A frase “um por todos e todos por um” é a explicação que faltava para entender o que é gestão de pessoas

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Publicado: 4 de maio de 2018 | Atualizado: 18 de novembro de 2019.

A gestão de pessoas é um processo que envolve muito mais do que apenas gerenciamento de colaboradores na empresa. Afinal, até suas vendas podem ter sucesso se seus colaboradores estiverem alinhados com a ideia dos Três Mosqueteiros: um por todos e todos por um.

Como no romance de Alexandre Dumas, o conceito de “um por todos e todos por um” faz todo o sentido dentro de uma empresa, sabe por quê?

Bom, primeiro que nenhuma organização poderá ter sucesso em algum momento caso não tenha um a equipe de colaboradores relacionada, ou seja, aposte em pessoas que trabalham com o mesmo objetivo.

Além disso, ninguém trabalha sozinho porque você sempre vai depender de outra pessoa para cumprir tarefas internas e até mesmo para crescer na empresa.

Afinal, alguém que não é você precisa conhecer suas habilidades para promovê-lo.

No Brasil, essa ideia de gestão de pessoas tem sido cada vez mais difundida por gestores e CEOs os quais procuram aprender com os exemplos de empresas multinacionais e até mesmo com especialistas no assunto.

Para você ter uma ideia, de acordo com um estudo feito pela Global Coaching Study, 11% dos líderes e gestores na América Latina tem o costume de usar técnicas de gestão de pessoas nas empresas.

Isso é ruim em um mercado no qual a disputa por profissionais de alta performance têm sido cada dia mais acirrada.

Por isso a ideia de Dumas cabe tão bem aqui, pois aquele “um por todos e todos por um” se refere a ideia de que todos atuam para melhorar uma empresa e assim ela possa se desenvolver e garantir o crescimento de cada pessoa.

Para você entender um pouco melhor o conceito de o que é gestão de pessoas e como Os Três Mosqueteiros podem ajudar um empresário e ter aquela gestão dos sonhos, preparamos um conteúdo digno de romance.

Dá só uma olhada no que você vai encontrar por aqui:

O que é gestão de pessoas?

O que é gestão de pessoas

Essa forma de gestão de trabalho está alinhada com o sucesso das vendas de um negócio, por isso entender o que é gestão de pessoas é tão importante.

Isso porque gerir pessoas é um conjunto de técnicas com o objetivo de motivar, treinar e desenvolver todas elas para obter uma melhor eficiência de cada uma na equipe.

Para isso é preciso conhecer perfis, métodos de trabalho, áreas, expectativas e desejos de todas as pessoas da equipe com a finalidade de usar isso a favor do seu negócio.

A questão nesse caso é motivar e treinar um colaborador para ele conseguir melhorar seu desempenho, assim você ajuda pessoas a se desenvolverem e mantém a empresa no caminho do sucesso.

Por esse motivo, um bom gestor de pessoas deve conhecer todos os colaboradores da sua equipe e aplicar práticas de coaching para garantir o trabalho em conjunto.

Coaching para gerir pessoas

Para entender o que é gestão de pessoas é preciso conhecer as técnicas de coaching, afinal, um está diretamente ligado ao outro.

Dessa forma, o coaching é um processo no qual une um mix de técnicas, ferramentas e conhecimentos de áreas como administração, psicologia, recursos humanos, planejamento estratégico para ajudar um gestor a melhorar a eficiência da sua equipe.

Essas técnicas envolvem desde aumentar a motivação pessoal e profissional de todos até a definição de processos organizacionais internos na gestão de um negócio.

Por isso, quando dizemos que o coaching está diretamente ligado ao conceito de o que é gestão de pessoas significa que as técnicas usadas nele devem ser aplicadas na gestão estratégica de pessoas dentro da empresa.

Mas nós vamos falar dessas técnicas um pouco mais para frente, porque agora você vai conhecer o romancista da liderança e da gestão.

Conheça Idalberto Chiavenato o romancista da gestão

Assim como Alexandre Dumas, o brasileiro Idalberto Chiavenato é um autor importante para o mundo!

Não, ele não escreveu um romance como os Três mosqueteiros.

Na verdade, sua contribuição está mais voltada para os negócios do que para o romance, mas isso não o faz menos importante!

Idalberto Chiavenato é um autor brasileiro especialista em administração de empresas e recursos humanos.

