O que é Cliente Fit e qual a importância desse conceito no marketing e vendas

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 29 de julho de 2022 | Atualizado: 13 de fevereiro de 2023.

Cliente Fit é a definição do cliente ideal de uma empresa. Saber como aplicar esse conceito melhora a assertividade das estratégias de marketing, reduzindo investimento e aumentando a eficiência.

Imagine um cliente que gosta do seu produto e todos seus problemas podem ser atendidos por sua empresa. Ele pode ser fidelizado e até mesmo te recomenda e indica a outros consumidores.

É aquela pessoa ou empresa que fica muito satisfeita com o que você tem a oferecer. O seu produto ou serviço satisfaz as dores e preenche exatamente o que ela procura.

Esse cliente ideal existe e tem nome: cliente fit. As ações de marketing e vendas que são elaboradas levando esse conceito como base são mais assertivas, necessitam de menos investimento e trazem maior retorno.
Quem não quer encontrar esse consumidor ideal? Continue neste conteúdo para entender mais sobre o que é cliente fit e como esse conceito pode ser útil.

O que é um Cliente Fit?

A imagem mostra uma mesa de escritório, de um lado tem um homem que aperta a mão de uma mulher que está do outro lado da mesa, ao lado dela tem outro homem.

Em inglês, ‘fit’ quer dizer algo como ajuste, encaixe ou adaptação. Todas essas palavras nos ajudam a entender um pouquinho melhor o significado de cliente fit.

Isso porque, esse conceito é a idealização da pessoa ou empresa que encontra em seus produtos o encaixe perfeito para suas necessidades.

Não é muito mais fácil fechar uma venda quando sabemos o que aquele consumidor busca? Então, isso basicamente resume a importância em se definir o cliente que é alvo de sua estratégia.

Assim, é possível otimizar o direcionamento e segmentação em suas estratégias. Afinal, quando sua empresa tem o que esse cliente busca, o negócio é concluído de uma forma muito mais simples e rápida.

Além disso, quando o consumidor encontra em seu produto o que ele precisa, as chances de promover sua empresa a outros potenciais clientes aumentam significativamente.

Dessa forma, as dinâmicas de indicação e do marketing boca a boca passam a impulsionar seu faturamento.

Já para os negócios de menor porte, esse conceito pode fazer toda a diferença no crescimento, organização e expansão da estrutura de vendas e atendimento.

Por isso, é muito importante saber encontrar esse tipo de consumidor para tirar o máximo proveito da situação como um todo.

Good Fit e Bad Fit

Obviamente, o seu negócio busca o ‘good fit’, que é aquele que tratamos ao longo do texto. Ele vê seu produto, precisa daquilo e faz negócio. Ao final, tem todas as suas dores resolvidas e até te indica a empresa.

O ‘bad fit’, no entanto, passa por um processo parecido. Ele precisou, resolveu concluir a compra, mas ao final não aprovou seu produto. Sem o encaixe perfeito, ele pode, ainda, fazer avaliações negativas e prejudicar o seu negócio.

Por que você deve definir seu Cliente Fit?

Definir um cliente ideal é um facilitador em sua estratégia de vendas e atendimento. Melhorando a assertividade no direcionamento e segmentação.

Afinal, o consumidor ideal é aquele que busca exatamente aquilo que você tem a oferecer. Ou seja, seu negócio sabe como suprir as necessidades daquela pessoa ou empresa.

Ao entender esse conceito, sua empresa otimiza e direciona muito melhor a energia das suas estratégias. Tudo fica mais certeiro, já que você absorve e aprende com exatidão os objetivos daquele consumidor, que se torna, então, o cliente fit.

Com um leque de clientes assim, o lead fica muito mais qualificado para o funil de vendas. Isso porque, o cliente fit contribui na composição de uma base de consumidores muito mais sólida e filtrada para aproveitar as oportunidades de negócio.

Por isso, é preciso definir critérios de quem são esses consumidores ideais, traçando um perfil dessas pessoas que serão o alvo da captação e das estratégias de atração do Inbound Marketing

Vantagens do Cliente Fit

Mas, afinal, quais são as vantagens de entender o encaixe ideal de consumidores da sua empresa?

