Como uma poderosa estratégia de vendas pode elevar seu negócio ao sucesso

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 3 de abril de 2018 | Atualizado: 8 de janeiro de 2020.

Uma estratégia de vendas bem executada é responsável por grande parte dos ganhos de qualquer negócio, afinal, ela ajuda a alinhar a equipe de vendedores e prospectar novos clientes de forma eficiente. Se você está querendo aumentar a lucratividade da sua empresa, isso pode ser justamente o que você está precisando!

estrategia vendas

Que as vendas são uma das principais fontes de renda de um negócio, não é novidade para ninguém. E isso serve para o ambiente on-line e off-line.

Mas para atrair potenciais clientes e gerar conversões, um planejamento de vendas é indispensável.

Afinal, essa é a estratégia responsável por ajudá-lo a tornar o fluxo de compra dos consumidores mais prático e eficaz, por exemplo.

Então adivinha só qual é a forma mais eficiente de otimizar esses processos e tornar sua produtividade maior?

Isso mesmo, é por meio de uma estratégia de vendas bem definida que poderá alcançar os objetivos do seu sucesso.

Pensando nisso, além deste contéudo completo sobre estratégia de vendas, fizemos um material completo sobre como triplicar suas vendas com dicas especiais. Baixe gratuitamente no link abaixo:

Nesse artigo você encontrará informações e dicas essenciais para que seja capaz de melhorar a gestão das vendas de sua empresa, assim como impulsionar os lucros do seu empreendimento. Confira:

Por que usar uma estratégia de vendas no meu negócio?

E-book Ideal Marketing com dicas de como atrair clientes e aumentar o faturamento da empresa

Se você analisar a fundo como uma empresa se destaca e tem bom retorno de investimento com suas vendas, provavelmente chegará à esta resposta: ela pré-determina seus processos por meio de alguma estratégia de vendas.

Mas afinal, como uma estratégia de vendas pode melhorar o desempenho e lucratividade do meu negócio?

As empresas inseridas em ambientes competitivos, têm maior vantagem quando focam seus esforços a fim de suprir as necessidades de seus consumidores.

Desta forma, antes de concentrar-se no processo comercial de fato, é preciso focar as estratégias em seu cliente.

Claro que você quer expandir seu negócio e por isso sabe que uma das formas mais lucrativas é vendendo seu produto/serviço.

Por isso, uma estratégia de vendas bem executada e alinhada com a demanda de seu público, pode ajudá-lo a alcançar os lucros tão sonhados.

Portanto, a estratégia nada mais é do que a diretriz para seu objetivo, ou seja, o plano de execução.

Ela vai englobar todas as ações que você determinou no planejamento de vendas, a fim de alinhar seus esforços de maneira mais eficiente e assertiva.

Com ela você consegue otimizar seus esforços, reduzindo custos para atrair novos clientes, fazendo a manutenção dos procedimentos de vendas e treinando a equipe de vendedores para criarem um relacionamento mais efetivo com o consumidor.

Ficou mais fácil entender a importância de uma estratégia de vendas bem feita, não é mesmo?!

A seguir você confere as principais informações para construir uma estratégia de vendas efetiva.

Aprenda como criar uma estratégia de vendas poderosa

estrategia vendas - crie a sua

Já deu para entender que uma estratégia de vendas pode ditar o sucesso ou fracasso de todo seu planejamento, certo?!

Mas calma, não precisa se desesperar caso ainda não saiba como montar uma para suas vendas, vamos passar todos os passos para desenvolver uma ação consistente e eficaz, acompanhe:

Defina seus objetivos

Desde o início da formação de sua empresa, você se baseou em um objetivo inicial, ou seja, você idealizou como seria o futuro do seu negócio, certo?

Para definir objetivos às suas vendas, a lógica é a mesma!

Você pode sonhar alto e estipular um valor “x” a ser alcançado com lucros ou então ser mais cauteloso e trabalhar com números de vendas fechadas de uma maneira mais metódica.

Mas ambas as formas precisam de planejamento! Caso contrário, a probabilidade de não alcançar objetivos será grande.

