Balanced Scorecard: o que é, como funciona e benefícios

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 2 de maio de 2023 | Atualizado: 1 de setembro de 2023.

Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia de gestão estratégica que tem seu foco na análise de metas mais abrangentes para medir o sucesso de uma empresa. Dessa forma, é possível planejar ações inteligentes e com maior consistência.

O conceito de Balanced Scorecard (ou Indicadores Balanceados de Desempenho) é considerado um modelo de gestão estratégica. Essa metodologia propõe repensar a forma que muitas empresas entendem como sucesso.

Afinal, a maneira mais comum de saber se um negócio é bem sucedido é analisando seus indicadores financeiros e contábeis, certo? Para Robert Kaplan e David Norton, criadores da metodologia, não.

Os professores da Universidade Harvard criaram a metodologia BSC nos anos 90 para oferecer uma alternativa a essa ideia. 

Com ela, as empresas passam a utilizar indicadores mais amplos para medir os resultados. Assim, conseguem planejar estratégias mais inteligentes e sustentáveis a longo prazo.

Quer saber como isso é possível? Continue a leitura!

O que é Balanced Scorecard?

O Balanced Scorecard mede o sucesso de uma empresa a partir de uma visão ampla, utilizando metas a longo prazo e objetivos do negócio.

Dessa forma, ele não analisa apenas se a empresa lucrou ou deu prejuízo durante o mês. Por mais que essas informações sejam muito importantes, é possível sustentar algumas perdas pensando em iniciativas maiores.

Essa metodologia estratégica também ajuda a colocar os valores da empresa no centro da estratégia. Assim, o trabalho é feito para consolidar a marca sem deixar de lado sua essência para atender a demandas de clientes e investidores.

Desde sua criação, nos anos 1990, o Balanced Scorecard contribui para que as empresas atuem de forma inteligente no mercado. Ela ajuda a evitar imediatismos e visões limitadas sobre o próprio desempenho.

Afinal, toda empresa possui um propósito, e o BSC é uma metodologia focada em ajudar esses negócios a alcançar seus objetivos.

Para isso, é necessário utilizar os recursos certos, fazer um planejamento adequado e conciliar tudo isso aos desafios do dia a dia.

Mas antes de explicar como você pode colocar o Balanced Scorecard em prática na sua empresa, vamos conhecer melhor os benefícios da estratégia:

Ilustração de um computador branco com um gráfico flutuante representando indicadores empresariais.

Quais são os benefícios do método BSC?

Há uma série de vantagens que o Balanced Scorecard proporciona aos gestores que utilizam a metodologia. Pensando nisso, vamos entender as principais:

Visão clara dos objetivos

O Balanced Scorecard torna claro o direcionamento e objetivos de uma empresa para todos os colaboradores. Assim, todos ficam na mesma página e falam a mesma língua no dia a dia da operação.

Com o uso de um mapeamento estratégico, é possível visualizar o planejamento da marca e trabalhar em conjunto para concretizá-lo.

Dessa forma, o BSC garante que todos saibam seus papéis e por que eles devem realizar suas atividades. 

Aumento na qualidade e desempenho

Tendo em vista que todos os colaboradores sabem o que precisam fazer de forma clara, o Balanced Scorecard contribui para melhorias na qualidade do trabalho de todas as equipes.

Dessa forma, não é necessário relembrá-los de como realizar suas tarefas operacionais. O foco é um só, o que permite priorizar atividades mais importantes para os objetivos da empresa. 

Além disso, o mapa do BSC pode ser atualizado constantemente de acordo com a necessidade, otimizando o desempenho das equipes.

Essa gestão personalizável te coloca em posição de acompanhar tudo que acontece no seu nicho de atuação e continuar se aperfeiçoando.

Uso de indicadores tangíveis e intangíveis

O Business Scorecard é um dos pioneiros na integração entre indicadores tangíveis e intangíveis. 

Sabemos que métricas financeiras e contábeis são valiosas para qualquer empresa, mas essa metodologia entende que é necessário ir além disso.

