Reddit: a rede social dos fóruns

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 26 de setembro de 2018 | Atualizado: 27 de agosto de 2019.

Reddit é a rede social composta por fóruns. É o espaço no qual os usuários definem os conteúdos relevantes. O Reddit ainda não é tão conhecido no Brasil, mas a rede já possui uma grande base de brasileiros na comunidade nacional dentro da plataforma.

Está sem tempo de ler agora? Baixe este conteúdo e acesse offline

É possível que você já tenha lido ou visto algo sem sequer saber o que é Reddit, ou o que são seus fóruns.

Mas saiba que boa parte dos famosos memes e discussões que circulam na redes sociais mais populares vieram de algum fórum ou debate dentro do Reddit.

Ele funciona de uma maneira um pouco diferente das outras redes sociais, pois foca mais nas ideias dos usuários do que em suas aparências.

Tanto que você pode criar seu usuário sem colocar uma foto. Afinal, o objetivo da plataforma é exatamente que você possa falar o que pensa sem medo de ser julgado.

Além disso a plataforma estimula as participações e discussões sobre assuntos entre os usuários dentro dos fóruns de cada tema.

Mas nem todo mundo vai ver isso, só quem tem interesse no tema falado, ou quem participa do fórum terá acesso direto a discussão. A rede é literalmente criada e estimulada pelos usuário.

E apesar de ainda não ser tão conhecida por aqui, o Reddit Brasil já tem um bom número de usuários em sua comunidade.

Mas logo a gente te fala mais sobre o que é Reddit Brasil, seus fóruns, discussões e os temas.

Para chegar lá, nosso tópico está dividido nos seguintes tópicos:

O que é Reddit?

O Reddit é uma rede social formada por fóruns. E sim, à primeira vista pode parecer antiquado e até simples demais para ser só isso.

Mas a verdade é que apesar do design “vintage” o Reddit é bem simples mesmo. A rede é bem dinâmica e acessível.

Isso porque o Reddit só vai apresentar para o usuário os conteúdos que forem do interesse dele, ou seja os conteúdos que estão dentro do fórum do qual ele participa ou segue..

Mas para te explicar melhor o que é Reddit, veja como ele e seus fóruns funcionam.

Como funciona o Reddit?
Logo que você cria seu perfil, o site já lhe dá algumas opções de categorias de assuntos que podem ser do seu interesse.

Então uma vez que você escolhe assuntos que te agradem, ele te indica algumas opções de fóruns que pode ter interesse em participar.

A partir daí você vai visualizar somente posts com informações e discussões com temas dentro da sua lista de gostos e que estiverem dentro do fórum escolhido.

Essas divisões são chamadas de subreddits. Também existem os multireddits que serão um compilado das melhores publicações dentro dos subreddits ou fóruns.

Além disso um dos maiores benefícios dentro do Reddit é que os próprios usuários definem quais são os posts mais relevantes dentro de cada assunto e fórum.

Isso acontece por meio dos upvotes que são como curtidas que os usuários podem dar em alguma postagem.

Os posts com maior número de upvotes ficarão no topo da página, caindo gradativamente de acordo com os votos.

Além disso, claro que existem os downvotes que são os votos negativos para um postagem, logo, eles ficam mais para o fim da página do fórum.

Por fim, estão os comentários, que podem ser feitos por qualquer pessoa que possua uma conta na rede social.

Então você pode comentar e interagir com postagens de terceiros, assim como eles podem comentar e interagir com as suas postagens.

Mas o Reddit vai bem além de assuntos simples, ele pode oferecer benefícios a sua vida, descubra como em nosso próximo tópico.

Por que usar o Reddit

Pode ser que você já tenha entendido o quão interessante pode ser tem uma conta e participar de algum fórum no Reddit Brasil.

Mas pode ser que a rede ainda tenha mais a oferecer para em diferentes áreas de sua vida.

Veja agora algumas vantagens do Reddit em sua vida pessoal e até profissional.

Para uso pessoal

Como falamos, graças aos upvotes é certo que os conteúdos mais relevantes dentro dos seus fóruns de interesse terão um acesso bem mais rápido em seu perfil.

A liberdade de discussão dentro da plataforma também permite que os usuários conversem sobre os assuntos de maneira mais direta.

Além disso, como a plataforma incentiva a permanência dos usuários por meio de interação, é possível que você passe muito tempo no Reddit em algum fórum sempre consumindo conteúdo relevante para você.

Diferente de redes sociais como o Facebook ou Twitter que logo misturam as datas dos conteúdos em suas timelines e assim podem perder a linearidade das notícias e postagens.

E-book Ideal Marketing para atrair clientes e aumentar o faturamento da empresa

Para uso profissional

Claro que uma rede que incentiva seus usuários a permanecerem nela é um bom local para investimento.

E as discussões dentro da plataforma e dos fóruns permitem que você possa conhecer com mais clareza a opinião de consumidores sobre seu produto.

Além disso, claro que os anúncios dentro da plataforma também podem ser muito atraentes para sua empresa.

Isso porque os clientes que usam o Reddit Brasil com certeza irão falar sobre seu produto em algum fórum quando questionados.

Afinal, como citamos, a plataforma está sempre estimulando nos usuários o desejo de participar das discussões que acontecem dentro de cada fórum existente.

Por fim, o fórum pode ser o jeito mais simples de criar um conteúdo bem direcionada para um público e assim ter uma maior taxa de aderência com cada público.

Dessa maneira sua empresa pode criar anúncios mais específicos e divulgar somente em fóruns de temas ou multireddits nichados.

Então antes de produzir e divulgar seus anúncios em algum fórum, não economize em uma boa pesquisa e definição de seu público alvo e persona.

Feito isso, é a hora de veicular seu conteúdo no Reddit Brasil e atrair novos clientes.

Você crescendo junto com o Reddit

reddit-crescente

Claro que agora que você já sabe o que é Reddit e como ele funciona, você pode estar se questionando sobre o crescimento dessa rede.

Afinal, ninguém quer investir em anúncios que não garantam um bom ROI (retorno sobre investimento) para sua empresa.

Então saiba que o Reddit hoje de acordo com dados da Statista em décimo segundo lugar dentre as redes sociais mais usadas.

Ele está na frente de redes sociais como LinkedIn e Snapchat. São em média 330 milhões de usuários ativos na rede.

Então não tenha medo de investir e atrele o crescimento de sua empresa ao da rede social para poder garantir cada vez mais tráfego em seu site e vendas de seu produto.

Para te ajudar ainda mais, não só no Reddit Brasil mas nas melhores redes sociais veja nosso conteúdo sobre como fazer uma gestão de redes sociais de forma eficiente.

E para garantir maior crescimento para sua empresa, continue acompanhando o Blog Ideal Marketing com as melhores dicas para você e seu negócio.

Compartilhe nas Redes Sociais!