>>Flywheel Marketing: a força que sua empresa precisa para decolar seus resultados

Flywheel Marketing: a força que sua empresa precisa para decolar seus resultados

Publicado: 20 de fevereiro de 2020 | Por: | Atualizado: 4 de março de 2020.

“Flywheel Marketing”. Talvez você esteja torcendo o nariz para esse termo, afinal ele não é dos mais comuns, não é mesmo? Mas acredite, para os seus resultados não haverá nariz torcido, pelo contrário, haverá sorriso largo com essa estratégia!

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O termo “flywheel” foi criado numa realidade bem distante do Marketing, afinal se trata de um dispositivo mecânico!

Isso mesmo, esse termo se refere à capacidade que um volante tem para armazenar energia cinética por meio de rotações, aumentando a energia armazenada com um simples aumento da velocidade da rotação.

Socorro, o que isso tem a ver com Marketing? Não estou entendendo nada!

Pense em uma estratégia capaz de impulsionar o seu negócio de maneira crescente e de forma cada vez mais eficiente sempre precisar sofrer com novos investimentos.

É basicamente essa a função do Flywheel Marketing.

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Mas como você ainda deve estar confuso querendo saber o que é essa estratégia e como o Marketing Flywheel impacta nos negócios, então reparamos um conteúdo completo para você! Veja a seguir:

Flywheel Marketing: o que é isso?

Para te explicar o que é o Flywheel Marketing vamos deixar um pouco mais clara a origem desse termo.

Como dissemos, esse termo se refere à capacidade que um volante tem para armazenar energia cinética por meio de rotações, aumentando a energia armazenada com um simples aumento da velocidade da rotação.

Isso quer dizer que ele responde à inércia da velocidade. Quando parado, ele não possui energia, porém quanto maior for a velocidade e a energia acumulada pelas rotações, mais rapidamente a energia cinética responderá, aumentando a capacidade das rotações por si só, até que seja necessário frear.

Não à toa, o Flywheel Marketing é conhecido também como Marketing Volante.

Inclusive, termo Flywheel foi utilizado por Jim Collins no livro “Good to Great” e compara empresas a engrenagens no que diz respeito à dificuldade inicial para ganhar tração.

Ele considera que os primeiros movimentos exigem maior esforço. Porém, à medida que o negócio acumula energia, essas ações formam um composto capaz de gerar resultados crescentes e exponenciais.

E recentemente, esse conceito foi aplicado ao Marketing e ao ambiente digital. Isso porque o Marketing Flywheel é surgiu para superar o alcance do funil de vendas das empresas, acompanhando e tornando visível desde o início a interação entre o usuário e a marca.

Isso faz com que o ciclo de vida do cliente seja contínuo e sustentável.

Ou seja o Flywheel Marketing é uma estratégia incrível para realizar o acompanhamento dos clientes desde o momento que conhecem uma marca até o momento após a compra, para motivá-los a adquirir novos produtos ou serviços.

Para quem aposta em estratégias como o Inbound Marketing, por exemplo, o Marketing Flywheel impacta e muito na jornada do consumidor ao longo do funil de vendas.

Mas você ainda está confuso sobre o que essa estratégia é capaz de fazer? Então vamos ao próximo tópico.

O que o Marketing Flywheel é capaz de fazer?

Existe uma realidade muito comum entre as empresas que é ter que lidar com a insatisfação dos clientes.

O objetivo do Marketing Volante é englobar e resolver todo e qualquer atrito entre cliente e marca capaz de fazer com que a força seja perdida e a roda de sucesso não pare de girar, o que consequentemente ajudará a não ter o ciclo de vida do cliente encurtado no negócio.

Para isso, o Flywheel Marketing aposta em 3 frentes!

Realizar a coleta de dados para melhoria na interação e experiência dos seus clientes

Para que o Marketing Flywheel melhore a experiência dos clientes é necessário personalizar as ações. Isso porque a padronização delas pode afetar essa experiência.

Sendo assim, o Flywheel Marketing tem como um dos objetivos coletar dados precisos e reais dos seus cliente para melhorar a interação e a experiência dele de forma geral.

Não à toa, essa estratégia é muito comum no Inbound Marketing, pois a estratégia também conta com a personalização de conteúdos e outras formas de comunicação.

Oferecer a chance de um processo self-service

O segundo objetivo do Marketing Volante está em promover um processo self-service.

O que isso quer dizer?

Quer dizer que não é necessário colocar todos seus vendedores para correr atrás dos usuários e compradores quando a estratégia do Marketing Flywheel está atuando.

Pois o foco de um processo self-service está exatamente em ser encontrado pelo seu público-alvo.

Afinal, o objetivo das empresas é que os ciclos de vida do cliente sejam prolongados e sustentáveis, não é?

Então, o Flywheel Marketing ajuda as empresas a se destacarem da concorrência, pois para otimizar a experiência do cliente é necessário ter ações que servirão como uma marca registrada para sua empresa.

Quanto mais entregar relevância para os clientes e se posicionar nos locais estratégicos onde eles costumam procurar pelo seu negócio, a força cinética da sua estratégia começa a girar por si só.

Automatizar processos de atendimento

De nada seria o Marketing Volante se ele não pudesse automatizar seus processos e isso inclui o atendimento ao cliente.

O terceiro objetivo do Flywheel Marketing está em ser implementado nos processos de atendimento ao cliente para torná-los mais ágeis e precisos, evitando possíveis atritos e infelicidades entre usuários e colaboradores.

Para isso, ele usa ferramentas para atuar com um atendimento automatizado ao cliente, como chatbots, e-mail marketing de pós-venda ou de pesquisas de satisfação.

Além disso, esse tipo de ferramenta automatizada garante que haja atendimento 24 horas por dia, sem deixar nenhum cliente esperando ou esquecido.

Como o Flywheel Marketing se aplica aos negócios?

Aplicando-se aos negócios, o Marketing Volante serve como um impulso inicial para as empresas, sendo capaz de se manter em crescente melhoria ao longo do processo.

À medida que as engrenagens acumulam energia, ou melhor, suas ações acumulem resultados positivos, é possível crescer, deixando o seu trabalho mais eficiente e ágil.

Sendo assim, o seu negócio atinge um número maior de pessoas e interessados em seu conteúdo, produtos e serviços ao tornar-se mais relevante no mercado.

E isso gera energia para o funil de marketing e vendas para realizar a conquista de novos clientes constantemente.

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Se você estava confuso no início do conteúdo, com certeza Flywheel Marketing não é mais uma dúvida para você.

Aqui no contéudo te mostramos o que é o Marketing Flywheel, seus objetivos e como ele é aplicado à realidade dos Negócios.

Sendo assim, se quer apostar em melhores técnicas de Marketing Digital, saiba que o Marketing Volante não pode ficar de fora.

Afinal, ele é a força que sua empresa precisava para decolar seus resultados como nunca aconteceu antes.

Bons negócios!

2020-03-04T17:13:16-03:00

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