Flywheel Marketing: a força que sua empresa precisa para decolar seus resultados
Publicado: 20 de fevereiro de 2020 | Atualizado: 4 de março de 2020.
“Flywheel Marketing”. Talvez você esteja torcendo o nariz para esse termo, afinal ele não é dos mais comuns, não é mesmo? Mas acredite, para os seus resultados não haverá nariz torcido, pelo contrário, haverá sorriso largo com essa estratégia!
O termo “flywheel” foi criado numa realidade bem distante do Marketing, afinal se trata de um dispositivo mecânico!
Isso mesmo, esse termo se refere à capacidade que um volante tem para armazenar energia cinética por meio de rotações, aumentando a energia armazenada com um simples aumento da velocidade da rotação.
Socorro, o que isso tem a ver com Marketing? Não estou entendendo nada!
Pense em uma estratégia capaz de impulsionar o seu negócio de maneira crescente e de forma cada vez mais eficiente sempre precisar sofrer com novos investimentos.
É basicamente essa a função do Flywheel Marketing.
Mas como você ainda deve estar confuso querendo saber o que é essa estratégia e como o Marketing Flywheel impacta nos negócios, então reparamos um conteúdo completo para você! Veja a seguir:
Flywheel Marketing: o que é isso?
Para te explicar o que é o Flywheel Marketing vamos deixar um pouco mais clara a origem desse termo.
Como dissemos, esse termo se refere à capacidade que um volante tem para armazenar energia cinética por meio de rotações, aumentando a energia armazenada com um simples aumento da velocidade da rotação.
Isso quer dizer que ele responde à inércia da velocidade. Quando parado, ele não possui energia, porém quanto maior for a velocidade e a energia acumulada pelas rotações, mais rapidamente a energia cinética responderá, aumentando a capacidade das rotações por si só, até que seja necessário frear.
Não à toa, o Flywheel Marketing é conhecido também como Marketing Volante.
Inclusive, termo Flywheel foi utilizado por Jim Collins no livro “Good to Great” e compara empresas a engrenagens no que diz respeito à dificuldade inicial para ganhar tração.
Ele considera que os primeiros movimentos exigem maior esforço. Porém, à medida que o negócio acumula energia, essas ações formam um composto capaz de gerar resultados crescentes e exponenciais.
E recentemente, esse conceito foi aplicado ao Marketing e ao ambiente digital. Isso porque o Marketing Flywheel é surgiu para superar o alcance do funil de vendas das empresas, acompanhando e tornando visível desde o início a interação entre o usuário e a marca.
Isso faz com que o ciclo de vida do cliente seja contínuo e sustentável.
Ou seja o Flywheel Marketing é uma estratégia incrível para realizar o acompanhamento dos clientes desde o momento que conhecem uma marca até o momento após a compra, para motivá-los a adquirir novos produtos ou serviços.
Para quem aposta em estratégias como o Inbound Marketing, por exemplo, o Marketing Flywheel impacta e muito na jornada do consumidor ao longo do funil de vendas.
Mas você ainda está confuso sobre o que essa estratégia é capaz de fazer? Então vamos ao próximo tópico.
O que o Marketing Flywheel é capaz de fazer?
Existe uma realidade muito comum entre as empresas que é ter que lidar com a insatisfação dos clientes.
O objetivo do Marketing Volante é englobar e resolver todo e qualquer atrito entre cliente e marca capaz de fazer com que a força seja perdida e a roda de sucesso não pare de girar, o que consequentemente ajudará a não ter o ciclo de vida do cliente encurtado no negócio.
Para isso, o Flywheel Marketing aposta em 3 frentes!
Realizar a coleta de dados para melhoria na interação e experiência dos seus clientes
Para que o Marketing Flywheel melhore a experiência dos clientes é necessário personalizar as ações. Isso porque a padronização delas pode afetar essa experiência.
Sendo assim, o Flywheel Marketing tem como um dos objetivos coletar dados precisos e reais dos seus cliente para melhorar a interação e a experiência dele de forma geral.
Não à toa, essa estratégia é muito comum no Inbound Marketing, pois a estratégia também conta com a personalização de conteúdos e outras formas de comunicação.
Oferecer a chance de um processo self-service
O segundo objetivo do Marketing Volante está em promover um processo self-service.
O que isso quer dizer?
Quer dizer que não é necessário colocar todos seus vendedores para correr atrás dos usuários e compradores quando a estratégia do Marketing Flywheel está atuando.
Pois o foco de um processo self-service está exatamente em ser encontrado pelo seu público-alvo.
Afinal, o objetivo das empresas é que os ciclos de vida do cliente sejam prolongados e sustentáveis, não é?
Então, o Flywheel Marketing ajuda as empresas a se destacarem da concorrência, pois para otimizar a experiência do cliente é necessário ter ações que servirão como uma marca registrada para sua empresa.
Quanto mais entregar relevância para os clientes e se posicionar nos locais estratégicos onde eles costumam procurar pelo seu negócio, a força cinética da sua estratégia começa a girar por si só.
Automatizar processos de atendimento
De nada seria o Marketing Volante se ele não pudesse automatizar seus processos e isso inclui o atendimento ao cliente.
O terceiro objetivo do Flywheel Marketing está em ser implementado nos processos de atendimento ao cliente para torná-los mais ágeis e precisos, evitando possíveis atritos e infelicidades entre usuários e colaboradores.
Para isso, ele usa ferramentas para atuar com um atendimento automatizado ao cliente, como chatbots, e-mail marketing de pós-venda ou de pesquisas de satisfação.
Além disso, esse tipo de ferramenta automatizada garante que haja atendimento 24 horas por dia, sem deixar nenhum cliente esperando ou esquecido.
Como o Flywheel Marketing se aplica aos negócios?
Aplicando-se aos negócios, o Marketing Volante serve como um impulso inicial para as empresas, sendo capaz de se manter em crescente melhoria ao longo do processo.
À medida que as engrenagens acumulam energia, ou melhor, suas ações acumulem resultados positivos, é possível crescer, deixando o seu trabalho mais eficiente e ágil.
Sendo assim, o seu negócio atinge um número maior de pessoas e interessados em seu conteúdo, produtos e serviços ao tornar-se mais relevante no mercado.
E isso gera energia para o funil de marketing e vendas para realizar a conquista de novos clientes constantemente.
Flywheel Marketing: veja seus resultados decolarem como nunca antes
Se você estava confuso no início do conteúdo, com certeza Flywheel Marketing não é mais uma dúvida para você.
Aqui no contéudo te mostramos o que é o Marketing Flywheel, seus objetivos e como ele é aplicado à realidade dos Negócios.
Sendo assim, se quer apostar em melhores técnicas de Marketing Digital, saiba que o Marketing Volante não pode ficar de fora.
Afinal, ele é a força que sua empresa precisava para decolar seus resultados como nunca aconteceu antes.
Bons negócios!