Marketing no Instagram e o poder das imagens no seu negócio

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Publicado: 27 de janeiro de 2020 | Atualizado: 4 de março de 2020.

O marketing no Instagram é importante e precisa estar inserido no seu plano de marketing digital. Afinal, uma das redes sociais mais populares do mundo, obviamente, abriga diversos potenciais clientes do seu empreendimento.

O mercado está cada vez mais competitivo e apresentar diferenciais conta muitos pontos para que a sua empresa seja um destaque dentro do seu setor de atuação.

E para começar você pode criar uma conta corporativa no Instagram, a rede social pertencente ao Facebook e que possui milhares de usuários ao redor do mundo.

Aliás, provavelmente grande parte desses usuários podem ser os seus leads, ou seja, potenciais clientes dos seus produtos ou serviços.

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Quer saber como começar uma estratégia de marketing no Instagram? Então, leia o que preparamos para você!

Qual a importância do marketing no Instagram para as empresas?

Hoje em dia é muito difícil se deparar com uma pessoa que não possui, pelo menos, um perfil em alguma das diversas redes sociais existentes.

Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram são as preferidas para o compartilhamento de opiniões, fotos, novidades no emprego, entre muitas outras atividades.

Como o próprio nome já diz, as redes sociais permitem que as pessoas se socializem umas com as outras, dando agora a oportunidade para que as empresas mostrem o que os seus produtos ou serviços são capazes de fazer.

Por falar em mostrar, a grande rede social do momento para as organizações é o Instagram, o qual tem como proposta principal fazer com que o usuário compartilhe fotos e vídeos com os seus seguidores.

E dependendo da quantidade de seguidores que a conta da sua empresa tiver nessa rede, é possível vender os seus produtos ou serviços, bem como construir uma reputação para saber como gerar leads no Instagram.

Leads, caso você não saiba, são os potenciais compradores dos produtos ou serviços da sua empresa, que foram atraídos por conteúdos úteis e relevantes hospedados em seu blog, redes sociais, entre outras plataformas.

Se você ainda não tem uma conta no Instagram, significa que você está perdendo clientes e dinheiro.

Por isso, veja abaixo como iniciar as suas estratégias de marketing no Instagram.

Como começar as estratégias de marketing no Instagram?

Para que você consiga saber como vender pelo Instagram, antes é preciso entender por onde começar.

Sendo assim, dê só uma olhada nas dicas que separamos para que você saiba como começar as estratégias de marketing no Instagram.

Saiba quais são os seus objetivos no Instagram

Não importa qual a meta que você deseja alcançar, dentro do marketing digital é necessário que haja planejamento.

E ao tentar focar em uma estratégia voltada para o marketing no Instagram não é diferente: é preciso ter em mente o que a sua empresa pretende realizar dentro da rede social.

Para ter uma ideia, quando você pensa em como vender pelo Instagram, é importante ressaltar que a oferta do produto ou serviço não deve acontecer de forma direta.

Pois desse jeito a sua marca acaba fugindo do verdadeiro objetivo da plataforma, que é o compartilhamento de fotos e vídeos.

Pense em conteúdos voltados para o Instagram

O segundo ponto que precisamos mencionar é que essa rede social exige um conteúdo exclusivo.

Como estamos falando a respeito do uso corporativo, é necessário pensar em todas as publicações para interagir com o público-alvo corretamente.

Sendo assim, o recomendado é que você faça um minucioso estudo a respeito do que será postado pela conta da sua empresa, entendendo de que forma a audiência reage aos posts.

Por exemplo, quando você for postar um foto no Instagram, foque naquelas imagens que são únicas e exclusivas da sua empresa, esquecendo-se totalmente daquelas que são encontradas no Google Imagens.

Além disso, os textos das publicações devem ser bastante criativos, a fim de instigar o seguidor a clicar na sua proposta.

Para finalizar, tente desenvolver hashtags (#) próprias para que a sua empresa alcance a popularidade necessária.

Prepare a sua estrutura de interação

Assim como toda rede social, a melhor maneira para você saber como gerar leads no Instagram é interagindo com os seus seguidores.

Para isso, a comunicação é fundamental e você precisará de uma estrutura capaz de fazer com que você interaja adequadamente com essas pessoas.