Seus mais de 30 livros são famosos em países como Portugal e Espanha, além de serem um sucesso em toda a América Latina e países de língua portuguesa na África.

O brasileiro se especializou em técnicas para ter a melhor gestão de pessoal dentro de uma empresa e, atualmente, é o maior nome brasileiro nesse meio.

Seus livros mais famosos são:

  • Gerenciando com as Pessoas – 5ª Edição – Ed. Manole (2014);
  • Visão e Ação Estratégica – 3ª Edição – Ed. Manole (2008);
  • Desempenho Humano nas Empresas – 7ª Edição – Ed. Manole (2016);
  • Administração nos Novos Tempos – 3ª Edição – Ed. Manole (2014);
  • Administração para Não Administradores – 2ª Edição – Ed. Manole (2011).

De todos os escritores de negócios no Brasil, Idalberto é um dos mais aclamados por entender e aplicar estratégias do coaching na maneira de alguém gerenciar uma equipe.

Bom, como você já sabe o que é gestão de pessoas, é preciso entender o motivo de usá-la na empresa.

Saiba por que a gestão de pessoal é importante para as vendas

Saiba por que a gestão de pessoal é importante para as vendas

Como ganhar se o foco aqui são as pessoas e não o dinheiro em si?

O capital humano é o recurso mais valioso de uma empresa. Sem pessoas não tem negócio, pois não pode haver prestação de serviços ou produção de algo.

Aqui, para aplicar o conceito de o que é gestão de pessoas é preciso ser como o mosqueteiro Athos: romântico.

Nesse caso é necessário cuidar para obter sucesso e como diz o ditado: “quem ama cuida”.

Por isso, ao fazer a gestão de pessoal você pode conquistar mais vendas, ou seja, se todos estiverem bem, tanto o funcionário quanto a empresa saem ganhando.

Simples, não é?

Por exemplo:

Sua empresa possui uma equipe de vendedores e todos eles convivem em harmonia com os demais funcionários. Todos eles batem as metas de venda porque se sentem bem.

Mas caso ocorra o contrário, pode significar uma falha no modo como se sentem e são tratados na empresa.

Isso faz o gestor, tomar iniciativas para que esses vendedores se sintam motivados a vender para a empresa fazer a parte dela (crescer e gerar novas oportunidades).

Sendo assim, é importante investir na qualidade de vida de seus funcionários, afinal eles estão diretamente ligados ao sucesso das vendas na empresa.

Por esse motivo é importante dedicar sua energia em gestão de pessoal para cuidar dos interesses da sua equipe.

Afinal, quanto mais confortáveis e satisfeitos com a empresa seus colaboradores estiverem, maior o nível de motivação deles e mais fácil fica para a equipe conseguir vender.

Só com todos trabalhando com o mesmo objetivo, é possível fazer o crescimento das vendas se tornar algo real e não uma fantasia futura.

Mas como é possível fazer isso?

Bom, aí vem um pouco da parte complicada da coisa.

Não adianta querer uma equipe 100% se a liderança não está acompanhando essa ideia.

Tenha o perfil certo para gerir pessoas na empresa

Você precisa ser um bom líder se quiser aprender o que é gestão de pessoas.

Afinal, é muito difícil manter uma equipe de pé sem um líder o qual possa alinhar as expectativas, tanto da empresa com os colaboradores quanto dos colaboradores com a empresa.

Essa pessoa é fundamental para garantir o processo de gestão de pessoal ser feito de forma eficiente no setor onde trabalha.

Para isso é necessário ser como Aramis: esperto. De todos “os inseparáveis”, como eram chamados os Três Mosqueteiros, Aramis era quem se destacava por ser esperto ao encarar a vida como um jogo no qual é necessário ganhar.

Assim um gestor deve pensar!

Um bom gestor de pessoas é o profissional o qual identifica felicidades e possíveis insatisfações dos colaboradores para tentar resolvê-las da melhor forma possível.

Por isso os líderes estão sempre perguntando sua opinião sobre a empresa, da sua função, da equipe de um modo geral, quais são suas expectativas para o futuro e coisas relacionadas.

Ao mesmo tempo, os líderes precisam saber o que falar e como falar alguma coisa para cada um dos colaboradores, levando em consideração os diferentes perfis de pessoas.

Certo, já entendi o que é gestão de pessoas e por que usá-lo na minha empresa, mas como fazer isso?

