20 indicadores de RH para aumentar o engajamento da seu time

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Publicado: 3 de junho de 2022 | Atualizado: 6 de junho de 2022.

Indicadores de RH são diretrizes essenciais para que a empresa consiga entender se as ações tomadas pelo departamento estão obtendo o retorno esperado ou não, assim como deixa claro como está a saúde do negócio por parte dos colaboradores. Que tal entender mais sobre o tema?

Em qualquer negócio é essencial ter indicadores de gestão de pessoas que consigam indicar exatamente quais são os retornos que as ações da área de Recursos Humanos têm gerado na empresa.

E a saúde empresarial depende disso, pois eles servem como um termômetro dos colaboradores.

Mas além do que são indicadores de RH, você sabe quais deles são a chave para a motivação dos funcionários e quais os benefícios que essas métricas trazem para o negócio?

Foi para isso que produzimos este conteúdo, para que você consiga implantar no seu setor de RH, uma cultura e processos eficientes, torne seu time mais motivado e, consequentemente, aumente seus resultados. Então leia o conteúdo e modifique seu cenário empresarial!

O que são indicadores de RH

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Indicadores de RH nada mais são do que métricas que auxiliam na compreensão do clima organizacional e o engajamento dos colaboradores.

Em termos mais práticos, são os dados que permitem ao departamento de recursos humanos entender se as pessoas estão felizes com a empresa e quais são as possibilidades de melhoria.

A partir desses indicadores é possível avaliar a eficiência e eficácia dos processos e ações do RH. Dessa forma, a tomada de decisão para novas ações e mudanças no processo é mais bem fundamentada.

Mas é preciso ter cuidado! Afinal, são muitas as métricas que podem ser tiradas na avaliação do departamento, e nem todas são realmente impactantes para realizar melhorias.

Por isso, na hora do estudo e planejamento é essencial levar em conta os indicadores-chave, ou seja, os que realmente podem mensurar os resultados do esforço dessa área.

Quais são os benefícios dos indicadores de RH

Empresas são feitas de pessoas! Pessoas engajadas fazem empresas de sucesso. É exatamente aí que entra o RH e a importância dos seus indicadores.

Se os indicadores de RH são métricas referentes ao engajamento dos colaboradores e clima organizacional, seus benefícios estão ligados à melhoria desses dois pontos.

Mas isso não é pouca coisa! O engajamento individual e o clima mais geral impactam em todos os aspectos da empresa, desde o aumento de produtividade até a boa saúde financeira.

Afinal, colaboradores felizes são mais produtivos, tornam os processos mais eficientes e tendem a se desenvolverem mais. Tudo isso também contribui para reduzir custos com contratações, premiações e com erros no cotidiano.

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20 indicadores de RH que são a chave da motivação

Existem diversos indicadores de RH que podem ser metrificados ao analisar a área. Porém, nem todos ajudam a entender os méritos e possíveis melhorias.

Por isso, é importante entender quais são os indicadores-chave, ou seja, aqueles que realmente podem fazer a diferença.

Clima organizacional

Clima organizacional é a avaliação da qualidade do ambiente de palavras, ou seja, a satisfação dos colaboradores em atuar na empresa.

Muitos acreditam que essa é a métrica mais importante entre todos os indicadores de RH, afinal, na prática, o que está sendo avaliado aqui é a felicidade geral das pessoas com a empresa.

Para medir o clima organizacional é usado uma avaliação comum do formato NPS. Isso é, por meio de questionário de perguntas sobre a satisfação com a empresa que possam ser respondidas com u

ma nota de 0 a 10 dada anonima

mente por cada colaborador.

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Headcount

Headcount em bom português seria algo como “contagem de cabeças”. Assim fica fácil de entender que essa métrica nada mais é que o número total de colaboradores da empresa.

Apesar de simples, é preciso que o departamento de RH tenha sempre em mente esse número, afinal, toda ação que envolva colaboradores precisa prever a totalidade deles.

Também é possível usar o Headcount para entender se o número total de funcionários aumentou ou diminuiu em determinados períodos de tempo.

Turnover

Turnover, ou índice de rotatividade, é o indicador re

ferente ao número de colaboradores que deixam a empresa. Normalmente, esse cálculo é feito por períodos determinados de tempo.

Esse é um dos principais indicadores de RH para avaliar a capacidade da empresa em reter seus talentos.

O baixo índice de rotatividade indica maior satisfação com a empresa e bom alinhamento do processo seletivo e onboarding do funcionário.

Além disso, reter talentos é mais barato para o negócio, já que processos seletivos, treinamentos e rampagem de produtividade geram custos significativos.

Retenção de talentos

Complementar ao Turnover, o índice de retenção de talentos é um dos indicadores de RH que contribuem no entendimento da boa gestão e política de meritocracia da empresa.

Aqui é mensurada a porcentagem de colaboradores que permaneceram na empresa em determinado período de tempo.

Reclamações e processos trabalhistas

Essa é uma métrica referente às complicações e casos que resultam em medidas mais extremas.

Seja na justiça, em plataformas e redes sociais focadas na vida profissional ou por meio dos canais internos, o departamento de Recursos Humanos precisa estar sempre atento para as reclamações trabalhistas.

Isso porque esses casos são experiências específicas de problemas de relações de trabalho ou com as políticas da empresa.

Benefícios per capita

Calcular o benefício per capita é importante para entender se os valores atendem às necessidades dos colaboradores. Afinal, os benefícios são importantes na retenção de talentos.

Ao mesmo tempo, é preciso entender se a empresa tem competitividade nesse aspecto para atrair talentos do mercado.

