O que é comportamento organizacional, quais os tipos e dicas de como avaliar

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 13 de setembro de 2023 | Atualizado: 13 de setembro de 2023.

Comportamento organizacional é o estudo de como indivíduos agem dentro da estrutura de uma empresa ou organização. Confira o confira o conteúdo e aprenda mais sobre esse conceito e sua importância.

A postura e a conduta dos colaboradores afetam diretamente o bom funcionamento de uma empresa. Seja no individual ou coletivo, a forma com que as pessoas lidam com suas atividades dita seu sucesso ao atingir seus objetivos.

Portanto, gestores e líderes têm papel importantíssimo no desenvolvimento de seus times e da organização como um todo. Isso significa que é fundamental estabelecer formas de incentivar e motivar os funcionários para que tenham experiências proveitosas.

É nesse cenário que o comportamento organizacional se faz presente, buscando estudar, entender e analisar a conduta empresarial para aumento de motivação e produtividade.

Acompanhe o conteúdo e entenda mais sobre o comportamento organizacional e como abordar esse conceito de forma eficiente no dia a dia da sua empresa.

O que é comportamento organizacional?

A imagem mostra várias mãos segurando uma peça de quebra-cabeças cada

Comportamento organizacional é uma análise da postura e conduta dos profissionais e equipes de uma organização. Por meio desse estudo é possível identificar os gargalos e oportunidades no ambiente de trabalho.

Esse diagnóstico tem como objetivo o entendimento das necessidades dos colaboradores, individual e coletivamente, para que a empresa seja capaz de atingir seus objetivos com eficiência.

De forma prática, podemos definir o comportamento organizacional como o estudo sistemático das atitudes que influenciam diretamente o sucesso de um negócio e o compromisso que a organização tem com seus funcionários.

Qual a importância do comportamento organizacional?

Compreender o comportamento organizacional ajuda a melhorar processos internos da empresa e aperfeiçoar a dinâmica e produtividade das equipes.

Isso porque, com uma visão sistemática da experiência na organização, os gestores se tornam capazes de identificar pontos de melhoria e encontrar recursos mais eficientes para o trabalho.

Além disso, a motivação dos colaboradores também se beneficia com esse estudo, uma vez que com a análise empresarial é possível oferecer aos funcionários os recursos, ferramentas e oportunidades que eles precisam para entregar um trabalho bem feito.

Afinal, não existe forma melhor de motivar e engajar as equipes do que atender suas urgências e oferecer um caminho para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Outros benefícios da análise de comportamento organizacional incluem:

  • Melhoria na organização da empresa;
  • Aumento de produtividade;
  • Torna o gestor mais bem preparado;
  • Facilita a comunicação.

Níveis do comportamento organizacional

Agora que já entendemos o que é comportamento organizacional, é hora de uma visão micro de como esse estudo funciona em seus dois níveis. Confira:

Individual

O nível individual é o responsável por compreender os objetivos, motivações, necessidades e expectativas de cada profissional que compõe o quadro de funcionários da empresa.

Por meio dessa visão, a empresa se torna capaz de entender como cada colaborador realiza suas atividades e o que pode ser aperfeiçoado em seus processos para que atinjam seus objetivos com maior eficiência.

Além disso, com essa análise a organização pode traçar um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) para manter o profissional motivado a respeito de sua carreira.

Coletivo

No nível coletivo, a proposta é analisar a conduta das equipes para identificar como funciona a dinâmica entre os colaboradores. Para isso, é verificado a interação dos funcionários e como as ações dos times estão impactando o funcionamento da empresa.

O objetivo é encontrar conexão que façam sentido para os envolvidos e aumentar o potencial de cada grupo por meio de abordagens que aumentam a produtividade no ambiente de trabalho.

Tipos de comportamento organizacional

Um grupo de pessoas conversa e debate sentados em uma mesa de reuniões

O comportamento organizacional possui alguns direcionamentos para otimizar a análise e facilitar a identificação de pontos de melhoria, possibilitando um direcionamento mais eficiente de suas aplicações. Confira:

Ético

Baseado nas regras e normas da organização, o direcionamento ético tem como objetivo preservar e desenvolver os valores da empresa nas ações realizadas por cada profissional e equipe.

Aqui, a missão, visão e valores são seguidos para assegurar o sucesso do empreendimento com honestidade, transparência e respeito por todos os envolvidos.

Responsabilidade

Preocupada em assegurar que as demandas sejam atendidas com máxima eficiência e assertividade, esse direcionamento envolve a relação dos colaboradores com prazos e a entrega de resultados.

Para isso, é claro, a empresa deve oferecer boas condições de trabalho, recursos, ferramentas funcionais e um canal aberto para que as necessidades dos colaboradores sejam prontamente atendidas.

Controle gerencial

O controle gerencial diz respeito à organização de um projeto ou da empresa em geral. Aqui, os gestores devem encontrar formas de conduzir seus liderados com eficiência para o sucesso geral.

