Saiba como contratar vendedores incríveis para alavancar seu time de vendas

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Publicado: 26 de março de 2018 | Atualizado: 18 de novembro de 2019.

Contratar vendedores para uma empresa não é uma tarefa fácil! Mas, com os métodos certos, você poderá descobrir alguns talentos novos. Essa é uma chance de formar profissionais de sucesso, como lapidar uma pedra bruta a fim de torná-la um diamante valioso.

De acordo com a Endeavor Brasil, um site de pesquisas, os varejistas costumam responder que apenas 20% de toda a sua equipe de vendedores são considerados “muito bons”.

Isso é péssimo do ponto de vista comercial! E o motivo desse problema está na hora de contratar vendedores.

Se a sua equipe de RH está com dificuldades para encontrar bons vendedores, é preciso repensar a forma de selecionar os candidatos.

Afinal de contas, não adianta contratar alguém que venda apenas o produto sem vender o sonho por trás dele.

Neste artigo você vai aprender como montar uma equipe de vendas partindo desde a busca pelos currículos, treinamento de cada novo funcionário, até a efetiva contratação de vendedores.

Confira os assuntos que serão tratados neste conteúdo:

Onde encontrar bons vendedores?

onde encontrar bons vendedores

A grande maioria das empresas no Brasil que trabalham diretamente com o varejo perceberam que o profissional de vendas é importante no desenvolvimento financeiro de uma companhia.

No entanto, mesmo sabendo que os vendedores são os principais responsáveis pelo faturamento de um negócio, muitos gestores ainda não sabem selecionar o melhor candidato para essa função.

A questão é como selecionar e contratar vendedores excelentes que serão seus aliados no processo de crescimento do negócio. Onde encontrá-los e como atraí-los até você?

Selecionamos algumas maneiras de encontrar bons vendedores para o seu negócio que vão te ajudar a melhorar os resultados da empresa.

Maneira 1: Seleção interna

Se você possui uma equipe de colaboradores relativamente grande, a melhor coisa a ser feita é divulgar a vaga internamente para a sua equipe.

Já imaginou encontrar um analista financeiro excelente em vendas?!

Seus funcionários são os mais interessados em crescer na empresa, por isso, cuide para que eles sejam os primeiros a saberem dessas vagas, afinal, eles podem se interessar por elas.

Nunca é tarde para tentar expandir os conhecimentos e habilidades na empresa, por isso incentive seus colaboradores internos a se candidatarem às vagas oferecidas.

Maneira 2: Encontre no mercado

Você precisa de tempo e bastante paciência ao contratar vendedores no mercado, afinal, ali estão vendedores de todo tipo e com as mais variadas experiências.

Para isso, procure em sites de busca de empregos como Catho, Infojobs, Vagas, por exemplo.

Você também pode procurar em aplicativos no celular como Empreguei ou em grupos de vagas nas redes sociais.

Essas plataformas para busca de candidatos são muito boas quando o objetivo é encontrar os melhores perfis de colaboradores para o seu negócio.

Afinal, muitos vendedores no mercado cadastram seus currículos em aplicativos e sites de vagas como estes.

É uma boa opção fazer publicações sobre as vagas nesses sites e aplicativos a fim de atrair o maior número de candidatos possível e, a partir daí, tentar contratar vendedores excelentes.

Para fazer a publicação das vagas, determine alguns critérios obrigatórios para serem preenchidos como:

  • Experiências anteriores;
  • Se o candidato fez algum curso de vendas;
  • Qual o salário pretendido pelo candidato.

Esses são só alguns exemplos, porque tudo depende do que você procura nos candidatos.

Ao fazer o anúncio em sites e aplicativos de vagas é importante dedicar um pouco do seu tempo no texto sobre a descrição da empresa e, principalmente, da vaga.

Inclua o site da empresa no anúncio e defina qual o perfil de candidato que você procura em uma pessoa.

Descubra o que fazer no dia da entrevista e como agir com cada perfil de candidato!

Maneira 3: Traga da concorrência

No mundo dos negócios é comum a necessidade de contratar bons vendedores, afinal de contas, quem oferece as melhores vagas, fica com os melhores vendedores.

É por isso que pode parecer algo estranho contratar vendedores da concorrência, mas é exatamente isso que acontece.

Por quê? Ora, porque eles conhecem os métodos de venda do concorrente e podem trazer sugestões a fim de melhorar sua equipe.