Isso, pois é fundamental ter claro que independente do quão alto seu objetivo possa ser, ele precisa ser realmente alcançável.

Isso quer dizer que ele tem de ser baseado em metas e ações possíveis e mensuráveis, só assim poderá atingi-lo de forma eficiente.

Dessa forma, seus objetivos serão os guias que direcionarão todas as estratégias a serem colocadas em prática na sua gestão de vendas.

Levante informações sobre seu consumidor

Para ter bons resultados em vendas atualmente, é necessário fazer uma gestão focada no consumidor.

E o melhor jeito de fazer isso é conhecendo ele a fundo!

O método mais eficaz de levantar informações precisas e relevantes a respeito de seus clientes é por meio de pesquisas de campo, além de colher dados já fornecidos pelos clientes ativos.

Você pode desenvolver e aplicar pesquisas on-line, por exemplo, e direcioná-las aos seus clientes com o intuito de aprimorar seus procedimentos de vendas.

Com elas, você terá uma visão muito mais ampla e complexa sobre quem está adquirindo seu produto/serviço, quais são as opiniões do público, como ele se comporta, o que gera interesse nele e, assim, poderá adequar suas estratégias de acordo com os resultados levantados.

Por isso, é muito vantajoso criar uma buyer persona, ou seja, um personagem semi-fictício do seu negócio, pois assim as principais características do seu cliente ideal ficarão claras.

Essa medida será muito eficiente na hora de traçar todas as suas estratégias, pois poderá focá-las de acordo com o perfil de sua persona e obter resultados mais assertivos.

Se quiser saber mais sobre o que é persona e como criar a sua, clique no link e conheça outra forma de alavancar suas vendas!

Faça a análise SWOT

A análise SWOT é a ferramenta que ajuda a levantar os pontos fortes e fracos, as oportunidades e fraquezas do seu negócio e do seu mercado.

Com ela você pode entender todos os pontos que funcionam ou não dentro do seu fluxo de produção, conhecer sua posição em meio aos concorrentes, antecipar movimentos e até mesmo encontrar novas soluções para seus problemas com vendas.

Faça uma análise SWOT bem detalhada, assim será possível ter uma estratégia de vendas mais alinhada e focada em resultados incríveis para o seu negócio.

Afinal, imagine como seria preparar um bolo sem saber quais são os ingredientes necessários para isso, ou então sem saber que no final é preciso colocar o bolo no forno, por exemplo, para que ele cresça.

A probabilidade de não dar certo a receita é grande, não é?

No mundo corporativo a ideia é a mesma.

Não adianta planejar uma estratégia de vendas incrível, se ela não for baseada na realidade atual do seu negócio e nas características do seu mercado, pois assim a probabilidade de você não alcançar os objetivos será grande.

 

Trace um planejamento estratégico de vendas

Montar um planejamento de venda ajuda a visualizar o processo como um todo. Afinal, ele é o responsável por alinhar todas as áreas visando alcançar o objetivo estipulado.

Ele está relacionado diretamente com a montagem de uma estratégia de vendas e é essencial para a organização do fluxo de qualquer negócio.

Mas como esse é um dos temas mais importantes quando o assunto é estratégia de vendas, vale a pena você dar uma conferida no conteúdo sobre planejamento de vendas que o blog da Ideal Marketing oferece.

Avalie seu desempenho

Uma das formas mais inteligentes e práticas de manter o controle sobre sua estratégia de vendas é por meio de métricas e parâmetros pré-definidos em seu planejamento.

Elas serão essenciais para acompanhar o desenvolvimento do seu plano de ação de venda.

Assim você poderá monitorar como anda o desempenho da sua equipe de vendas, além de entender em quais etapas as estratégias estão funcionando e quais não estão.

Essas são as principais informações focadas em criar uma estratégia de vendas potente.

Outra maneira de avaliar seu desempenho é avaliar o seu tráfego.

Se você quiser conhecer como aumentar o tráfego do seu site web em 4 semanas com otimizações e técnicas, posso dizer que temos a solução para o seu problema:

Este material é diferente de todos já vistos no mercado e além disso, é gratuito! Posso apostar que o seu bolso gostou de saber dessa informação, não é mesmo?

