Brand storytelling: entenda o “era uma vez” das empresas de sucesso!

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Publicado: 2 de dezembro de 2021 | Atualizado: 17 de março de 2023.

Brand Storytelling vai muito além de marcas, mas é capaz de impactar diretamente nos resultados delas. Afinal,é sobre pessoas, comunicação e identidade!

A arte de contar histórias sempre fez parte da comunicação e das relações humanas. Mesmo empresas têm histórias, transmitem seus valores, missão, visão e identidade.

O Storytelling como estratégia digital nasce em 1993 com Joe Lambert, fundador do movimento Digital Storytelling. No projeto intitulado “American Film Institute” as pessoas são encorajadas a contar as histórias de suas vidas numa linguagem voltada ao ambiente digital.

A partir daí, as marcas entenderam que as histórias também podem ser usadas como forma para gerar resultados. No Marketing Digital, os consumidores buscam por essas narrativas para se relacionar com empresas.

Neste conteúdo falamos mais sobre o que é Brand Storytelling, benefícios e como contar histórias de marcas. Continue lendo e descubra como se conectar com o público.

Afinal, o que é Storytelling?

Uma pessoa mexe em uma espécie de painel tecnológico que bem ao centro de um mapa mental, está escrito "storytelling"

Storytelling é a arte de contar boas histórias. Para isso, diversos formatos de conteúdos são usados:

  • Textos;
  • Imagens;
  • Vídeos;
  • Webinars;
  • Podcasts.

Esta estratégia pode e deve ser muito usada nos seus negócios, especialmente na hora de vender algum produto ou serviço.

No entanto, o uso do Storytelling requer uma postura persuasiva e o uso inteligente das palavras para transmitir sua mensagem. Os gatilhos mentais são uma técnica fundamental para esses conteúdos.

Entretanto, isso não significa que você deva adotar uma comunicação agressiva. Basta encontrar formas de apresentar indiretamente o seu portfólio para as pessoas com histórias cativantes.

Agora que você sabe o que é Storytelling, vamos conhecer o Brand Storytelling e por que utilizá-lo na sua comunicação.

E o que é o Brand Storytelling?

O Brand Storytelling, como o próprio nome mostra, é uma estratégia de produção de conteúdos de marca que faz uso de técnicas de Storytelling.

Na prática, o Brand Storytelling é aplicado para quando uma marca deseja criar uma conexão emocional com o seu público-alvo. Para isso, os ativos produzidos devem comunicar a identidade e valores do negócio.

Sabe quando entramos no site de alguma empresa e vemos a seção de Missão, Visão e Valores? Então, isso é Brand Storytelling, desde que seja contado de forma estratégica para criar conexões emocionais com os consumidores.

Ou seja, Brand Storytelling é a estratégia voltada a contar a história da marca e os fatores mais relevantes da instituição.

Por que as marcas devem contar uma história?

Primeiro porque, as boas histórias são capazes de se conectar e cativar pessoas reais. Esse é o melhor resultado de uma estratégia de comunicação que sua empresa pode ter.

Dessa forma, as empresas aproveitam os espaços espaço e canais de marketing para apresentar a essência do seu trabalho.
Com isso, os conteúdos do Brand Storytelling transmitem aos consumidores os valores que eles buscam e desejam reproduzir.

Além disso, esses ativos mostram ao cliente que a marca não foca apenas em vender produtos, mas que também se preocupa com os estilos de vida e responsabilidade social.

A partir deste ponto, as pessoas que mencionamos se sentem protagonistas de uma história de sucesso.

A Nubank, por exemplo, transmite para seus clientes a sensação de que eles não são só mais um, mas que fazem parte de uma família.

Além disso, o banco mostra que o atendimento é 100% digital para facilitar a vida do consumidor e que ele tem autonomia para fazer tudo que precisa sem dor de cabeça.

A marca faz tudo isso criando uma narrativa que aproxima as dores do cliente à solução que a empresa propõe. Isso tudo é feito com maestria.

Então, por que não começar a contar as suas histórias para o seu público e ter um sucesso tão grandioso quanto o da Nubank?

Como uma marca deve contar uma história?

Chegamos ao momento crucial deste conteúdo, em que você vai descobrir como a sua marca pode usar o Brand Storytelling de forma prática.

