Como vender nas redes sociais: conheça dicas que levarão você ao caminho do sucesso!

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 23 de setembro de 2019 | Atualizado: 4 de março de 2020.

Saber como vender nas redes sociais é importante, pois estamos vivendo numa era tecnológica, da qual é preciso lidar com todo o tipo de público. Não quer ficar atrás da concorrência? Então nos acompanhe!

Têm épocas que nós estamos sem nenhum tostão no bolso, não é mesmo? E isso causa uma certa desmotivação para correr atrás dos objetivos da empresa.

Pois saiba que não é preciso ter a fortuna do Tio Patinhas para conseguir alavancar as vendas dos seus produtos ou serviços e atingir metas.

Como o mundo anda muito digital, as pessoas acabaram mudando o seu hábito de consumo e passaram a procurar pela internet a solução para os seus problemas.

Sabendo disso, você deve começar a aprender como vender nas redes sociais, que são canais dos quais grande parte do seu público-alvo estará presente.

Ainda acha que você deve ser um bilionário para começar correr atrás do seu sucesso? Então leia este artigo para desmistificar os seus pensamentos!

Conheça os segredos de como produzir conteúdo relevante nas redes sociais

Aqui na Ideal Marketing nós sempre falamos que a produção de conteúdo nas redes sociais é um passo fundamental para o sucesso de qualquer estratégia, principalmente a de Inbound Marketing.

Isso porque elas são uma importante aliada para educação do seu mercado consumidor, divulgação do seu conteúdo e fortalecimento dos laços com o seu público.

Mas antes de você começar a pensar em como vender pelas redes sociais, é necessário conhecer alguns macetes para se dar bem nesse tipo de plataforma.

Sendo assim, nós separamos cinco dicas práticas e rápidas para você aprender de vez por todas como usar as redes sociais para vender mais.

Sigamos então?

como-vender-nas-redes-sociais

Passo 1: Conheça a persona da sua empresa

O primeiro passo para uma estratégia de como vender nas redes sociais de sucesso deve ser sempre o desenvolvimento da persona da sua empresa.

Isso porque por meio das pesquisas realizadas entre seus atuais consumidores para construção do perfil semi-fictício do seu cliente ideal, é possível conhecer seus desejos e preferências.

Com isso, você tem em mãos informações estratégias para produzir conteúdos relevantes, com o tom apropriado para atrair novos leads.

Dessa forma, o seu público se identifica mais com a sua empresa e aumenta suas chances de ser bem sucedido nas ações de como vender nas redes sociais.

Passo 2: Adote uma linguagem diferenciada

Esqueça aquela linguagem rebuscada que você está acostumado a ver em vários textos e perder o interesse na hora.

Se quer de fato saber como usar as redes sociais para vender, você precisa compreender a forma como o seu público se comunica.

Isso porque o entendimento da linguagem é a solução para descobrir como abordar as pessoas que estão interessadas pelo seu negócio.

Afinal, falar com gato não é o mesmo que falar com cachorro. Correto?

Por isso, quando estiver desenvolvendo a sua persona, fique atento a mais esse detalhe para adotar o tom certo na comunicação com seus potenciais clientes.

Passo 3: Crie um conteúdo que faça correr os olhos

É tão bom quando alguém lê o nosso texto do começo ao fim. Isso significa que, se a leitura não foi uma obrigação, a pessoa realmente gostou do que estava escrito.

E como nós conhecemos a nossa persona e adotamos a mesma linguagem que a dele, escrever um conteúdo que faça correr os olhos do leitor é uma tarefa menos complicada.

No entanto, se você quer saber como vender nas redes sociais, deve começar a prestar atenção em NÃO postar o mesmo conteúdo em todas as mídias.

Até porque cada rede social tem uma forma de engajar mais o público.

Então, o sinônimo de como vender pelas redes sociais é escrever conteúdo único e exclusivo para cada uma delas, se lembrando sempre de colocar imagens, vídeos, entre outros formatos que façam sentido para a situação.

Além disso, não se esqueça que também é importante produzir materiais com temas relevantes de acordo com o que a sua persona espera encontrar em cada plataforma.

Dessa forma, fica mais fácil se destacar entre os vários posts nas redes sociais e fisgar o coração da sua audiência.

