Saiba quais são os melhores indicadores de gestão para avaliar o seu negócio

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 24 de março de 2022 | Atualizado: 24 de março de 2022.

Indicadores de gestão são muito importantes no mundo dos negócios, sendo usados para avaliar a saúde das empresas. Mas afinal, quais são esses indicadores de gestão e como eles funcionam?

Mesmo os empresários mais experientes enfrentam dificuldades e investem tempo avaliando os números dos seus negócios. Não importa o tamanho ou segmento, é desafiador manter uma empresa saudável e lucrativa.

Para essa tarefa, é preciso muito mais que se atentar às métricas e metas, calcular o orçamento na ponta do lápis e preencher planilhas. Não basta apenas se atentar aos indicadores, é preciso entender primeiro quais são os indicadores de gestão chave da empresa.

Só por meio da análise direcionada se chega às melhores soluções para o negócio. Assim, é possível manter o foco nos pontos essenciais da saúde da empresa, tornando-a sustentável e lucrativa.

Quer saber mais sobre indicadores de gestão, o que são, como identificá-los e para que servem? Acompanhe esse conteúdo que preparamos sobre o tema:

O que são os indicadores de gestão?

o que são os indicadores de gestão

Indicadores de gestão empresarial são ferramentas que têm como objetivo analisar a saúde geral da empresa. Em outras palavras, são dados específicos por meio dos quais é possível entender as questões mais vitais da viabilidade e sustentabilidade.

Eles são muito importantes para o desenvolvimento do negócio, verificando possíveis falhas e oportunidades de crescimento Com as análises dos indicadores de gestão, é possível monitorar todos os aspectos e processos dentro da empresa, permitindo melhorias para os colaboradores, relacionamento com os clientes e processos.

Além disso, os indicadores de gestão permitem que todo trabalhador acompanhe o que acontece na empresa, no geral e dentro de cada departamento.

E-book gratuito da Ideal Marketing com dicas de gestão empresarial

Quais são os principais benefícios dos indicadores de gestão?

Os Indicadores de gestão trazem mais organização a empresa, já que permitem analisar todos os aspectos dela.

Inclusive, as informações de todos os departamentos são analisadas e acompanhadas em tempo real, gerando decisões mais acertadas por parte do gestor. As soluções de problemas também aumentam muito, bem como as oportunidades de negócios.

Vale ressaltar também que os indicadores de gestão aperfeiçoam todos os processos do negócio, chegando inclusive a projetar resultados de vendas, novos clientes e até mesmo lucros.

Para resumir bem a importância dessas ferramentas: os indicadores de gestão são essenciais para as empresas e seu desenvolvimento.

Principais indicadores de gestão

principais indicadores de gestão

Como falamos acima, todos os setores da empresa podem ser avaliados de acordo com seu rendimento. Isso faz com que existam diversos indicadores de gestão, cada um “monitorando” uma parte do negócio.

Existem muitos indicadores de gestão e eles revelam muito sobre os aspectos da empresa. São eles:

  • Lucro líquido da empresa;
  • Índice de inadimplência;
  • Índice de retenção de funcionários;
  • Margem de lucro líquida;
  • Market Share;
  • Horas produtivas da empresa;
  • Indicadores para análise de investimentos;
  • Indicador de crescimento.

Indicadores de gestão por segmento de atuação

Além dos mais generalizados, existem outros indicadores de gestão por segmento de atuação da empresa. Isto é, são indicadores específicos para a particularidade de cada segmento.

Para o segmento varejista, por exemplo, os indicadores de giro de estoque e logística são fundamentais.

Já no segmento de serviços, indicadores de custos de produção e índice de turnover revelam muito sobre a empresa.

Outro exemplo é o segmento industrial, onde os principais indicadores de gestão são manutenção de equipamentos, uso da capacidade instalada, entre outros.

Em resumo, os indicadores sempre respeitam as características do segmento de atuação, para que assim seja possível analisar os números que de fato impactam diretamente no resultado da empresa.

Como implementar indicadores de qualidade na minha empresa?

Os indicadores de gestão utilizados na sua empresa vão depender dos objetivos e metas de desenvolvimento da mesma. Por isso, existem indicadores gerais e específicos, e toda identificação e análise deles depende do modelo de negócio.

Na prática, para implementar uma análise efetiva dos indicadores de gestão é necessário compreender profundamente o negócio. Ou seja, ter plena compreensão de quais são seus pontos vitais e resultados-chave.

E-book com dicas de Marketing Digital para aumentar suas vendas e fazer sua empresa crescer

Acompanhamento de indicadores e análises

Com o avanço das tecnologias e a evolução das organizações, surgiu a necessidade de um sistema de gestão que integre todos os mecanismos da empresa, acompanhando em tempo real o dia a dia dos negócios, relacionando-se com os resultados finais.

Com essa gestão mais integrada, que aproxima todos os setores, é possível acompanhar todos os processos. Assim, fica muito mais fácil encontrar erros, resolver problemas e explorar novas áreas e investimentos.

A grande importância dos indicadores de gestão para as empresas

Os indicadores de gestão são fundamentais para o desenvolvimento da empresa. Com os resultados dessas análises, é possível identificar erros em processos e áreas de não produção.

Mas esses indicadores de gestão não existem apenas para encontrar falhas e defeitos. Eles também são muito importantes para achar oportunidades de negócios dentro da própria empresa, que por algum motivo foram negligenciadas.

Gostou desse texto e quer saber mais sobre indicadores de gestão, soluções digitais, marketing, entre outros? Não perca mais tempo e veja os outros conteúdos do nosso blog.

Temos a missão de sempre trazer novidades e dicas sobre o mundo digital para você e sua empresa. Acesse já!