O que é storytelling? Saiba como criar histórias criativas pode ser o diferencial da sua estratégia de marketing

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Publicado: 29 de junho de 2018 | Atualizado: 12 de novembro de 2019.

Saber o que é storytelling é essencial para aumentar o engajamento do público com a sua marca e conquistar mais clientes. Então conhecer as técnicas certas para contar histórias tão bem quanto o Forrest Gump é fundamental para quem quer se destacar no mundo dos negócios.

O Marketing 4.0, resultado de uma grande metamorfose na qual a publicidade passou em consequência da exigência do público por um conteúdo de qualidade na era digital, causou grandes mudanças nas estratégias de divulgação.

Com isso, saber criar material de forma envolvente e cativante é fundamental para conseguir atrair as pessoas e conquistar mais clientes.

E como essa é uma das maiores dificuldades enfrentadas pelas empresas hoje foi desenvolvido o conceito de o que é storytelling, já ouviu falar nisso?

O storytelling consiste em um conjunto de técnicas as quais irão tornar um conteúdo sem graça em algo muito mais engajador e irresistível aos olhos do público.

Se você quer aprender TUDO sobre o que é storytelling e se tornar um grande contador de histórias, se liga no conteúdo sobre o tema:

  • Mas, afinal, o que é storytelling?

  • Por que devo me preocupar com as técnicas de storytelling?

  • Quais são os benefícios das técnicas de storytelling publicidade?

  • Como ser um grande storyteller?

  • Conte histórias, seja o Forrest Gump do marketing com o storytelling!

Mas, afinal, o que é storytelling?

Mas, afinal, o que é storytelling?

Se você está até agora se perguntando o que é storytelling, fique tranquilo, vamos defini-lo agora mesmo!

Storytelling é uma palavra do inglês formada a partir da união de duas outras: story (história, em português) e telling (forma substantivada do verbo contar, em português).

Dessa forma, podemos definir o que é storytelling como a ação de contar uma história de maneira a cativar o público, valendo-se de recursos audiovisuais para isso.

Mas o que as técnicas de storytelling tem a ver com marketing? TUDO!

Isso porque a estrutura narrativa está presente em todas as histórias, desde a Bíblia até grandes nomes da literatura como Machado de Assis.

Sendo assim, você também vai utilizar essa técnica para envolver o seu público, a fim de cativá-lo e seduzi-lo a ponto dele começar a fazer parte da sua clientela.

Ou seja, o seu objetivo ao aprender o que é storytelling deve ser procurar maneiras de encantar o leitor na tentativa de promover as vendas de um produto ou serviço.

Por isso procure formas de construir e contar bem uma história a fim de aproximar o cliente da marca, aumentando as suas vendas bem como as chances de fidelização.

Ficou ainda um pouco confuso com o que é storytelling e por que usá-lo no marketing? Confira então o próximo tópico e esclareça todas as suas dúvidas!

Por que devo me preocupar com as técnicas de storytelling?

Por que devo me preocupar com as técnicas de storytelling?

Depois de compreender melhor o que é storytelling chegou o momento de explicar os motivos de desenvolver essas técnicas.

Como indicamos no tópico acima, a principal função do marketing é justamente cativar o cliente, prender sua atenção para assim despertar seu interesse nos seus produtos.

Isso porque como as pessoas são constantemente bombardeadas por informações a todo momento, é preciso criar métodos para se destacar da multidão.

Então, o storytelling entra aí!

Pois ao desenvolver técnicas narrativas e aplicá-las em suas campanhas você aumenta as chances de prender a atenção do público a fim de instigá-lo a comprar da sua empresa.

Agora você já sabe o que é storytelling e qual sua finalidade, quer saber os benefícios de aplicá-la em suas ações?

Então leia o próximo tópico.

Quais são os benefícios das técnicas de storytelling publicidade?

Quais são os benefícios das técnicas de storytelling publicidade?

Acima você conheceu um pouco mais sobre o que é storytelling e como ela pode ser o diferencial de seu negócio, então agora é hora de saber o que as técnicas de storytelling podem trazer em termos de benefícios.

Ora, o principal deles está logo em sua função primária, despertar o lado emocional de seu consumidor.

Se sua empresa quer aumentar o sucesso das campanhas ou o engajamento dos conteúdos publicados é imprescindível envolver o consumidor.

Pois assim como Sherazade das Mil e uma noites a sua empresa precisa cativar os possíveis clientes e os atuais consumidores, com o objetivo de converter o primeiro e fidelizar o segundo.

Mas sendo um storyteller, além de despertar o envolvimento do consumidor, você transmite personalidade à marca e fará com que os consumidores esperem por mais.

Outro benefício importante das técnicas de storytelling é colocar sua empresa em evidência: aplicar técnicas narrativas, suportes audiovisuais e uma ideia bem construída pode trazer muito mais visibilidade!

Então, depois de entender as principais razões e benefícios, além de o que é storytelling, chegou o momento de saber como utilizar as técnicas.

Como ser um grande storyteller?