Conheça os 5 pilares de um processo de gestão de pessoal

Conheça os 5 pilares de um processo de gestão de pessoal

Para saber como usar a gestão de pessoas na empresa é necessário pensar como o aspirante a mosqueteiro D’Artagnan.

Esse personagem do romance de Alexandre Dumas é quem busca conhecer e desvendar alguns problemas no meio no qual vive para assim conseguir uma “vaga” no trio dos “inseparáveis”.

Bom…

Hoje em dia os trabalhadores já não são mais vistos como mera mão-de-obra em uma empresa.

A maioria dos empresários percebeu que seus colaboradores são muito mais do que apenas uma folha de pagamento.

Pessoas são importantes e, como já dissemos aqui, são o ativo mais valioso de uma empresa.

Por isso é necessário saber como fazer uma gestão de colaboradores de forma eficiente e pensando nisso, separamos os pilares de uma gestão estratégica de pessoas.

Confira:

1. Motivação das pessoas

Toda empresa depende do comprometimento individual de cada funcionário e a falta de motivação pode impactar diretamente nas vendas de uma empresa e esse é o tipo de funcionário a ser evitado por toda empresa.

Como? Entendendo e alinhando expectativas.

Procure saber a razão dessa desmotivação e assim você saberá quais caminhos pode seguir. Por exemplo, motivos salariais, participação nos lucros, falta de oportunidades de crescimento ou até mesmo de novos desafios

Sabendo disso fica mais fácil definir suas ações diante de cada situação.

E para continuar motivando sua equipe, existem alguns tipos de estratégias:

  • Adotar a meritocracia reconhecendo os que se empenham;
  • Ter metas claras para que a equipe possa cumprir;
  • Oferecer bônus e benefícios aos que batem superação de metas;
  • Faça feedbacks com todos os funcionários com uma certa frequência.

2. Comunicação entre as pessoas

Para todas as coisas ditas no tópico anterior serem efetivamente feitas e compreendidas por todos, é necessário ter uma boa comunicação.

Isso inclui a comunicação feita entre toda a empresa, desde um gestor e seus funcionários até entre diretores e colaboradores.

Por isso é necessário ter uma boa comunicação interna para haver essa troca de informações de forma mais fácil entre as pessoas.

Uma forma de facilitar isso é usando chat interno que atenda todas as pessoas na empresa.

O gestor de pessoas deve incentivar essa abertura na comunicação entre colaboradores, quebrando barreiras de hierarquia e trabalhando junto das pessoas a fim de motivar ainda mais o time.

3. Trabalho em equipe

Além da importância em se comunicar, existe outro pequeno fator extremamente necessário em uma empresa: o trabalho em equipe.

Afinal, uma empresa é uma organização com um objetivo em comum com todos os colaboradores: ganhar dinheiro. Mas isso só é possível quando existem equipes trabalhando em conjunto.

Dessa forma, uma gestão de pessoal bem feita valoriza muito o trabalho em equipe porque todos ficam cientes da importância dessa atividade no dia a dia.

Por isso, muito daquela história de empresas terem um ambiente equilibrado tem relação direta com a mentalidade da equipe em fazer o trabalho em equipe ser o maior ganho da empresa.

4. Conhecimento e competências das pessoas

Para a estratégia de gerir pessoas funcionar da forma correta, os funcionários precisam ter o conhecimento e as competências necessárias exigidas por cada função.

Dessa forma, é preciso fazer um planejamento no qual seja possível montar a melhor equipe tanto em organização quanto em conhecimentos e competências.

Só assim é possível crescer juntos, empresa e colaboradores e esse processo tem ligação direta com o processo seletivo do setor de RH ou Departamento pessoal.

Para isso, ambas as áreas precisam trabalhar em conjunto a fim de conquistar o melhor resultado possível ao contratar profissionais.

Isso só pode acontecer quando o Departamento pessoal e RH entenderem que dependem um do outro para organizar pessoas dentro dos mais diferentes setores na empresa.

Essa etapa está diretamente ligada ao processo de contratação de pessoal a fim conseguir aproveitar ao máximo o potencial de cada um sem deixar de lado os cuidados com o profissional o qual trabalha para você.

Nesse caso, se a sua empresa precisa contratar vendedores competentes e engajados com o seu projeto, é preciso saber as formas de encontrar essas pedras preciosas, por isso, dá só uma olhada nesse conteúdo e seja como D’Artagnan, corra atrás do seu desejo.

