Inove e conquiste: saiba como usar podcast e conteúdos em áudio pode fazer toda a diferença nos seus resultados

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Publicado: 18 de abril de 2018 | Atualizado: 5 de julho de 2019.

O podcast e outros conteúdos em áudio são uma forma criativa de nutrir os consumidores de uma empresa. Entenda como essa técnica, que vem ganhando força no mundo do marketing, pode ser um diferencial na sua estratégia!

Com a correria do dia a dia é comum ouvirmos dizer a seguinte frase “leio quando tiver tempo”, mas nós sabemos que isso quase nunca vai acontecer.

Isso porque pesquisas indicam que no Brasil 44% da população afirma não ter o hábito de ler e 30% nunca comprou um livro!

Impressionante, não é mesmo?

E é por isso que é tão importante investir em produção de conteúdo multimídia, como o podcast, pois assim você facilita o acesso à informação e aumenta a visibilidade do seu negócio.

Ficou interessado na proposta?

Então não perca mais tempo! Confira neste artigo as principais informações sobre conteúdos em áudio, em especial o podcast, e saiba como fazer a empresa cair nas graças do povo.

Aqui você vai ler:

O que são conteúdos em áudio?

Saiba o que é podcast!

Como falamos lá em cima, o atual cenário do mercado favorece quem investe em conteúdos que possam ser consumidos a qualquer hora e que demandam pouco tanta atenção, isso é conhecido como marketing de conteúdo.

A prova disso é que 71% das empresas brasileiras já adotam o marketing de conteúdo para aquisição de clientes e cerca de 20,0% pretendem adotá-la em breve.

No entanto, a falta de hábitos de leitura da população brasileira motivou as empresas a desenvolver novas estratégias para atender essa necessidade.

E uma delas é o marketing de conteúdo. Já ouviu falar nele?

Não?! Tudo bem, porque aqui temos um artigo explicando tudo sobre o que é marketing de conteúdo.

Mas o que você precisa ter em mente sobre uma das estratégias mais utilizadas é que o seu foco agora deve ser produzir um conteúdo rico em informações e em um formato acessível.

Por isso, o podcast e outros tipos de conteúdos em áudio estão em alta no momento.

Isso porque ele tem o açúcar, o tempero e tudo que há de bom que as pessoas tanto procuram: a transformação de um texto escrito em áudio.

E se você ainda adicionar, intencionalmente, um ingrediente extra na mistura, tipo o Elemento X, terá em mãos um podcast superpoderoso para tratar de uma de transmissão de informações mais atraente.

Bem simples, não é?

Além disso, é importante ressaltar que algumas vezes um conteúdo de áudio pode não ter um suporte escrito, como as mensagens de voz e o podcast. Ou até não ser exatamente um áudio, como a campanha #pracegover.

Ficou confuso? Não se preocupe!

Pois esse assunto será abordado mais à frente. Por enquanto, queremos deixar claro como identificar um conteúdo de áudio.

Agora que esclarecemos a definição, chegou o momento de explicar as razões de disponibilizar um conteúdo em áudio, como o podcast.

Saiba por que deve disponibilizar conteúdo em áudio

Saiba por que é importante incluir o podcast em sua estratégia de marketing digital!

Depois de termos definido o conceito de conteúdo em áudio, agora chegou o momento de explicar as razões de fazer um podcast.

E começaremos te contando o principal motivo pelo qual você deve disponibilizar um podcast que é o de aumentar o fluxo de visitantes de sua página na web.

Como destacamos acima, a leitura se tornou uma atividade menos comum e ao publicar conteúdos em áudio você aumenta a comodidade do leitor ou ouvinte.

Dessa forma, ao criar podcast você poderá fazer com que uma quantidade maior de visitantes consuma às informações disponibilizadas.

Além disso, existem ainda outros dois motivos que vão fazer a sua cabeça e te fazer criar um podcast.

Desperte emoções com o podcast

Escolher o podcast como parte da sua estratégia de marketing digital é uma das melhores formas de emocionar e conquistar seus possíveis clientes.

Isso porque uma voz, pelas variações de entonação, tende a facilitar o entendimento do texto.

E mais: ao utilizar essa técnica de produção de conteúdo você também cativa e humaniza sua relação com o cliente, trazendo-o mais próximo da marca.

Já se convenceu de começar a produzir podcast? Ainda não?

Então vamos para o próximo tópico, duvido você continuar resistindo a ele!

Levante a bandeira da acessibilidade com o podcast

Outro ponto bastante importante em relação ao uso dessa estratégia é a democratização da informação.

Acessibilidade é a palavra da vez, sendo assim, ao disponibilizar conteúdo em áudio você dá oportunidade aos deficientes visuais de consumi-lo.

E aí, ficou empolgado em disponibilizar conteúdos de áudio ou até mesmo criar um podcast?

Então dê uma olhada no tópico seguinte e fique ligado nos benefícios de utilizar essa técnica!

Descubra os benefícios de fazer conteúdos em áudio

Descubra os benefícios de usar podcast em sua estratégia de marketing digital

No tópico anterior, apresentamos a você as principais razões para produzir conteúdo em áudio ou um podcast, agora chegou o momento de falar sobre os benefícios.

O maior benefício e, também, o mais evidente é o aumento de visitantes que consomem efetivamente o seu conteúdo.

Com este benefício, você tem a oportunidade de impactar mais pessoas, crescendo suas chances de:

  • conquistar novos clientes
  • converter leads
  • engajar consumidores
  • fidelizar clientes

Além disso, aumentar a oferta disponível de material multimídia aos seus clientes é uma forma de reforçar a autoridade da sua empresa no mercado e caminhar para se tornar uma referência.