Já vimos no tópico sobre o que é storytelling a importância de conhecer técnicas narrativas para aplicá-las em ações de marketing.

Mas não é só aí que entram as técnicas de storytelling, afinal você pode aplicá-la na produção de conteúdo, nas vendas e até na consultoria.

Sendo assim, seja qual for seu foco na aplicação de técnicas de storytelling existem pontos em comum para colocar em prática e alcançar maiores números de vendas.

Quer saber quais são? Veja a lista a seguir:

Conheça sua persona e seu produto

Antes de sair por aí contando histórias, o primeiro ponto a ser definido é o público a quem a sua empresa se direciona, bem como a ideia a ser trabalhada.

Isso quer dizer que, por exemplo, se você vai contar uma história para crianças, certamente você dará atenção à linguagem e as cenas a quais possam ser inapropriada àquela idade.

E para seus clientes a ideia não será diferente, pois entender quem é a sua persona é essencial para o sucesso da ação.

Espera… o que é persona?

Como já falamos aqui no blog, a persona é a representação semi-fictícia do perfil do seu cliente ideal.

E para criá-la basta realizar pesquisa entre os seus atuais consumidores a fim de entender suas preferências, conhecer seus hábitos e seus gostos.

Dessa forma você consegue alinhar a sua narrativa ao público ao qual ela será destinada!

Além disso, o conhecimento sobre o produto ou serviço também é indispensável na construção de uma narrativa segundo as técnicas de storytelling.

Sendo assim, é importante estudar seu produto, suas características, suas vantagens, mas suas desvantagens também.

Assim você pode criar uma história verdadeira e envolvente ao seu consumidor a ponto de conquistá-lo e torná-lo seu cliente.

Estrutura em três atos

Se você compreendeu o que é storytelling vai entender esse ponto somente pelo título.

Isso porque a estrutura narrativa mais utilizada, a mais simples e com maiores chances de sucesso é dividida em três atos, ou seja, os três pilares de toda história: a apresentação, o desenvolvimento e a conclusão.

Na apresentação o ouvinte/leitor toma conhecimento dos personagens e ambientação, isso é, o local no qual a narrativa será desenvolvida.

Já no desenvolvimento o público toma conhecimento dos conflitos da trama a qual envolve os personagens.

Por fim, a conclusão é o fechamento da história, o momento no qual todos os conflitos são solucionados.

E seja em uma campanha, na produção de um conteúdo ou em uma abordagem de vendas, utilizar essa estrutura narrativa pode ser extremamente eficiente para conquistar clientes.

Além disso, com uma estrutura narrativa pré-determinada seu caminho para ser um storyteller já está bem desenhado.

Tempo, assunto e objetivo

Para poder criar sua narrativa digna de um storyteller, existem alguns elementos os quais devem ser levados em consideração.

E o primeiro deles é o tempo!

Antes de fazer um roteiro é importante estabelecer o tempo médio disponível para sua narrativa.

Assim você não corre o risco de falar muito em pouco tempo ou falar pouco em muito tempo, dois erros igualmente ruins à sua narrativa de acordo com as técnicas de storytelling.

O segundo ponto é definir o assunto, isso é, qual tema sua história vai trabalhar.

Para definir seu assunto, a persona e o perfil da sua empresa e do produto devem estar traçados.

Por fim, ter em mente o objetivo de sua ação será essencial para montar uma narrativa assertiva e engajadora.

Com esses pontos bem alinhados sua história terá muito mais chances de sucesso!

Use uma linguagem envolvente, criativa e explicativa!

Se você entendeu o que é storytelling então sabe muito bem a importância da linguagem, afinal ela é o diferencial em qualquer texto, seja ele falado ou escrito.

Isso porque a maneira de contar um mesmo fato influencia bastante sobre a forma de receber a informação.

Por isso a dica aqui é utilizar uma linguagem envolvente, criativa, mas também explicativa.

Para isso utilize metáforas e figuras de linguagem para enriquecer sua narrativa e facilitar o entendimento do seu leitor/ouvinte.

Com essas técnicas e a definição de o que é storytelling em mente finalmente chegou o momento de você ser o storyteller de sucesso da sua empresa!

Conte histórias, seja o Forrest Gump do marketing com o storytelling!

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Nesta publicação você aprendeu o que é storytelling e como aplicar as técnicas em suas ações a fim de torná-las mais assertivas e te trazer mais clientes.

Além disso, também te mostramos os principais motivos de adotar essa estratégia no seu negócio, afinal hoje em dia só se destaca quem coloca os interesses do público em primeiro lugar.

Então por que não pegar agora todas as dicas dadas aqui e colocá-las em prática?

E ao empregar as técnicas de storytelling você será capaz de impulsionar suas vendas, criar empatia dos consumidores com sua marca e despertar emoções neles!

Por isso não perca mais tempo! Seja o Forrest Gump do mundo do marketing, conte histórias envolventes e cativantes para aumentar a relevância de sua empresa no mercado.

Se quiser mais dicas, não deixe de conferir o blog da Ideal Marketing.

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