O ganho em assertividade no direcionamento traz:

  • Vendas mais eficazes: você precisa de menos tempo e esforço para fechar negócio com o consumidor que já está mais segmentado;
  • Abordagem precisa: você praticamente pula a etapa de convencimento, uma vez que essa pessoa já sabe que o seu produto ou serviço atende aquilo que ela precisa;
  • Avaliações positivas: cliente satisfeito é cliente feliz e recorrente. Além disso, um consumidor que gosta do seu produto tem mais chances de recomendá-lo.

Como atrair clientes com o perfil adequado?

A imagem mostra em foco as mãos de uma mulher usando o notebook. Na frente da tela do notebook tem uma ilustração de uma tabela de avaliação com a nota 5.0.

Para conseguir trazer esse tipo de consumidor ao seu negócio, é necessário tempo e pesquisa de mercado. Entenda as dores deles, o que exatamente essas pessoas procuram e como seus produtos ou serviços podem ajudar nesse objetivo.

Toda essa estratégia é necessária para tornar a sua forma de captação muito mais robusta e eficaz. Muito além da frieza dos números, converse com as pessoas e procure entender e se adequar à realidade.

Um cliente fit chega até você buscando soluções, então dê isso a ele. Invista em conteúdos que mostram ao potencial consumidor que você tem autoridade no assunto e consegue ajudá-lo a suprir suas necessidades pessoais e profissionais.

Não abandone o consumidor após a venda. Se mostre disponível e disposto a continuar colaborando na resolução das dores, assim a chance de fidelização é ainda maior.

Atraia mais clientes ideais

Neste conteúdo, entendemos que o cliente fit é um conceito que compreende o consumidor cujas características são de encaixe perfeito com sua empresa.

Isso porque, seus dados demográficos e suas dores e expectativa estão perfeitamente adequados ao seu produto.

Definindo o cliente fit da sua empresa, é possível aumentar a assertividade das suas ações de marketing e vendas. Assim, reduzindo o investimento necessário e aumentando o retorno sobre o investimento.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre marketing, vendas e gestão de empresas? Siga acompanhando nosso blog e assine nossa newsletter.

E-book gratuito da Ideal Marketing com dicas para atrair mais clientes e aumentar o faturamento da empresa

Trilha de conteúdos de Marketing Digital:

  1. O que é persona? Conheça este método capaz de impulsionar os resultados da sua empresa
    1. 3 exemplos de persona para entender de uma vez por todas como criar a sua
  2. O que é posicionamento de marketing? Aprenda a posicionar sua marca de forma eficiente
  3. Os 4Ps de Marketing: Pilares do sucesso
    1. Os 5 Ps do Marketing: saiba mais sobre Pessoas!
  4. Aprenda de uma vez por todas o que é lead e como transformá-lo em um cliente efetivo
  5. Como divulgar minha empresa online? Aprenda TUDO sobre as melhores formas de divulgação pela internet e se prepare para o sucesso!
  6. O que é marketing? Confira TUDO neste guia completo para dominar o assunto
  7. Marketing Digital: Aprenda TUDO sobre o assunto na prática
  8. O que é Inbound Marketing? Conheça tudo sobre a estratégia capaz de atrair os consumidores sem ser invasivo
  9. Entenda o que é SEO e conheça o poder dessa técnica para alavancar seu negócio!
    1. Saiba como aparecer na primeira página do Google com 5 dicas
    2. Conheça as 5 melhores ferramentas de SEO para te ajudar a otimizar o posicionamento do site da sua empresa
  10. Descubra o que é o Instagram Ads e como criar campanhas para conquistar clientes
  11. Mude o seu conceito sobre anúncios com o Facebook Ads e crie sua campanha em 8 passos simples
  12. TikTok Ads: Saiba o que é, como funciona e como aderir
  13. Aprenda o que é landing page e desenvolva uma com capacidade de aumentar suas conversões
    1. Conheça 5 modelos de landing page que fizeram sucesso e se inspire no momento de criar a sua
  14. O que é Marketing de Produto e por que ele é essencial para o sucesso do seu negócio
  15. 5 cases de sucesso no marketing digital para inspirar suas ações

Compartilhe nas Redes Sociais!