Mas como a técnica de disponibilização de conteúdos de áudio ou podcast ainda é bastante recente, você tem a oportunidade de chamar a atenção dos consumidores com algo bastante inovador.

E, aí, achou interessante? Quer saber os principais modelos para construir conteúdos de áudio como um podcast?

Então, fique ligado no próximo tópico.

Conheça os principais modelos de conteúdo em áudio

Conheça os diferentes tipos de conteúdos e áudio e podcast

Depois de ter conhecido todas as vantagens de produzir um podcast, você deve estar se coçando para criar o seu.

Mas calma! Antes de pegar um microfone e sair por aí gravando o seu podcast, você precisa conhecer todas as opções de formato.

Então, vamos agora descobrir quais são os principais modelos e as características deles.

Podcast

O podcast é antes de mais nada um forma de se consumir conteúdos em áudio.

Isso porque uma de suas características é a de dar a liberdade para o usuário ouvir o material a hora que ele quiser.

Além disso, ele funciona como uma rádio virtual personalizada, na qual é consumir só os assuntos de seu interesse.

E é por causa que uma das principais vantagens do podcast é proporcionar ao seu negócio um alcance maior de público e com um baixo custo envolvido.

Outro ponto positivo de fazer um podcast é a oportunidade de criar parcerias de sucesso e ganhar dinheiro com anúncios.

Por isso é importante manter seu podcast sempre atualizado com novas pautas, acima de tudo, relevantes ao seu público e com postagens frequentes, mas você estudar a sua audiência para ver a periodicidade ideal.

Além disso, é preciso estar atento à qualidade de suas postagens, tanto dos conteúdos postados como das ferramentas utilizadas.

Por fim, ter equipamentos de ponta e uma edição TOP pode ser aquilo que mantém um ouvinte no seu podcast.

O seu podcast pode ser divulgado dentro de um site próprio ou por meio de plataformas como SoundCloud, iTunes e Spotify.

Esse é um modelo bastante produtivo e inovador, podendo garantir maior visibilidade de sua marca e, por consequência, o aumento das vendas.

Se você quiser saber mais sobre o assunto, não deixe de conferir nossa publicação sobre o que é podcast.

Post Narrado

Lembra quando falamos sobre as pessoas não terem mais tempo para leitura? É aí que entra o post narrado.

Diferentemente do podcast, este modelo é caracterizado pela leitura de um artigo já escrito, pois o áudio deve aparecer dentro da própria postagem.

Para esse fim, o mercado disponibiliza plugins e plataformas de publicação de um conteúdo de áudio, como a Vooozer.

Esse recurso é muito utilizado por blogs, entretanto ainda existem poucos que oferecem posts narrados, por isso essa é uma maneira de você se diferenciar da concorrência.

Audiobook

O audiobook, ou audiolivro, é bem parecido com o post narrado, a diferença entre eles é a extensão.

Eles são livros, especialmente ebooks, convertidos em um arquivo de áudio e disponibilizados ao seu público.

Devido a sua extensão, é comum que esses arquivos sejam direcionados para download.

Dessa maneira, você pode disponibilizar o PDF de seu ebook, juntamente com o arquivo numa extensão MP3, por exemplo.

Assim seu público poderá ter acesso ao seu conteúdo a qualquer hora, principalmente se ele fizer esse esse download pelo smartphone.

E aí, já sabe qual modelo se encaixa melhor ao seu objetivo?

Mas espere, ainda não parou por aqui!

Lembra quando falamos sobre como o podcast é uma importante ferramenta para a democratização e acessibilidade para deficientes visuais?

Então, não tem como falar de formatos de conteúdo em áudio sem lembrar da campanha #pracegover.

Bônus: #pracegover

Veja o podcast em ação! Conheça a ação #pracegover

Se você for um heavy user das redes sociais, principalmente o Facebook, já deve ter se deparado com a hashtag #pracegover.

Essa campanha foi criada em 2012 pela baiana Patrícia Silva, ou como prefere ser chamada Patrícia Braile.

Esse movimento nasceu a partir da dificuldade de deficientes visuais em utilizar redes sociais.

A campanha se resume na criação de uma descrição escrita dos conteúdos de imagem (fotos ou vídeos).

Nos aparelhos desenvolvidos para deficientes visuais, um aplicativo lê tudo aquilo que está escrito na tela.

Veja como, apesar de ser um texto escrito, a finalidade é a produção de um conteúdo de áudio.

Dessa forma, as informações são democratizadas e os deficientes podem ter uma experiência muito mais rica nas redes.

Muitas páginas ainda utilizam a hashtag tais como a da Coca-cola e do Conselho Nacional de Justiça.

Depois deste bônus, chegou a hora de colocar a sua voz no ar com um podcast!

E-book Ideal Marketing para atrair clientes e aumentar o faturamento da empresa

Seja um divulgador de sucesso com o podcast!

Nesta publicação, você aprendeu como um podcast pode ser o que faltava para aumentar a visibilidade do seu negócio.

Isso porque oferecer informação fácil de consumir pode ser a diferença entre o seu sucesso ou não.

Além disso, disponibilizar um podcast e democratizar a informação é uma marca só das grandes empresas.

Então, faça já parte desse time e produza o seu podcast!

E se você quiser mais dicas, não deixe de conferir o blog da Ideal Marketing!

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