Copy para Instagram: o que é e como criar legendas persuasivas para posts

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Publicado: 2 de março de 2023 | Atualizado: 7 de março de 2023.

A copy para Instagram cria legendas engajadoras para suas postagens. Saiba como trabalhar com essa técnica de redação publicitária e converta seguidores em compradores da sua empresa.

Você já deve saber que o Instagram é uma das principais redes sociais do mundo. Por isso, é necessário utilizar recursos para se destacar entre tamanha concorrência.

O Instagram se adaptou com o passar do tempo para atender negócios. Dessa forma, hoje a rede funciona muitas vezes como marketplace para as empresas anunciarem seus produtos.

O que pode ser uma novidade é o quão fundamental é a copy para Instagram para o sucesso em vendas nessa plataforma. A copywriting é a técnica de escrita persuasiva para induzir sua audiência a comprar ou realizar uma ação determinada.

Neste conteúdo, você encontra o conceito de copy, sua importância e como fazer uma legenda vendedora para postagens no seu Instagram e fechar negócios na plataforma.

O que é copywriting?

Copywriting, também conhecido como copy, é uma técnica de redação publicitária planejada na sua estratégia de vendas. Usando diversos gatilhos mentais, esse texto apela ao leitor e visa provocar a tomada de decisões.

A copy pode ser utilizada em inúmeros canais para melhorar seus resultados comerciais. No Instagram, a escrita busca qualificar e aproximar seus leitores do objetivo principal de todos os seus esforços: a compra

As técnicas de copywriting podem ser aplicadas em vários formatos de conteúdo no Marketing Digital, como: 

  • Artigos;
  • Landing Pages;
  • Formulários;
  • E-mail marketing;
  • Anúncios publicitários;
  • Roteiros de vídeos.

A aplicação da copy para Instagram segue os mesmos princípios dos demais canais de divulgação. 

No entanto, é necessário considerar os diferenciais da dinâmica de funcionamento e comportamento dos usuários na plataforma. 

Isso porque, o Insta tem foco considerável nos elementos visuais e requer textos otimizados para capturar a atenção do leitor o mais rápido possível.

Por essa razão, vale a pena se dedicar a pensar nas legendas mais persuasivas para converter leitores em clientes do seu negócio no Instagram. 

Qual a importância de uma boa copy para Instagram?

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A boa copy para Instagram é capaz de impulsionar suas vendas na rede. Essa vantagem já justifica o cuidado com a aplicação da estratégia nas redes sociais do seu negócio.

Também podemos destacar a aproximação que isso gera com o público, criando tom de voz próprio da marca e estabelecendo posicionamento.

Saiba que o Instagram é uma grande vitrine para o seu negócio. É com o copywriting que você pode tornar seu produto ou serviço mais atraente e chamar a atenção dos usuários. 

Mesmo o trabalho atencioso com os elementos visuais nas suas postagens não alcança bons resultados sozinho. 

Por isso, é necessário contextualizar, explicar do que se trata, como funciona, em que contextos podem ser utilizados etc. 

Logo, é importante trabalhar com essas técnicas de redação focadas em acionar gatilhos mentais. Assim, as chances do seu conteúdo atrair pessoas interessadas e gerar vendas aumentam consideravelmente. 

Dicas de copy para Instagram

Confira as melhores dicas para colocar o copywriting em prática no seu Instagram e potencializar suas vendas na rede social:

Saiba quem é seu público-alvo

Conhecer seu público-alvo é o primeiro passo para qualquer estratégia de comunicação. Isso é verdade para trabalhar em qualquer canal de marketing digital e principalmente com a copy para Instagram.

Isso significa saber características como:

  • Principais dores;
  • Maiores sonhos;
  • Canais mais utilizados;
  • Conteúdos favoritos;
  • Tipos preferidos de linguagem.

Dessa forma, você consegue aplicar sua copy de maneira assertiva, baseando-se nas preferências da sua audiência.

Em outras palavras, estamos falando de conhecer bem a sua persona. Partindo dessa ferramenta, você pode aplicar a melhor linguagem, definir os gatilhos e ofertas.

Trace seus objetivos principais

Os objetivos da sua estratégia de conteúdo são importantes para direcionar a copy para o Instagram. 

Pode ser que você queira vender, gerar tráfego para seu site, aumentar o engajamento ou simplesmente educar a audiência sobre as soluções da sua empresa. 

Então, defina esses pontos para estipular as ações a serem executadas pelo usuário após ele ser impactado com suas publicações.

A partir disso, destaque os aspectos mais relevantes dos seus produtos e chame a atenção para eles com o copywriting. Esse trabalho vai potencializar os resultados da sua estratégia de Marketing para Instagram.

Chame a atenção de imediato

Sua copy só pode ter sucesso se capturar a atenção do leitor imediatamente. Aposte em informações relevantes para sua persona, como métricas, curiosidades e outros gatilhos.

Isso gera interesse e convence o usuário a clicar no seu conteúdo para conferir do que se trata. Consequentemente, gerando uma visualização na postagem, engajamento e conversão.

Demonstre sua autoridade no assunto

Fale com sua audiência demonstrando que você é uma autoridade no assunto, seja ele qual for. 

Use palavras capazes de transmitir essa sensação de domínio sobre os conceitos e produtos tratados. 

Afinal, se as pessoas acharem que você não possui domínio total sobre o que é publicado no Instagram, o efeito obtido será o oposto do desejado: você vai afastar o público da sua marca

Use gatilhos mentais

Já mencionamos que os gatilhos mentais são parte fundamental do copywriting como um todo. Dito isso, vamos aos principais que você pode utilizar na sua copy para Instagram

  • Autoridade;
  • Escassez;
  • Prova social;
  • Reciprocidade;
  • Comunidade.

Faça bom uso desses recursos nas suas publicações para induzir sua audiência a comprar e interagir com você.

Encontre o tom de voz ideal

De nada adianta adotar um tom de voz voltado ao público jovem masculino se a sua audiência é composta por uma maioria de mulheres entre 40 e 50 anos.

Sua marca possui uma identidade própria e é papel do copy transmitir esses aspectos aos usuários. 

Usar o tom adequado para conversar com seu público-alvo possibilita uma conexão mais significativa, gerando mais leads e compradores para sua empresa no Instagram.

É hora de transformar seus seguidores em clientes 

Agora você sabe o que é copywriting, como ele se aplica ao Instagram e as melhores dicas para adotar essa estratégia Essa técnica de redação é valiosa e impulsiona excelentes resultados. 

Não se trata apenas de aumentar a quantidade de vendas. Uma boa copy para Instagram transforma seu perfil em uma vitrine para a marca, gerando uma conexão mais sólida com a audiência. 

Portanto, aproveite esses insights para aplicar a copy para Instagram, transformando seus seguidores em clientes – entre outros benefícios! 

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