O que é projeção de vendas e como fazê-la de forma assertiva?

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Publicado: 21 de junho de 2022 | Atualizado: 13 de fevereiro de 2023.

Projeção de vendas é um planejamento essencial para a saúde financeira do negócio. Sem ela é mais difícil atingir objetivos e o risco de tornar a empresa não-sustentável cresce consideravelmente.

O bom planejamento comercial permite às empresas trabalhar com a organização de recursos e ter uma previsão de vendas capaz de manter o negócio girando de forma inteligente e sustentável.

Mas você tem ideia de como fazer uma projeção de vendas realista sem abandonar metas desafiadoras?

Ela não pode ser apenas um palpite infundado, é necessário usar com métricas reais para guiar todas as ações da empresa em determinados prazos.

Neste artigo, vamos esclarecer tudo sobre o que é e qual a importância da projeção, como funciona na prática, como calcular e muito mais. Confira!

O que é projeção de vendas?

A projeção de vendas, conhecida também como forecast de vendas, é todo o faturamento previsto pela empresa em determinado período de tempo. Ou seja, é um planejamento previsível do seu faturamento.

Isso ajuda a deixar claro como serão as futuras vendas, qual a equipe necessária para atingir os objetivos, os investimentos que devem ser feitos e assim por diante.

Para isso, a previsão de vendas precisa ser feita com base em uma análise minuciosa dos fatores internos e externos do negócio.

Como, por exemplo, o histórico de vendas de um determinado tempo de atuação e as tendências do mercado atual.

É necessário dizer que, por se tratar de uma projeção, o resultado pode ser diferente do que foi mensurado de início.

Mas quanto mais precisa for a análise feita de mercado e quanto mais informações e dados realistas, consistentes e de qualidade, forem considerados, melhor é a projeção idealizada.

Qual a importância da projeção de vendas para o negócio?

Se você entende de vendas, sabe que é essencial trabalhar com dados e planejamento. E a projeção oferece exatamente isso!

A projeção estima o volume de receita que deve ser conquistado em um determinado período para que a empresa consiga se manter lucrativa e sustentável.

Isso permite que seja possível designar tarefas, alinhar processos e estruturar a equipe necessária para o atendimento e relacionamento com os clientes, por exemplo.

Além disso, a projeção oferece mais eficácia ao trabalho dos vendedores, pois permite que a equipe se organize melhor e consiga trabalhar com uma visão clara das necessidades do negócio e suas possibilidades de atuação.

Mas para que tudo isso aconteça é necessário ter informações na provisão de vendas. Isso porque, ela oferece clareza para que todos consigam buscar melhores resultados e focar no que é prioridade.

E-book gratuito da Ideal Marketing com dicas para você montar a equipe de vendas ideal para o seu negócio.

Como fazer a projeção de vendas na prática?

Neste tópico iremos te ensinar como fazer essa projeção na prática.

Isso porque para fazer este planejamento na prática basta que alguns passos sejam seguidos com rigor e que todas as equipes ligadas à área de vendas sejam devidamente envolvidas para trabalhar em conjunto.

Então vamos lá!

Dica 1: Mapeie o funil de vendas do seu negócio

O funil de vendas é a representação estratégica de todos os consumidores que têm contato com sua empresa.

Desde a primeira visita ao seu site, por exemplo, ou seguidores de redes sociais, leads de campanhas, até clientes efetivos com possibilidade de recompra e fidelização ao seu negócio.

Quando você analisa o funil e suas métricas de conversão, consegue projetar quantos visitantes se tornam leads, quantos leads se tornam clientes e quantos clientes compram novamente com sua empresa.

Fora isso, esta análise te ajuda a entender qual o padrão do seu ciclo de venda, ou seja, quanto tempo ele demora para se completar considerando todo o funil de vendas.

Dessa forma fica muito mais simples realizar o uma projeção, pois é partindo de resultados passados que se torna possível ser previsível e mais assertivamente para o futuro.

Dica 2: Faça uma análise dos seus concorrentes

Como dissemos anteriormente, fazer uma análise de fatores externos, como seu mercado e concorrentes, é essencial para uma projeção eficiente.

Sendo assim, faça um estudo minucioso dos seus concorrentes.

Afinal eles são os verdadeiros parâmetros de comparação que te permitem assegurar a efetividade ou deficiência dos esforços comerciais.

Além disso, os concorrentes também podem te ajudar a ter claro quais são as tendências e inovações do seu mercado. Por isso, é sempre essencial estar de olho neles.

Dica 3: Ouça todas as partes envolvidas no processo

É essencial considerar as opiniões e insights das pessoas envolvidas em cada etapa do processo comercial, do marketing ao pós-vendas.

Isso porque, embora você tenha conhecimento do processo como um todo, apenas quem trabalha ativamente em cada etapa dele que vai conseguir entender as dores e pontos positivos especificamente.

Dica 4: Não deixe de entender as variáveis do seu mercado e cenário político

Ainda considerando os fatores externos da empresa, é essencial entender o contexto do seu mercado e cenário político, pois eles acabam por ditar o tom dos seus próximos meses empresariais.

Isso porque a economia e a política podem favorecer ou prejudicar seu negócio e se você tiver tudo claro, é possível se planejar até mesmo para possíveis momentos de crises.

Então, fique atento e leve em consideração grandes movimentações desses cenários. Novas leis, regulamentações e indicadores econômicos que impactam diretamente no futuro da sua empresa.

Agora, para que você entenda como fazer o cálculo da previsão de vendas e os tipos existentes de fórmulas para chegar a essas métricas, você pode conferir nosso conteúdo sobre o que é previsão de vendas e como planejar o faturamento ideal para sua empresa.

Como mensurar os resultados?

Para conseguir mensurar seus resultados, o ideal é que você conte com ferramentas que integrem todos eles.

Isso porque a consistência e clareza de dados são cruciais para a projeção de vendas do seu negócio.

Então vale contar com ferramentas que facilitem a coleta e análises desses números.

Para isso, você pode contar com ferramentas de automação de marketing ou CRMs, por exemplo.

Ferramentas de automação de marketing

Uma ferramenta de automação de marketing te ajuda a centralizar todas as ações feitas pela área de marketing, assim como seus resultados, em um só lugar.

Com toda variedade de recursos, desde os criadores de landing pages até os criadores de fluxo de marketing, esse recurso é uma verdadeira dádiva para seu processo comercial.

Conheça a ferramenta de automação de marketing da Ideal Marketing aqui.

CRM

CRMs são ferramentas indispensáveis para equipes comerciais que prezam pela modernidade e eficiência.

Isso porque para ter uma previsão de vendas assertiva, os CRMs ajudam a contribuir trazendo dados sobre o funil de vendas e o ciclo dos clientes de forma clara, concisa e analítica.

Conheça o CRM Ideal Sales clicando aqui.

Direcione o sucesso do seu negócio com a projeção de vendas!

Se você chegou até aqui, com certeza entendeu que a projeção de vendas é, resumidamente, um planejamento financeiro para o futuro do seu negócio.

Está sabendo também que essa previsão de permite trabalhar de maneira assertiva e inteligente, pois faz com que consiga designar seus recursos para o que é necessário com foco no crescimento do seu negócio.

Então não perca mais tempo, comece a trabalhar seu negócio com inteligência e entenda como essa projeção pode te levar muito mais além!

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