Marketing de Afiliados: guia COMPLETO dessa estratégia inovadora de divulgação
Publicado: 3 de abril de 2018 | Atualizado: 26 de novembro de 2019.
Sabe o que é Marketing de Afiliados? Essa estratégia inovadora permite a divulgação da sua empresa por meio da credibilidade de influenciadores. É como ser a menina mais bonita da festa: todo mundo só vai falar de você.
As formas de divulgação dos produtos evoluem conforme a tecnologia.
Isso porque o comportamento do público vai se transformando com os avanços e mudanças das mídias.
Então, as empresas precisam se adaptar para conseguirem estar mais próximas do seu público.
Agora, as redes sociais já não são mais novidades. Buscando o sucesso, empreendedores de visão estão investindo na inovadora estratégia do marketing de afiliados.
Mas você ainda não sabe o que é marketing de afiliados? Meu amigo, tá na hora de conhecer.
O blog da Ideal Marketing preparou esse conteúdo com TUDO que você precisa saber sobre essa nova estratégia de marketing on-line.
Dá só uma espiada nos tópicos:
O que é marketing de afiliados?
O marketing de afiliados é uma estratégia em que os afiliados de uma empresa fazem a publicidade de seus produtos.
Esses afiliados são usuários de redes sociais, donos de blogs ou sites de conteúdos com grande público on-line, os chamados influenciadores.
É como se o marketing e a publicidade de uma empresa fossem terceirizados para prestadores de serviços.
Mas nesse caso, os prestadores de serviços tem enorme poder sobre a opinião pública.
Calma, já imaginamos sua preocupação!
O marketing de afiliados não precisa necessariamente ser feito por grandes celebridades da internet.
Ele pode ser realizado por influenciadores de nicho, pequenos sites de notícias ou produtores de conteúdos de blogs menores.
Apesar de ser uma estratégia inovadora, o marketing de afiliados não é realmente novo.
A Amazon.com foi a primeira a usar a estratégia, antes mesmo dela ter esse nome, no meio dos anos 90.
No entanto, esse método de marketing afiliado evoluiu e foi redescoberto pelos estrategistas de marketing na era das redes sociais.
Como funciona o marketing de afiliados?
O processo de funcionamento do marketing de afiliados é bastante simples.
Basicamente, a empresa lança o produto e espera seus divulgadores fazerem todo o trabalho.
Ainda sim, vamos detalhar isso um pouco melhor, no passo a passo:
1. O primeiro passo é exatamente esse, a criação de uma campanha por parte do anunciante.
2. Logo após, começam as divulgações dos afiliados em seus canais.
O único ponto de atenção para os negócios precisa ser escolher os melhores afiliados de acordo com o público-alvo da sua empresa e o objetivo de sua campanha.
Nesse momento, o marketing de afiliados é bastante parecido com qualquer outra estratégia de divulgação.
Por isso, aqui no conteúdo separamos os formatos desse programa afiliados e os principais canais em que ele vai acontecer.
Mas isso tudo ficará mais para frente, agora é hora de conhecer as outras etapas.
3. Os clientes encontram esse conteúdo divulgado na internet e realizam a compra.
Os anúncios da sua empresa serão recebidos com muito mais aceitação pelo público.
Afinal, quem está levando seu produto até eles é alguém de confiança, com opinião relevante e capaz de despertar o interesse.
4. Ocorre o rastreamento das conversões.
5. A empresa produtora do anúncio recebe o dinheiro da venda.
6. O afiliado responsável pelo anúncio responsável pela conversão recebe sua remuneração.
Existem vários formatos de remuneração no marketing de afiliados, tudo depende do objetivo da campanha lançada pela empresa.
Continue acompanhando o conteúdo, vamos te explicar TUDO sobre essas compensações e qual delas será a melhor para cada campanha.
Simples, não é mesmo?! Mas assim como todas as outras estratégias, o programa de afiliados precisa ser planejado de forma eficiente para atender as necessidades da empresa.
Conheça os formatos de programa de afiliados
Os afiliados da empresa prestam um grande serviço, mas nada é de graça.
Por isso, existem várias formas de comissão usadas para remunerar o sistema de afiliados.
É preciso ser muito atento para qual delas escolher, afinal, ela parte do objetivo do anúncio criado pelo negócio.
Então, fique atento! Vamos falar de cada um deles aqui no conteúdo:
CPM (custo por mil impressões)
O CPM é voltado para campanhas com o objetivo de aumentar a visibilidade de uma empresa.
Normalmente, esse formato de comissão é dedicado a banners publicitários.
Toda vez que o usuário visualiza a um blog ou um anúncio nas redes sociais, ele gera uma impressão. Então, como o próprio nome diz, o CPM oferece remuneração a cada mil impressões do banner da empresa.
