Como aumentar o Brand awareness da sua empresa

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Publicado: 21 de março de 2019 | Atualizado: 3 de outubro de 2019.

O Brand awareness de uma empresa é um dos principais indicadores da sua performance diante do público e do mercado. Chegou a hora de saber como aumentar o valor da sua marca!

Você saberia dizer qual é o brand awareness da sua marca?

Se não compreendeu muito bem a pergunta, tente responder essa outra: o quão presente a sua empresa está na mente dos seus consumidores?

E então, agora o significado de awareness se tornou mais claro, não é mesmo? Sim, estamos abordando um conceito que estuda e determina a força da sua marca junto ao público.

Ele tem como função entender e mensurar o quanto ela é reconhecida pelas pessoas e de que forma esse reconhecimento acontece.

Tal dado é completamente importante porque hoje em dia uma das maiores metas de um negócio é enaltecer a sua autoridade e relevância junto aos consumidores, aliás é justamente para esse fim que muitas das ações de marketing digital se dedicam.

Agora você pode estar se perguntando como aumentar a brand awareness, ou seja, o que fazer para ter uma marca mais forte no mercado.

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Confira o conteúdo a seguir e descubra agora mesmo!

O que é Brand awareness?

Brand Awareness, ou consciência de marca, nada mais é que uma métrica capaz de medir o quanto e como uma marca é reconhecida pelos consumidores.

Tal indicador tem como função analisar como as empresas são associadas aos produtos que comercializam.

Assim, o objetivo de aumentar o Brand Awareness é ajudar uma marca a ter maior notoriedade no mercado, ser bem lembrada pelo público e torná-la diferenciada diante dos concorrentes.

Ou seja, trata-se de trabalhar para que a empresa se destaque em todas as frentes possíveis.

Afinal, não é interessante para uma empresa ter a confiança dos clientes, mas não ser muito famosa entre o seu público-alvo ou não ter um diferencial que a destaque da concorrência, por exemplo.

Vale pontuar que o brand awareness também está muito relacionado ao branding.  Aliás, é uma das maneiras de medir a força e os resultados da gestão de uma marca.

Por que o Brand awareness é tão importante?

Um brand awareness elevado é o que faz muitas pessoas falarem Bombril em vez de palha de aço, ou Gilette em vez de lâmina de barbear.

Além disso, é o que também faz as pessoas se lembrarem de determinadas marcas quando pensam em uma característica ou símbolo.

Por exemplo, a Harley Davidson é associada às motocicletas de alto padrão, enquanto a Microsoft é facilmente reconhecida por seu logo mesmo sem ter o nome da empresa exposto na arte.

Ou seja, uma marca conhecida no mercado e fortalecida diante do público, tendo seu perfil destacado entre as demais, agrega vantagens interessantíssimas para a empresa.

Algumas dessas vantagens são:

  • Aumento das vendas;
  • Alcance elevado da marca;
  • Campanhas de marketing com maior evidência.

Veja como potencializar o seu Brand awareness e comece agora mesmo!

Fazer uma marca se tornar mais reconhecida é possível a partir de uma série de ações de divulgação e distribuição orientadas ao seu público-alvo.

Isso porque tornar uma empresa única e especial na mente das pessoas exige um trabalho estratégico de gestão de marcas, isto é, de branding.

Alguma dessas ações podem ser:

Programas de indicação: Investir em programas de indicação significa que a sua empresa recompensará aqueles clientes que promovem sua marca e trazem novos compradores.

Ou seja, uma maneira de manter uma base engajada de clientes e ao mesmo tempo expandir seu alcance para novos mercados-alvo.

Você também pode trabalhar uma personalidade única para a marca: ou seja, promover valores que a diferencie da concorrência e que reforcem a memória afetiva do público com a empresa.

Não poderíamos deixar de mencionar também o importante papel da identidade visual na elevação do seu brand awareness.

Por isso, além da personalidade, a identidade visual também deve ser única, aliás, a mais diferenciada possível!

Além disso, por que não patrocinar eventos, personalidades e projetos de valor?

Assim você consegue fazer sua marca alcançar o mundo, marcar presença na mente dos consumidores e se associar aos valores daquilo que se patrocina.

Aliás, aí está a importância de fechar uma parceria que seja bem vista pelo seu público e que exerça influência positiva sobre ele.

Certamente essa ação poderá trazer ótimos resultados em termos de conscientização de marca!

Por fim, não poderíamos deixar de indicar também o marketing de conteúdo como um ótimo aliado do seu brand awareness.

Afinal o objetivo é dar à marca credibilidade e autoridade no segmento em que atua por meio da oferta de conteúdos relevantes e diferenciados.

Com esse conjunto de ações, e outras mais que venham a ser pertinentes ao perfil do seu negócio, certamente a marca da empresa ganhará maior destaque na mente do público, podendo alcançar cada vez mais novas parcelas do mercado.

Por isso, não espere mais e comece agora mesmo a potencializar o seu brand awareness!

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