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Aprenda de vez o que é publicidade e aplique em seu negócio

Publicado: 31 de janeiro de 2018 | Por: | Atualizado: 29 de julho de 2019.

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O que é publicidade pra você? Embora pareça uma pergunta simples, é difícil de dar a resposta de cara, não acha? Sabe aquela partida tensa de futebol que é interrompida com anúncios em alguns momentos? Isso é um exemplo de publicidade.

Hoje, a publicidade mostra-se como um aliado importante das empresas na busca de resultados positivos no mundo on-line. Portanto, entender o que é publicidade é essencial, mesmo não sendo seu ramo de atuação.

O que é publicidade

A publicidade tem alguns objetivos traçados no mercado: estimular o consumo de vendas online e offiline, aumentar o ROI (Retorno sobre investimento). Tudo por meio de iniciativas de divulgação de produtos, marcas e serviços.

Como foi dito no início, estamos habituados a receber conteúdos muitas vezes de maneira grosseira e invasiva. Não há um trabalho a fim de deixar o consumidor interessado e pronto para receber a publicidade.

Neste post iremos ajudar você a entender melhor o que é publicidade. Traremos tópicos para tratar de questões mais simples, até as mais complexas.

Também falaremos sobre agências de publicidade, os métodos de trabalho e por que elas surgiram.

Veja os pontos tratados seguir. Eles vão fazer você entender o que é publicidade:

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Guia completo sobre o que é publicidade

Publicidade, em uma explicação rápida, é a técnica de divulgação de serviços, marcas ou produtos a fim de incentivar o consumidor à compra. Estas ações estão presentes em espaços de diversos veículos de comunicação.

Mas antes de entender o que é publicidade, é importante saber a base de qualquer campanha – o estudo do comportamento da sociedade. Pois, isso dará a chance de uma assertividade maior no desenvolvimento de qualquer projeto.

Entender o que é publicidade é estudar os comportamentos da sociedade e reforçar hábitos da população ao elaborar projetos.

Há alguns anos, por exemplo, as publicidades voltadas ao trabalho doméstico utilizavam a mulher como público-alvo. Hoje o cenário mudou e os publicitários se adequaram para produzir ações bem aceitas pelo público.

Hoje, com a mulher cada vez mais inserida no mercado de trabalho, nos deparamos com publicidade de produtos de limpeza focadas apenas na praticidade e qualidade do produto apresentado. Justamente por ser um hábito pertencente ao cotidiano tanto de homens, quanto de mulheres no país.

Quando a publicidade relacionada a produtos de limpeza era focada apenas na mulher, o sabão em pó OMO se destacou.

As donas de casa tinham o costume de associar a cor branca à limpeza, uma oportunidade para ações de publicidade. Para que as roupas ficassem mais limpas, elas adicionavam Anil na lavagem, produto azul para deixar as roupas mais brancas.

A OMO trouxe ao mercado um sabão em pó com a mesma cor azul do Anil, ou seja, a marca reconheceu um hábito que as pessoas tinham ao usar um outro produto que dava a impressão de uma limpeza maior. Então os consumidores passaram a usar o seu sabão, não mais o Anil.

Por trás desse sucesso houve um bom trabalho de publicidade e pesquisa.

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O que é publicidade abusiva?

Após descobrir o que é publicidade, você notará uma grande importância no público infantil, pois ele exige uma atenção especial, assim as ações não correrão o risco de ser enquadrada como abusiva.

Como as crianças não têm um discernimento para classificar algo como real ou irreal, elas precisam ser protegidas de publicidades que talvez mexam muito com sua imaginação e fantasia.

O Direito Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), em 2014, passou a condenar práticas de publicidade com o objetivo de persuadir a criança ao consumo de qualquer produto ou serviço.

Publicidades com linguagem infantil, excesso de cores ou efeitos especiais passaram a ser ilegais após a aprovação desta lei. Assim como comerciais com músicas infantis ou canções cantadas por crianças, por exemplo.

Mas não são apenas as publicidades direcionadas ao público infantil que podem ser consideradas abusivas.

Apesar de propagandas direcionadas a esse público serem mais delicadas, há diversas formas de publicidades, inclusive com o intuito de atingir um público adulto, se enquadrar como abusiva.

Para facilitar o entendimento sobre o que é publicidade abusiva, podemos pegar um exemplo recente da empresa Dove, marca de produtos de higiene pessoal, que produziu uma campanha considerada racista. A empresa apagou a campanha e pediu desculpas nas redes sociais. Você pode conferir mais sobre esse assunto no link!

É importante destacar a existência de um órgão responsável por definir o que é ou não campanha abusiva. Trata-se do Código de Defesa do Consumidor, ele penaliza agências de publicidade e empresas no geral que elaboraram um material considerado abusivo.

Os publicitários estão no radar de algumas entidades. O Código de Autorregulamentação Publicitária, por exemplo, reúne todas as regras definidas pelo próprio mercado. Este código norteia a atuação do órgão que representa veículos, agências e anunciantes – o CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária).

