Conheça os 4 tipos de persona que podem ajudar a sua empresa ter ações mais assertivas

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Publicado: 13 de julho de 2018 | Atualizado: 2 de setembro de 2019.

Conhecer os tipos de persona é fundamental para o desenvolvimento de estratégias mais assertivas, pois dessa forma você consegue segmentar o público de acordo com as suas necessidades. Por isso, saber quais são as personas tipos disponíveis é essencial se você quer fazer a sua empresa crescer.

Todo empreendimento nasce a partir da vontade de atender a uma necessidade de um certo público.

Mas para descobrir se o seu negócio está sabendo responder a expectativa, é preciso investir em meios de conhecer essas pessoas.

Uma das formas de se fazer isso é começar a criar personas, isso é, montar o perfil do seu cliente ideal por meio de pesquisas com seus atuais consumidores.

Assim você consegue criar ações mais assertivas, bem como proporcionar um atendimento adequado os seus atuais e futuros clientes.

Entretanto, é preciso destacar que para cada necessidade, existem tipos de persona mais adequados que outros.

Isso porque durante o seu processo de criação você poderá direcionar melhor as pesquisas de acordo com o seu objetivo e esclarecer todas as dúvidas a respeito da tarefa.

Então, se você ficou curioso e quer saber mais sobre as persona tipos, confira o conteúdo:

O que é persona?

tipos de persona

Bom, antes de mais nada, precisamos relembrar o conceito básico o qual já vimos aqui no blog sobre o que é persona.

Persona é a representação semi-fictícia do perfil do seu cliente ideal.

Por meio de pesquisas com seus atuais consumidores, é possível conhecer gostos, hábitos, preferências e condições as quais levaram aquelas pessoas a realizarem uma compra na sua empresa.

Ao reunir essas informações, você consegue criar o perfil daquele que pode ser considerado o seu cliente ideal!

Isso porque esse processo é extremamente específico, pois ele investiga cada detalhe da jornada do consumidor a fim de entender o porquê das pessoas comprarem de você.

Ok, já lembrei o conceito de persona, mas o que eu ganho tendo esse trabalhão todo?
Calma, amigo! Vamos te contar no próximo tópico.

Por que é importante desenvolver um dos tipos de persona?

Criar ou não um dos tipos de persona pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu negócio, sabia?

Isso porque ao criar uma das personas tipos é possível desenvolver ações mais assertivas e direcioná-las de forma correta.

Por exemplo, você descobriu que a sua persona se chama Zé, um degustador de vinhos de 25 anos e passa o dia olhando o feed da sua conta no Facebook atrás das hamburguerias mais baladas de São Paulo.

Então, se coloque no lugar de um restaurante desses. Qual seria a melhor forma de atingir o Zé e fazer com que ele conheça os seus serviços?

Ora, agora que você conhece os hábitos de sua persona, o Zé, fica fácil perceber que o melhor canal de divulgação é por meio de uma fanpage no Facebook!

Lá você pode postar fotos dos hambúrgueres, divulgar promoções e cupons de descontos, enfim, o que mais a criatividade mandar. Investir em ações de marketing para restaurantes no Facebook será um diferencial para essa persona.

Além disso, você também pode adaptar seu processo de vendas e no atendimento ao cliente às preferências do cliente.

Dessa forma é possível criar um ambiente agradável e confortável o qual não despertará vontade nesse consumidor de ir atrás da concorrência.

E se não bastasse isso, de quebra você também ganha um promotor da marca, pois quem é que não gosta de contar para os amigos uma boa experiência que teve?

Viu só como criar o perfil do seu cliente ideal é importante? Mas para garantir a assertividade das suas ações, primeiro é preciso conhecer os tipos de persona!

Então, vamos lá conhecer as personas tipos?

Conheça 4 tipos de persona: uma para cada necessidade!

Tão importante quanto entender o conceito é conhecer as personas tipos, afinal elas são a base da criação de uma estratégia assertiva.

Por isso, vamos te apresentar agora as 4 personas tipos existentes e que podem te ajudar nessa missão.

Buyer Persona

buyer persona

A buyer persona é a forma mais usada dentre as personas tipos existentes.

Lembra do Zé, exemplo que usamos nos tópicos anteriores? Então, ela é um exemplo dessa categoria dentre as outras de personas tipos.

Isso porque a buyer persona representa o comprador e em seu processo de desenvolvimento se procura entender comportamentos e preferências do público na hora da compra.

Assim você consegue saber o que o seu público gosta e espera encontrar na sua empresa e pode tomar atitudes para fazer isso acontecer.

Audience Persona

audience persona

Se a buyer persona está relacionada ao consumo de produtos ou serviços, essa entre as outras personas tipos foge um pouco disso.

Afinal, a audience persona é a representação do perfil dos usuários que andam consumindo seu conteúdo em suas plataformas online.

Sendo assim, se você deseja aumentar a visibilidade da sua marca, a persona tipos mais adequada seria audience.

Isso porque dessa forma é possível conhecer os hábitos de quem anda visitando o seu site ou blog e saber o que eles esperam encontrar lá.

Assim dá para criar conteúdos mais interessantes aos olhos do público, seja pelo tema ou formato preferido.

Proto Persona

proto persona

Pode-se dizer que a proto persona é uma espécie de versão inicial, a qual antecede a buyer persona.

Isso porque é criada a partir de dados e pesquisa entre os clientes, mas sim de uma sessão de um brainstorming dentro da própria empresa.

Entretanto, ela não serve de substituta de nenhuma das outras personas tipos, viu?

Pois a proto complementa as outras personas tipos e serve para te ajudar a ter uma uma ideia de como a marca é vista pelos olhos do público.

Assim você consegue entender o comportamento dos consumidores e já começar a pensar em estratégias para melhorar alguns pontos.

Brand Persona

brand persona

Achou que persona era apenas relacionado aos seus clientes? Pois achou errado!

Isso porque a brand persona é uma das personas tipos a qual é voltada ao perfil da sua empresa.

Da minha empresa? Mas por que eu teria esse trabalho todo?

Oras, porque isso te ajuda a deixar o seu negócio com uma visão mais humana e próxima de seus clientes!

E para isso acontecer, basta reunir a equipe em uma sessão de brainstorming e pensar:

Se a empresa fosse um ser humano, quais características ela teria? Como vocês gostariam que as pessoas a enxergassem?

Assim vocês conseguem trabalhar em cima da representação da marca de forma a deixar com um visual mais atrativo aos atuais e futuros clientes!

Comece a desenvolver os diferentes tipos de persona e fique mais perto de atrair mais clientes para a sua empresa!

Nesta publicação você relembrou o que é persona e viu como é importante ter uma ideia do perfil do seu cliente ideal a fim de atrair mais consumidores para o seu negócio.

Além disso, entramos mais nesse universo e ficamos sabendo que existem algumas personas tipos diferentes de acordo com a sua necessidade.

Se o seu objetivo for entender o comportamento de compra dos seus clientes, umas das personas tipos indicadas podem ser a buyer e a proto.

Mas se você pretende aumentar a visibilidade da sua marca e atrair mais visitantes ao seu site, a audience persona é a mais indicada.

Por fim, ainda vimos que também dá para melhorar a representação da imagem da sua empresa com as personas tipos, principalmente se for a brand.

Agora, se depois de saber tudo sobre as personas tipos você já quer começar a criar a sua, saiba que não precisa passar vontade!

Para isso, basta acessar nosso conteúdo de Como criar uma persona para o seu negócio? e começar a brincadeira!

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