5. Treinamento das pessoas

O treinamento de uma equipe faz parte dos pilares do conceito sobre o que é gestão de pessoas porque não dá para ter sucesso em vendas, produção, divulgação ou qualquer outra área da empresa sem uma equipe bem treinada.

Se sua empresa e seus funcionários estiverem parados tenha certeza: estão ficando para trás!

Ninguém cresce e se desenvolve sem o devido treinamento por isso, para ter uma noção de o que gestão de pessoas de qualidade é mais do que necessário saber como treinar seus colaboradores.

E não apenas eles. Você também, caso queira se tornar um líder melhor, precisa de treinamento em uma posição de liderança e gestão, afinal, pessoas e formatos de gestão se modificam com o tempo.

Nesse caso, o mais importante é encontrar um ponto de equilíbrio entre a empresa e o profissional para não haver nenhuma insatisfação, até porque todos saem ganhando com o treinamento:

A empresa ganha um especialista no que faz e o colaborador aprende mais sobre como exercer tal função com os treinamentos oferecidos.

Bom, como você já aprendeu o que é gestão de pessoas, qual sua importância em uma empresa e quais são os pilares dessa técnica, vamos a um tópico extremamente importante: as diferenças.

Diferença entre gestão de pessoas, gestão de RH e departamento pessoal

Gestão de pessoas, gestão de RH e departamento pessoal

É bem comum se confundir com esses três setores na empresa e muita gente acha que todos eles são a mesma coisa.

O problema é que esses três são departamentos completamente distintos dentro de uma empresa e você precisa entender a diferença caso tenha interesse em oferecer qualidade de vida dentro da empresa para cada colaborador.

Veja quais são as diferenças entre eles:

Departamento pessoal

Cuida de setores mais burocráticos e trabalhistas de uma instituição. Tudo para manter a regularização dos colaboradores e os ganhos da empresa.

Recursos Humanos

Focado na contratação de funcionários e no bem estar dessas pessoas dentro das dependências da empresa, sempre com a ideia de que quanto melhor estiver o colaborador mais produtivo ele será e, por consequência, mais lucro pode trazer.

Nesse caso, o setor se aproxima bastante de o que é gestão de pessoas, mas o foco ainda é o lucro da empresa, por meio da valorização do profissional.

Gestão de pessoal

Não se limita a um setor na empresa, diferente de RH e DP. É uma prática usada por gestores e líderes em diferentes áreas da empresa com o objetivo de administrar melhor suas equipes.

O foco desse tipo de gestão são as pessoas, ou seja, relações interpessoais ou manutenção e melhoria do ambiente de trabalho. Afinal, o maior objetivo de gerir pessoas está ligado à liderança, por exemplo.

A liderança por exemplo mostra como um funcionário pode crescer e assumir os cargos que deseja quando se comporta como um líder, mesmo ainda sendo da parte operacional.

Por fim, o conceito de o que é gestão de pessoas está ligado ao encorajamento e motivação dos colaboradores.

Entendeu tudo? Vamos para o último capítulo desse conteúdo.

Aquele um por todos e todos por um nunca fez tanto sentido antes

Depois de entender o que é gestão de pessoas e como ela funciona dentro da empresa vamos fazer aquela revisãozinha para garantir que você não deu uma de mosqueteiro Porthos e esqueceu tudo o que já leu!

Anote tudo!

  1. Gestão de pessoal é uma nova tendência no mercado que busca dar mais valor ao indivíduo que atua dentro de uma organização;
  2. O maior nome dessa tendência aqui no Brasil é o especialista em administração e gestão Idalberto Chiavenato;
  3. A gestão de pessoal é necessária para garantir que as vendas de uma empresa estejam sempre de acordo com o esperado;
  4. É preciso ter um perfil de liderança exemplar para acompanhar e entender cada funcionário;
  5. Existem 5 pilares que são as máximas no conceito de o que é gestão de pessoas: motivação, comunicação, trabalho em equipe, conhecimentos e treinamento;
  6. Gerir pessoas não é um departamento dentro da empresa. Na verdade é um modelo de gestão que muitos líderes têm seguido com o passar dos anos.

Agora, não seja como Porthos e busque sempre conhecer sobre o que é gestão de pessoas para ter mais informações ao trabalhar em conjunto com sua equipe, afinal…

Aquele um por todos e todos por um nunca fez tanto sentido antes desse texto!

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