Portanto, ele também se vale de indicadores complexos e difíceis de metrificar, como:

  • Qualidade no relacionamento com clientes e fornecedores:
  • Entendimento da cultura da empresa pelos colaboradores;
  • Alinhamento com as equipes;
  • Conhecimento de mercado.

Com a união dessas ferramentas na gestão da empresa, é possível analisar o sucesso da marca de forma mais assertiva. 

E-book com dicas de Marketing Digital para aumentar suas vendas e fazer sua empresa crescer

Como aplicar o Balanced Scorecard na sua empresa?

Criadores do Balanced Scorecard, Kaplan e Norton formularam 4 componentes estratégicos para analisar o desempenho de uma empresa de maneira integral.

Você pode conferir esses pilares em inglês na ilustração abaixo e conferir a explicação de cada um deles na sequência:

Gráfico com a representação dos 4 pilares do balanced scorecard em inglês: internal process, finance, customer e learning growth.

1 – Perspectiva Financeira

Como deixamos claro no decorrer do artigo, a ideia não é evitar os indicadores financeiros e contábeis, mas evitar que sua análise seja 100% baseada neles.

No final das contas, toda empresa necessita de recursos financeiros para continuar existindo. Aqui é o momento de avaliar e traçar metas financeiras de curto, médio e principalmente longo prazo. 

Defina seus objetivos econômicos com base no que é necessário para entregar resultados satisfatórios, analisando:

Vale dizer que você não precisa se prender a esses indicadores financeiros, pois há diversos outros que podem servir melhor à sua empresa. Tudo depende do seu tipo de negócio e do que faz sentido para a sua operação.

2 – Perspectiva do cliente

A segunda perspectiva é, talvez, a mais importante: como você se relaciona com seus clientes e se posiciona no mercado?

Ela prioriza estratégias para que, a longo prazo, seu negócio conte com uma carteira sustentável. Isso significa ter um bom número de clientes satisfeitos com a empresa.

É necessário analisar as características do seu produto ou serviço, relação com clientes, experiência de compra oferecida e reputação do negócio.

Para isso, se pergunte de que maneira o cliente enxerga sua empresa. Quais são os pontos-chave que fazem sua empresa conquistá-los? O que gera encantamento?

A resposta para essas perguntas pode ser obtida ao analisar alguns aspectos do negócio, como:

  • Percentual de prospecção de clientes;
  • Percentual de retenção de clientes;
  • Participação no mercado, vendas realizadas e capital investido para isso;
  • Satisfação do consumidor em relação a características do produto.

3 – Perspectiva dos processos internos

O foco da terceira perspectiva é identificar os processos internos que impulsionam seu negócio e melhorá-los. 

A cada mudança de estratégia, esses processos precisam ser desempenhados de forma ainda mais assertiva por todos os envolvidos.

Essa qualidade pode ser medida por indicadores como:

  • Produtividade das equipes;
  • Custos operacionais e administrativos;
  • Agilidade do atendimento pós-venda;
  • Compliance.

Perspectiva do aprendizado e crescimento

A quarta e última etapa estratégica para aplicação do Balanced Scorecard é a perspectiva do aprendizado e crescimento. Estamos falando de um pilar importante da metodologia, já que ele pressupõe que é possível aprimorar todo e qualquer processo.

Mas, para isso se tornar possível, seus colaboradores precisam estar plenamente satisfeitos e alinhados com a cultura da empresa. Um negócio com baixa rotatividade, treinamentos frequentes e pesquisas internas de satisfação é capaz de satisfazer seus funcionários. 

Com isso, eles passam a se interessar pelo próprio crescimento, buscando aprimorar suas habilidades e melhorar os resultados (em quantidade e qualidade).

Para agregar esse valor aos colaboradores, ofereça a estrutura ideal para condicioná-los. Assim, sua empresa irá desenvolver uma forte cultura de aprendizado e crescimento constantes. 

Balanced Scorecard e OKRs: qual a diferença?

O BSC costuma ser confundido com os OKRs (Objectives and Key Results), uma outra ferramenta de gestão direcionada a objetivos e metas. 