Adiante daremos algumas dicas de estratégias que podem se encaixar em seu negócio!

Conheça 5 estratégias essenciais para alavancar suas vendas

planejamento de vendas - conheça 5 delas

Saber como montar uma forte estratégia é importante, mas é ainda melhor conhecer como elaborá-las na prática.

Portanto, listamos a seguir algumas estratégias que podem fazer toda a diferença no seu empreendimento.

1. Saiba trabalhar a carteira de clientes

A carteira de clientes é um dos capitais mais valiosos de qualquer negócio, pois por meio dela se torna possível manter um negócio ativo.

Sendo assim, fazer a gestão dos clientes presentes em sua carteira pode fazer toda a diferença em seu processo de venda.

Além disso, uma estratégia voltada para o engajamento dos clientes atuais pode ser mais vantajosa e econômica do que uma voltada à captação de novos clientes.

A gestão da carteira de clientes não é uma tarefa fácil, por isso nós temos um conteúdo completinho para ajudá-lo nessa etapa, clique no link e confira!

2. Invista na capacitação dos vendedores

Não é nenhum segredo que um colaborador feliz e satisfeito é um colaborador mais produtivo, então, também é fundamental fazer a gestão interna da sua equipe de vendedores.

Treine-os para que tenham técnicas mais aprimoradas e, assim, mais autonomia para abordar os diferentes perfis de clientes de forma eficiente.

Além disso, estabeleça metas para a equipe, pois isso ajudará a melhorar o desempenho das vendas.

Mas seja justo, estipule metas desafiadoras, porém alcançáveis!

Caso contrário irá causar um efeito sanfona, no qual os vendedores irão ficar desmotivados por não conseguirem atingir suas metas, mesmo se dedicando para que isso aconteça.

O blog da Ideal Marketing tem um conteúdo essencial para montar seu treinamento de vendas.

3. Não esqueça do Marketing Digital

Estratégias de Marketing Digital são a forma mais eficiente e mais barata de alcançar novos públicos para o seu negócio atualmente.

O Marketing Digital conta também com ações de Inbound Marketing, por exemplo, as quais oferecem a possibilidade de atrair novos possíveis clientes para o site da sua empresa de maneira ainda mais efetiva.

Descubra mais sobre isso no nosso conteúdo sobre como vender pela internet com Inbound Marketing.

Além disso, o Marketing Digital é muito poderoso quando assunto é conquistar e analisar métricas, pois toda e qualquer ação feita no ambiente on-line pode ser acompanhada e mensurada.

E-book Ideal Marketing sobre tudo o que você precisa saber para revolucionar suas vendas com Inbound Marketing.

4. Personalize suas ofertas

Quando sua empresa conhece verdadeiramente o perfil do consumidor, ela será capaz de criar ofertas personalizadas.

Quando você personaliza suas ações, você mostra para seus clientes que você está alí por ele, o reconhece e está pronto para solucionar seus problemas de maneira vantajosa.

Além disso, a personalização cria empatia e aproxima os consumidores da empresa, ajudando a torná-los satisfeitos.

Faça a manutenção do seu processo

Fazer ajustes no decorrer do seu processo de venda faz toda a diferença na efetividade de sua estratégia.

Por isso, nessa etapa, as métricas de desempenho serão essenciais para nortear o caminho.

É a partir delas que será possível medir quais ações do seu planejamento têm sido, de fato, eficientes.

Acompanhe de perto os resultados obtidos por meio da estratégia adotada. Analise para identificar as mudanças necessárias e quais ações devem ser abandonadas.

Está na hora de praticar!

Neste conteúdo, você conheceu elementos importantes para traçar um planejamento de vendas e aumentar o faturamento da sua empresa.

Então, não perca mais tempo e coloque esse conhecimento em prática, afinal, um bom planejamento precisa ser seguido de aplicações excelentes.

Assim, a possibilidade do seu negócio deslanchar e atingir o sucesso se torna muito mais palpável e possível!

Acompanhe o blog da Ideal Marketing e fique por dentro de tudo que precisa saber para fazer seu negócio voar mais alto!

Compartilhe nas Redes Sociais!