confira o próximo tópico!

Então, qual o melhor: SEO ou SEM?

Para decidir se SEO ou SEM é melhor para a sua empresa, você precisa ter claro duas questões: se deseja obter resultados rápidos e se possui verba para investir em anúncios.

Isso porque uma estratégia de SEM completa abrange ações para posicionamento orgânico e pago, para que consiga atingir suas metas logo no começo do seu plano de ação, ao mesmo tempo que prepara o terreno para o futuro com as técnicas de SEO.

Agora, se a sua empresa não tem recursos financeiros ainda para investir em links patrocinados, não tem problema! Só tenha em mente que seus resultados virão a médio e longo prazo e que eles serão duradouros.

Tendo esclarecido esses dois pontos, você está preparado para tomar as melhores decisões e criar estratégias assertivas de acordo com os objetivos da sua empresa.

Já sabe qual é a diferença entre SEO e SEM? Então mãos à obra!

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Neste conteúdo você aprendeu o que é SEO e SEM e viu que apesar de serem pequenas siglas, a sua importância em uma estratégia de marketing digital é imensa.

Isso porque elas compreendem ações para otimizar seu site e aumentar o poder de alcance da sua empresa com um bom posicionamento na página de resultados do Google.

Para tanto, aqui falamos sobre a diferença entre SEO x SEM e viu que a melhor estratégia para a sua empresa é aquela que mais se adequa aos seus recursos e objetivos.

Agora que você já entendeu o que é SEO e SEM, que tal saber mais sobre uma metodologia que promete revolucionar seus resultados?

Então, confira nosso conteúdo e saiba como criar um projeto de inbound marketing de sucesso!

2019-08-01T18:17:56-03:00

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