Saber o que é publicidade publicidade vai muito além do seu conceito, como podemos notar.

Saiba a diferença entre marketing e publicidade

Marketing ou publicidade

Embora estejam bem próximos um do outro, marketing e publicidade, ao contrário do que muitos acham, não são exatamente a mesma coisa. Mas, para entender a diferença, é preciso saber o que é publicidade e conhecer um pouco de marketing.

O marketing, diferente da publicidade, é a estratégia mais abrangente, que visa alcançar o objetivo da empresa e foca desde o processo de venda, relação entre cliente e empresa até o produto.

Com a responsabilidade de chegar até o cliente, o marketing deve entender as necessidades do mercado e satisfazê-las para que o resultado colhido seja positivo.

Para sua estratégia ter sucesso, o marketing trabalha com os 4Ps alinhados. Esses 4Ps representam uma série de etapas que tem o intuito de agradar o seu cliente.

Para entender o que é publicidade e saber a diferença do marketing, você terá que conhecê-los. Aprenda o significado de cada um deles abaixo:

  • P1: este P representa o Preço. Está diretamente ligado aos custos da empresa, nas projeções de lucro e no valor que o perfil do público-alvo está disposto a investir.
  • P2: este faz alusão à Praça. Ele aponta em quais locais seu produto estará disponível, sejam lojas físicas ou virtuais.
  • P3: o terceiro P remete ao Produto. Este P foca nos atributos tangíveis, ou seja, as características do produto. Também há os intangíveis, que são benefícios sentimentais e satisfação abstrata, ou seja, o valor agregado ao produto.
  • P4: o quarto P faz referência à Promoção. Nesse caso, vale explicar que não é promoção em valores e, sim, relacionado à divulgação. Essa divulgação é o que, e como chega o seu produto para o seu público-alvo. Ou seja, é um conteúdo atrelado aos canais de divulgação.

Para saber melhor o que são e como funcionam estas etapas, dê uma olhada no artigo sobre 4Ps do Marketing que preparamos!

Por se tratar de um tema amplo, há conteúdos específicos focados no mix de marketing, para saber mais é só clicar no link.

O P de Promoção do Marketing é referente à Publicidade. É o P de divulgação. Ou seja, a Publicidade é um dos Ps do Marketing, ela estuda muito mais a fundo as maneiras de divulgação de um conteúdo, como comunicar, o que comunicar e assim por diante.

A Publicidade é um dos braços do Marketing responsável pela difusão de ideias e capaz de tornar a estratégia pública. Faz referência a materiais criados com o intuito de venda para comerciais de TV, rádio ou qualquer outra mídia. Ela leva o projeto elaborado pelo marketing até o público-alvo a fim de convencê-lo.

O marketing tem como objetivo estudar o público-alvo e elaborar estratégias para atendê-lo. Já as agências de publicidade trabalham com uma comunicação persuasiva para atraí-lo. Tudo faz parte de um conjunto e deve estar bem alinhado para ter bons resultados.

Conheça os principais setores de uma agência publicitária

Setores de uma agência publicitária

Agência de publicidade é um dos ambientes, no qual publicitários trabalham, inclusive é um dos mais buscados pelos estudantes da área, embora exista também a possibilidade de trabalhar em empresas dentro de setores de Marketing, Comunicação e Publicidade, por exemplo.

Uma agência de publicidade se sustenta por meio das estratégias elaboradas para clientes, esse é o produto delas, ou melhor, o serviço que elas prestam, embora cada agência tenha um foco diferente. Os projetos desenvolvidos por elas passam por alguns setores antes de serem entregues para o cliente.

Vamos falar um pouco das principais áreas de uma agência de Publicidade:

Atendimento

Em uma agência de publicidade, o profissional que atua no pilar de atendimento, tem a função de mapear o cliente. Ele é responsável por pegar o briefing, um material que tem como objetivo obter todos dados do cliente, o problema enfrentado e o que ele espera dos serviços da agência.

Para entender melhor o que é o briefing confira nosso artigo!

Planejamento

Após a etapa de atendimento ser concluída, inicia-se o planejamento da estratégia utilizada para a criação da publicidade.

Agora é preciso desenvolver um briefing com informações mais precisas, desde os detalhes do mercado de atuação do cliente, até o mapa de comportamento do consumidor para direcionar o trabalho agência de publicidade.

Toda pesquisa relacionada a estes pontos são extremamente importantes para as agências de publicidade elaborarem estratégias eficazes.

Redação

Com o briefing finalizado, entra o trabalho do redator e o projeto começa a ter um formato mais claro e passa a ganhar vida.

Para ter um resultado positivo o redator precisa ter uma escrita persuasiva capaz de atrair a audiência para ação criada pela agência de publicidade.

Criação

Agora, com o diretor de arte o projeto ganha fotos, vídeos e ilustrações para peças de publicidade. A definição de qual arte será inserida no conteúdo é definida em parceria com o redator, pois ele está mais imerso no conteúdo.

