Confira 4 exemplos de storytelling para se inspirar e usar no seu negócio

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 15 de setembro de 2021 | Atualizado: 27 de setembro de 2021.

Exemplos de storytelling é o que você está buscando? Ótimo, você veio ao lugar certo! Confira este conteúdo para saber como a técnica pode ajudar a alavancar suas vendas.

Quem não gosta de ouvir uma boa história, não é? Aquela história que prende a atenção, te deixa curioso e reflexivo. Pois bem, saiba que você pode usar tudo isso no marketing do seu negócio.

O storytelling é uma técnica e um conceito dentro do marketing. No modelo de storytelling, é criada uma narrativa em torno do produto ou da marca, com o objetivo de valorizá-los e gerar engajamento.

Por conta dos resultados que apresenta, o storytelling ganha cada vez mais espaço nas áreas de marketing e vendas, fazendo com que os empreendedores busquem trabalhar cada vez mais com esse modelo de comunicação.

Quer saber mais sobre o assunto? Listamos alguns bons exemplos de storytelling aqui neste conteúdo, além de explicar algumas questões muito importantes sobre o modelo de storytelling. Acompanhe abaixo!

E-book gratuito da Ideal Marketing com dicas de Marketing de Conteúdo para as redes sociais

O que é e como funciona o storytelling dentro das vendas?

Como falamos acima, o storytelling é uma técnica de comunicação focada em criar uma história em torno de um produto. Dessa forma, é possível valorizá-lo e gerar engajamento.

O storytelling nas vendas tem como objetivo criar uma conexão com os clientes, fazendo com que eles se sintam dentro da história, se colocando como personagens. Com isso, é possível gerar maior identificação com o produto ou serviço

Isso porque, pessoas não se conectam com “coisas”, e sim com pessoas. Elas se conectam com um desejo, uma experiência, um suspense, um exemplo, uma inspiração, um medo e assim por diante. Por conta dessa grande interação entre cliente e produto, o modelo de storytelling faz muito sucesso nas empresas.

Essa técnica pode ser vista em muitos comerciais, como, por exemplo, a Coca-Cola que costuma mostrar pessoas felizes enquanto estão a consumindo. Sempre com amigos, família e em momentos de felicidade, assim o público se conecta sentimentalmente com a marca, a forma que ela mostra que as pessoas sentem ao consumi-la.

São diversos os exemplos de storytelling na publicidade hoje em dia. Vamos te mostrar alguns deles mais para frente, fique atento!

Por que devo investir em storytelling?

imagem ilustrativa conteúdo storytelling

Essa é uma dúvida que pode ser tirada facilmente. Basta entender como funciona o storytelling exemplos eficazes que tudo faz sentido.

Como explicamos no tópico anterior, o storytelling é uma estratégia que cria fortes conexões entre o público e o produto, o que é perfeito para vender.

Mais que isso, com esse método dentro do marketing e da publicidade, é possível criar campanhas mais interessantes para os seus leitores, gerando, além de vendas, engajamento. Afinal, quem não gosta de ouvir e ver uma boa história?

Abaixo, mostraremos alguns exemplos de storytelling para que fique mais claro a aplicação dessa técnica. Mas antes, vamos conceitualizar um pouco melhor nossos exemplos de storytelling atrelado ao marketing de conteúdo, o que torna uma receita de sucesso para o seu negócio.

Como usar storytelling no marketing de conteúdo

Antes de mostrar exemplos de storytelling, devemos dizer que é possível, sim, usar o storytelling no marketing de conteúdo. Inclusive, não só é possível como é o ideal a ser feito!

Como qualquer técnica de escrita, o modelo de storytelling também pode ser utilizado nas redações de marketing de conteúdo. Assim, potencializando em muito a efetividade da estratégia.

Para isso, é preciso entender como funcionam alguns mecanismos de storytelling. Uma boa dica é seguir a “jornada do herói”, uma técnica muito utilizada em produções cinematográficas, inclusive.

Mas isso é assunto para um conteúdo mais técnico, nosso foco aqui é te dar exemplos de storytelling na publicidade que fizeram toda a diferença para as marcas.

E-book gratuito de como produzir conteúdo para atrair clientes

4 exemplos de storytelling de sucesso!

Agora você já sabe o que é storytelling exemplos e entende como ele pode ser importante para seu negócio. Vamos dar alguns exemplos de storytelling na publicidade que fizeram muito sucesso.

Airbnb

Em uma campanha que ficou bastante famosa nas redes sociais, a plataforma Airbnb produziu vídeos em que seus usuários contam suas histórias, tendo como pano de fundo aspectos culturais de vários lugares do mundo, o que foi um ótimo exemplo de sotytelling.

Inclusive, a Airbnb se tornou uma empresa multibilionária usando como uma de suas estratégias o modelo de storytelling em suas campanhas. Focando sua narrativa na hospitalidade, no sentimento de comunidade e na experiência local.

Nessa campanha, podemos observar muito claramente o uso do storytelling, narrativas que a aproximam do seu cliente, interagindo com seu lado emocional e criando similaridades. Um dos grandes exemplos de storytelling na publicidade.

VIVO

Outra campanha de storytelling exemplos marcantes foi “Eduardo e Mônica”, da VIVO. Inspirada na canção do grupo Legião Urbana, essa propaganda conta a história de desencontros de um casal em um dos mais apaixonantes exemplos de storytelling.

Esse é um dos exemplos de storytelling mais interessantes, pois mexe nas emoções do público de duas formas: identificação dos clientes com o casal da trama e com a música, que sempre foi um sucesso.

Inclusive, esse é um do modelo de storytelling que teve grande repercussão e sucesso.

State Street

A State Street é uma empresa de gestão de investimentos, que produziu uma campanha muito interessante lá nos Estados Unidos. E adivinha? Se tornou um dos maiores exemplos de storytelling da atualidade.

Uma menina combate os mercados de Wall Street, mostrando como é grande o poder de empresas que são lideradas por mulheres.

Esse é um dos lindos exemplos de storytelling na publicidade, pois a marca conseguiu atingir e interagir com todo público feminino, fazendo as mulheres se identificarem de imediato.

Mais um dos grandes exemplos de storytelling na publicidade. Confira o vídeo:

Advanced Business Solutions

Por fim, vamos falar sobre mais um dos exemplos de storytelling que fizeram sucesso no mundo corporativo.

A empresa de software Advanced Business Solutions foi além e utilizou na sua campanha o mais conhecido modo de storytelling da história: o conto de fadas.

A empresa produziu um livro de conto de fadas que adaptava as já famosas histórias para o mundo atual, fazendo com que os leitores se sentissem dentro de um conto de fadas de fato.

Inclusive, essa iniciativa de storytelling foi tão bem-sucedida que recebeu diversos prêmios. Confira a matéria que saiu da B2B Marketing!

Que tal aplicar esses exemplos de storytelling em sua estratégia

Como vimos nos exemplos acima, o storytelling é uma estratégia que ganhou força nas áreas de marketing e vendas. E não é por acaso, né?

Afinal, com essa estratégia de contar histórias para envolver potenciais clientes, além do enorme engajamento, o storytelling ajuda muito no crescimento da sua empresa de modo geral.

Enfim, se você gostou do conteúdo e quer saber mais sobre storytelling e outras estratégias de publicidade, marketing e marketing digital, continue acompanhando os textos do nosso blog!