Normalmente, sempre surge uma dúvida ou outra entre os seguidores da sua empresa, a qual deve oferecer toda a liberdade para que eles tentem solucionar os seus problemas quando quiserem.

Assim, sempre que surgir alguma dúvida ou comentário em suas publicações, não deixe de respondê-los, caso contrário, o interesse desse indivíduo pelos produtos ou serviços da sua empresa pode desaparecer.

Crie um padrão de postagens

Assim que você tiver o planejamento pronto e a pessoa certa para interagir com os seus seguidores, é necessário criar um padrão de postagens.

Ou seja, o seu feed precisa ser alimentado frequentemente para que o interesse dos leads sempre esteja aceso.

Monte um bom sistema de monitoramento

Para você entender se você sabe realmente como vender pelo Instagram, é necessário elaborar uma estratégia voltada no monitoramento das conversões dos seus seguidores.

No entanto, a rede social ainda enfrenta um grande problema em relação a ausência de links nas publicações pagas, que só podem ser incluídos em anúncios.

Nesse caso, você precisará criar um sistema de monitoramento para conseguir acompanhar a entrada de potenciais consumidores gerados pelo Instagram.

Tenha um perfil comercial

Muitos empreendedores acham que para incluir as suas empresas no Instagram basta utilizar a sua própria conta.

No entanto, isso tira a credibilidade da marca e faz com que as métricas sejam impossíveis de serem vistas.

Em quais ações de marketing no Instagram focar?

Bom, agora que você conhece algumas estratégias de marketing no Instagram, chegou a hora de descobrir quais ações é preciso focar para obter os resultados esperados.
Por isso, continue com a leitura abaixo:

1. Elabore vídeos

O Instagram não vive apenas de fotos. Hoje já é possível criar vídeos e publicá-los na plataforma.
Com eles, os seus seguidores podem ter uma visão mais ampla a respeito do que você pode oferecer aos clientes.

2. Stories

Os stories estão com tudo e podem ser excelentes para você saber como gerar leads no Instagram.
Isso porque essa ferramenta permite que você publique fotos, vídeos, textos, boomerangs, músicas etc. para ficar por um tempo limitado: 24 horas.
Assim, os stories se tornam uma alternativa para que você sempre publique algo nas redes sociais, especialmente quando há algum evento do qual você criou ou a sua empresa participou.

3. Promoções e concursos

Ao ter um evento a caminho, você pode elaborar promoções ou concursos para que os seus seguidores consigam participar.
Assim, o interesse pode surgir em pessoas que ainda não seguiam a sua página no Instagram.

4. Usufrua das datas comemorativas

Essa dica com certeza fará com que você saiba de vez como vender pelo Instagram.
Em um ano, há muitas datas comemorativas e você pode aproveitar cada uma delas lançando alguma promoção dos produtos ou serviços da sua empresa.
Além disso, é uma forma de fugir um pouco do comum que a sua indústria está acostumada a investir.

5. Lance perguntas

Se você ainda tem um pouco de dificuldade em conhecer o seu público-alvo, uma ótima dica é focar em perguntas.
Elas podem ser feitas juntamente com as enquetes nos seus stories e nas próprias publicações no feed da sua conta.

6. Faça posts interativos

Tente lançar perguntas com pedidos dos quais façam com que os seguidores respondam as postagens.
Lance testes, hashtags, enquetes, filtros interativos e assim por diante.

7. Carrossel

O carrossel é uma excelente alternativa para que você consiga lançar diversas fotos no Instagram.
Nele, você pode pedir para que o usuário arraste para o lado para ver todas as publicações que você guardou no carrossel.

Comece agora a utilizar as estratégias de marketing no Instagram!

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Neste conteúdo você viu que elaborar estratégias de marketing em uma das maiores redes sociais do mundo não é tão difícil assim.

No entanto, vale ressaltar que esses são apenas alguns passos que você deve seguir para começar a potencializar as suas fotos e vídeos no Instagram.

Para dar continuidade no assunto e ser um expert nessa e em outras mídias, recomendamos a leitura do conteúdo sobre Como vender nas redes sociais e obter resultados melhores para sua empresa.

Bons negócios!

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