Sejamos práticos, tá bom?

Se um profissional estiver bem no lugar no qual ele trabalha, dificilmente irá para a concorrência.

Mas, se ele estiver em busca de uma nova oportunidade, esteja preparado para conquistar um profissional desapontado com o ambiente antigo e ofereça algo motivador, o novo.

Por isso, essa é uma excelente forma de contratar vendedores para a empresa com experiência em outros locais, em especial nos concorrentes.

Enfim…

De modo geral, essas são as três maneiras principais de encontrar bons vendedores para um negócio.

  • Mas nós, como somos bons amigos, preparamos uma lista com alguns lugares interessantes para encontrar os melhores vendedores do mercado:
  • Agências de emprego e recolocação;
  • Campanhas de indicação;
  • Mercado informal;
  • Universidades e escolas;
  • Antiga placa “precisa-se de vendedores” na porta da empresa;
  • Anúncios de jornal.

Agora que você já sabe como contratar vendedores, é preciso aprender a abordar esse candidato durante o processo seletivo!

Defina como será o processo seletivo da vaga

processo para contratar bons vendedores

Se você já encontrou os candidatos mais qualificados de acordo com os pré-requisitos definidos por você, comece a selecionar profissionais realmente capazes de serem bons vendedores.

Ou seja, selecione os perfis em que perceba a possibilidade de contratar vendedores perfeitos para sua vaga, aqueles que se encaixam como uma luva na sua empresa.

Entre em contato com os escolhidos e marque a entrevista em um dia bom para ambos.

Depois disso, escolha um local tranquilo na empresa e ofereça ao candidato um ambiente no qual ele possa se abrir com você de forma natural na hora da entrevista.

É no processo seletivo que você encontra os melhores e mais bem preparados vendedores para a vaga divulgada.

É o momento do primeiro contato com o profissional e isso é de grande valor para conhecer melhor um candidato.

Mas, lembre-se: por mais fantástico que o currículo do candidato possa parecer, ele não está imune ao nervosismo.

Por isso, leve em consideração o fator nervosismo no dia da entrevista e proponha um ambiente mais relaxado.

Por isso, para conhecer o melhor candidato é preciso definir o perfil que você procura para a vaga de vendedores, conhecer a personalidade do candidato e realizar um pequeno teste antes de decidir qualquer coisa.

Perfil do candidato

Antes de contratar vendedores para sua empresa verifique qual o perfil de profissional que você procura.

Além disso, veja se existe a possibilidade de você verificar se o profissional possui alguma afinidade com os valores da empresa, porque isso é o que vai mover toda a estrutura profissional de colaborador na sua equipe.

No momento da entrevista procure analisar os dados oferecidos na ficha de cadastro, veja o perfil de cada candidato e a forma como eles se comunicam.

Ao longo do processo seletivo tente perceber como o candidato utiliza as informações oferecidas por você para dar respostas mais completas.

Durante a entrevista pergunte ao candidato quais os detalhes da sua melhor venda e peça para ele te explicar como chegou a esse sucesso.

Com isso, questione o candidato por que você deveria contratar vendedores com o perfil de vendas dele e se atente à resposta!

Linguagem corporal

Ao definir e analisar o perfil do seu candidato, antes de contratar vendedores para sua empresa é necessário avaliar, ainda no processo seletivo, a postura da pessoa diante das suas perguntas.

Para contratar vendedores, assim como demais colaboradores, é preciso observar como o candidato se porta na sua frente, afinal, de acordo com especialistas em recursos humanos, a postura de um candidato influencia muito no decorrer do processo seletivo.

Por isso, durante a conversa, observe alguns pontos que podem ajudar na seleção do melhor candidato, por exemplo:

  1. Verifique a intensidade do aperto de mão;
  2. O quanto o candidato sorri;
  3. Analise se o candidato mantém a cabeça erguida;
  4. Observe as mãos do candidato;
  5. Verifique se o candidato mantém contato visual;
  6. Observe se as respostas são diretas e flexíveis.

Esses pontos podem indicar características importantes sobre um candidato na hora de contratar vendedores, como o nível de nervosismo, a capacidade de atenção, a facilidade de lidar com pressão e até mesmo o caráter.

Isso é explicado a partir de estudos neurolinguísticos. Para saber mais sobre o assunto dê uma olhada neste link.