No entanto, elas possuem diferenças importantes que alteram a forma de estruturar melhorias para o seu negócio. Vamos a elas: 

Top-down e Bottom-up

O Balanced Scorecard trabalha com um processo top-down, partindo de um mapa estratégico com as perspectivas que citamos acima já definidas. Assim, não existem processos acima do BSC, já que ele permeia toda a empresa de cima para baixo.

Já o OKR funciona tanto como top-down quanto como bottom-up. Assim, por mais que eles partam da estratégia do negócio, podem existir estratégias de nível mais alto.

Quantidade de metas envolvidas

O BSC inclui uma grande variedade de metas e objetivos para orientar diferentes áreas da empresa. O OKR, por sua vez, costuma incluir no máximo 5 resultados-chave.

Dessa forma, uma equipe que trabalha com OKR pode direcionar seu foco aos resultados mais imediatos e otimizar a rotina de trabalho. 

Enquanto isso, um mapa de Balanced Scorecard orienta as metas a longo praz. Por isso, as ferramentas podem funcionar muito bem em conjunto. 

Ritmos diferentes

Tendo em vista que OKR e BSC têm foco em objetivos voltados a prazos diferentes, é natural que também tenham cadências distintas.

Assim, é possível aplicar focar nos objetivos e resultados-chave a curto e médio prazo. Enquanto isso, você trabalha pensando nas metas a longo prazo do Balanced Scorecard.

Use o BSC para planejar o futuro da sua empresa!

Como você aprendeu no decorrer do material, um Balanced Scorecard pode ser a ferramenta de gestão que a sua empresa precisa.

Com ela é possível pensar no seu negócio com uma visão panorâmica, considerando não só a quantidade de dinheiro gerada a cada mês.

Dessa forma, você consegue criar um planejamento para atingir seus objetivos a longo prazo, com equipes engajadas e em busca de aprimoramento constante.

Se você gostou do conteúdo e quer continuar aprendendo, confira outros conteúdos do nosso blog!

E-book Ideal Marketing para atrair clientes e aumentar o faturamento da empresa

Trilha de conteúdos de Marketing Digital:

  1. O que é persona? Conheça este método capaz de impulsionar os resultados da sua empresa
    1. 3 exemplos de persona para entender de uma vez por todas como criar a sua
  2. O que é posicionamento de marketing? Aprenda a posicionar sua marca de forma eficiente
  3. Os 4Ps de Marketing: Pilares do sucesso
    1. Os 5 Ps do Marketing: saiba mais sobre Pessoas!
  4. Aprenda de uma vez por todas o que é lead e como transformá-lo em um cliente efetivo
  5. Como divulgar minha empresa online? Aprenda TUDO sobre as melhores formas de divulgação pela internet e se prepare para o sucesso!
  6. O que é marketing? Confira TUDO neste guia completo para dominar o assunto
  7. Marketing Digital: Aprenda TUDO sobre o assunto na prática
  8. O que é Inbound Marketing? Conheça tudo sobre a estratégia capaz de atrair os consumidores sem ser invasivo
  9. Entenda o que é SEO e conheça o poder dessa técnica para alavancar seu negócio!
    1. Saiba como aparecer na primeira página do Google com 5 dicas
    2. Conheça as 5 melhores ferramentas de SEO para te ajudar a otimizar o posicionamento do site da sua empresa
  10. Descubra o que é o Instagram Ads e como criar campanhas para conquistar clientes
  11. Mude o seu conceito sobre anúncios com o Facebook Ads e crie sua campanha em 8 passos simples
  12. TikTok Ads: Saiba o que é, como funciona e como aderir
  13. Aprenda o que é landing page e desenvolva uma com capacidade de aumentar suas conversões
    1. Conheça 5 modelos de landing page que fizeram sucesso e se inspire no momento de criar a sua
  14. O que é Marketing de Produto e por que ele é essencial para o sucesso do seu negócio
  15. 5 cases de sucesso no marketing digital para inspirar suas ações

Compartilhe nas Redes Sociais!