É válido lembrar que a história que você vai contar não é sobre a sua marca, mas sim sobre pessoas e para pessoas.

Para isso, a criação de Brand Storytelling deve partir de uma análise sobre a história real da marca e os princípios que guiam sua trajetória.

Em um artigo para o Content Marketing Institute, a autora Debbie Williams faz 6 perguntas que vão te ajudar a encontrar a narrativa do Brand Storytelling para sua empresa. Vamos a elas:

1. Qual é o seu propósito?

Para contar sua história, você deve saber a sua razão de ser como empresa. Por que você faz o que faz?

Isso não quer dizer como sua marca surgiu, e sim o porquê dela existir. Seus principais objetivos, seu propósito fundamental.

Falar sobre os motivos pelos quais sua empresa existe ajuda a compreender o que a torna especial e interessante para seu público-alvo.

2. Qual é a sua história?

As pessoas querem saber o que aconteceu para que sua empresa chegasse até aqui.

Ela já foi dirigida por alguém além de você? Houve uma grande mudança na filosofia do negócio? Seus produtos e serviços mudaram com o passar do tempo?

Saber a história de uma marca nos ajuda a encontrar pedaços de informações valiosas para evidenciar sua personalidade e pontos positivos.

Dessa forma, é possível transmitir esse conhecimento ao público com clareza.

3. Quem são os protagonistas da sua marca?

Encontre os protagonistas da história da sua marca. Quem deixou um legado valioso para que você chegasse até aqui?

Isso diz respeito não só a diretores e executivos que ajudaram a fundar o negócio, mas a toda e qualquer pessoa que tenha impactado sua jornada, direta ou indiretamente.

Faça esse levantamento de personagens que fazem seu negócio ter sucesso e use-os como uma espécie de “elenco” para seu Brand Storytelling.

4. Qual é sua missão?

Não confunda sua missão com o seu propósito. Enquanto o propósito é a sua razão de ser e o porquê de suas soluções serem especiais, a missão mostra o valor que você entrega atualmente.

Além disso, a visão também faz parte desse questionamento. Onde você quer chegar enquanto empresa? Como é o futuro que você imagina para a sua companhia?

Esses questionamentos são fundamentais para a criação de um bom Brand Storytelling.

5. Em que momento você falhou e como isso aconteceu?

Erros e falhas acontecem no decorrer da jornada de qualquer empresa. Afinal, elas são compostas por pessoas de carne e osso.

Saber transmitir suas quedas é uma maneira de se conectar com uma audiência, que passa a enxergar seu negócio com um olhar mais humano. Portanto, dê atenção especial a esse aspecto da sua história.

6. Onde estão as suas lacunas?

É normal que as pessoas tentem passar a imagem de que suas jornadas profissionais não possuem lacunas, e o mesmo vale para as empresas.

Quando um ano não tem bons resultados, a tendência é ignorá-lo o máximo possível e priorizar os que trouxeram mais vendas e crescimento, certo?

Ou, ainda, quando um profissional decide atualizar seu currículo, esses gaps acabam sendo escondidos.

Isso porque, no mundo corporativo, eles são vistos como fracassos, mesmo que tenham resultado em ótimas experiências e crescimento.

Entretanto, um semestre de poucas vendas pode ter sido o motivo pelo qual você otimizou seu departamento comercial e obteve grande sucesso.

Por isso, abrace a oportunidade de compartilhar suas lacunas para enriquecer ainda mais o seu Brand Storytelling.

Pronto para contar sua história e revolucionar seus resultados?

Duas pessoas são vistas do tórax para baixo. Elas estão atrás de uma mesa de madeira com alguns papéis em cima. O maior deles está escrito "Brand" e em volta há anotações coladas.

Este artigo deixou claro que o Brand Storytelling vai muito além de uma marca.

Ele te ajudou a entender que a estratégia é sobre pessoas, comunicação e identidade, tudo isso com o objetivo de impulsionar o sucesso da sua empresa.

Portanto, faça os questionamentos fundamentais que mencionamos e coloque o Brand Storytelling em prática com um planejamento inteligente.

Por falar nisso, temos diversos outros conteúdos como esse no nosso blog, focados em te ajudar a chegar no sucesso que sua empresa precisa e merece!

Então, comece a contar sua história para o mundo!

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