5 dicas de como vender nas redes sociais mais usadas

Você está prestes a encontrar o pote de ouro no fim do arco-irís – isso se nenhum duende te passar uma rasteira durante o trajeto.

Mas para facilitar o seu caminho, resolvemos separar algumas dicas interessantes para usar nas principais redes sociais do momento: o Facebook, o Instagram e o YouTube.

Vamos nessa?

E-book Ideal Marketing sobre tudo o que você precisa saber antes de começar um projeto

Facebook

1. Crie a fanpage do seu negócio

Com 15 anos de existência, o Facebook conta atualmente com 2,32 bilhões de contas ativas.

E esse número já é suficiente para você querer saber como vender nas redes sociais, não concorda?

Por isso, o primeiro passo para você inserir a sua empresa no Facebook é criando uma fanpage.

Assim os seus conteúdos podem viralizar mais rápidos, alcançando um alto número de pessoas, a depender da estratégia usada.

2.Faça um investimento no Facebook Ads

Há duas formas de você alcançar o seu público-alvo no Facebook: de forma orgânica ou paga.

Com o Facebook Ads, as suas publicações podem ser impulsionadas de uma forma nunca vista, e por um preço extremamente acessível.

Tais campanhas podem ser segmentadas de acordo com as características dos usuários que interagem com a sua página, como:

• Idade;
• Gênero;
• Idiomas;
• Localidade;
• Interesse.

Assim, você aumenta as suas chances de como vender mais pela internet, conquistando as pessoas desejadas.

Instagram

3.Cuide das suas imagens

O mundo está cada vez mais tecnológico e visual. Ou seja, as pessoas querem muito mais imagens do que textos.

Por isso, para usar o Instagram, é preciso caprichar nas imagens que você colocará no seu Feed.

No entanto, é importante frisar que não só de imagens de produtos e serviços vivem as grandes empresas.

É necessário fazer um largo investimento na cultura da empresa para mostrar o estilo da marca, criando empatia com os seguidores.

Além disso, fazer uso de hashtags é uma ótima maneira de você alcançar uma alta demanda de usuários que ainda não conhecem o seu empreendimento.

4.Elabore Stories criativos

Como a imagem é tudo hoje em dia, você precisa começar a contar com o recurso dos Stories do Instagram, que atualmente pode linkar para a página do Facebook e do WhatsApp.

Falando em WhatsApp, sabia que tem como você conseguir vender mais por essa rede social? Acesse o nosso conteúdo sobre WhatsApp Business: saiba como aproveitar os benefícios desse canal de marketing e confira!

Como nós falamos no tópico 3 sobre a criação de empatia, o Stories é uma funcionalidade excelente para isso.

As imagens somem depois de 24 horas e servem para mostrar aos seguidores os bastidores do seu empreendimento.

Além disso, você também consegue criar enquetes, colocar músicas e utilizar vários filtros animados para o seu post ficar mais divertido.

YouTube

5. Faça um planejamento de vídeos

O alcance global do YouTube é de quase 1,9 bilhão de pessoas todos os meses.

Sendo assim, o YouTube é uma ótima plataforma para você apostar suas fichas em como vender pelas redes sociais.

Por isso, fazer um ótimo planejamento de vídeos para ele é símbolo do sucesso e da riqueza.

Ou seja, não perca tempo e crie o seu canal para começar a publicar vídeos sobre os seus produtos, serviços, colaboradores, clientes e resultados.

Só não se esqueça de seguir nossas dicas para produzir conteúdo relevante a fim de se destacar entre os milhares de vídeos na plataforma.

Já sabe como vender nas redes sociais? Então mãos à obra!

E-book gratuito da Ideal Marketing para obter resultados mais rápidos com Inbound Marketing

O final é triste, mas inevitável. Ainda assim, temos a certeza de que você conseguiu aprender um pouquinho sobre como vender nas redes sociais.

E aqui vimos que elas ainda são ótimas para tornar o seu empreendimento em uma autoridade do assunto do seu segmento de atuação.

E para você fazer com que as suas redes sociais sejam iguais as vitrines de grandes marcas, leia nosso conteúdo para aprender como usar Inbound Marketing para revolucionar suas vendas.

Bons negócios!

Compartilhe nas Redes Sociais!