CPC (custo por clique)
Quer aumentar o tráfego do site da sua empresa? O CPC é a comissão ideal!
Esse tipo de estratégia remunera o afiliado a cada clique no link do anúncio divulgado. O comum é que o valor por cada clique seja fixo, mas também é possível definir a cada 10, 50, 100…
No entanto, é preciso muita atenção na hora de rastrear esses cliques. O mais correto é contabilizar apenas clique únicos por IP (Internet Protocol), que é a identidade de cada computador.
Não se atentar a esse ponto tornará a campanha mais cara sem aumentar de fato o tráfego do site.
Mas para saber mais sobre o que é CPC, confira nosso artigo o assunto.
CPL (custo por lead)
Você sabe o que é lead? Não?! Eles são os possíveis clientes de uma empresa.
O CPL é focado exatamente em conquistá-los. Esse tipo de campanha é o mais indicado para aumentar a base de prospecção de clientes de um negócio.
É possível definir se a remuneração será para os leads apenas os gerados ou para os leads que efetivamente se transformam em clientes.
CPV (custo por venda)
Quem não quer aumentar as vendas? O marketing de afiliados tem seu tipo de campanha focada exatamente nesse objetivo.
O CPV remunera os afiliados por conversões feitas no site.
Aliar essa estratégia com landing pages bem feitas vai fazer as vendas da sua empresa deslancharem.
A remuneração desse tipo de campanha normalmente é feita como comissão sobre a venda. Defina 2%, 5%, 10%! O que parecer mais justos.
CPA (custo por ação)
Essa métrica de remunera os divulgadores por ações definidas no site da empresa.
As ações podem ser visitas, cadastros, vendas ou qualquer outro tipo de ação dentro do site.
Também é possível definir duas ou mais ações para remunerar o afiliado.
Sendo assim, o CPA é a estratégia mais ampla entre todas do sistema de afiliados.
Os modelos de comissão são muito semelhantes aos objetivos de campanhas de outras estratégias on-line.
Isso não é para menos, afinal, eles serão divulgados nas mesmas plataformas.
Falando nisso, vamos a elas!
Descubra os principais canais de divulgação on-line
Escolher corretamente os participantes do seu programa é a etapa mais importante do planejamento de sua campanha.
Afinal, é preciso ter certeza se os públicos atingidos pelos afiliados são os possíveis consumidores do seu produto.
Em razão disso, o sucesso da sua campanha de está ligado à escolha dos afiliados a partir dos canais de divulgação nos quais eles conseguem atingir seu público.
E-mail marketing
O e-mail marketing é uma forma de divulgação de novidades, promoções, nutrição de leads, ações de pós-venda, pesquisa de satisfação de serviços e outras formas de campanha enviadas por e-mail.
É considerada a forma mais bem aceita para receber informações de empresas por cerca de 70% dos consumidores.
Por isso, ela é uma boa ferramenta a ser aplicada em suas estratégias.
No entanto, é pouco provável que seus afiliados contem com uma grande base de e-mails.
Essa talvez não seja a alternativa mais usual no marketing de afiliados, porém é eficiente.
Grande parte das empresas não faz parcerias ao aplicar esse tipo de estratégia, preferem realizar elas mesmas com sua base de clientes.
Mas, ainda sim, os número são impressionantes, não é?! Descubra mais sobre o que é e-mail marketing aqui no blog.
Blog
Nesse tipo de marketing, o divulgador do seu produto precisa de bons conteúdos para conseguir chamar atenção do público a sua empresa.
Então, manter um blog sempre atualizado, com conteúdos de qualidade e interesse dos consumidores, é essencial à sua estratégia de divulgação.
Seu programa de afiliados terá melhores resultados se você der um bom material para eles trabalharem.
Quer saber como fazer isso? O blog da Ideal tem esse guia COMPLETO para ensinar como criar um blog.
Redes Sociais
As redes sociais são os canais mais usadas dentro dessas estratégias.
Apesar de terem a capacidade de atingir mais públicos que as demais ferramentas, as campanhas realizadas por meio delas precisam de mais atenção para se tornarem eficientes.
Afinal, a concorrência é muito: não só entre outras publicidades, mas também entre outros conteúdos publicados por pessoas.
Parece difícil? Realmente é! Mas podemos te ajudar.
Descubra aqui no blog como criar marketing de conteúdo para redes sociais.
O marketing de afiliados leva você mais próximo do sucesso
Agora, você já sabe o que é marketing de afiliados, como ele funciona e quais os benefícios ao seu negócio.
Com essas informações, estude se esse programa é a melhor opção de divulgação para sua empresa.
Aproveite para afundar o seu conhecimentos nas principais plataformas citadas aqui no texto.
O blog da Ideal Marketing tem diversos conteúdos sobre redes sociais para auxiliar.
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