Aspectos como confiança, lealdade e determinação na busca por resultados ditam o tom dessa abordagem.

Competitividade

Incentivar a competitividade, saudável, entre os colaboradores também é um meio de fazer com que eles conquistem um desempenho melhor e mais resultados.

No entanto, é preciso agir com cuidado para evitar um ambiente tóxico e uma relação negativa entre membros de um equipe.

Autocrático

Nem todos os direcionamentos são positivos e contribuem com uma experiência positiva para os colaboradores. Esse é o caso dessa abordagem, uma vez que nela a gestão detém um controle sob seus liderados e não permite que eles contribuam.

É necessário que a organização fique de olho nessa conduta, demarcando claramente quem está no comando sem esquecer os demais indivíduos que fazem parte de seus times.

Perseguição

Assim como o anterior, o comportamento organizacional com foco em perseguição não é algo que as empresas devam almejar para seu quadro de colaboradores.

Essa abordagem visa a identificação de gestões tóxicas para o ambiente corporativo, ou seja, aqueles que tenham condutas agressivas com seus subordinados.

E-book gratuito da Ideal Marketing com dicas de gestão empresarial

Dicas para avaliar o comportamento organizacional do seu negócio

Os meios mais comuns que uma organização pode utilizar para analisar o comportamento organizacional são entrevistas com os colaboradores, questionários, dinâmicas em grupo e avaliações esporádicas.

Para que essa análise seja efetiva, antes de aplicar qualquer uma dessas abordagens, é essencial que a empresa cultive uma cultura de comunicação transparente com seus colaboradores.

Com isso, os funcionários se sentem seguros para compartilhar suas necessidades, objetivos e dificuldades.

Além desse diálogo, a empresa deve estabelecer critérios de avaliação para compreender as informações coletadas com maior assertividade, alguns aspectos importantes para se considerar são:

  • Indicadores de desempenho;
  • Nível de proatividade;
  • Envolvimento com outros projetos;
  • Nível de comprometimento;
  • Organização;
  • Comprometimento com os resultados;
  • Relacionamento interpessoal;
  • Índice de rotatividade.

Entenda os colaboradores e conquiste objetivo

O comportamento organizacional é um estudo a respeito da conduta dos colaboradores de uma organização, assim como, da experiência que essa empresa oferece a seu público interno.

Seu principal objetivo é encontrar espaço para crescimento e desenvolvimento dos funcionários, de forma individual e coletiva, para que a empresa atinja seus objetivos. Isso porque, a conduta do quadro de funcionários possui uma influência direta no sucesso.

Para isso, é necessário construir uma relação transparente entre gestores e liderados, além de oferecer os recursos necessários para o bom desempenho de todas as equipes.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre marketing, vendas e gestão? Continue acompanhando o blog Ideal Marketing e fique por dentro de tudo.

Trilha de conteúdos de Marketing Digital:

  1. O que é persona? Conheça este método capaz de impulsionar os resultados da sua empresa
    1. 3 exemplos de persona para entender de uma vez por todas como criar a sua
  2. O que é posicionamento de marketing? Aprenda a posicionar sua marca de forma eficiente
  3. Os 4Ps de Marketing: Pilares do sucesso
    1. Os 5 Ps do Marketing: saiba mais sobre Pessoas!
  4. Aprenda de uma vez por todas o que é lead e como transformá-lo em um cliente efetivo
  5. Como divulgar minha empresa online? Aprenda TUDO sobre as melhores formas de divulgação pela internet e se prepare para o sucesso!
  6. O que é marketing? Confira TUDO neste guia completo para dominar o assunto
  7. Marketing Digital: Aprenda TUDO sobre o assunto na prática
  8. O que é Inbound Marketing? Conheça tudo sobre a estratégia capaz de atrair os consumidores sem ser invasivo
  9. Entenda o que é SEO e conheça o poder dessa técnica para alavancar seu negócio!
    1. Saiba como aparecer na primeira página do Google com 5 dicas
    2. Conheça as 5 melhores ferramentas de SEO para te ajudar a otimizar o posicionamento do site da sua empresa
  10. Descubra o que é o Instagram Ads e como criar campanhas para conquistar clientes
  11. Mude o seu conceito sobre anúncios com o Facebook Ads e crie sua campanha em 8 passos simples
  12. TikTok Ads: Saiba o que é, como funciona e como aderir
  13. Aprenda o que é landing page e desenvolva uma com capacidade de aumentar suas conversões
    1. Conheça 5 modelos de landing page que fizeram sucesso e se inspire no momento de criar a sua
  14. O que é Marketing de Produto e por que ele é essencial para o sucesso do seu negócio
  15. 5 cases de sucesso no marketing digital para inspirar suas ações

Compartilhe Essa História, Escolha a Sua Plataforma!