Teste prático

Durante a entrevista, peça ao candidato para tentar vender algo para você e analise o poder de argumentação e persuasão que a pessoa possui.

Isso pode ser decisivo na hora de contratar vendedores eficientes.

Além disso, é importante prestar atenção na capacidade de ouvir do candidato, afinal de contas, ninguém vai comprar algo com alguém que não escute as necessidades que o cliente tem na hora da venda.

Durante aqueles minutos de conversa com o seu candidato, observe a proatividade dele sobre o que vocês estão falando.

Verifique a capacidade do candidato de ensinar sobre o produto ofertado durante a simulação de vendas e veja se o modo como o candidato explica se encaixa com o perfil de conhecimento do seu público-alvo.

Dessa forma, analise como o candidato se saiu durante todo o processo seletivo, desde o contato por telefone, e-mail e principalmente a postura do candidato durante a entrevista.

Depois de entender como contratar vendedores e como abordar cada um deles, vamos para a parte prática: a contratação e treinamento.

Aprenda como montar uma equipe de vendas vencedora

equipe vencedora

Depois de aprender como contratar vendedores para sua equipe, é preciso destacar alguns procedimentos que deve tomar dentro da empresa.

Depois de separar os currículos, falar com os candidatos, fazer as entrevistas em grupo e individuais, selecione os que mais se encaixam no perfil da empresa e combine um dia para o início do treinamento com os especialistas no setor.

Para isso, também é necessário que você já tenha um programa de treinamento estruturado com especialistas em contratar vendedores e oferecer todo o conhecimento necessário para atuar dentro da sua empresa.

Seus recém-contratados precisam de atenção durante o treinamento. Isso ajuda a formar uma equipe engajada.

O momento do treinamento de vendas de uma equipe é essencial para unir os vendedores e despertar neles a sensação de ambiente confortável.

Mas fique atento, porque não adianta treinar uma pessoa que não tem interesse no produto, algo que pode acontecer depois de contratar vendedores com um processo seletivo mal estruturado.

Por isso, é importante se certificar que todos os vendedores estejam alinhados com os objetivos da empresa e isso você observa durante o processo seletivo.

Caso você insista em treinar vendedores e qualquer outro profissional não interessado no seu produto, ou que acredite no seu projeto, é muito provável que a sua empresa seja prejudicada com o famoso retrabalho.

Por isso, preste muita atenção na hora de contratar vendedores!

Aposte na motivação da sua equipe

Com o treinamento da sua equipe em dia é importante cuidar do ambiente como um todo, fazendo ações que incentivem um ambiente leve e vendedores comprometidos com o seu negócio.

Como fazer isso? Simples, usando ações de endomarketing dentro da empresa com o objetivo de motivar os vendedores.

Endomarketing?

Sim!

O endomarketing é uma estratégia voltada aos seus colaboradores internos. As ações de endomarketing funcionam com o objetivo de incentivar seus funcionários.

Imagine uma ação de marketing que direciona os colaboradores a assimilar e defender que a sua empresa é a melhor para se trabalhar. Legal, né?

É assim que o endomarketing funciona!

No entanto, a melhor colaboração do endomarketing na sua empresa é o número de vendas que os colaboradores engajados trazem para o negócio.

Para saber o que é endomarketing e como ele funciona dentro da área de vendas da sua empresa dê uma olhada neste artigo e confira tudo sobre o assunto!

Ter os melhores para ser o melhor!

Bom, ao contratar vendedores é necessário conhecer (muito) a sua empresa e saber quais pessoas se encaixaram como uma Lego no dia a dia do negócio.

Aproveite para revisar os métodos usados pelo seu setor de RH até agora para a contratação de vendedores.

Identifique as falhas e corrija-as com eficiência, pois no futuro, seu setor de RH poderá ser mais criterioso na hora de contratar vendedores.

Desse modo, quando os gestores de uma empresa se planejam com o objetivo de contratar vendedores, é necessário encontrar o candidato certo.

É preciso que os candidatos entendam o tamanho da responsabilidade da vaga que ocuparão a fim de mantê-los engajados quando assunto é bater as metas da equipe.

Com os melhores trabalhando pela sua empresa o sucesso é só uma questão de tempo.

Ter os melhores para ser o melhor no que oferece depende de tempo, engajamento e dedicação dos líderes no momento de treinar e contratar vendedores.

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