Meio de funil: como criar conteúdo para essa fase do funil de vendas
Publicado: 15 de agosto de 2019 | Atualizado: 30 de outubro de 2019.
Criar conteúdo para meio de funil de vendas é a saída mais simples e eficaz para aumentar a sua taxa de conversão de clientes. Afinal, só quem sabe como preparar seus leads para a tomada de decisão de compra consegue fazê-los entender o valor do seu produto ou serviço e vender mais!
Para uma empresa ser bem sucedida e conquistar um lugar de sucesso no mercado, é preciso primeiro entender a jornada que o consumidor passa até tomar sua decisão de compra.
Isso porque desde o primeiro contato do possível cliente com a sua empresa até o fechamento de negócio, há um caminho significativo a ser percorrido.
E no meio dessa jornada há o meio de funil de vendas, fase na qual o seu lead já reconhece o seu problema e está querendo saber como solucioná-lo.
E como fazer com que ele entenda que a sua empresa é a melhor opção? A resposta é simples: criando conteúdos de meio de funil!
Quer saber como fazer isso? Então confira o artigo a seguir!
O que é meio de funil de vendas?
Chamamos de meio de funil de vendas o momento em que o lead tem consciência do seu problema e está buscando alguma solução para o seu problema.
Por isso, consideramos essa etapa mais estreita que o topo de funil de marketing, pois nela se encontram pessoas mais interessadas em resolver qualquer questão que esteja enfrentando.
Isso porque aqui elas estão pesquisando mais sobre o seu problema, lendo conteúdos mais aprofundados para saber qual a solução é a mais indicada para ele.
Por conta disso, criar conteúdo adequado para os interesses de seus leads no meio de funil de vendas é extremamente importante para o sucesso das vendas da sua empresa.
Afinal, é por meio desses materiais educativos que seus contatos vão se educar mais a respeito do seu problema e das maneiras de resolvê-lo.
Com isso, seus leads vão ter menos objeções quando você apresentar o seu produto ou serviço como solução, otimizando também o trabalho dos seus vendedores.
Viu só como é importante saber o que é meio de funil de vendas, bem como criar conteúdo para essa etapa?
Agora que já entender mais sobre esse conceito, vamos aprender como colocá-lo em prática?
Vamos então para o próximo tópico!
Saiba como criar conteúdo para meio de funil de vendas
Para cumprir com o seu objetivo, que é preparar melhor seus leads para a compra, é preciso criar conteúdo de cunho informativo para o meio de funil de vendas.
Ou seja, seus materiais devem apresentar soluções para o seu público, mas sem mencionar a sua empresa ainda.
Para isso, você pode utilizar as seguintes técnicas:
Publicações em blogs
Versátil, o blog da sua empresa pode e deve ser utilizado em qualquer etapa do funil de vendas.
Sendo assim, utilize essa ferramenta para divulgar conteúdos mais aprofundados, rico em detalhes e com informação sobre possíveis soluções para cada problema que seu produto ou serviço pode solucionar.
Não se esqueça de valorizar seu texto com imagens, vídeos e gráficos, por exemplo. Eles facilitam a compreensão e mostram para o público a sua autoridade no assunto.
Criação de newsletters
A newsletter é um importante recurso estratégico para melhorar a comunicação com o seu público e estreitar laços com a sua audiência.
Isso porque você pode criar conteúdo personalizado aos interesses de cada lead e compartilhar com ele um material relevante e útil para ele naquele momento.
A sua grande vantagem é que com ela é possível conversar com seu público direito na caixa de entrada do email de cada pessoa, otimizando tempo dele e gerando mais interesse ao compartilhar um conteúdo único para ele.
Produção de ebook
Também conhecido como livro eletrônico, o ebook é o formato de conteúdo ideal para tratar de temas mais complexos e que seriam amplos demais para um post de blog.
Além disso, a sua praticidade permite que o lead baixe o arquivo e consiga ler em qualquer dispositivo móvel a hora que quiser.
Assim fica mais fácil educar seus possíveis clientes e prepará-los para a próxima fase do funil de marketing.
Já sabe como criar conteúdo para o meio de funil de vendas? Então mãos à obra!
Neste conteúdo, você viu que o meio de funil de vendas é uma etapa importante para o relacionamento com seus leads.
Isso porque nessa fase eles já sabem qual é o seu problema e procuram conhecer as possíveis soluções para ele.
Por isso, criar conteúdo informativo e de qualidade é uma parte importante da sua estratégia de funil de marketing, pois é por meio dele que você vai educar seus leads e fazê-los entender o valor do seu produto ou serviço.
Para tanto, mostramos aqui que você pode fazer isso por meio de posts em blogs, ebooks e newsletters.
Agora que você já sabe como criar conteúdo para meio de funil de vendas, que tal aprimorar sua estratégia?
Confira nosso conteúdo sobre como criar um projeto de inbound marketing de resultados e veja como colocar sua empresa no caminho do sucesso!