Crescimento previsível: como controlar a sua empresa e expandir seus horizontes

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Publicado: 14 de junho de 2023 | Atualizado: 15 de junho de 2023.

Crescimento Previsível é uma estratégia que visa a expansão do seu negócio. Através dela é possível projetar o futuro da empresa a curto, médio e longo prazo. Saiba o porquê ela é tão usada por todo o país e como aplicar você também.

Seja a sua empresa nova ou não, crescer no mercado é com certeza uma das metas a serem alcançadas, certo? Talvez você ainda não tenha ouvido falar, mas o crescimento previsível é uma estratégia muito utilizada por grandes empresas no Brasil.

Visando uma expansão saudável, eficaz e sem desperdício de recursos, essa estratégia é mais simples do que parece. Tudo depende do bom planejamento e da organização financeira que funcione.

É preciso entender que e como as equipes de Marketing e Vendas são um fator chave nesse processo. Só assim, seu negócio pode aplicar as dicas deste artigo. 

Acompanhe o conteúdo e descubra como o Crescimento Previsível funciona, seus benefícios e melhores práticas.

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O que é Crescimento Previsível?

Crescimento Previsível é uma estratégia baseada no alinhamento de setores, otimização de processos e acompanhamento de dados. Com ela, é possível fazer projeções aproximadas de como será o desenvolvimento da empresa.

Além disso, a empresa consegue acompanhar o desempenho da organização e traçar melhores estratégias e ações mais assertivas. Assim, é possível não somente crescer, mas também prever e controlar o crescimento.

Como obter um Crescimento Previsível?

Saiba por onde começar a implementar essa estratégia:

Analise seu funil de marketing

Ter um funil de vendas definido é o primeiro passo para ser capaz de prever suas metas de leads, conversão e tráfego. Um funil de vendas se dá, portanto, nas seguintes etapas:

Ou seja, com o funil estabelecido, fica mais fácil definir os objetivos da empresa e observar o resultado das decisões tomadas. É dessa forma que sua empresa se torna capaz de identificar quais são os pontos fracos e fortes do seu planejamento.

Há ainda empresas que utilizam de um recurso chamado Flywheel de marketing. Utilizado para aquelas empresas que querem focar na experiência e satisfação do cliente.

Aposte em boas tecnologias

Use a tecnologia ao seu favor para que os processos possam ser aplicados corretamente. Invista em plataformas e ferramentas de monitoramento, estratégias de UX, sistemas de vendas mais eficientes, acessibilidade e facilidade de contato.

Mostre para o seu público que você está interessado nele. Priorize uma experiência positiva e a conversão do cliente acontecerá naturalmente.

Alinhe os times de marketing e vendas

Não faça tudo sozinho. Sua empresa precisa trabalhar como uma equipe. Por isso, garanta que suas equipes, em especial a de Marketing e Vendas, trabalhem de maneira coerente e sintonizada.

Citamos esses dois setores de forma específica, pois o trabalho deles é codependente. Ou seja, caso não estejam em harmonia, podem acabar gerando prejuízo para a organização.

Faça com que elas trabalhem juntas. Dessa forma, enquanto a equipe de Vendas se dedica em definir qual o cliente ideal para ser convertido e fidelizado, a equipe de Marketing fica responsável por criar conteúdos a fim de nutrir esse perfil.

Duas pessoas mostrando dados em papéis e tablets entre si em reunião de negócios

Por que investir em Vendarketing?

Como você deve imaginar, Vendarketing é a junção dos termos “vendas” e “marketing”. Isso porque, essa estratégia potencializa a relação entre ambas as equipes. Assim, esses setores trocam informações e trabalham juntos em criação de campanhas.

O fortalecimento desses processos e, consequentemente a otimização dos procedimentos comerciais e abordagens, faz com que a empresa entenda melhor quem são os clientes em potencial e como resolver seus problemas.

Os principais desafios para alinhar marketing e vendas

Como nem tudo são flores, a implementação dessa estratégia pode mexer com o seu time de colaboradores. Fique atento aos possíveis desafios que podem surgir e saiba como contorná-los.

  • Falta de clareza nas tarefas de cada área;
  • Público-alvo mal definido;
  • Falta de comunicação entre setores;
  • Competitividade entre os times;
  • Estabelecer metas separadas;
  • Jornada de compra não definida;
  • Falta de qualidade dos leads enviados pela equipe de Marketing;
  • Número negativo de vendas. 
Mão humana acompanhando um gráfico com dados em trajetória crescente, como o crescimento previsível

Como sintonizar essas equipes e alcançar um Crescimento previsível?

Para que os fatores citados acima não sejam um grande problema, é preciso saber o que fazer na hora de driblar esses obstáculos. Para isso, você pode seguir algumas dicas.

Estabeleça algumas coisas como o público-alvo, a jornada do cliente e as metas das equipes. Deixe claro o que os clientes procuram e como vocês podem solucionar o problema.

O mesmo vale para as ferramentas. Verifique se todos os sistemas estão integrados ao mesmo banco de dados e disponíveis a qualquer momento.

O mais importante é estabelecer uma boa comunicação. Estipule quem vai comandar cada time e garanta que haja comunicação entre líder e liderado, assim como entre as equipes. Estabeleça as funções e incentive cada integrante a perguntar e apresentar soluções.

Coloque essa estratégia em prática!

Por fim, o Crescimento Previsível é uma estratégia que procura expandir o seu negócio de maneira segura. Essa estratégia atua no bom uso de recursos e melhora a qualidade do serviço prestado.

Com ela é possível prever e controlar o crescimento da organização e idealizar estratégias mais certeiras para o seu negócio, fazendo com que as vendas aumentem e sua empresa se destaque.

Para isso, é preciso ter alinhamento de estratégias com total compreensão dos funis de marketing e comercial, público-alvo e sua jornada de compra. É partindo desses métodos e estratégias a empresa pode projetar seu futuro.

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