Metodologia Lean: o que é e como evitar desperdício de recursos

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Publicado: 12 de setembro de 2023 | Atualizado: 14 de setembro de 2023.

Metodologia Lean é uma filosofia de empresa que busca otimizar os processos de produção, atingir melhores resultados e agregar valor ao cliente final. Surgida no século passado, ela se mantém firme no mercado e te mostra o porquê você não pode ficar de fora.

Estamos vivendo uma época de rápidas mudanças e novas tendências no marketing digital. Em 2020, o uso de metodologias ágeis nas empresas do país sofreu um aumento de 20% em relação ao ano anterior.

Ainda que não seja exatamente novidade, o assunto é muito pouco discutido. A Metodologia Lean é uma das principais formas para otimizar os processos, reduzir gastos e crescer de maneira significativa.

Por isso, preparamos este conteúdo para te contar um pouco mais sobre como essa técnica funciona e como é possível implementá-la na sua empresa e colher os resultados. Acompanhe o artigo abaixo ou navegue pelos tópicos a seguir:

O que é Metodologia Lean

A foto mostra uma pessoa interagindo com um holograma tecnológico que destaca a palavra Lean ao centro

Com base na fábrica da Toyota, no fim do século passado, a Metodologia Lean, também chamada de método enxuto, em português, tem como objetivo agilizar os processos da sua empresa evitando o desperdício de recursos. Mas, como assim?

Seja na área de gestão, em operações ou na parte administrativa, a Metodologia Lean trabalha somente com o que é estritamente necessário, a fim de eliminar excessos e resolver problemas de forma simples e eficiente.

Trata-se de um processo contínuo que corta desperdícios e agrega valor à empresa e serve melhor os clientes. A ideia é repensar os processos e definir prioridades, a fim de entregar somente o melhor para o consumidor, com menos gastos, claro.

Apesar de não ser um conceito atual, o princípio dessa técnica repercute até os dias de hoje e continuam trazendo resultados para empresas de todos os portes.

Princípios da Metodologia Lean

Para aplicar a Metodologia Lean no seu negócio, primeiro é preciso entender os cinco pilares que sustentam essa ideia. Além disso, os “lean thinking”, como são chamados, servem para auxiliar a aplicação do método para qualquer setor de uma empresa.

São eles:

  • Valor: identificar o que é considerado valor para o cliente e desenvolvê-lo;
  • Fluxo de valor: mapear desde a matéria-prima até o produto final e registrar as etapas que agregam valor ao produto, eliminando as que não
  • agregam;
  • Fluxo contínuo: filtrar somente o necessário e tirar etapas ineficientes
  • Produção puxada: basear a produção no índice de demandas reais, evitando estoques parados;
  • Perfeição: buscar uma melhoria contínua e trabalhar em equipe para identificar e eliminar desperdícios.

Para alcançar os resultados, é preciso entender que cada atuação depende do seu objetivo e de saber trabalhar outras metodologias ágeis para o aprimoramento do seu negócio. Assim, fica mais fácil atingir os objetivos com mais qualidade e em menor tempo.

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Benefícios da metodologia Lean

Como mencionamos anteriormente, a metodologia lean tem muito a agregar para empresas de todos os tamanhos. Nas grandes indústrias, o método é mais difundido e consequentemente, mais eficiente.

Se você deseja aumentar sua produtividade e seus resultados, assim como deseja diminuir os custos, mas ainda está na dúvida se a metodologia lean é ideal para sua empresa, dê uma olhada nos principais benefícios a seguir:

  • Redução de desperdícios em todas as etapas;
  • Otimização dos processos;
  • Aprimoramento da qualidade dos produtos;
  • Melhor aproveitamento dos recursos;
  • Aumento da produtividade e do desempenho dos colaboradores;
  • Simplificação das etapas de produção.

Como implementar a metodologia Lean

A imagem mostra uma lâmpada acessa com vários ícones em hexágonos em volta

Com os benefícios apresentados, chegou a hora de planejar como implementar a metodologia lean na sua empresa.

Mas, antes, precisamos avisar que não é algo que pode ser aplicado da noite para o dia. Na verdade, tudo depende de um planejamento bem detalhado, esforço de todos os envolvidos e da reação e receptividade dos colaboradores.

Para isso, vamos te ajudar a mapear todos os processos com as seguintes informações:

Saiba o que o cliente busca

O primeiro passo é analisar com calma o que é realmente importante para o seu cliente. Ou seja, o que o faz consumir com você? Pense nos produtos e serviços que ele valoriza e foque os esforços para atendê-lo.

Defina o fluxo de valor

Identifique todas as etapas do processo de produção e analise o que acontece em cada uma delas. Defina quais são essenciais e quais podem ser cortadas ou evitadas, como retrabalhos desnecessários.

Evite desperdícios

Pense em maneiras de otimizar e agilizar os processos que agregam valor para o cliente. Reduza estoques, tempos de espera e evite falta de comunicação. Aprimore a atividade inicializada na dica anterior.

Tenha um fluxo contínuo

Crie um processo fluido eliminando obstáculos do processo produtivo. Busque sincronizar os trabalhos e mantenha um ritmo constante de produção.

Busque a melhoria constantemente

A implementação da metodologia lean pode ser uma mudança nos princípios da empresa, por isso, é normal que não seja tão bem recebida no começo. Por isso, incentive os colaboradores a participarem identificando problemas e oferecendo soluções.

Invista em um ambiente propício para a melhoria constante da equipe e aposte em ferramentas que podem facilitar o processo de adaptação.

Faça monitoramentos e ajustes

Por último, meça e acompanhe os resultados dos esforços. Acompanhe a evolução do projeto e saiba driblar futuros problemas. Estabeleça indicadores que podem te auxiliar.

Outro ponto importante é pesquisar sobre outras empresas e entender o que funciona ou não para cada uma delas, assim, você fica sabendo o que testar no seu negócio e como fazer ajustes caso necessário.

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Vamos lá!

Desde que foi criada, a metodologia lean tem como objetivo trazer melhores resultados, eliminando pontos desnecessários e buscando agregar valor ao produto final, assim como ao cliente.

Não por menos, diversas empresas a utilizam há anos em seus processos. Por isso, é importante se manter por dentro das atualizações que os métodos sofrem com o passar do tempo. Lembre-se que o avanço tecnológico e a tradição, não são seus inimigos.

Entendendo isso, é possível melhorar os resultados e otimizar processos através de um caminho que beneficia tanto a empresa quanto o consumidor final.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre marketing, vendas e gestão? Continue acompanhando o blog Ideal Marketing e fique por dentro de tudo.

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