Gestão de franquias: melhores métodos para tornar seu negócio rentável

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 23 de fevereiro de 2023 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.

Conheça as melhores formas de fazer uma gestão de franquias eficiente na sua rede para operar com inteligência e organização e assim impulsionar o sucesso das unidades franqueadas.

A gestão de franquias é uma estratégia utilizada para tirar proveito dos pontos positivos da sua marca para crescer sem precisar de um grande investimento.

Mas, para que uma gestão de franquias seja eficiente é necessário ter um planejamento estratégico e padrões de qualidade bem definidos. Tudo isso, a fim de garantir qualidade em todas as unidades.

Afinal, o franchising só pode funcionar propriamente se todas as unidades franqueadas estiverem alinhadas com o posicionamento da marca.

Portanto, é preciso ter inteligência e cuidado para garantir uma gestão qualificada para suas franquias. Confira as dicas valiosas sobre o assunto que preparamos para você!

O que é gestão de franquias?

O modelo de franquias, também conhecido como franchising, é composto por um franqueador e um franqueado.

O franqueador é detentor dos direitos de uso da marca em questão. Enquanto o franqueado adquire esses direitos para criar e gerir uma ou mais unidades da empresa em questão. 

Com isso, o franqueador fica responsável por gerenciar não apenas sua marca, como também as unidades da sua rede de franquias. Isso para assegurar que elas estejam de acordo com o propósito e o direcionamento da sua companhia.

Além desse cuidado, também é papel do franqueador potencializar o sucesso de suas franquias. Fornecendo conhecimentos valiosos para auxiliar na gestão das unidades e dando o suporte que for necessário.

e-book-gratuito-gestao-empresarial

Como fazer uma gestão de franquias assertiva

Para que sua gestão de franquias seja eficiente, a marca precisa de estratégias claras e bem estruturadas. 

Sendo assim, é preciso garantir que a casa esteja arrumada antes de qualquer coisa. É assim que você consegue oferecer uma estrutura sólida para aumentar as chances de sucesso das suas franquias.

Entretanto, uma boa gestão de franquias vai muito além disso. Isso porque também é necessário focar seus esforços no sucesso do franqueado e não apenas deixá-lo gerir suas unidades por conta própria. 

Isso inclui estratégias robustas que envolvem não só as equipes do franqueado, como seus fornecedores e os colaboradores da própria matriz. 

Assim, é possível estabelecer uma metodologia clara de gestão para impulsionar os resultados obtidos, incluindo indicadores-chave de desempenho (KPIs) e outros elementos importantes. 

Dito isso, separamos 7 dicas para melhorar os resultados das suas franquias a partir de uma gestão eficiente. Confira:

1 – Tenha um planejamento estratégico

Antes de estabelecer suas metas e objetivos, tenha um planejamento estratégico bem estruturado para sua rede de franquias.

Essa preparação é feita a partir da missão, visão e valores da marca e você pode traçá-la a partir de metodologias específicas, como:

Com isso, é possível realizar uma análise interna para identificar os principais desafios e oportunidades da organização e transmiti-los para sua rede de franquias. 

2 – Estabeleça metas atingíveis

Para que sua rede de franquias possa crescer de maneira consistente e equilibrada, é fundamental estabelecer boas metas.

Portanto, defina seus objetivos levando em consideração os resultados que deseja atingir por meio das suas franquias.

Além disso, as metas precisam ser atingíveis, já que elas orientam o trabalho de todos os seus franqueados e colaboradores

Ao estabelecer objetivos possíveis de serem alcançados, você facilita a realização de ajustes ou reciclagem nas unidades que não estiverem atingindo bons resultados. 

Com isso, você tem uma grande ajuda para fazer uma gestão de franquias eficiente e focada em resultados. 

3 – Trabalhe o branding

Trabalhar o branding também é uma maneira de potencializar bons resultados em todas as unidades da sua rede. 

Para uma marca forte e consolidada é preciso que determinados padrões de qualidade sejam seguidos nas suas franquias. Para isso, é preciso definir seu posicionamento, valores e ideais.

Portanto, trabalhe o branding da sua marca utilizando boas estratégias de marketing digital e endomarketing, a fim de alcançar uma expansão padronizada para o seu franchising

Seja quais forem as ações escolhidas para adotar na sua empresa, é importante que o planejamento de marketing seja feito com o intuito de gerar mais vendas e se estabelecer como uma referência no mercado.

4 – Automatize os processos

Existe uma série de tecnologias feitas para auxiliar a gestão de franquias e possibilitar seu crescimento empresarial. 