Competitividade salarial

Outro dos indicadores de RH muito importante na atração e retenção de talentos é a competitividade salarial. Essa competitividade é referente ao salário oferecido pela empresa em determinada vaga comparado com a média do mercado.

Isso porque, obviamente, o salário é importante fator para atrair pessoas do mercado e também evitar que outras empresas conquistem seus colaboradores.

Taxa de promoções

A taxa de promoções é a métrica que dá conta dos colaboradores que receberam promoções em determinado período de tempo.

Assim, este indicador ajuda a compreender melhor a geração de novas oportunidades dentro da empresa.

Promoções internas e externas

Sabendo a taxa de promoções, é importante compará-la à porcentagem de lideranças contratadas fora da empresa.

Dessa maneira, o RH pode entender melhor se a empresa tem a cultura de criar oportunidade e formar líderes internamente, além de quais são as áreas mais eficientes e mais defasadas nesse aspecto.

Tempo médio de permanência

Já o tempo médio de permanência é o indicador que atenta a quanto tempo em média os colaboradores prestam serviço para a empresa.

Por meio dessa métrica, é possível entender o período de tempo que os colaboradores permanecem nas empresas e, a partir disso, bolar ações de engajamento para os momentos mais críticos dessa jornada.

Horas extras x horas trabalhadas

Outra comparação importante entre os indicadores de RH é a das horas extras com o total de horas trabalhadas.

Isso contribui na compreensão da demanda dos colaboradores e na necessidade de novas contratações.

Prazo de recrutamento e processo seletivo

Por vezes, novas contratações são necessárias para o bom andamento da empresa. Normalmente, a agilidade desses processos seletivos pode impactar muito na entrega dos resultados.

Quando o recrutamento esbarra em dificuldades, as equipes e metas podem ser prejudicadas. Então, garantir a velocidade desses processos é essencial.

Longas demoras podem indicar tanto problemas com a dinâmica com o RH quanto falta de competitividade da empresa para atrair talentos.

Treinamentos

Com contratações realizadas, é importante monitorar e acompanhar os treinamentos oferecidos pela empresa.

Por isso, o departamento de RH precisa sempre se atentar se a realização dessas capacitações tem sido realizada de maneira adequada.

Aprendizagem

Uma das melhores maneiras de avaliar a qualidade dos treinamentos é medindo a aprendizagem dos novos colaboradores.

Para isso, o RH deve trabalhar com os gestores de cada área criando testes e monitorando feedbacks das lideranças diretas desses colaboradores.

Retorno sobre os treinamentos

Se a aprendizagem pode parecer uma métrica muito subjetiva, o retorno sobre o investimento dos treinamentos oferece números bem mais concretos.

Nesse caso, basta fazer o já bastante conhecido cálculo de ROI usando o valor investido em treinamentos pelo retorno que os novos colaboradores trouxeram à empresa em seu período de trabalho.

Folha de pagamento

Quando o assunto é retorno financeiro, analisar a folha de pagamento é essencial enquanto indicador de RH.

Aqui se faz o comparativo entre o total de despesas da empresa com seus funcionários no mês e o faturamento mensal do negócio.

Assim é possível avaliar e adequar as remunerações com a capacidade real da empresa, além de verificar o retorno real das equipes contratadas.

Absenteísmo

Nos quesitos de engajamento e produtividade, o absenteísmo é um dos indicadores de RH mais relevantes. Essa métrica calcula as ausências totais dos funcionários, seja por faltas, atrasos ou licenças.

Esse cálculo pode ser realizado como média em períodos de tempo para identificar impacto de mudanças. Além de gerar previsibilidade sobre ausências futuras.

Frequência

Complementar ao absenteísmo, a frequência, como o nome já indica, é o acompanhamento da média de comparecimento dos colaboradores.

Por meio dessa métrica, compreende-se melhor o engajamento individual e o alinhamento coletivo das equipes.

Desempenho e produtividade

Mais uma forma de compreender o engajamento e a eficiência dos treinamentos é o acompanhamento direto do desempenho e produtividade.

Para isso, o RH deve ser próximo dos líderes de departamento e ter contato direto com as metas e porcentagens de entrega.

Satisfação dos clientes

Por último, mas não menos importante, a satisfação dos clientes também é um dos indicadores de RH chave.

Pode até parecer que não existe relação direta, mas o fato é que o cliente se sente satisfeito com trabalho bem executado E trabalho só pode ser bem executado por colaboradores engajados e bem treinados.

Cultura e processos do RH eficiente e eficaz

Boa gestão e avaliação dos indicadores de RH só podem ser alcançadas se o departamento souber trabalhar de forma adequada com esses dados.

Talvez a cultura de métricas e ferramentas não sejam comuns ao RH tradicional, mas um departamento moderno e eficiente precisa se adaptar a esse mindset.

Para isso, é possível recorrer a metodologias ágeis e fluxos dinâmicos de trabalho. Na prática, isso implica em uma dinâmica bem definida de “ritos” de acompanhamento e uso de ferramentas adequadas.

Torne seu time mais motivado e aumente resultados

Neste conteúdo, entendemos a importância dos indicadores de RH para tornar um negócio mais lucrativo e sustentável.

Seja por meio de métricas de frequência, pelas avaliações dos líderes e dos clientes, até pelas taxas de colaboradores que deixam a empresa, o RH tem muito o que contribuir para a saúde do negócio.

Então, adeque sua equipe à cultura necessárias para esse trabalho mais crítico e bem fundamentado. Para isso, use metodologias ágeis e ferramentas de monitoramento.

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