Para que os resultados sejam satisfatórios, é preciso que todas as áreas de uma agência de publicidade seja formada por pessoas criativas e com capacidade de avaliar minimamente todos os passos de elaboração do projeto.

Mídia

Este profissional deve ter um conhecimento vasto quantos aos veículos de mídia e deve saber o que é publicidade de trás pra frente. Presente em todas etapas de desenvolvimento da estratégia, ele deve, de acordo com o mapeamento do cliente, direcionar os anúncios para os lugares mais adequados.

Ele sugere as dimensões dos anúncios de publicidade e também negocia valores de divulgação com os veículos selecionados.

O surgimento do Marketing digital

Com o avanço tecnológico cada vez mais rápido, as agências de publicidade enxergaram uma nova oportunidade de investimento no mercado.

Após o marketing digital surgir, as agências notaram que o método utilizado para outros formatos de publicidade não atenderiam às necessidades deste novo formato.

Assim que essa percepção foi apontada, novas agências publicitárias foram fundadas para atender somente o ambiente digital. Além disso, as agências de publicidade focadas no método tradicional foram adaptadas e também passaram a atender a mídia on-line.

Para conhecer mais sobre o assunto, confira nosso artigo detalhado sobre marketing digital!

Veja alguns trabalhos de publicidade que marcaram época

Sempre que falamos de vertentes da publicidade, lembramos de muitas campanhas. Desde as campanhas boca a boca, até os anúncios mobile atuais.

O mais legal é saber que todos temos uma ação de publicidade que marcou determina época da vida, ou então que ficou para a lembrança. Isso é trabalho das agências de publicidade que investiram em projetos memoráveis.

Quer saber o que é publicidade de sucesso? Veja alguns exemplos:

Cotonetes – Johnson & Johnson

Os anos 90 foi muito positivo para anúncios publicitários. A Johnson & Johnson foi destaque com a divulgação do seu cotonete.

Nike – Craques da Copa

Em anos de Copa do Mundo, a fabricante de materiais esportivos Nike sempre mostra o que é publicidade de qualidade feita para TV. Esta produção foi uma das mais marcantes em épocas do campeonato.

Coca-Cola – Anúncios natalinos

A Coca-Cola foi umas das pioneiras ao realizar grandes produções e mostrou realmente saber o que é publicidade bem feita.

Sabe a figura conhecida do Papai Noel? Ela foi criada pela Coca-Cola com o intuito comercial e não tinha muita semelhança com sua inspiração.

O mito do Papai Noel surgiu no século IV com a história de São Nicolau, bispo alto e magro, nascido na Turquia. Um homem conhecido por ajudar os pobres e presentear crianças mais necessitadas.

A associação do Bom Velhinho com o Natal, surgiu na Alemanha e se espalhou pelo mundo. Nos estados Unidos ele recebeu o nome de Santa Claus. Em Portugal de Pai Natal e aqui no Brasil o conhecemos como Papai Noel.

É importante destacar que até o final do século XIX a figura do Papai Noel era diferente. Ele era representado com roupa de inverno marrom ou verde-escura. Mas logo depois, em 1886, Thomas Nast modificou sua imagem e passou a usar as cores vermelho e branco.

Em 1931, nasce a figura da publicidade moderna mais conhecida, o Papai Noel, fruto de uma ação da Coca-Cola inspirada na criação de Thomas.

Veja uma das propagandas de mais sucesso feita pela companhia em 1995.

Pepsi – Gladiadoras

Em 2004, a Pepsi foi muito além e mostrou que saber o que é publicidade não basta para se ter sucesso.

A empresa divulgou o que seria considerada uma das ações mais marcantes da empresa. A marca reuniu representantes do Pop como Britney Spears, Pink e Beyoncé, tudo ao som de “We Will Rock You”, do Queen.

Estes exemplos de sucessos podem servir de inspiração para seu projeto. Afinal, entender o que é publicidade não é o bastante, precisamos nos espelhar em ações que marcaram história.

Aposte em uma boa publicidade e tenha sucesso

Após descobrir o que é publicidade, nota-se um mercado amplo e com muitos concorrentes, o ramo publicitário dá muitas possibilidades de sucesso, como vimos nos anúncios marcantes e como ocorre constantemente com várias ações publicitárias.

Como foi falado, as outras vertentes de publicidade não são tão eficazes quanto às ações de Marketing Digital que crescem cada dia mais. Agora você poderá optar pela estratégia mais adequada ao seu negócio.

Quando se entende o que é publicidade, fica ainda mais evidente que estudar seu potencial cliente é fundamental para ter êxito na sua estratégia. Afinal, seu trabalho deve ser moldado de acordo com seus clientes para ter resultados positivos.

Os hábitos de compras mudaram, com isso as agências de publicidade devem se reestruturar para que produza um conteúdo atinja o público-alvo de forma mais efetiva.

Agora você já sabe o que é publicidade e pode investir no seu negócio para conseguir alcançar resultados melhores. Que tal começar agora?

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