Brand trust: entenda como a confiança dos seus clientes na sua marca impacta nos seus resultados
Publicado: 16 de setembro de 2021 | Atualizado: 17 de maio de 2022.
No mundo corporativo, não basta apenas vender, é preciso passar confiança e fidelizar os seus clientes. Trabalhar o brand trust nada mais é que aumentar a confiança que os clientes têm na sua marca. Quer saber como?
Alguns anos atrás, as marcas só tinham um propósito principal: vender para lucrar. Pouco interessava o posicionamento da empresa sobre determinado assunto ou sua relação com o cliente, desde que ele continuasse consumidor.
Agora, o perfil dos clientes não é mais o mesmo. A forma de consumidor mudou junto com as mudanças sociais e tecnológicas. Hoje em dia, não basta apenas fazer a venda. É necessário passar segurança e confiança para o cliente, fazendo com que ele se conecte com a sua empresa e confie cada vez mais nela.
E isso é brand trust!
Se você se interessou no assunto e quer mudar a relação da sua marca com os diferentes perfis de clientes para gerar mais confiança neles com você, acompanhe o conteúdo que preparamos para você! Descubra mais sobre o que é brand trust e brand awareness.
O que é brand trust?
Para começar o assunto, você precisa entender que brand trust é a confiança que os clientes têm em determinada empresa. Enquanto o brand awareness é uma métrica que mede o quanto e como uma marca é reconhecida pelos consumidores.
Afinal, no mundo de hoje, não adianta mais apenas vender produtos. Para fidelizar os clientes, cada vez mais criteriosos, é necessário ter, primeiro, a confiança deles.
E para isso, é preciso que sua marca passe credibilidade para os clientes, fazendo com que eles confiem nos seus produtos, no seu negócio e se sintam seguros com a compra de modo geral.
Por isso, é essencial estipular e respeitar os valores da sua marca, além de cumprir com o que é prometido, seja nos produtos ou na relação com os clientes.
Além disso, também é fundamental se posicionar socialmente diante de todos os tipos de questões (polêmicas ou não), mas com muita responsabilidade e segurança para melhorar ainda mais seu brand trust e brand awareness.
Por que brand trust e brand awareness são importantes para marcas de sucesso?
Essa é uma questão de fácil explicação. Afinal, qual empreendedor não quer que seus clientes sintam confiança na sua empresa, não é mesmo?
E essa confiança não é apenas importante para que esse cliente continue comprando, mas também para que ele incentive outros a comprar. Fidelização pode tornar sua carteira em verdadeiros divulgadores.
Além disso, se a confiança em sua empresa é alta seus clientes são muito mais propensos a experimentar produtos novos, defender sua marca e serem fiéis a ela, segundo pesquisas.
Fora que, com a popularização da internet, com uma boa brand awareness, ou seja, quando sua marca tem boa notoriedade no mercado, é possível fazer com que opiniões e posicionamentos da marca viralizem.
Por isso, se atente com o que você está passando para a sua audiência, sua brand trust está em jogo.
Quais são os pilares do brand trust
Basicamente, existem três pilares para estabelecer a brand trust do seu negócio com o público. São eles:
Benevolência percebida
Muitos consideram o principal pilar dentro do brand trust e brand awareness. Afinal, é o pilar da comunicação entre cliente/empresa.
É muito importante que sua empresa consiga se comunicar bem com o cliente, se preocupando com suas opiniões, sugestões e críticas.
Inclusive, é fundamental dar atenção às redes sociais, sempre respondendo clientes que tiveram alguma experiência negativa com sua empresa ou com seus produtos. E responder os comentários positivos também ajuda no seu engajamento com o público, então, seja criativo, educado e simpático.
Capacidade percebida
Sua marca cumpre com o que promete para os clientes?
Se a resposta for sim, saiba que é mais um sinal positivo para um bom brand trust.
É fundamental que seus clientes confiem na sua empresa. E para isso, é crucial que seu negócio cumpra as promessas que faz.
Integridade percebida
Por fim, mas não menos importante temos a integridade percebida. É fundamental que sua marca apresente um conjunto de valores que estejam em concordância com o que os clientes pensam.
Ao mostrar a eles que seus valores são os mesmos, a confiança na sua empresa só vai aumentar. Isso é investir em brand awareness.
Além disso, é importante estar integrado com a sociedade, se posicionando nos mais variados assuntos sobre a mesma. Sempre deixando claro para a comunidade o que a empresa pensa e o que defende.
Afinal os consumidores estão bastante exigentes e atentos a tudo e gostam quando as empresas defendem causas, se posicionam e atuam de forma ética.
Como melhorar o negócio aumentando a brand trust?
Se você pensa em aumentar a brand trust e a brand awareness da sua empresa, comece pela transparência.
Deixe claro quem é você e quais são seus objetivos enquanto empresa, sem falsas propagandas e promessas para enganar clientes.
Também é importante ter um líder para impulsionar a brand trust, alguém que inspire confiança entre sua empresa e os clientes, alguém em quem as pessoas acreditam.
Por isso muitas marcas acabam fechando parcerias com influenciadores, atores, cantores e afins que representem bem seu público. Eles terão voz bastante ativa com a audiência e isso impactará e muito nos resultados.
Além disso, é sempre bom ficar atento aos reviews de sites e redes sociais, para saber o que as pessoas falam da sua marca.
Por fim, também é fundamental que sua marca construa relacionamentos com os clientes para melhorar o brand trust.
Como já foi dito, não basta apenas vender, também é preciso gerar confiança nas pessoas. Elas precisam saber quais são as histórias e os valores da empresa, bem como ela funciona perante a sociedade. E sua brand trust e brand awareness representam exatamente isso.
Como estabelecer confiança de marca?
Estabelecer confiança nunca é fácil, mas se você realmente confia na sua empresa, a brand trust e a brand awareness vão acontecer naturalmente.
Primeiro, é fundamental criar uma boa experiência para o cliente. Afinal, ele só vai ser fiel a sua marca se ela cumprir as expectativas no serviço prestado, ou até mesmo superá-las.
Ser ativo nas redes sociais de forma inteligente também é muito importante. Além de mostrar seus produtos ou serviços, também é essencial se posicionar e ficar atento ao que acontece na sociedade. Além de gerar conteúdo relevante e interessante para o público.
E por fim, trabalhar com feedbacks dos clientes é sempre bom para melhorar sua brand trust. Se seu negócio demonstra interesse em melhorar aspectos negativos, se preocupando com a experiência das pessoas com a sua marca, isso pode inspirar maior confiança.
Ter um bom brand trust é fundamental para o sucesso do seu negócio
Como você viu nesse artigo, a confiança na marca para o presente e futuro da sua empresa.
A confiança do cliente na sua marca é tão importante quanto as vendas e o lucro. Afinal, um não vai existir sem os outros.
Com isso, os clientes confiam na sua empresa, a defendem e indicam para outras pessoas, gerando um ótimo ciclo na confiança clientes-empresa. Além de se fidelizarem a ela e ficarem abertos a novas oportunidades de compra.
Brand trust e brand awareness garantem melhores resultados para o seu negócio, sempre na base da confiança.
Se você gostou das dicas que viu nesse texto sobre brand trust e quer saber mais sobre o mundo do marketing digital, não deixe de conferir os outros artigos do nosso blog!