Entre elas, estão as ferramentas de automatização de processos, que servem para otimizar recursos valiosos. 

Um suporte automatizado, por exemplo, ajuda a economizar o tempo dos colaboradores da sua rede, permitindo que possam trabalhar em outras tarefas e melhorar seus resultados.

Portanto, investir na automatização de processos facilita o trabalho do gestor, dos franqueados e funcionários da sua rede de franquias em geral.

5 – Capacite os times

Os colaboradores são a força motora de qualquer empresa. Qualquer trabalho bem feito passa por times capacitados e motivados a alcançar os objetivos da companhia.

No contexto da gestão de franquias, o franqueador pode oferecer treinamentos e reciclagens para qualificar as equipes do franqueado

Afinal, ninguém melhor do que o próprio franqueador para conhecer as condições do seu mercado e o que é necessário para suas franquias obterem sucesso.

6 – Padronize as unidades

Ao estabelecer seus processos, é importante criar mecanismos para garantir que eles funcionem corretamente. 

Para isso, é preciso reforçar constantemente os fundamentos da marca para que o franqueado não os deixe de lado. Até porque, se isso ocorrer, sua franquia perde a essência e passa a ser um negócio como qualquer outro.

Pense no seu cliente ideal, que pode ser representado por meio da sua persona. Ao visitar uma nova franquia, ele precisa encontrar o mesmo padrão de qualidade das demais unidades.

Evite que isso se torne um problema, mantendo um contato próximo aos seus franqueados. Fiscalize a forma com que a franquia está sendo conduzida, a fim de realizar essa gestão de qualidade.

7 – Crie um controle financeiro detalhado

Uma boa gestão financeira requer conhecimento e dedicação constante. No entanto, é algo necessário para o sucesso de uma rede de franquias, assim como em qualquer outro modelo de negócio.

Trata-se de um processo que requer conhecimentos específicos e dedicação constante por parte dos envolvidos. Por isso, o ideal é contratar um profissional especializado para te ajudar. 

Garanta o sucesso das suas franquias!

É impossível obter sucesso com o franchising sem uma boa gestão. Afinal, existem diversas estratégias e elementos que precisam ser utilizados para superar esse desafio.

A boa notícia é que, a partir dos insights que obtidos no decorrer do artigo, você consegue otimizar seus processos e obter sucesso com o seu gerenciamento de franquias.

Por meio de um planejamento estratégico e do foco na qualidade da marca, o franqueado consegue obter excelentes resultados e garante rentabilidade para a sua unidade. 

Gostou do conteúdo? Então se inscreva na nossa newsletter para receber novos materiais de maneira gratuita.

E-book gratuito da Ideal Marketing com dicas de gestão empresarial

Trilha de conteúdos de Marketing Digital:

  1. O que é persona? Conheça este método capaz de impulsionar os resultados da sua empresa
    1. 3 exemplos de persona para entender de uma vez por todas como criar a sua
  2. O que é posicionamento de marketing? Aprenda a posicionar sua marca de forma eficiente
  3. Os 4Ps de Marketing: Pilares do sucesso
    1. Os 5 Ps do Marketing: saiba mais sobre Pessoas!
  4. Aprenda de uma vez por todas o que é lead e como transformá-lo em um cliente efetivo
  5. Como divulgar minha empresa online? Aprenda TUDO sobre as melhores formas de divulgação pela internet e se prepare para o sucesso!
  6. O que é marketing? Confira TUDO neste guia completo para dominar o assunto
  7. Marketing Digital: Aprenda TUDO sobre o assunto na prática
  8. O que é Inbound Marketing? Conheça tudo sobre a estratégia capaz de atrair os consumidores sem ser invasivo
  9. Entenda o que é SEO e conheça o poder dessa técnica para alavancar seu negócio!
    1. Saiba como aparecer na primeira página do Google com 5 dicas
    2. Conheça as 5 melhores ferramentas de SEO para te ajudar a otimizar o posicionamento do site da sua empresa
  10. Descubra o que é o Instagram Ads e como criar campanhas para conquistar clientes
  11. Mude o seu conceito sobre anúncios com o Facebook Ads e crie sua campanha em 8 passos simples
  12. TikTok Ads: Saiba o que é, como funciona e como aderir
  13. Aprenda o que é landing page e desenvolva uma com capacidade de aumentar suas conversões
    1. Conheça 5 modelos de landing page que fizeram sucesso e se inspire no momento de criar a sua
  14. O que é Marketing de Produto e por que ele é essencial para o sucesso do seu negócio
  15. 5 cases de sucesso no marketing digital para inspirar suas ações

Compartilhe nas Redes Sociais!