O que é e como usar Digital Storytelling em sua estratégia de marketing?

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Publicado: 4 de abril de 2022 | Atualizado: 4 de abril de 2022.

Digital Storytelling é um termo que você ainda não conhece? Essa é a estratégia do século. Afinal, nela o marketing é guiado por histórias e tem capacidade para te ajudar a atingir suas metas de negócios.

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O storytelling é bastante usado na TV, no marketing e na publicidade. Isso porque a técnica ajuda a promover empresas e fazer vendas de forma indireta, mas com caráter persuasivo.

A questão é que como tudo no mundo, a estratégia também passou por mudanças por conta do avanço da tecnologia e da sociedade. Os consumidores hoje não querem apenas produtos incríveis para comprar e serviços que facilitem suas vidas, eles desejam também se sentir conectados às marcas.

O digital storytelling é a chave para isso por combinar o poder de uma boa história de marketing com ferramentas modernas e inovadoras para atingir o público-alvo de forma eficaz.

Para te ajudar a entender mais a estratégia e saber como colocar ela em prática no seu negócio, confira o conteúdo completo que preparamos para você abaixo:

O que é digital storytelling?

o que é digital storytelling

Para ficar clara a diferença entre storytelling e digital storytelling nada mais é do que a mídia. Enquanto o tradicional está ligado aos recursos físicos e ao offline, o digital é a adaptação para o mundo online.

Ou seja, o segundo entrega a mesma mensagem, só que por meio de ferramentas, materiais e métodos de comunicação digitais.

Sendo assim, você vai encontrar o Digital Storytelling em vídeos, imagens digitais, texto escrito, áudio e ainda nas redes sociais, como tweets, Stories do Instagram e assim por diante.

Ainda assim, as histórias digitais seguem o mesmo princípio do storytelling tradicional, pois são pensadas para serem altamente envolventes e emocionalmente atraentes, com o objetivo de criar uma conexão forte com um público-alvo.

Quais são os benefícios das histórias digitais?

Quando você investe em Digital Storytelling são inúmeros os benefícios que você oferece para a sua marca, tais como:

  • Humanização da marca;
  • Geração de conteúdo interessante e “compartilhável”;
  • Entrega de valor para o público, capaz de empoderar, informar e inspirar o público;
  • Impulsionamento de SEO;
  • Diferenciação frente aos concorrentes;
  • Estímulo do senso de comunidade;
  • Construção da fidelidade dos clientes.

Esses são os principais benefícios, mas ainda podemos citar o engajamento do público com sua marca nas redes sociais, a facilidade de conectar com as pessoas e assim por diante.

Como construir uma estratégia de Digital Storytelling?

como construir uma estratégia de digital storytelling

Se você quer ter sucesso com sua estratégia de Digital Storytelling precisa em primeiro lugar entender que pessoas se conectam com pessoas e histórias reais.

Ou seja, se suas histórias digitais forem autênticas e genuínas, elas têm maior chance de se conectar com o seu público.

Porém, de nada adianta ter a melhor história do mundo se for para ela ficar guardada na gaveta, não é?

Então certifique-se que ela seja fácil de visualizar e interaja em vários dispositivos, assim elas circulam mais facilmente.

Além disso, dimensione suas histórias. Uma história mais curta ou mais simples é muito mais eficaz do que uma história longa e elaborada mas que pareça apressada ou incompleta.

E isso pode acontecer quando a equipe responsável pela criação da história fica sem tempo ou recursos para finalizá-la como deveria.

Por fim, acompanhe sempre os resultados trazidos pela estratégia. Quando você testa suas ideias usando várias versões da mesma história, você chega no modelo ideal.

Mas, para isso, aplique a história digital em ferramentas e plataformas diferentes, use uma abordagem para cada forma que testar e compare os resultados obtidos em cada situação.

As 4 formas para começar um Digital Storytelling de sucesso

4 formas para começar

Agora, falando de forma prática sobre a criação de um bom Digital Storytelling, leve sempre em consideração 4 pontos cruciais:

  1. Product Placement;
  2. Narratologia;
  3. Personalidade da marca;
  4. Cultura pop.

Product Placement

Sabe quando você está assistindo um filme e identifica um produto específico em cena?

Isso acontece pois quando as marcas incluem nas narrativas que sejam relacionadas ao uso de seu produto ou ao propósito da marca o item ganha mais força na mente do consumidor e gera gatilhos positivos para a compra.

Narratologia

A narratologia é quando você desenvolve uma história para explicar o motivo da empresa, produto ou serviço ser a solução ideal para o público em questão ou uma referência de mercado.

E é ideal deixá-la clara na hora de pensar na sua estratégia de Digital Storytelling.

Personalidade de Marca

Já ouviu falar em arquétipos? Eles são modelos mentais que posicionam a sua marca na mente dos clientes.

Quando você trabalha bem o arquétipo da sua marca na mente do consumidor, naturalmente está desenhando para ele a personalidade da sua marca. Isso é fundamental para criar conexão.

Cultura Pop

Quando falamos de cultura pop estamos nos referindo ao popular. Ou seja, o que é popular na internet ou até mesmo um viral, quem sabe?

A questão é: acompanhe as tendências do mercado!

Quando você absorve as referências do mercado para trabalhar e relacioná-las ao seu produto ou empresa, a chance de viralizar o seu conteúdo é ainda maior.

Contar histórias digitais é a chave e a inovação ideal para o sucesso do seu negócio!

E aí, ficou claro para você o que é Digital Storytelling e como a estratégia pode oferecer resultados incríveis para a sua empresa?

Contar histórias digitais é a forma mais promissora de conectar com as pessoas na internet atualmente e muito dificilmente sairá de moda, afinal desde que o mundo é mundo pessoas se conectam com pessoas, então a pedida do mercado é justamente humanizar cada vez as marcas.

Adapte da melhor forma possível essa realidade ao seu negócio e conquiste resultados que você jamais imaginou atingir.

Mas se quer saber ainda mais sobre a rica estratégia de storytelling, temos alguns conteúdos no blog que vão te ajudar:

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